O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaMudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

453 mensagens
Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Adriano cruz » 03 Ago 2013, 21:34

Rafael Gouveia escreveu:
Adriano cruz escreveu:Boa sorte com o "Flushing", espero que ele não agrida(resseque) todos os retentores do motor.


Existem alguns que defendem a idéia que os solvente do produto irá danificar retentores de borracha do motor.Esta é mais uma opnião que discordo pois se os retentores(originais e de boa qualidade) suportam altas temperaturas, suportam contato constante com óleo e outros residuos quimicos que o óleo do motor usado contém, não será um solvente destes misturado a óleo por alguns minutos que irá danificar os retentores, acredito que não iriam colocar no mercado produtos que gerariam responsabilidade por danos desta natureza. Se alguem souber de algum caso comprovado de flushing que danificou retentores me avisem pois ainda não ouvi falar nisso apenas opniões de quem acha e não sabe.


É, como também não colocariam à venda aditivos de radiador com a promessa de proteger o sistema mas que na verdade são só água colorida de R$ 10,00 conto né ? E que acabam prejudicando todo o sistema de arrefecimento. Rafael Gouveia pra você começar a ter um pouco de noção das coisas o INMETRO fez um teste dos aditivos de arrefecimento e o aditivo dessa mesma marca que você usou para flush "STP" teve seu aditivo reprovado no primeiro teste porque continha 81% de teor de água, ou seja, é agua colorida de produtos que nem na norma do INMETRO são aprovados. Em poucas palavras: "Não funciona". OLHA o LINK : http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pr ... adores.pdf

Falei sobre aditivo só como exemplo. Você falou certo: "SOLVENTE", mas óleo usado e as contaminações do mesmo não são solventes e as vedações foram preparadas para tais contaminações. Você disse: " acredito que não iriam colocar no mercado produtos que gerariam responsabilidade por danos desta natureza", se você quer acreditar nisso é um direito seu, mas o teste do INMETRO fala por si só, muitos fabricantes colocam produtos ruins de verdade isso é fato e não tem como discutir e o que acaba acontecendo é que pessoas que não pesquisam e confiam no disse me disse de fulano e sicrano ou na receitinha do titio, acabam comprando produtos que "acreditam" que não vão gerar responsabilidades dos danos aos fabricantes. Mas se você não teve ou não tiver problemas com retentores tá bom demais e continue fazendo esse procedimento sempre que necessário. O importante é que o motor fique limpo e dure milhares de quilômetros. Boa sorte.

Avatar do usuário
Rafael Gouveia
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Abr 2013, 01:37
Nome Completo: Rafael Gouveia
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Rafael Gouveia » 03 Ago 2013, 21:55

Acho que tudo vai do bom senso, o ''fazer'' ou ''não fazer'', vai do estado em que o motor se encontra, se foi bem cuidado, se está cheio de caramelo dentro ou apenas pouca sujeira ou só alteração de óleo mineral para sintético, vai tbm da km do veiculo e acho sim que 500ml misturados a 3ltr de óleo novo não vai prejudicar o motor em 20min, o principal motivo de ter feito no meu, foi o meu vizinho que tem um astra e fez no dele com 60mil km e agora o carro está com 110mil km e nunca abriu o motor em 4 anos com o carro, isso não é disse me disse, é uma experiência com o produto e um bom resultado....

Fiz no meu e tive o objetivo esperado, motor limpinho e consiência limpa, prefiro arriscar em uma coisa que acredito, que deixar a pouca borra que tinha virar um caramelo no motor e ferrar tudo, ou abrir um motor novo por bobeira que pode ser resolvido com simples procedimento...agora mesmo com óleo semi-sintético próxima troca com 5mil km e depois de 7.500km e assim continuar...
Imagem
Hyundai Tiburon Coupe 2.7 V6
Nissan Sentra SV 2018 Grafite Metálico
Triumph Street Triple 675cc
Vectra GTX AT 140cv 2010 Fotos
Vectra B Elite AT 2005 Fotos
Vectra CD MT 2003 Fotos
Vectra B Opel Ecotec 1.6 16v AT 97 Fotos

Avatar do usuário
Rafael Gouveia
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Abr 2013, 01:37
Nome Completo: Rafael Gouveia
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Rafael Gouveia » 03 Ago 2013, 21:59

Exemplo, nesse caso aqui é suicídio fazer o procedimento, o meu não estava nem 10% disso rsrsrs
Imagem
Imagem
Hyundai Tiburon Coupe 2.7 V6
Nissan Sentra SV 2018 Grafite Metálico
Triumph Street Triple 675cc
Vectra GTX AT 140cv 2010 Fotos
Vectra B Elite AT 2005 Fotos
Vectra CD MT 2003 Fotos
Vectra B Opel Ecotec 1.6 16v AT 97 Fotos

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Adriano cruz » 03 Ago 2013, 22:02

Rafael Gouveia escreveu:Acho que tudo vai do bom senso, o ''fazer'' ou ''não fazer'', vai do estado em que o motor se encontra, se foi bem cuidado, se está cheio de caramelo dentro ou apenas pouca sujeira ou só alteração de óleo mineral para sintético, vai tbm da km do veiculo e acho sim que 500ml misturados a 3ltr de óleo novo não vai prejudicar o motor em 20min, o principal motivo de ter feito no meu, foi o meu vizinho que tem um astra e fez no dele com 60mil km e agora o carro está com 110mil km e nunca abriu o motor em 4 anos com o carro, isso não é disse me disse, é uma experiência com o produto e um bom resultado....

Fiz no meu e tive o objetivo esperado, motor limpinho e consiência limpa, prefiro arriscar em uma coisa que acredito, que deixar a pouca borra que tinha virar um caramelo no motor e ferrar tudo, ou abrir um motor novo por bobeira que pode ser resolvido com simples procedimento...agora mesmo com óleo semi-sintético próxima troca com 5mil km e depois de 7.500km e assim continuar...



Boa, ainda bem que deu certo o importante mesmo é que o motor dure muito.

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Adriano cruz » 03 Ago 2013, 22:04

Rafael Gouveia escreveu:Exemplo, nesse caso aqui é suicídio fazer o procedimento, o meu não estava nem 10% disso rsrsrs
Imagem


Eu já tinha visto essa foto na internet. Mas também aí já é demais né fazer flush com essa lama toda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Avatar do usuário
Fernando Henrique
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 18 Jul 2013, 17:01
Nome Completo: FERNANDO HENRIQUE
Cidade: ARARAQUARA
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Qual óleo devo usar?

por Fernando Henrique » 04 Ago 2013, 00:05

O meu nao veio com manual =(
(Atual) New Civic EXS 1.8 16V 2008
(Ex) Vectra GL 2.0 8V 1998
(Ex) Monza SLE 2.0 8V 1988

Avatar do usuário
ninao1504
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 17 Abr 2013, 23:47
Nome Completo: kleiton gabriel canova
Cidade: limeira
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Qual óleo devo usar?

por ninao1504 » 04 Ago 2013, 13:45

boa tarde meu vectra 2000 ta rodado 123 km quero troca oleo queria ponha 5w30 levei no mecanico ele falo q pode ponha sem problema nenhum to usando 15w40 sou de limeira sp o q vcs acha

Avatar do usuário
Fernando Henrique
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 18 Jul 2013, 17:01
Nome Completo: FERNANDO HENRIQUE
Cidade: ARARAQUARA
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Qual óleo devo usar?

por Fernando Henrique » 04 Ago 2013, 22:29

O meu éh 98 e esta com 120 mil kkkkkkkkk
(Atual) New Civic EXS 1.8 16V 2008
(Ex) Vectra GL 2.0 8V 1998
(Ex) Monza SLE 2.0 8V 1988

Avatar do usuário
ninao1504
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 17 Abr 2013, 23:47
Nome Completo: kleiton gabriel canova
Cidade: limeira
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Qual óleo devo usar?

por ninao1504 » 05 Ago 2013, 19:00

kkkkkkkk

Avatar do usuário
ninao1504
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 17 Abr 2013, 23:47
Nome Completo: kleiton gabriel canova
Cidade: limeira
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Qual óleo devo usar?

por ninao1504 » 05 Ago 2013, 19:01

ninguem pra tira minha duvida

Avatar do usuário
Fernando Henrique
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 18 Jul 2013, 17:01
Nome Completo: FERNANDO HENRIQUE
Cidade: ARARAQUARA
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Qual óleo devo usar?

por Fernando Henrique » 05 Ago 2013, 22:37

Eu nao intendo de oleo, mas se vc quiser saber qual foi o que eu coloquei me da um toque q eu vou la no para-brisas e vejo a medida do oleo...
(Atual) New Civic EXS 1.8 16V 2008
(Ex) Vectra GL 2.0 8V 1998
(Ex) Monza SLE 2.0 8V 1988

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Qual óleo devo usar?

por Arquiteto » 05 Ago 2013, 23:25

ninao1504 escreveu:boa tarde meu vectra 2000 ta rodado 123 km quero troca oleo queria ponha 5w30 levei no mecanico ele falo q pode ponha sem problema nenhum to usando 15w40 sou de limeira sp o q vcs acha


eu não acho uma boa vc fazer isto com esta km, seu motor ja tem folgas normais para

esta km e pelo que ja li e funcei no forum

este oleo e muito fino e corre o risco de fazer seu motor começar a apresentar vazamentos

este oleo e mais recomendado para motores novos ou recem retificados

e alem do mais não esta dentro dos especificados pelo manual do seu ano ...



se quizer aceitar um conselho de quem ja faz isto a algum tempo ...

acrescenta um frasco de militec... troca sim ...troca não, e vc vai ter um motor trabalhando

mais solto e macio :76:

Avatar do usuário
Fernando Henrique
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 18 Jul 2013, 17:01
Nome Completo: FERNANDO HENRIQUE
Cidade: ARARAQUARA
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Qual óleo devo usar?

por Fernando Henrique » 06 Ago 2013, 17:19

Olha eu usei esse:

Imagem

E trocando o seu oleo em um dos postos BR esse mes e o mes que vem se nao me engano, voce ainda ganha um carregador veicular universal para celulares com 2 entradas USB e 2 de cinzeiros.

4,5 Litros se for trocar o filtro

4,0 Litros se nao for trocar o filtro

Vectra 98 GL

Abraço a Todos
(Atual) New Civic EXS 1.8 16V 2008
(Ex) Vectra GL 2.0 8V 1998
(Ex) Monza SLE 2.0 8V 1988

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Qual óleo devo usar?

por Almeidão » 06 Ago 2013, 17:44

Devem trocar o óleo e o filtro nunca somente o óleo. Completando sobre o que o Arquiteto escreveu, as folgas no motor não são tão preocupantes, mas a possibilidade de ter folgas ou qualquer desgaste e poucos falam sobre isto é a bomba de óleo que é algo simples demais e com um óleo mais fino que a própria especificação do fabricante pode elevar a possibilidade de diminuir a pressão da mesma e deixar falhas nos tuchos. Isto pode acontecer quando o carro fica mais de 5 dias parado e depois com o tempo todas as vezes pela manhã e para quem não se preocupar com tuchos batendo pela manhã já vai algo para ir pensando porque isto é danado para quebrar balancim e ir marcando o comando e as vezes como já informei em vários tópicos o que pode ser bom para um, não quer dizer que seja bom para outro.
Eu só uso o 20W50 e algumas vezes 15W40, recente eu troquei tampa das válvulas e está brilhando sem sinal de borras.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
vectra cd
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 238
Registrado em: 31 Mai 2013, 16:33
Nome Completo: douglas simões
Cidade: Aguas Claras
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Qual óleo devo usar?

por vectra cd » 06 Ago 2013, 18:18

eu troquei esses dias e o cara do posto disse que seria 5 litros e foi, fiquei preocupado de ele está colocando muito óleo além da conta. Ele me disse que tem um 16 v que é assim também.

Avatar do usuário
Fernando Henrique
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 18 Jul 2013, 17:01
Nome Completo: FERNANDO HENRIQUE
Cidade: ARARAQUARA
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Qual óleo devo usar?

por Fernando Henrique » 06 Ago 2013, 22:51

O meu é 8 Valvulas, e foi 4,5 L

Agora sobre 16V eu ja nao sei dizer
(Atual) New Civic EXS 1.8 16V 2008
(Ex) Vectra GL 2.0 8V 1998
(Ex) Monza SLE 2.0 8V 1988

gorvalle
GL Member
GL Member
Mensagens: 80
Registrado em: 05 Ago 2013, 16:19
Nome Completo: Gustavo Oliveira
Cidade: Ribeirão Preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Qual óleo devo usar?

por gorvalle » 09 Ago 2013, 10:08

Estou com meu carro há 1 semana.
Está com 40.000 e devo trocar o óleo.

No manual recomenda 5w30 da ACDelco. Este óleo é mineral ou sintético?
Devo usar este mesmo?

pela kilometragem, vou trocar o da transmissão também (no manual diz a 40.000 km)
O que acham?
= Gustavo - Ribeirão Preto - SP =
____________________________________________________
Imagem

Vectra 10/10 Elegance Automático

Avatar do usuário
ClaudioBA
GL Member
GL Member
Mensagens: 62
Registrado em: 30 Abr 2013, 14:08
Nome Completo: Claudio Dias
Cidade: Salvador
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Qual óleo devo usar?

por ClaudioBA » 09 Ago 2013, 12:28

gorvalle escreveu:Estou com meu carro há 1 semana.
Está com 40.000 e devo trocar o óleo.

No manual recomenda 5w30 da ACDelco. Este óleo é mineral ou sintético?
Devo usar este mesmo?

pela kilometragem, vou trocar o da transmissão também (no manual diz a 40.000 km)
O que acham?


5w30 da AC Delco ERA mineral e agora é sintético (mas não sei se descontinuaram a fabricação da versão mineral). Em algumas concessionárias e lojas ainda devem ter o mineral à venda. A diferença é perceptível pela embalagem: o mineral tem embalagem branca com rótulo azul e vermelho e o sintético tem embalagem preta.

Qualquer marca que comercialize óleo 5w30 atual atende às especificações exigidas pela GM. Mantenha esse tipo de óleo o quanto puder. É um pouco mais caro, mas a maciez do motor vale a pena. E em termos de durabilidade das peças, então, nem se fala.

Se for trocar o óleo da transmissão, qualquer produto que observe ou exceda o padrão Dexron-III (como o ATF TDX da Lubrax) já resolve a questão.
Imagem

gorvalle
GL Member
GL Member
Mensagens: 80
Registrado em: 05 Ago 2013, 16:19
Nome Completo: Gustavo Oliveira
Cidade: Ribeirão Preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Qual óleo devo usar?

por gorvalle » 09 Ago 2013, 13:11

Claudio, obg pelas informações!!!

Entre mineral e sintético, qual melhor?
E com 40.000, é hora de trocar todo óleo da Transmissão mesmo = fala o manual?
No site, a revisão de 40k fala que somente é verificado e completado se necessário.
= Gustavo - Ribeirão Preto - SP =
____________________________________________________
Imagem

Vectra 10/10 Elegance Automático

fernando sensulini
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 07 Abr 2013, 21:25
Nome Completo: Fernando Cesar Sensulini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Oleo Sintetico ou não?

por fernando sensulini » 13 Ago 2013, 12:08

Se você está utilizando óleo 20w50, pelo amor, não vai me colocar um 5w30 nesse motor!

A viscosidade é totalmente diferente, a lubrificação é outra....
Os unicos vectra que vi manual apontar a utilizarem óleo 5w30 são os 2006/2007 pra cima. Os 2005 pra baixo, a recomendação é 10w40, 15w40 e 20w50.

Na verdade, o correto mesmo é você seguir o que está recomendado no manual do carro. Assim não tem erro.
Outra coisa: se você está utilizando óleo mineral, não arrisque trocar para sintético.
O óleo sintético possuí muitos aditivos e elementos que tem por finalidade a "conservação" do óleo e limpeza do sistema, coisas que o mineral até tem, mas de maneira diferente. Logo, o óleo sintético fará com que impurezas (sujeira mesmo) se desprenda das paredes do motor e comecem a se misturar no óleo e a circular no motor, podendo causar inclusive entupimentos.

Já a hipótese contraria não tem problema, que é mudar do óleo sintético para o mineral.

Abs.
Vectra Challenge
Ex VCD 97
Ex Ford Verona 96 1.8 Mi Pandoo EF-4

453 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: santosjoaoluis e 155 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.