Pupomtb escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia a todos tenho um vectra B cd 2.0 8v 2004 onde o ventilador da cabine fica ligado constantemente e em uma unica velocidade. já tentei desconectar o painel digital do AC e mesmo assim o ventilador fica ligado , acredito que seja o "relê/resistor" do ventilador mas não achei a peça para trocar e nem mesmo consegui encontra-lo no veículo, já abri o compartimento do ventilador mas não encontrei o mesmo.
Alguém pode me ajudar será que o problema é mesmo o "Relê"? onde posso encontrar um novo?
Pupomtb escreveu:Fuente del Mensaje Lusitania mas esse link que me enviou é reparo no ABS correto? no meu caso é o Ventilador da cabine
José Leal escreveu:Fuente del Mensaje Amigos, estava com um problema no sistema de AC do meu carro, em especial o ventilador interno estava com mal funcionamento. Ao selecionar a velocidade 9, o ventilador operava normalmente, mas ao selecionar uma velocidade menor, depois de algum tempo ele parava. De posse dessas dicas, parti para a guerra...
Como não tirei muitas fotos, tentarei descrever com o máximo de detalhes como chegar a peça e realizar a manutenção. As fotos não estão 100% nítidas, pois meu celular não tem como controlar corretamente o foco para fotos muito próximas.
A localização da resistência está por trás de um acabamento a direita dos pedais. Retirando o acabamento (é uma continuação do console central), na caixa de ar, vc verá uma etiqueta pregada, com a marca Valeo e alguns números, referente ao "part number" GM e Valeo. Na direção do canto superior esquerdo desse adesivo, exatamente ao lado do suporte do pedal do acelerador, é o alojamento da resistência.
Na verdade, vc verá somenta a parte dos conectores dela. Essa parte é de forma retangular, com a inscrição GM e Valeo:
O "restante" da peça fica dentro da cx de ar, para que a própria circulação de ar ajude a resfriar a peça. No teste depois da manutenção, pude comprovar que ela esquenta muito.
Para retirar a peça do alojamento, é preciso retirar 2 parafusos, um em baixo e outro em cima e soltar o cabo do acelerador. O cabo é apenas encaixado no pedal, por uma borracha. Soltando o cabo, deve-se calçar o pedal, para que ele fique todo pressionado, liberando espaço para a movimentação da peça. Como o espaço é bem reduzido, devido ao suporte do acelerador, tem que fazer um malabarismo e um contorcionismo para retirá-la da cx de ar.
Depois da peça retirada, para desconectá-la, o conector possui uma trava no centro, que deve ser pressionada. Tive dificuldades para retirar esse conector, pois ele estava derretido. Aqui, uma foto dele:
Repare que aparece um pedaço da etiqueta pregada na cx de ar.
Depois de desconectada, podemos trabalhar melhor na peça. Algumas fotos:
Esse relé é o que escutamos atracar quando selecionamos a velocidade 9
Nessa parte protegida devem ser os resistores que fazem o ventilador girar nas velocidades.
Os pinos que estavam com defeito eram do conjunto da direita, o primeiro da direita para a esquerda da coluna de cima e o primeiro da esquerda para a direita, da coluna de baixo.
Os pinos estavam com solda fria, o que causou o aquecimento ao ponto de derreter a peça. Eles saíram muito facil da placa, demonstrando que o pingo de solda era pequeno. Resoldei os pinos, dei uma pequena revisada na placa, em busca de outras soldas frias e testei o sistema. Tudo OK, remontei as peças retiradas e agora estou com meu sistema de AC em ordem.
Um abraço e espero ter ajudado.
Pupomtb escreveu:Fuente del Mensaje está meio apagado as luzes que formam as letras tem hora q fica forte e tem horas q ficam bem fracas mal da para ver mas ainda aparece algo bem de leve
Pupomtb escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal estou tentando postar as fotos mans não estou conseguindo já olhei alguna tópicos explicando mas não está dando certo se alguém puder postar p mim por favor me chame inbox que passo meu e-mail e envio as fotos.
danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Os botões da direita tem a indicação por LED.
O da esquerda e do meio são os dois displays. Sim, usam lâmpadas.
Não tirei nenhuma foto quando fiz a troca do meu, então recorri a uma imagem da internet.
Os soquetes destacados em Verde são as lampadas que iluminam os displays (temperatura e velocidade do ventilador).
O soquete destacado em Azul é o que ilumina os botões quando se liga o farol.
Pupomtb escreveu:Fuente del Mensaje Danrmp será que no meu caso são lâmpadas mesmo? Acho q sistema de lâmpadas é o último mostrador da direita neh o que está funcionando bem....ou será que os que mostram números também é por lâmpada???
José Leal escreveu:Luiz, esse imageshack c@gou meus tutoriais, pois postava as fotos nele. Deveria ter salvado-as em outro lugar.
Marlon, se o relé da velocidade 9 fica ligando e desligando, podem ser sim os transistores. Mas, infelizmente, pode ser tb o comando do AC. Tem que testar antes de condenar.
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