por Janderson »
14 Abr 2013, 21:53
Abineh, aconteceu com o meu Elegance isso, e olha, quando o carro tinha apenas 500 kms
claro que não pude recorrer á garantia pois já estava fora, é aquele carro que eu não andava, esses 500 kms era em 2012, imagina que o carro é modelo 2008, rsrsrs..., pois bem, primeiro quase infartei, depois manti a calma e segui uma dica da minha mãe, que poderia ser umidade, pois bem, para não extender muito o assunto, acredito que o seu possa ser isso também, se é pouca coisa, uns caracteres do MID falhando então ele não deve estar comprometido não.
Vou dar um Ctrl c + Ctrl V do fórum do VC onde um colega nosso ( o Fabiopinha) e também com um Elite 2006 teve esse problema, postei lá o que eu fiz e ele procedeu da mesma maneira que relatei, obtendo exito total, o MID do Elite dele ficou perfeito, segue o relato então:
"... muita calma com esse negócio do MID, não vai querer quase infartar como eu quando ví as falhas no meu MID.
Já te adianto, deve ser o mesmo que aconteceu com o MID do meu Elegance, relatei isso num de meus tópicos
tem duas possibilidades de acontecer falhas no MID, uma é o desgaste do tempo, carro que fica muito exposto no sol, resseca os contatos internos, carro que anda muito em ruas esburacadas, trepidação, etc...enfim, nada dura pra sempre.
A segunda possibilidade é a que mais se encaixa no nosso perfil, gente que cuida ao extremo do carro, carro não anda na buraqueira, não fica muito no sol, carro pouco usado, etc...ou seja, falta de uso mesmo, umidade nos contatos internos, levei um baita susto com isso, e olha que meu carro é 2008 com apenas 500 kms quando surgiu isso, quase caí de costas, mas no fim das contas foi só susto mesmo, nunca mais apareceu isso, faça o que descrevi no meu tópico que com certeza vai resolver, se dêr deixe um pouquinho no sol também, ligue o carro e deixe em marcha lenta uns 30 minutos, ar condicionado ligado, etc....que o MID vai se auto-consertar, pode levar fé que o caminho é esse."
"... como te falei, esse Vectra (o Elegance), estava praticamente sem uso, no máximo ligava ele na garagem a cada 15 dias para manter a carga na bateria, vez ou outra uma voltinha mínima na quadra (quando não chovia, rsrsrs...), em maio passado, ao ligar o carro na garagem reparei a primeira vez que haviam falhas no computador de bordo, era pouca coisa, mas letras que não se completavam, ficava linhas tipo um trilho reto faltando, umas duas linhas para ser mais exato, meu amigo, quase tive um infarte mesmo, entrei em pânico
Para minha sorte minha mãe reparou minha cara de assustado e tentou me tranquilizar, acho que foi a sorte grande com o conselho que me deu, ela me sugeriu umidade associada a falta de uso do carro, coloquei a frente do carro até a altura do painel no sol, deixei os difusores de ar do painel fechados, liguei o ar condicionado no quente máximo, abri (direcionei) o comando para o para-brisa apenas e saí do carro deixando ele fechado, deixei o motor ligado em marcha lenta por uns 30 minutos, depois desse tempo reparei que quase toda as falhas dos "pixels" sumidos haviam voltado, apenas um ou dois pontinhos não, peguei o carro e dei uma volta com ele, em questão de uns 15 minutos rodando olhei para o computador e tudo havia voltado ao normal.
Depois desse episódio chegou a ocorrer apenas mais uma vez no final de maio ainda, dessa vez apenas dois pontinhos, a letra C da palavra consumo não ficava totalmente completa , mesmo procedimento e tudo volta ao normal, compramos o Elite no fim de maio pra junho, depois disso o Elegance passou a ser o carro mais usado aqui em casa, coisa de usar ele entre uma ou duas saídas na semana, a partir daí nunca mais ocorreu falhas no computador de bordo, tudo perfeito como deve ser, acredito ser falta de uso mesmo do carro associada a outras coisas como umidade , baixa carga da bateria , etc...
A umidade é um dos fatores mais propícios para causar esses chiliques eletrônicos, o pior que já aconteceu comigo coisa semelhante e não aprendi, tinha um Vectra CD 99 e certa vez o farol do lado esquerdo não acendia mais, olhei tudo, desde fusível, lâmpada, etc...até mesmo em 2 concessionárias GM não acharam o defeito, levei então numa auto-elétrica daqui( lugar legal, não daqueles boca de porco) um senhor me atendeu e me perguntou se usava ar quente, falei que usava com frequência (aqui no sul é frio de lascar no inverno) e minha namorada na época tinha o pé gelado, direcionava o ar quente para os pés, depois desligava, ele só fez um hummm com a boca e me disse que devia ser umidade em algum conector que passava por ali, tirou a proteção plástica perto de onde se abre o capô, tem vários conectores ali atrás, tirou eles, meteu limpa contatos spray esperou um pouco secar, colocou no lugar e pimba, farol funcionando, perguntei mas como ?, ele me alou que a umidade a gente não nota, mas vai "correndo" por dentre o painel, conectores, chicotes e pode sim oxidar algum contato e deixar de passar a corrente elétrica necessária, pois bem, voltando ao exemplo do Elegance e do computador de bordo, se o carro ficou no sol, aqueceu o painel, liguei o ar condicionado (que retira a umidade do ambiente) e depois disso resolveu o problema só pode ser então algo relacionado a umidade, espero que resolva o seu problema, pois esse Vectra teu é muito lindo e raridade, tem que funcionar tudo 100% "
Lembrando que, não é o ar quente que se deve usar, sim , ele também resolve, mas não é o correto, somente o ar condicionado quente resolve 100%, pois o ar condicionado tem a propriedade de retirar umidade do ar, é o mesmo que ar condicionado de casa, ao ligar não se nota que seca o nariz, pois bem, é a mesma coisa, mesmo princípio.
Grande abraço
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)