Bom galera, já sei que isso em geral já foi discutido aqui no grupo e maioria falou que inviável realizar este processo. Porém, para aqueles que ainda sentem falta de um sistema ABS e não quer se desfazer do seu amado Vectra (assim como eu). Ter uma certa esperança pode fazer os olhos brilharem kkk.
Seguinte, estava agora pouco procurando um modo de realizar essa adaptação e me deparei com um tópico no fórum do Monza. Lá estavam comentando sobre adaptar o ABS do Vectra no Monza. Em questão um deles já fez e ficou interessante, agora para o Vectra, dá pra pular um passo já que já temos ele pronto e só adaptar os acessórios do ABS de um outro. O que acham? Vou colar aqui o que falaram lá:
"ABS Bosch 8.0 - vectra C 2009-2011 ou astra 2009-2011
* 2 homocineticas C/ABS. {plug and play}
* 2 sensores dianteiros C/suporte. {furar telescopio pra prender o suporte, ja existe um local pra isso la.}
* 2 chicote dianteiro do sensor. {usar cabo de sensor com o passa fio, ja existe um local apropriado no monza pra isso}
* 1 chicote(plug) da ECU ABS. {fazer a instalaçao eletrica completa}
* 1 chicote traseiro dos sensores. {fazer a instalaçao eletrica completa}
* 1 bomba hidraulica/ECU ABS + suporte. {modificar o suporte do ABS e instalar nos parafuso do coxim traseiro - vide foto}
* 1 hidrovacuo + cilindro mestre (vectra C 2009-2011) C/ABS {modificar o suporte original do monza e fabricar uma rosca pra acomodar o bracinho regulador do pedal do freio do monza}
Sistema de freios - vectra B 1997 a 2005. 8 ou 16V vide a diferença abaixo
dianteira.
* 2 Pinça dianteira C/plastilha e defletor. {plug and play}
* 2 disco dianteiro. {plug and play}
* opcional - cubo 5 furos. {plug and play}
traseira.
* sistema completo freio pinça + pastilha + suporte + disco + cubo. {aumentar o diametro do eixo original do monza pra acomodar o sensor do cubo - vide foto, modificar o suporte do cabo de freio de mao}
obs 1:
a opção de 4 ou 5 furos fica a criterio de cada um, no caso 5 furos precisa adicionar um par de cubo 5 furos na dianteira que tambem é plug and play. basicamente é isso, eu recomendo que façam o sistema de freios primeiro. deixa a espera pro ABS ja que o custo nao vai ser barato.
obs 2:
*4 furos rodas apartir de 14" - 256mm dianteiros - 270mm traseiros. otimo custo beneficio.
*5 furos rodas apartir de 15" - 5 furos sao os maiores disco da GM que cabem de forma original no monza. 288mm dianteiro - 286mm traseiros. sao enormes e agarram muito, é um exagero pro monza comum, e custo tb.
VECTRA 2.0 97/05 8 VALVULAS = 4 furos
VECTRA 2.0 97/05 todos 16 VALVULAS = 5 furos"
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=7&t=22892&sid=34079bdea798357a352afd1f31fe94f7&start=15Lembrando, sou totalmente leigo no assunto. Mas se for possível pode até levar um tempo e ir fazendo aos poucos, para quem já está com o carro completo e quer fazer um upgrade de passatempo e segurança, parece ser um ótimo desafio! kkk