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Faça você mesmo / TutoriaisCalibrando os ponteiros do painel (revisado 3)
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José Leal
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Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por José Leal » 07 Abr 2013, 06:11

Pessoal, certa vez caí em uma cratera e a pancada além de estragar o rolamento superior do amortecedor, descalibrou os instrumentos do painel. Como estava com medo da marcação da temperatura do painel e do nível do combustível estar muito baixo, me atrevi a mexer no painel. E no final, é mais simples do que eu imaginava.

Não tirei fotos, mas quem tiver o mínimo de habilidade em desmontar o painel, conseguirá executar o serviço tranquilamente.

Depois de retirar o painel do console, retire o acrílico frontal, para ter acesso aos ponteiros.

1- Para calibrar o marcador de gasolina e temperatura: existe um "esbarro" para o ponteiro, quando este chega no final da escala. Retire esse esbarro. Será preciso usar um alicate de bico, pois ele é preso firmemente no acrílico. Empurre o ponteiro até o ponto mais alto da escala e solte. Se o ponteiro parar exatamente no fim da escala, remonte tudo, pois provavelmente o problema será em outro lugar. Caso o ponteiro não pare no mínimo da escala, retire primeiramente o acabamento preto sobre a base do ponteiro. Ele é preso por umas travinhas que são derretidas por baixo do ponteiro. Não tem jeito, elas vão quebrar, mas não se desespere. Retirado o acabamento, retire o ponteiro do motorzinho que o movimenta, puxando-o. Pode colocar força, pois ele é bem preso. Feito isso, alinhe o ponteiro com a marca mais baixa da escala. Encaixe levemente o ponteiro, empurre novamente até o máximo da escala e solte. Ele tem que parar justamente no mínimo. Caso não ocorra, se ele ficou levemente alto, basta ajustar o ponteiro sem desencaixa-lo. Se ficou baixo, retire o ponteiro e recoloque novamente. Perfeitamente ajustado, encaixe totalmente o ponteiro. Faça um último teste para confirmar que está tudo regulado. Para recolocar o acabamento, pingue umas gotinhas de super bonder por dentro dele e coloque novamente sobre o ponteiro. Recoloque o esbarro e tá finalizado.

2- Para calibrar o velocímetro e RPM: esse recalibre terá que ser feito com o painel plugado no seu conector. Retire os ponteiros, no mesmo esquema dos marcadores de gasolina/temperatura. Ligue a ignição, na posição II e posicione os ponteiros sobre a marcação zero das escalas, encaixando-os levemente. Desligue a ignição e movimente os ponteiros até o final das respectivas escalas. Ligue novamente a ignição e repare que os ponteiros voltarão automaticamente até a posição zero. Se ficou regulado, basta encaixar firmemente os ponteiros, recolocar o acabamento (pelo menos aqui não precisou pingar super bonder) e tá tudo recalibrado.

Para finalizar, ligue o motor e confira a posição dos ponteiros. Acelere e veja como se comporta o ponteiro do RPM. Nos 16V o corte de giro é acima dos 6500RPM. Nos 8V é exatamente sobre essa marca. Monitore a temperatura do motor. As ventoinhas deverão disparar quando o ponteiro passar dos 90°C, indicando a temperatura de 92°C. Se quiser conferir na hora o marcador de gasolina, desde que o tanque esteja no máximo na metade, abra a escotilha da bomba de combustível e puxe o braço da bóia para cima. O ponteiro deve subir e parar em 57l ou no pontinho acima. Para conferir a velocidade, nos 16V, de 5ª marcha, a velocidade será de 130KM/H quando o RPM estiver exatamente em 3000.

Para remontar tudo, é sem segredo. Quem desmontou consegue remontar facilmente.

Um abraço!

REVISÃO 1: O PAINEL DEVE SER CALIBRADO COM O CHICOTE PLUGADO. ISSO É VÁLIDO PARA TODOS OS INSTRUMENTOS.
REVISÃO 2: TEM-SE QUE CALIBRAR O PONTEIRO DA GASOLINA PREFERENCIALMENTE COM O TANQUE CHEIO. MAS COMO A GASOLINA ESTÁ CARA E O SALÁRIO CURTO, PODE-SE RETIRAR A BÓIA E TRAVA-LA NA POSIÇÃO CHEIO. ASSIM, BASTA POSICIONAR O PONTEIRO NA MARCHA E ELE ESTARÁ CALIBRADO. Fiz esse procedimento no meu carro e quando o ponteiro entrou na primeira marca vermelha, acendeu a luz de reserva.
REVISÃO 3: PARA CALIBRAR O PONTEIRO DA TEMPERATURA, O CHICOTE DO SENSOR DEVE ESTAR DESPLUGADO, PARA GARANTIR QUE NÃO HAJA QUALQUER INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DA ÁGUA.
Editado pela última vez por José Leal em 14 Abr 2013, 19:02, em um total de 1 vez.
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JoãodoValle
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Re: Calibrando os ponteiros do painel (revisado 2)

por JoãodoValle » 10 Abr 2013, 21:22

Amigo, a pergunta é, posso puxar com força mesmo o ponteiro? Ele deve estar em alguma posição específica para removê-lo? Pergunto pois outro dia tentei fazer isso, tirei a tal capinha preta e taquei força, não saiu nem a pau, não quis forçar mais com receio de quebrá-lo.

Essa de tirar o "esbarro" do ponteiro é novidade hehehe, assim que responder vou tentar denovo.

O meu marca só até 80º, ja troquei o sensor do painel, ja aferi junto com termômetro, ele arma a ventoinha sim aos 92º, mas o ponteiro só indica no máximo 80º.

O mesmo ocorre com o comb, sempre que encho o tanque ele nunca alinha nos 60l.

José Leal
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Re: Calibrando os ponteiros do painel (revisado 2)

por José Leal » 14 Abr 2013, 18:58

Opa, desculpe-me a demora em responder.

Se vc estiver com receio de puxar os ponteiros com os dedos, use duas colheres, fazendo como alavancas, pegando por baixo dos ponteiros.

Antes, retire o esbarro do marcador de temperatura. Como vc descreveu, ao fazer isso, o ponteiro vai descer bem abaixo das marcas azuis.

Sugiro que vc leia o tutorial com atenção, inclusive as revisões. Assim, vc verá como posicionar os ponteiros.
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Re: Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por JoãodoValle » 17 Abr 2013, 11:50

Ola colega, so agora vi a resposta, ja fiz e o meu ja estava certinho, fiz os testes com o ponteiro e tudo ok, meu problema mesmo deve estar do painel para frente. Ate abri um topico e estamos realizando alguns teste.

Abraco

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Re: Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por Tercyo Maia » 26 Abr 2013, 13:54

Cara, pra calibrar os ponteiros da temperatura e combustível não precisa o painel está plugado, vc pode fazer isso até com o painel fora do carro, basta deixar ambos alinhados na marca mínimo de cada um, porém, para calibrar o RPM e velocidade ai sim o painel tem e está plugado e a chave ligada também. Fiz assim e deu certo, ta marcando tudo correto.

José Leal
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Re: Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por José Leal » 26 Abr 2013, 15:01

Eu tentei calibrar com o painel desconectado, e a marcação ficou errada. Tanto é que citei esse problema na revisão do tuto.
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Tercyo Maia
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Re: Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por Tercyo Maia » 28 Abr 2013, 20:39

José Leal escreveu:Eu tentei calibrar com o painel desconectado, e a marcação ficou errada. Tanto é que citei esse problema na revisão do tuto.

Você alinhou fora do carro e depois q plugou o painel a marcação nao ficou mais alinhada foi isso amigo?

José Leal
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Re: Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por José Leal » 29 Abr 2013, 09:17

Na verdade, quando alinhei com o painel desplugado, ao girar a chave para dar a partida, o ponteiro subia até a marca azul mais alta e quando a ventoinha disparava, o ponteiro informava 100°C.
Depois, alinhei com o painel plugado, chave de ignição ligada (posição II) e sensor de temperatura de água desplugado. A marcação ficou perfeita.
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Tercyo Maia
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Re: Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por Tercyo Maia » 03 Mai 2013, 00:20

José Leal escreveu:Na verdade, quando alinhei com o painel desplugado, ao girar a chave para dar a partida, o ponteiro subia até a marca azul mais alta e quando a ventoinha disparava, o ponteiro informava 100°C.
Depois, alinhei com o painel plugado, chave de ignição ligada (posição II) e sensor de temperatura de água desplugado. A marcação ficou perfeita.

Entendi, agora me diz uma coisa...
Em relação ao ponteiro do combustível vc fala para travar a boia no nível mais alto e ajustar o ponteiro, porém, o Vectra marca 57L mas, logo após tem um ponto que logicamente significa 60L, já me disseram no fórum que o tanque do Vectra é 60L, então eu pergunto: É pra alinhar o ponteiro em 57L ou no ponto logo após?

Muito obrigado.

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Re: Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por Luiz Antunes » 03 Mai 2013, 01:00

Acho Leal ,
que os 2003 em diante não precisam nada disto , pois já desmontei 3 vzs os 4 ponteiros do meu VCD , e na hora de monntar coloquei eles no meio das escalas ( sem apertar muito ) , e vim deslizando eles até o zero do veloc. , e zero do contagirus . Os outros 2 ( temp e tanque ) eu só vim descendo eles ate a primeira escala e depois apertei os 4 ponteiros .

Eu acho que é pq os 2003 em diante não tem o tal batente no acrilico , é sempre por baixo do acrilico que tem o limitador , então sempre ´dá certo retirar e recolocar os ponteiros .

Já fiz manutenção em outros paineis que dava medo soltar os ponteiros , eu sempre desmontava as maquinas por baixo para marcar e travar , as posiçãoes originais , indepenentes dos batentes .

Sempre que fiz isso tudo funcionou perfeitamente . Na verdade fiz isso ontem no meu carro , solda fria novamente no odometro .

Se o Rafael Golveia ler isso , poderá dar a impressão dele , pois sei que ele ja´desmontou um montão de vzs o painel igual ao meu .

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Re: Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por Rafael Gouveia » 03 Mai 2013, 03:50

Exato Luiz, somente os modelos de painel 'antigo', o modelo 2003/2005 não precisa desse procedimento.
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Re: Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por Luiz Antunes » 03 Mai 2013, 04:31

Rafael Gouveia escreveu:Exato Luiz, somente os modelos de painel 'antigo', o modelo 2003/2005 não precisa desse procedimento.


Valeu Rafael ,, Tks !!! :88:

José Leal
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Re: Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por José Leal » 04 Mai 2013, 17:26

Tercyo Maia escreveu:Entendi, agora me diz uma coisa...
Em relação ao ponteiro do combustível vc fala para travar a boia no nível mais alto e ajustar o ponteiro, porém, o Vectra marca 57L mas, logo após tem um ponto que logicamente significa 60L, já me disseram no fórum que o tanque do Vectra é 60L, então eu pergunto: É pra alinhar o ponteiro em 57L ou no ponto logo após?

Muito obrigado.

Posiciona no pontinho. Fiz assim no meu e, como disse anteriormente, ao entrar na primeira marca vermelha, acendeu a luz da reserva.

luiz antunes escreveu:Acho Leal ,
que os 2003 em diante não precisam nada disto , pois já desmontei 3 vzs os 4 ponteiros do meu VCD , e na hora de monntar coloquei eles no meio das escalas ( sem apertar muito ) , e vim deslizando eles até o zero do veloc. , e zero do contagirus . Os outros 2 ( temp e tanque ) eu só vim descendo eles ate a primeira escala e depois apertei os 4 ponteiros(...)

Dizem que nestes painéis sem o batente aparente, o procedimento é esse que vc descreveu. No caso dos painéis com batente, ao retira-lo, o ponteiro desde mais um pouco.
Certa vez desmontei um painel de um Palio G1, para colocar aqueles adesivos refletivos. Além de desgraçar o painel, pois o adesivo ficou torto e coloquei uma lâmpada de luz negra dentro dele, ao invés de LEDs, detonei com as marcações, pois não tinha a experiência que tenho hj. Para piorar, o velocímetro era mecânico, e não dava para calibrar corretamente.
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Re: Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por dudu boldrini » 21 Jun 2014, 19:47

tirei os ponteiros do meu painel umas 3 vezes e fiz o procedimento que o luiz Antunes citou acima e sempre deu certo também, meu painel é do 2002 expression igual ao do cd porem marca 240,ja o do 97 eu calibro temperatura e combustível fora, rpm e velocidade com ele conectado, ao encaixar o plug no painel os motorzinhos vao fazer barulho, é só esperar eles pararem e colocar o ponteiro na marca do zero, depois é só virar o carro e conferir se o rpm ficou em 1000 giros certinho, sempre calibrei assim e nunca deu errado..
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Painel de instrumentos - Vectra B

por DIOGONUNES » 21 Out 2015, 13:14

Boa tarde sou novo no clube, tenho um Vectra Millennium 2001 8v desmontei o painel do Vectra pq estava tudo sujo onde marca a velocidade, passei um pano seco limpei certinho, retirei os ponteiro para limpar, montei tudo certinho, na hora que liguei o carro já percebi q não marcava mais a gasolina, andando com o carro passando em lombada eletrônica percebi que estava marcando 10 KLM a menos.
o que pode ser? uma regulagem? o modulo conversor de sinal é novo, talvez o motor dentro do painel?

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Re: Painel de instrumentos

por Alcir Andreoni » 21 Out 2015, 13:17

Seja muito bem-vindo Diogo!

Dá uma lida no link abaixo, que vai te ajudar a navegar pelo Fórum.

viewforum.php?f=98

Faça uma pesquisa em nossa seção de "Faça você mesmo" que tenho certeza que você encontrará informações para solução do seu problema!

Segue um aperitivo para você:

viewtopic.php?f=49&t=79

Boa sorte! :88:
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Isso deixa marcas profundas!

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Re: Painel de instrumentos

por EMERSON BARRETO » 21 Out 2015, 13:24

Boa tarde Diogo.
Seja bem vindo ao Clube.
Aproveite e faça o seu HOW TO....... depois poste as fotos do UP aqui no Fórum e abra sua garagem.
:88:
ImagemImagem
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Emerson - Vectra CD 2.0 16V 1997 Mec. Completo
Minha garagem - viewtopic.php?f=70&t=10926

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Re: Painel de instrumentos

por Andrei NP » 21 Out 2015, 22:53

Depois que voce retira os ponjteiros voce tem que calibrar vo te passa um video do cara ensinando como fazer

https://www.youtube.com/watch?v=U01vG_NP8Gc

vá até mais ou menos 36 minutos ele ensina como calibrar

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Re: Painel de instrumentos

por JoãodoValle » 22 Out 2015, 16:10

O tópico postado pelo Alcir tem exatamente esse procedimento e está dentro do fórum já com todas as possíveis dúvidas esclarecidas.

Testado e aprovado

arcderai13
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Re: Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por arcderai13 » 28 Out 2015, 07:07

Minha temperatura ia a 100 e armava ventoinha. Troquei termostática bomba dágua, cebolão radiador mte 760 e limpei radiador e continuava no 100. Estava apavorado. Foi então que suspeitei do painel. Fiz a regulagem como ensinado aqui. Porem quando fala para colocar no ponto mais baixo da escala eu coloquei em cima do buraco onde ficava o pininho pois não entendi onde era o ponto mais baixo. Após deu certo. Arma agora com 90. Foi um alivio. Agora posso voltar a dormir em paz. Obrigado. Vectra clube.

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