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PreparaçãoCabeçote roletado no Vectra 98
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Cabeçote roletado no Vectra 98

por Power2k » 12 Jan 2014, 11:55

Pessoal, alguém já pegou esse cabeçote em mãos para ver as diferenças? Já dá para achar barato à base de troca e parece um upgrade interessante.

Last_Warrior
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Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por Last_Warrior » 12 Jan 2014, 13:52

Muda bastante, desde os dutos, o comando de válvulas, os tuchos menores, e os balancins, onde ficam os roletes.

Realmente é um upgrade razoável, traz em torno de 12 cv de potência (O 2.0 flex passou de 121/127cv para 133/140cv, respectivamente, com o cabeçote roletado).

Não é um ganho expressivo como um 16v, mas o custo é bem menor e é totalmente "plug and play". Acho que vale a pena, junto com um chip com curvas mais agressivas.

Fisicamente, basta colocar a polia original do seu carro no cabeçote roletado, montar tudo e ser feliz.
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bruno241281
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Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por bruno241281 » 12 Jan 2014, 14:05

Last_Warrior escreveu:Muda bastante, desde os dutos, o comando de válvulas, os tuchos menores, e os balancins, onde ficam os roletes.

Realmente é um upgrade razoável, traz em torno de 12 cv de potência (O 2.0 flex passou de 121/127cv para 133/140cv, respectivamente, com o cabeçote roletado).

Não é um ganho expressivo como um 16v, mas o custo é bem menor e é totalmente "plug and play". Acho que vale a pena, junto com um chip com curvas mais agressivas.

Fisicamente, basta colocar a polia original do seu carro no cabeçote roletado, montar tudo e ser feliz.

Marcio,

não entendi sua menção ao 16v, poderia ser mais explicito?

Valeu.
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Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por Last_Warrior » 12 Jan 2014, 14:22

bruno241281 escreveu:Marcio,

não entendi sua menção ao 16v, poderia ser mais explicito?

Valeu.

Opa, deixa eu explicar melhor... Comparando os motores.

2.0 flex 8v = 121cv/127cv com cabeçote convencional, e 133cv/140cv com o cabeçote roletado. Ou seja, ganho de 12cv com o roletado.

Agora, vejamos:

2.0 8v = 116cv, 2.0 16v = 141cv e logo depois 136cv com a redução da taxa. Ou seja, 25cv e 20cv, respectivamente.

2.2 8v = 123cv, 2.2 16v = 138cv, ou seja, 15cv mas considerando que o 2.2 16v tem árvores de balanceamento, que roubam certa potência do motor, pode jogar aí uns 20cv na conta, aproximadamente.

Ou seja, o 16v dá praticamente o dobro de cvs do que o roletado... Além de ter um consumo de combustível menor.

Mas cobra seu preço na hora da instalação, pois as adaptações são muitas, e cobra um pouco também pela manutenção básica um pouco mais cara e trabalhosa.

Se a longo prazo o 16v "se paga" pelo trabalho e custo, aí vai da opinião pessoal de cada um...

Mas o fato é que o roletado é muito mais fácil de instalar e tem um custo bem menor de instalação.

Portanto realmente não entendo quando o pessoal fala que o roletado é melhor que o 16v, se esquecem que os roletados são flex e bem mais taxados, só por isso são mais potentes que os 16v. Na prática, analisando motores semelhantes, vemos que a realidade é diferente, o 16v dá ganho tanto em potência quanto em economia de combustível!
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Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por José Leal » 19 Jan 2014, 09:44

Cabeçote 16V é outra vida. Pessoalmente adoro motores 16V. Mais potente e mais moderno.

A comparação entre 16V e 8V (roletado ou não) é que como brasileiro gosta de torque e anda com giro baixo, no 8V o torque aparece mais cedo. Só que no 16V, o torque é maior. Para quem gosta de girar, o 16V é disparado melhor.
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Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por Last_Warrior » 21 Jan 2014, 02:00

José Leal escreveu:Cabeçote 16V é outra vida. Pessoalmente adoro motores 16V. Mais potente e mais moderno.

A comparação entre 16V e 8V (roletado ou não) é que como brasileiro gosta de torque e anda com giro baixo, no 8V o torque aparece mais cedo. Só que no 16V, o torque é maior. Para quem gosta de girar, o 16V é disparado melhor.

No final das contas, o que interessa é a potência final... A distribuição vai "a gosto" do motorista. Certamente o brasileiro tem preguiça de mudar as marchas.

Por isso que com o câmbio automático, a tendência é se ter cada vez mais motores de 4 válvulas por cilindro...

Mas voltando ao assunto, financeiramente falando, o roletado, se comprado num preço bom, dá um bom custo X benefício sim.

Mas, se o preço for salgado, aí compensa mexer em outra coisa.
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Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por José Leal » 21 Jan 2014, 16:12

Sobre câmbio AT em motores 4 cilindros, eu nem vejo isso como preguiça do brasileiro e sim uma mudança de cultura, onde nós estamos "aprendendo" a exigir coisas de qualidade (se bem que ainda tem uns manés que gostam de Gol...).

Mas falando de cabeçote, se encontrar um roletado, realmente trará algum benefício. Só não virão os 140CV devida a programação da central de IE e diferenças no coletor de admissão.
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Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por CaioMs » 21 Jan 2014, 18:05

Quais as adaptações necessárias pra troca do cabeçote 8v pelo 16v? Mantendo a cilindrada, 2.0, claro.

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Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por Last_Warrior » 21 Jan 2014, 21:59

CaioMs escreveu:Quais as adaptações necessárias pra troca do cabeçote 8v pelo 16v? Mantendo a cilindrada, 2.0, claro.

Tem que pegar um cabeçote roletado "completo", com árvore de comando e tudo.

Feito isso, tem 2 opções... Ou coloca ele do jeito que está no seu carro, ou vc pega a gaiola do comando e tampa de válvulas do seu para manter a aparência original e enganar a todos escondendo o veneno...hehehheh.... Eu ia preferir esconder o veneno e deixar as pessoas abismadas...kkkk....

enfim, o mais importante é que vc vai usar a sua polia do comando (a menos que seja igual, não sei dizer, na dúvida coloca a sua e pronto).

A junta, coletores, é tudo plug and play...

O resultado final vai ser o ganho de 12cv, no caso do 2.0 vai pular de 116 pra 128cv, talvez precise reprogramar a injeção, talvez não, andando com o carro vc vai avaliar a necessidade disso.

Se alguém soubesse as características técnicas de ambos os comandos, já esclarecia sobre a necessidade de reprogramar a injeção...
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Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por PedroPoppinger » 22 Jan 2014, 06:43

Aproveitando o tópico (e fugindo um pouco do assunto pra falar a verdade), o que muda do motor 2.0 8v do vectra b pro vectra c? O B tem 110cv e o C 128cv, estou certo? De onde vem esse 18 pocotós adicionais?
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Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por José Leal » 22 Jan 2014, 09:16

CaioMs escreveu:Quais as adaptações necessárias pra troca do cabeçote 8v pelo 16v? Mantendo a cilindrada, 2.0, claro.

Basicamente é trocar os coletores de admissão e escape, polias e pistões, já que os pistões 16V possuem cavas para "acomodarem" as válvulas de admissão.
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Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por José Leal » 22 Jan 2014, 09:18

PedroPoppinger escreveu:Aproveitando o tópico (e fugindo um pouco do assunto pra falar a verdade), o que muda do motor 2.0 8v do vectra b pro vectra c? O B tem 110cv e o C 128cv, estou certo? De onde vem esse 18 pocotós adicionais?

Programação da central de IE. Se vc colocar o mapa das IE de 128CV, terá essa potência no seu carro.
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Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por Last_Warrior » 22 Jan 2014, 20:50

PedroPoppinger escreveu:Aproveitando o tópico (e fugindo um pouco do assunto pra falar a verdade), o que muda do motor 2.0 8v do vectra b pro vectra c? O B tem 110cv e o C 128cv, estou certo? De onde vem esse 18 pocotós adicionais?

Vocês esqueceram do mais importante, esse de 128cv é bem TAXADO!! A taxa dele é quase 12:1 contra apenas 9,2:1 no 2.0 antigo.

Por isso que o roletado não é TÃÃÃO potente assim, parte disso é por causa da taxa alta + comando válvulas um pouco mais agressivo.
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Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por PedroPoppinger » 23 Jan 2014, 06:03

hmm é só colocar o mapa de 128cv ou tem que mexer na taxa? fiquei confuso agora
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Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por Last_Warrior » 23 Jan 2014, 07:41

PedroPoppinger escreveu:hmm é só colocar o mapa de 128cv ou tem que mexer na taxa? fiquei confuso agora

Se quiser os 128cv tem que elevar a taxa de compressão, no caso o motor de 128cv usa pistões diferentes que permitem o aumento da taxa de compressão, entende? Acredito que só "fatiando o cabeçote" não dá pra conseguir tudo isso.

Portanto, o custo é alto, só valeria a pena se tivesse algum problema no motor e vc já estaria a ponto de retificá-lo.

Talvez colocando o cabeçote roletado vc consiga na casa dos 122cv sem precisar mexer na injeção, e vai gastar muito menos do que mexer na taxa de compressão do motor e reprogramação da injeção.
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Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por PedroPoppinger » 23 Jan 2014, 08:00

Last_Warrior escreveu:
PedroPoppinger escreveu:hmm é só colocar o mapa de 128cv ou tem que mexer na taxa? fiquei confuso agora

Se quiser os 128cv tem que elevar a taxa de compressão, no caso o motor de 128cv usa pistões diferentes que permitem o aumento da taxa de compressão, entende? Acredito que só "fatiando o cabeçote" não dá pra conseguir tudo isso.

Portanto, o custo é alto, só valeria a pena se tivesse algum problema no motor e vc já estaria a ponto de retificá-lo.

Talvez colocando o cabeçote roletado vc consiga na casa dos 122cv sem precisar mexer na injeção, e vai gastar muito menos do que mexer na taxa de compressão do motor e reprogramação da injeção.


Entendi, valeu :88:
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Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por José Leal » 27 Jan 2014, 15:59

Retificando minha resposta anterior...

Não tem um VectraB 2.0 com potência maior que 110CV? Até onde sei, essa potência foi rebaixada para 110CV devido as taxas de IPI em 2000 e 2001. Tanto é que existem motores 2.2 16V de 138CV e de 126CV.
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Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por PedroPoppinger » 28 Jan 2014, 06:05

José Leal escreveu:Retificando minha resposta anterior...

Não tem um VectraB 2.0 com potência maior que 110CV? Até onde sei, essa potência foi rebaixada para 110CV devido as taxas de IPI em 2000 e 2001. Tanto é que existem motores 2.2 16V de 138CV e de 126CV.


eu já ouvi falar que no caso do 2.2 16v é só questão de remapeamento de injeção que ele ganha os 12cv. No 2.0 8v tem mesmo que mexer na taxa do motor?

Alguém já tentou só remapear do de 110cv pra ver o que acontece?
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Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por Thiago Brandão » 29 Jan 2014, 01:25

O cabeçote roletado com coletores (Escape de inox e admissão de plástico) do NE é que produzem os 140cv... não somente o cabeçote.

Abraço!

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Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por melk » 30 Jan 2014, 15:05

Teria realmente um consumo melhor o carro passando de 8v para 16v? não seria o cambio longo que faz essa diferença no consumo? :47:

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