Last_Warrior escreveu:Muda bastante, desde os dutos, o comando de válvulas, os tuchos menores, e os balancins, onde ficam os roletes.
Realmente é um upgrade razoável, traz em torno de 12 cv de potência (O 2.0 flex passou de 121/127cv para 133/140cv, respectivamente, com o cabeçote roletado).
Não é um ganho expressivo como um 16v, mas o custo é bem menor e é totalmente "plug and play". Acho que vale a pena, junto com um chip com curvas mais agressivas.
Fisicamente, basta colocar a polia original do seu carro no cabeçote roletado, montar tudo e ser feliz.
bruno241281 escreveu:Marcio,
não entendi sua menção ao 16v, poderia ser mais explicito?
Valeu.
José Leal escreveu:Cabeçote 16V é outra vida. Pessoalmente adoro motores 16V. Mais potente e mais moderno.
A comparação entre 16V e 8V (roletado ou não) é que como brasileiro gosta de torque e anda com giro baixo, no 8V o torque aparece mais cedo. Só que no 16V, o torque é maior. Para quem gosta de girar, o 16V é disparado melhor.
CaioMs escreveu:Quais as adaptações necessárias pra troca do cabeçote 8v pelo 16v? Mantendo a cilindrada, 2.0, claro.
CaioMs escreveu:Quais as adaptações necessárias pra troca do cabeçote 8v pelo 16v? Mantendo a cilindrada, 2.0, claro.
PedroPoppinger escreveu:Aproveitando o tópico (e fugindo um pouco do assunto pra falar a verdade), o que muda do motor 2.0 8v do vectra b pro vectra c? O B tem 110cv e o C 128cv, estou certo? De onde vem esse 18 pocotós adicionais?
PedroPoppinger escreveu:Aproveitando o tópico (e fugindo um pouco do assunto pra falar a verdade), o que muda do motor 2.0 8v do vectra b pro vectra c? O B tem 110cv e o C 128cv, estou certo? De onde vem esse 18 pocotós adicionais?
PedroPoppinger escreveu:hmm é só colocar o mapa de 128cv ou tem que mexer na taxa? fiquei confuso agora
Last_Warrior escreveu:PedroPoppinger escreveu:hmm é só colocar o mapa de 128cv ou tem que mexer na taxa? fiquei confuso agora
Se quiser os 128cv tem que elevar a taxa de compressão, no caso o motor de 128cv usa pistões diferentes que permitem o aumento da taxa de compressão, entende? Acredito que só "fatiando o cabeçote" não dá pra conseguir tudo isso.
Portanto, o custo é alto, só valeria a pena se tivesse algum problema no motor e vc já estaria a ponto de retificá-lo.
Talvez colocando o cabeçote roletado vc consiga na casa dos 122cv sem precisar mexer na injeção, e vai gastar muito menos do que mexer na taxa de compressão do motor e reprogramação da injeção.
José Leal escreveu:Retificando minha resposta anterior...
Não tem um VectraB 2.0 com potência maior que 110CV? Até onde sei, essa potência foi rebaixada para 110CV devido as taxas de IPI em 2000 e 2001. Tanto é que existem motores 2.2 16V de 138CV e de 126CV.
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