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os sinais da transmissão automática prestes a falhar

por Arquiteto » 06 Fev 2014, 20:45

O Público em geral não entende muita coisa a respeito de transmissões automáticas. Poderíamos levar esta declaração um passo adiante e dizer que o mesmo se aplica a muitos técnicos reparadores. Existe algo a respeito de transmissões automáticas que assusta um pouco as pessoas em geral. Embora não devamos esperar que todos sejam especialistas em transmissões, podemos esperar reconhecer sinais que nossa transmissão automática esteja prestes a falhar. Aqui expomos alguns sintomas fáceis de serem observados:
SUPERAQUECIMENTO

O calor é de longe o pior inimigo da transmissão automática. O calor destrói mais transmissões que todas as outras causas de falhas juntas. Aqui está um fato que devemos lembrar. A temperatura máxima ideal de trabalho de uma transmissão é de cerca de 95 graus Celsius. Para cada 10 graus Celsius acima deste valor, corta-se a vida útil da transmissão pela metade. Posto de maneira simples, a 105 graus Celsius a transmissão só durará a metade de sua vida útil, a 115 graus Celsius ela durará um quarto de sua vida útil e a 125 graus Celsius sua vida útil é reduzida a um oitavo do normal.

Quanto uma transmissão se aquece, ela libera cheiro de queimado. Pode-se pensar que seja um cheiro ruim, porém o cheiro que a maioria dos fluidos libera é ligeiramente adocicado. Se você perceber isto, pare imediatamente e deixe-a esfriar. Quando o fluido se aquece, ele se expande. Ao se aquecer em demasia, ela frequentemente libera o excesso de fluido pelo respiro geralmente no topo da transmissão. Estes são dois sinais que você deve reconhecer. O cheiro de queimado e vazamentos pelo respiro da transmissão. A melhor maneira de monitorar a temperatura de sua transmissão é investir em um termômetro. Os melhores termômetros também incluem uma luz de advertência. Termômetros são fáceis de instalar e são relativamente baratos.

Uma solução que tem ajudado a proteger a transmissão contra o excesso de temperatura é a instalação de um trocador de calor adicional, que hoje é vendido em muitas firmas especializadas do ramo. A instalação deste radiador suplementar é relativamente simples e pode prolongar em muito a vida útil de seu câmbio automático.
FLUIDO

Recomendamos periodicamente verificar o nível de fluido de sua transmissão, da mesma maneira que normalmente fazemos com o nível de óleo do motor. Caso tenha alguma dificuldade, peça ao seu mecânico de confiança para fazer isto. Um nível de fluido muito baixo indica que algo está errado. Verifique também a coloração do fluido de sua transmissão. O fluido deve estar ligeiramente avermelhado ou claro e translúcido. Se ele estiver muito escuro (opaco à passagem da luz) sua transmissão poderá estar com problemas. O fluido muito escuro usualmente é sinal que a transmissão sofreu superaquecimento.

Um nível de fluido alto demais também traz problemas para o cambio automático, uma vez que ele pode entrar em contato com as partes móveis da transmissão, gerando espuma que tende a baixar a pressão de aplicação dos elementos internos, pela cavitação. Neste processo, também é gerado superaquecimento, reduzindo drasticamente a vida útil do cambio.
IMPUREZAS NO FLUIDO

Retire a vareta de óleo da sua transmissão. Ilumine-a e se você notar impurezas ou limalhas no fluido, você terá problemas. O fluido deve ser como o vidro. Se ele estiver diferente, e você notar como que poeira de metal nele, algo está errado.

O próximo passo é remover o cárter da transmissão e inspecionar adicionalmente por limalhas e metal no fundo dele.
PATINAÇÃO

As transmissões automáticas são projetadas para aceitar uma pequena quantidade de patinação nelas. Somente o bastante para que, quando houver uma mudança de marcha, você não seja atirado no banco traseiro. Se a patinação durar mais de 1 ou 2 segundos entre uma marcha e outra, isto indica um problema em algum lugar. Pode ser um sinal de que o filtro está obstruído, uma bomba de óleo perdendo pressão ou uma mola na válvula reguladora de pressão que falhou ou está quebrada ou travada. Ou pode significar que sua transmissão está totalmente danificada.
RUÍDOS

Uma transmissão automática deve ser silenciosa. Não devem existir ruídos de algo raspando ou quebrando. Nenhum ruído de batidas ou assobios. Se você ouvir alguns destes ruídos, é melhor parar o veículo e investigar.

É claro que todos nós esperamos identificar um problema antes que ele destrua nossa transmissão. Infelizmente, este nem sempre é o caso. Se for tarde demais para identificar um problema e formos confrontados com a decisão de substituir ou reparar nossa transmissão danificada, devemos sempre optar pelo reparo ou substituição em uma oficina séria e competente, que inspire confiança, e ao menos tenha sido recomendada por alguém idôneo que a conhece. Também, uma garantia por escrito do serviço deve ser emitida para dar alguma tranquilidade ao cliente. Não confie em sites da Internet somente, pois eles muitas vezes mascaram a realidade por trás de uma fachada bonita. Vá conhecer a oficina e falar com o proprietário, bem como inspecione suas instalações e veja o grau de profissionalismo de seus técnicos.

fonte oficinabrasil
Carlos Napoletano Neto

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Re: os sinais da transmissão automática prestes a falhar

por Thiago Menezes » 07 Fev 2014, 10:39

Muito bom Arquiteto :88:

Pessoas leigas como eu devem sempre estarem lendo coisas desse tipo para não se perderem quando acontecer alguma coisa, achei super interessante!

Forte abraço.
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Re: os sinais da transmissão automática prestes a falhar

por Alcir Andreoni » 07 Fev 2014, 11:10

Perfeito o tópico!
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Isso deixa marcas profundas!

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Mala
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Re: os sinais da transmissão automática prestes a falhar

por Mala » 07 Fev 2014, 11:34

Tópico muito bom!! :11:

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Re: os sinais da transmissão automática prestes a falhar

por Odirlei Montanha » 07 Fev 2014, 18:45

Mala escreveu:Tópico muito bom!! :11:

Muito boom

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adrianosantos
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Re: os sinais da transmissão automática prestes a falhar

por adrianosantos » 09 Abr 2014, 17:27

Grato pela informação. Muito bom o artigo.

vini84
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Re: os sinais da transmissão automática prestes a falhar

por vini84 » 21 Ago 2014, 16:38

ótimo tópico!

Luiz Antunes
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Re: os sinais da transmissão automática prestes a falhar

por Luiz Antunes » 05 Set 2014, 03:31

Excelente tópico .

Desde que tive contato com câmbios automáticos ( há mais de 40 anos , ehehe ) , ouço esse lance de adicionar um radiador de óleo na linha do cambio .
De preferencia anulando a refrigeração original, que pega no radiador de agua do motor , pois se ela furar internamente , a agua do mesmo entra pela caixa e F__ tudo em horas .

Esta completamente certo , pois quando tive oficina , vi vários Opalas estragarem o seu cambio , pela entrada da agua do radiador do motor na caixa auto . Principalmente nos Opalas de cambio de 3 marchas , talvez pelo radiador da época ser mais frágil a corrosão . Não tinha jeito, tinha que trocar por um novo , ou de ferro velho funcionando .

Agora eu pergunto , sabendo disso , porque as fornecedoras de acessórios nunca pensaram em lançar um kit plug and play para nossos carros, e outros que possuem cambio auto , acredito que venderiam que nem banana .

Fazer uma adaptação do zero é muito chato , conseguir mangueiras , aeroquipes , suporte , radiadores , bolar o local de instalação , etc .

Nem sempre fica uma montagem limpa no padrão que se deve ter .

Eu se achasse um kit pronto , padrão e perfeito comprava na hora , fosse qual fosse o custo !

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Re: os sinais da transmissão automática prestes a falhar

por Sergio161 » 10 Out 2014, 10:16

Obrigado pela informação.......vou ficar de olho e de nariz também........... :15:

dannylopes
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Re: os sinais da transmissão automática prestes a falhar

por dannylopes » 04 Set 2015, 01:04

Olá sou novo aqui preciso de uma ajuda recentemente adquirir um vectra elegance 2.0 8v automático 2006 e ele está apresentando o seguinte problema quando está frio ele dá um puta tranco ao engatar a Ré e de vez em quando quando engato o D tbm dá tranco como se alguém tivesse batido na minha traseira depois que esquenta o carro fica de lua tem hora que os trancos desaparecem ficam imperceptíveis e tem horas que voltam mais suave mais ainda da tranco o mesmo acontece com as trocas de marchas tem horas que ficam imperceptíveis e tem horas que eu já sinto as trocas .
Bom levei no mecânico o primeiro disse que era os coxins troquei os 3 e o carro continuou com o problema depois levei em mais 3 me falaram que era câmbio condenando pra fazer 5 mil ,levei em outro fez a troca parcial de óleo e o carro melhorou bastante ,mas passando dias voltou com os tranquinho chatos resumindo já gastei 1500 reais e nada do meu problema ser resolvido tem gente que fala que é normal esses trancos já tem gente que fala que é defeito tem que fazer o câmbio o mecânico disse que meu carro tava zerado e que esses trancos era normal porém está me incomodando não acredito que seja normal pous tem horas que o carro liga suave ando sem sentir nada o carro anda bem e tudo mais porém tem horas que ele volta com essa frescura de dar trancos na hora de engatar a marcha o mesmo acontece quando paro no farol o carro demora de 2 a 4 seg pra engatar e se eu pisar de uma vez ele dá um pulo pra frente chega até cantar pneus porém tem horas que engata na hora de boa.
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Troca de óleo foi feita com 9 litros pelo bujao com retirada de 3 litros de cada vez a cada 2 min de funcionamento do veículo
Meu carro tá doido ou tá tirando uma com a minha cara quero acabar com esses trancos que incomodam bastante principalmente quando tá frio .Alguém me dá uma luz por favor

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dannylopes
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Re: os sinais da transmissão automática prestes a falhar

por dannylopes » 04 Set 2015, 01:08

dannylopes escreveu:Olá sou novo aqui preciso de uma ajuda recentemente adquirir um vectra elegance 2.0 8v automático 2006 e ele está apresentando o seguinte problema quando está frio ele dá um puta tranco ao engatar a Ré e de vez em quando quando engato o D tbm dá tranco como se alguém tivesse batido na minha traseira depois que esquenta o carro fica de lua tem hora que os trancos desaparecem ficam imperceptíveis e tem horas que voltam mais suave mais ainda da tranco o mesmo acontece com as trocas de marchas tem horas que ficam imperceptíveis e tem horas que eu já sinto as trocas .
Bom levei no mecânico o primeiro disse que era os coxins troquei os 3 e o carro continuou com o problema depois levei em mais 3 me falaram que era câmbio condenando pra fazer 5 mil ,levei em outro fez a troca parcial de óleo e o carro melhorou bastante ,mas passando dias voltou com os tranquinho chatos resumindo já gastei 1500 reais e nada do meu problema ser resolvido tem gente que fala que é normal esses trancos já tem gente que fala que é defeito tem que fazer o câmbio o mecânico disse que meu carro tava zerado e que esses trancos era normal porém está me incomodando não acredito que seja normal pous tem horas que o carro liga suave ando sem sentir nada o carro anda bem e tudo mais porém tem horas que ele volta com essa frescura de dar trancos na hora de engatar a marcha o mesmo acontece quando paro no farol o carro demora de 2 a 4 seg pra engatar e se eu pisar de uma vez ele dá um pulo pra frente chega até cantar pneus porém tem horas que engata na hora de boa.
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Há esqueci de mencionar duas vzs quando tava frio acendeu a luz de injeção e o carro ficou lento ,só desliguei e liguei de novo a luz apagou e voltou ao normal passei o scanner apresentou avaria de transmissão mas o cara apagou a avaria e depois não deu mais nada porém os malditos trancos continuam

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Thiago Menezes
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Re: os sinais da transmissão automática prestes a falhar

por Thiago Menezes » 04 Set 2015, 07:05

dannylopes escreveu:Olá sou novo aqui preciso de uma ajuda recentemente adquirir um vectra elegance 2.0 8v automático 2006 e ele está apresentando o seguinte problema quando está frio ele dá um puta tranco ao engatar a Ré e de vez em quando quando engato o D tbm dá tranco como se alguém tivesse batido na minha traseira depois que esquenta o carro fica de lua tem hora que os trancos desaparecem ficam imperceptíveis e tem horas que voltam mais suave mais ainda da tranco o mesmo acontece com as trocas de marchas tem horas que ficam imperceptíveis e tem horas que eu já sinto as trocas .
Bom levei no mecânico o primeiro disse que era os coxins troquei os 3 e o carro continuou com o problema depois levei em mais 3 me falaram que era câmbio condenando pra fazer 5 mil ,levei em outro fez a troca parcial de óleo e o carro melhorou bastante ,mas passando dias voltou com os tranquinho chatos resumindo já gastei 1500 reais e nada do meu problema ser resolvido tem gente que fala que é normal esses trancos já tem gente que fala que é defeito tem que fazer o câmbio o mecânico disse que meu carro tava zerado e que esses trancos era normal porém está me incomodando não acredito que seja normal pous tem horas que o carro liga suave ando sem sentir nada o carro anda bem e tudo mais porém tem horas que ele volta com essa frescura de dar trancos na hora de engatar a marcha o mesmo acontece quando paro no farol o carro demora de 2 a 4 seg pra engatar e se eu pisar de uma vez ele dá um pulo pra frente chega até cantar pneus porém tem horas que engata na hora de boa.
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Essa troca de óleo parcial foi feita em qual quilometragem?

Demora no engate das marchas, trancos principalmente na marcha ré é sinal de problema na transmissão automática infelizmente. Se depois da troca continuou recomendo que leve seu carro a uma oficina especializada pois a uma grande chance de ter que abrir o mesmo.
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Re: os sinais da transmissão automática prestes a falhar

por dannylopes » 04 Set 2015, 10:54

Thiago Menezes escreveu:
dannylopes escreveu:Olá sou novo aqui preciso de uma ajuda recentemente adquirir um vectra elegance 2.0 8v automático 2006 e ele está apresentando o seguinte problema quando está frio ele dá um puta tranco ao engatar a Ré e de vez em quando quando engato o D tbm dá tranco como se alguém tivesse batido na minha traseira depois que esquenta o carro fica de lua tem hora que os trancos desaparecem ficam imperceptíveis e tem horas que voltam mais suave mais ainda da tranco o mesmo acontece com as trocas de marchas tem horas que ficam imperceptíveis e tem horas que eu já sinto as trocas .
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Essa troca de óleo parcial foi feita em qual quilometragem?

Demora no engate das marchas, trancos principalmente na marcha ré é sinal de problema na transmissão automática infelizmente. Se depois da troca continuou recomendo que leve seu carro a uma oficina especializada pois a uma grande chance de ter que abrir o mesmo.

Foi feita com 79800 ,mas porque quando ele tá quente os trancos somem e fica de boa

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Re: os sinais da transmissão automática prestes a falhar

por Arquiteto » 04 Set 2015, 10:57

depois de aquecido a circulação do oleo melhora ...

:47:

nesta km ja deveriam ter sido feito duas trocas completas ...

ai vc tem duas opções

pesquisar se tem alguma valvula solenoide parcialmente entupida

verificar o sensor de rotação de entrada e saida da transmissão

isto e faz sem desmontar o cambio ...

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Re: os sinais da transmissão automática prestes a falhar

por dannylopes » 05 Set 2015, 11:32

Vou verificar e falo aqui pois acho difícil ser problema no câmbio pous tem horas que o carro funciona perfeitamente mas tem horas que volta com a frescura de dar esses trancos tipo como se fosse mal contato ou sei lá o que

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teves2015
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Re: os sinais da transmissão automática prestes a falhar

por teves2015 » 16 Set 2015, 04:12

Olá! No meu vectra elite 2.0 2009 também acontece seguinte: quando engato a marcha re o carro da um tranquinho,faz até um estalo,mas tem 2 anos que acontece isso,notei que a cada ano que passa parece que a folga na transmissão aumenta, aparentemente como ocorre no câmbio manual dos carros que ja tive.meu carro ja passou dos 80.000 e ja realizei 2 trocas de óleo da caixa.Essas caixas são japonesas, fazendo uso correto por enquanto não tive problemas ainda.Ja até pensei em vender o carro com medo de dar problema na caixa, mas devido ao conforto do carro e baixa manutenção preferi continuar com ele.

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Re: os sinais da transmissão automática prestes a falhar

por dannylopes » 24 Set 2015, 20:55

Galera é o seguinte acabei tendo que fazer o câmbio completo pois o mesmo deu piriri e não tava querendo engatar mais nada quando esquentava o problema principal foi curto cirvcuito na parte elétrica e entupimento do filtro de óleo do câmbio e além deu ter descoberto que o mesmo ja tinha sofrido manutenção antes porem quem o fez usou pcs paralelas que desintegrou dentro do cambio e deu uma puta folga nos discos da embreagem mas o carro ficou outro não volta mais pra trás não dá mais trancos na saída do D e as trocas de marchas estão suaves porém fiquei intrigado com uma coisa até os primeiros 500 km depois da manutenção do câmbio ele não apresentava mais o tal tranco na hora da Ré e as trocas eram imperceptíveis porém agora aquela coisa voltou a dar tranco na hora da ré as vzs o tranco e bem suave e as vzs é meio violento, e as vzs sinto as trocas com leves socos , porém o mecânico disse que é normal mas eu não acredito que aquilo seja normal eu não admito ter feito tudo no câmbio e o infeliz ainda apresenta esse tranco na ré e quando piso forte ele dá um tranco quando passa da 3 pra 4 marcha com o S ligado tirem minha dúvida o vectra de vcs acontece isso tbm será possível que vou ter que conviver com esse tranco poxa meu gastei 6200,00 do câmbio mais 989,00 da troca de todos coxins e o infeliz continua dando esses socos será que o carro é assim mesmo e eu sou muito chato ou essa coisa continua com problema adoro meu carro porém isso tá fazendo eu desgostar dele

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Re: os sinais da transmissão automática prestes a falhar

por Thiago Menezes » 25 Set 2015, 07:46

dannylopes escreveu:Galera é o seguinte acabei tendo que fazer o câmbio completo pois o mesmo deu piriri e não tava querendo engatar mais nada quando esquentava o problema principal foi curto cirvcuito na parte elétrica e entupimento do filtro de óleo do câmbio e além deu ter descoberto que o mesmo ja tinha sofrido manutenção antes porem quem o fez usou pcs paralelas que desintegrou dentro do cambio e deu uma puta folga nos discos da embreagem mas o carro ficou outro não volta mais pra trás não dá mais trancos na saída do D e as trocas de marchas estão suaves porém fiquei intrigado com uma coisa até os primeiros 500 km depois da manutenção do câmbio ele não apresentava mais o tal tranco na hora da Ré e as trocas eram imperceptíveis porém agora aquela coisa voltou a dar tranco na hora da ré as vzs o tranco e bem suave e as vzs é meio violento, e as vzs sinto as trocas com leves socos , porém o mecânico disse que é normal mas eu não acredito que aquilo seja normal eu não admito ter feito tudo no câmbio e o infeliz ainda apresenta esse tranco na ré e quando piso forte ele dá um tranco quando passa da 3 pra 4 marcha com o S ligado tirem minha dúvida o vectra de vcs acontece isso tbm será possível que vou ter que conviver com esse tranco poxa meu gastei 6200,00 do câmbio mais 989,00 da troca de todos coxins e o infeliz continua dando esses socos será que o carro é assim mesmo e eu sou muito chato ou essa coisa continua com problema adoro meu carro porém isso tá fazendo eu desgostar dele

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O serviço está na garantia volte a loja e peça para o ''mexanico'' refazer o serviço, pois de normal no que você relatou não tem nada...
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Re: os sinais da transmissão automática prestes a falhar

por dannylopes » 25 Set 2015, 14:11

Tá foda já arrumei moh briga com o cara ele alega que não dá erro nenhum no raster e que tá tudo ok

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Re: os sinais da transmissão automática prestes a falhar

por Thiago Menezes » 25 Set 2015, 14:25

dannylopes escreveu:Tá foda já arrumei moh briga com o cara ele alega que não dá erro nenhum no raster e que tá tudo ok

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk


Mas o scanner não vai encontrar problema mesmo se estiver só apresentando tranco, pode ser falta de sincronismo ou até mesmo má lubrificação na caixa. Ele cobrou um valor alto para te entregar desse jeito, quando o carro saiu de fabrica não existia tranco como que ele alega que depois de fazer o mesmo é normal apresentar?

Temos bastante relatos aqui no clube de membros que fizeram o câmbio e o mesmo trabalha suave. :52:
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