thiago.onacto escreveu:Eu assisti os vídeos e fiquei bem na minha e pensei, logo logo o Almeidão vai passar por aqui
Almeidão escreveu:thiago.onacto escreveu:Eu assisti os vídeos e fiquei bem na minha e pensei, logo logo o Almeidão vai passar por aqui
Thiago, sempre dou um exemplo bem prático sobre temperatura e uso como o exemplo o Colesterol. Estes tipos de exemplos são dados pela bíblia e cabe a nós ser inteligente o suficiente para separar o certo do errado. Igual aquela velha história que é mais fácil um camelo passar em um buraco de uma agulha do que que um rico ir para o céu. Todos ouvem esta história e ja imagina o camelão tentando passar lá na agulha. Bem eu logo fiquei curioso e procurei saber porque um camelo e não um cachorro ou um leão ou um cavalo ou até mesmo uma vaca para não ser tão machista. Bem, ai eu descobrir que o camelo com que a biblia quer informar é uma corda grossa tipo 10 a 15 cm de diametro usada nos navios antigo. Ai eu entendi o motivo de ser camelo e não um cavalo é que na agulha passa uma linha e é mais fácil passar uma corda no burado de uma agulha que um rico e bla, bla, bla.
O exemplo que sempre faço é este. O colesterol ruim vai até 200, então eu com 195 estou dentro da faixa normal e morro de rir do médico, só que quem tá com 160 pode comer coração de galinha a rolé, eu não. Nem posso pensar nisto e nem posso pensar no queijo que tanto gosto (Na verdade morro de rir mas estou ferrado, e é assim que muitos se enganam com os carros)
A temperatura de um carro é assim, 82 é o normal e ela vai até 90 e volta lá para os 82. Não quer dizer que voce em 93 estaria anormal, só que em 93 está ferrando todas as mangueira, caixa do radiador que é um plastico, retentores das válvulas, altera o poder de lubrificação e os pistões vão olvalizando. Melhor explicando, deixa de ser redondo.
Bem, isto muda para um carro de competião que trabalha bem mais quente, mas não para economizar é que trabalha em alto giro. Só que o motor dele roda no máximo 5 mil km e o meu não é de competição.
Sds
Almeidão escreveu:Amigo eu não vi seu filme não, porque aqui não consigo ver. Mas vou na minha experiencia e no que tenho para mostrar e o que mostro para ti é um carro 97 com motor 2001 perfeito e sabe porque ele é 2001? porque o idiota do outro dono não cuidou do arrefecimento dele e a temperatura não saía dos 97. Isto representa 103 a 105º na agua, ele nunca tinha passado do vermelho no painel e mesmo assim ferrou o cabeçote, ou seja onde a agua passa está bem mais que isto. Eu não vou pela termostáica somente, o motor é um conjunto e com certeza aguenta alta temperatura. A pergunta é. O que é alta para ti? Voce já viu um motor novo como ele marca no painel? Voce acha que ele ficando velho ele tem que marcar mais?.
Não é assim não amigo, procure qualquer carro novo e verás, temperatura é baixissima no painel e se colocar uma destas que voce comentou acima ele ficará acima de 90 e não é assim que ele sai de fábrica e muitos deles ficam assim por causa de mecanicos mal informados e juntando com vendedor pior ainda, saem colocando qualquer coisa.
Um motor rodando direto entre 95 a 97 no painel, não fica um piostão redondo e quem sonha ter um motor com 500 mil rodado pode esquecer, não passa de 150 mil.
Quero deixar bem claro que em nenhum momento quero bancar o engenheiro ou mecânico esta longe disso,só fiz o post pq gera uma duvida na maioria da galera , por favor não me leve a mal,não quis trazer polemica !
Sobre abrir a Termostática, eu não disse que era para abrir ou furar, disse que seria uma leve proteção caso ela venha a agarrar, não que seria evitado o problema, seria somente amenizado e voce viu o video e percebeu que ela não está zero fechada e imediatamente 100% aberta, ela vai de vagar. Esta abertura que eu fiz não é maior que 8 mm, insignificante para esta economia que muitos buscam.
Fiz na minha e faço desde antes de ter este Vectra que já comprei bichado e farei em qualquer outro carro meu para o futuro.
Voce não tem ideia no que está falando sobre uma termostática com 92º em um carro gasolina, voce não imagina o estrago que ela pode fazer e muitos ai participam disto sem saber o que estão falando ou participando, é igual a um SAC de uma TV, voce liga e alguem te instrui lendo o que está no manual, ora bolas, o que está escrito ali não precisa eu já sei.
RubaodeVectra escreveu:Bem pessoal, lendo todos os posts e cada um passando seu conhecimento ou ponto de vista. Lá vai o meu.
Acho que os engenheiros que desenvolveram tal peça (Válvula Termostática), estudaram anos para chegarem ao resultado final, e qualquer modificação ou até mesmo a falta dela implica em muitos problemas para o motor. Todo componente de um carro está lá porque é necessário. Já ví nego por aí vendendo bobina que emite milhões de faíscas, que deixa seu motor mais esperto e economiza até 50% de combustível. Ora o motor 1.0 foi desenvolvido para ser 1.0 mesma coisa com 2.0 3 e aí por diante. Não existe mágica para isso, tudo tem seus limites. Não tem como um motor de 100CV virar 150CV e consumir menos. Cavalo anda, cavalo come e bebe. E o pior é que tem muita gente que ainda cai nessas piadas. As pessoas tem é que parar de usar o jeitinho brasileiro e começar a fazer as manutenções correta em seus veículos. E parar de fazer gambiarras nos carros. Se eu gostaria de ter um carro com motor de Ferrari com consumo de 1.0 "claro que gostaria". Mas isso é impossível. Peço desculpas mas não é minha intenção aqui não é ofender ninguém. É apenas meu ponto de vista.
Almeidão escreveu:...se os engenheiros não falhassem não haveria recal.
Alcir Andreoni escreveu:Almeidão escreveu:...se os engenheiros não falhassem não haveria recal.
Mais ou menos né?
Se as montadoras fizessem o que os engenheiros recomendam, aí sim não haveria recall.
Agora, montadora recebe a especificação do engenheiro e manda colocar a peça mais barata possível, ainda não dá!
Almeidão escreveu:Isto não quer dizer que eu como engenheiro não iria aceitar isto, óbvio que sim é aceitar ou Rua.
Almeidão escreveu:Então está comprovado que eu estou certo.
O simples fato de um engenheiro aceitar isto, já comprova que estão errando.
Isto não quer dizer que eu como engenheiro não iria aceitar isto, óbvio que sim é aceitar ou Rua.
Mas ao mesmo tempo, posso discordar quando alguem disser que o engenheiro fez não tem como mudar.
Ora bolas, estamos no Brasil, onde alguem dá cano em um e conta vantagem com os amigos. Aqui não é Japão, que ao descobrir um suborno, eles se matam.
Já vi muitos erros em vários carros e não via motivo de ser assim a não ser por economia, mudei algumas coisas no meu e ficou comprovadamente melhor.
Eu também fui um que dizia isto, engenheiro fez, não devemos mudar. MAS EU MUDEI, não falo isto mais.
DarkStein escreveu:Já li várias respostas do Almeidão, sobre VT, e sem dúvida nenhuma o cara entende do assunto. Porém as repostas são sempre beeemmm longas.
Caro Almeidão, poderia deixar algo bem específico e direto?
Temperatura ideal de funcionamento? entre 82 e 90?
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