O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CTroca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

235 mensagens
lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por lugier » 23 Jul 2014, 18:24

Almeidão

Concordo, e confesso que estou curioso para experimentar o etanol aditivado da shell, mas por enquanto, aqui nem previsão.
Mas depois da introdução dos carros flex no mercado, é que começaram os problemas. Para mim, não existe veneno pior para o carro do que as misturas. Ainda mais se abastecer meio tanque de etanol e meio de gasolina, pois ali você vai estar com Gasolina + Etanol Anidro + Etanol Hidratado (com água). A presença de água provoca uma instabilidade na composição e pode separar a mistura em duas fases: álcool-gasolina e álcool-água. "Como a mistura álcool-água é mais pesada que a gasolina, ela ficará no fundo do tanque. A gasolina, contendo ainda um pouco de álcool, ficará na parte superior do tanque. Pois o álcool hidratado pode conter até 7,4% de água na sua composição.
Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Last_Warrior » 24 Jul 2014, 05:27

Bem, como proprietário de um carro a álcool original por vários anos, e tendo rodado 200.000km até fazer a retífica do mesmo, no caso um Omega 2.0 a álcool original, acho que posso dar um parecer confiável sobre o assunto...

- O que realmente o álcool tem de ruim no motor comparado com a gasolina?
R: O desgaste maior na parte do cabeçote, especialmente nas sedes de válvulas.

Fora isso, só vejo vantagens. Meu motor só precisou de retífica porque o asno aqui deixou o motor quase 1 ano e meio parado sem ao menos dar uma partida sequer, não tomou cuidado nenhum e achou que podia simplesmente dar a partida e sair andando. Não deu outra, bem na primeira partida o carro já saiu falhando muito, tive que desmontar o motor e era um maldito anel de pistão que tinha quebrado, provavelmente por falta de lubrificação total ao ficar tanto tempo parado.

Enfim, quando abrimos o motor, o mesmo estava com praticamente zero de carbonização, não tinha absolutamente nada preto, apenas algumas crostas esbranquiçadas mas pouca coisa mesmo, o que é normal nessa condição.

Os pistões não tinham nada de folga entre o cilindro, sequer tinha algum cilindro ovalizado. Só mesmo o maldito anel do 4o cilindro que quebrou.

Da parte da injeção, a sonda estava com a resposta lenta mas acreditem, ainda funcionava mesmo com 200.000km. E os bicos nunca fizeram uma limpeza na vida e estavam todos os 4 com a mesma vazão. As únicas peças que precisei trocar nesse período de 200.000km foram a bomba de combustível, coloquei uma recondicionada que faz um barulhão e ela está lá rodando há mais de 8 anos sem problema algum, e o regulador de pressão. Só isso.

Então, realmente o álcool carboniza menos que o carro a gasolina, e no meu caso deu menos problemas com sujeira de peças da injeção e tal...

Bem, fica aí meu depoimento.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Alcir Andreoni » 24 Jul 2014, 07:33

lugier escreveu:Almeidão

Concordo, e confesso que estou curioso para experimentar o etanol aditivado da shell, mas por enquanto, aqui nem previsão.
Mas depois da introdução dos carros flex no mercado, é que começaram os problemas. Para mim, não existe veneno pior para o carro do que as misturas. Ainda mais se abastecer meio tanque de etanol e meio de gasolina, pois ali você vai estar com Gasolina + Etanol Anidro + Etanol Hidratado (com água). A presença de água provoca uma instabilidade na composição e pode separar a mistura em duas fases: álcool-gasolina e álcool-água. "Como a mistura álcool-água é mais pesada que a gasolina, ela ficará no fundo do tanque. A gasolina, contendo ainda um pouco de álcool, ficará na parte superior do tanque. Pois o álcool hidratado pode conter até 7,4% de água na sua composição.

Lugier, me explica isso direito, por favor?

Se a água causa a separação dos combustíveis, isso quer dizer que ela também será separada do Etanol, ou estou errado?

Se assim for, quando o etanol está no tanque do posto, não haveria tal separação também? Aí o posto ficaria só com água no tanque e vendendo etanol puro nos primeiros abastecimentos e água nos últimos?

Se a separação for realmente assim como você relata, os carros flex não deveriam ter problemas de funcionamento após alguns dias parados?

Valeu!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Almeidão » 24 Jul 2014, 09:43

Alcir Andreoni escreveu:
lugier escreveu:Almeidão

Concordo, e confesso que estou curioso para experimentar o etanol aditivado da shell, mas por enquanto, aqui nem previsão.
Mas depois da introdução dos carros flex no mercado, é que começaram os problemas. Para mim, não existe veneno pior para o carro do que as misturas. Ainda mais se abastecer meio tanque de etanol e meio de gasolina, pois ali você vai estar com Gasolina + Etanol Anidro + Etanol Hidratado (com água). A presença de água provoca uma instabilidade na composição e pode separar a mistura em duas fases: álcool-gasolina e álcool-água. "Como a mistura álcool-água é mais pesada que a gasolina, ela ficará no fundo do tanque. A gasolina, contendo ainda um pouco de álcool, ficará na parte superior do tanque. Pois o álcool hidratado pode conter até 7,4% de água na sua composição.

Lugier, me explica isso direito, por favor?

Se a água causa a separação dos combustíveis, isso quer dizer que ela também será separada do Etanol, ou estou errado?

Se assim for, quando o etanol está no tanque do posto, não haveria tal separação também? Aí o posto ficaria só com água no tanque e vendendo etanol puro nos primeiros abastecimentos e água nos últimos?

Se a separação for realmente assim como você relata, os carros flex não deveriam ter problemas de funcionamento após alguns dias parados?

Valeu!


Alcir, o nosso amigo está super certo, porem tem uma quantidade que os dois combustível suporta sem se separar, e eles não separam aos poucos ou é tudo ou nada. A fiscalização nos postos são feita com agua, eles tem uma proveta, adicionam 100 ML de gasolina, adiciona agua e o alcool sai todo da gasolina e se mistura com agua. Ai eles sabem perfeitamente quanto por cento tem de alcool naquele teste que é feito somente na comum

Eu já fiz várias vezes este teste em uns postos aqui, comprava um litro de gasolina, adicionava agua e logo jogava fora o alcool e a agua deixando somente a gasolina e cheguei a constatar que as aditivadas tinham mais alcool. E isto é fácil de entender, porque eles não fazem este teste na aditivada porque se der alta porcentagem, como álibi dizem ser o aditivo.

Uma vez, cheguei a comprar 20 litros de gasolina e tirar todo o alcool para ver como se portava meu Monza, percebi que foi um prejuizo danado porque não mudou nada o funcionamento kakakkakakka
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Almeidão » 24 Jul 2014, 09:55

Last_Warrior escreveu:Bem, como proprietário de um carro a álcool original por vários anos, e tendo rodado 200.000km até fazer a retífica do mesmo, no caso um Omega 2.0 a álcool original, acho que posso dar um parecer confiável sobre o assunto...

- O que realmente o álcool tem de ruim no motor comparado com a gasolina?
R: O desgaste maior na parte do cabeçote, especialmente nas sedes de válvulas.

Fora isso, só vejo vantagens. Meu motor só precisou de retífica porque o asno aqui deixou o motor quase 1 ano e meio parado sem ao menos dar uma partida sequer, não tomou cuidado nenhum e achou que podia simplesmente dar a partida e sair andando. Não deu outra, bem na primeira partida o carro já saiu falhando muito, tive que desmontar o motor e era um maldito anel de pistão que tinha quebrado, provavelmente por falta de lubrificação total ao ficar tanto tempo parado.

Enfim, quando abrimos o motor, o mesmo estava com praticamente zero de carbonização, não tinha absolutamente nada preto, apenas algumas crostas esbranquiçadas mas pouca coisa mesmo, o que é normal nessa condição.

Os pistões não tinham nada de folga entre o cilindro, sequer tinha algum cilindro ovalizado. Só mesmo o maldito anel do 4o cilindro que quebrou.

Da parte da injeção, a sonda estava com a resposta lenta mas acreditem, ainda funcionava mesmo com 200.000km. E os bicos nunca fizeram uma limpeza na vida e estavam todos os 4 com a mesma vazão. As únicas peças que precisei trocar nesse período de 200.000km foram a bomba de combustível, coloquei uma recondicionada que faz um barulhão e ela está lá rodando há mais de 8 anos sem problema algum, e o regulador de pressão. Só isso.

Então, realmente o álcool carboniza menos que o carro a gasolina, e no meu caso deu menos problemas com sujeira de peças da injeção e tal...

Bem, fica aí meu depoimento.


Last_Warrior, esqueci de comentar sobre o carro alcool, este sim compensa usar o alcool e mesmo sendo este que custa na minha cidade 2,76 por litro. Agora usar em um Totalflex, é se F... para os donos de postos comerem os caviáres deles, mais a cúpula do poder na capital federal.

Voce deve ter entendido que a carbonização do carro a gasolina não é tão assustador como pensam, e sem duvida se colocar gasolina em um recipiente de metal e colocar fogo vai ficar preto e o alcool não. Mas esta camada não vai aumentando ao ponto de entupir o pistão e acho que muitos pensam assim e por isto que eu disse que se fosse assim, o carro diesel tinha que ser limpo a cada 6 meses. Em 2009 abri meu motor porque estava passando óleo nos retentores de válvula e tinha 1 pistão que não estava passando, este pistão estava preto, somente preto e foi limpo fácil com gasolina, enquanto os outros que passou óleo, estavam bem preto e com uma crosta queimada, levei horas para mimpar com gasolina e lixa e tinha o motor 80.000 km.
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Alcir Andreoni » 24 Jul 2014, 10:01

Almeidão escreveu:Alcir, o nosso amigo está super certo, porem tem uma quantidade que os dois combustível suporta sem se separar, e eles não separam aos poucos ou é tudo ou nada. A fiscalização nos postos são feita com agua, eles tem uma proveta, adicionam 100 ML de gasolina, adiciona agua e o alcool sai todo da gasolina e se mistura com agua. Ai eles sabem perfeitamente quanto por cento tem de alcool naquele teste que é feito somente na comum

Eu já fiz várias vezes este teste em uns postos aqui, comprava um litro de gasolina, adicionava agua e logo jogava fora o alcool e a agua deixando somente a gasolina e cheguei a constatar que as aditivadas tinham mais alcool. E isto é fácil de entender, porque eles não fazem este teste na aditivada porque se der alta porcentagem, como álibi dizem ser o aditivo.

Uma vez, cheguei a comprar 20 litros de gasolina e tirar todo o alcool para ver como se portava meu Monza, percebi que foi um prejuizo danado porque não mudou nada o funcionamento kakakkakakka

Almeidão,

Concordo contigo quanto ao caviar dos donos de posto, políticos e usineiros do Brasil!

Mas não concordo com a afirmação de que se colocar etanol junto com gasolina no tanque vá fazer a separação!

Me desculpe, mas se fosse assim meu Elegance e agora o Cobalt não andariam...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Ricardo Crispim » 24 Jul 2014, 10:45

Carros que utilizavam apenas gasolina, antes do flex, nota 10 para eles.
Carros que utilizavam apenas álcool , antes do flex, nota 10 para eles.
Carros com motores flex...Nota 5 para eles...
Não conseguem ser bons nem em um nem em outro combustível.

Forte abraço!!!!!!!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Alcir Andreoni » 24 Jul 2014, 10:56

Ricardo Crispim escreveu:Carros que utilizavam apenas gasolina, antes do flex, nota 10 para eles.
Carros que utilizavam apenas álcool , antes do flex, nota 10 para eles.
Carros com motores flex...Nota 5 para eles...
Não conseguem ser bons nem em um nem em outro combustível.

Forte abraço!!!!!!!

Há controvérsias!

Quando falamos de carros flex, estamos falando de um veículo que utiliza um motor movido à Etanol que foi modificado para rodar com qualquer tipo de mistura.

Se você colocar somente gasolina o rendimento/consumo não será como o dos motores 100% gasolina, isso eu concordo.

Se você colocar 100% etanol, na minha humilde opinião, o rendimento será o mesmo de um motor 100% etanol!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Last_Warrior » 24 Jul 2014, 11:50

Realmente o motor a gasolina, se bem cuidado, carboniza bem pouco também e não é o fim do mundo.

O problema é pegar um motor a gasolina pouco rodado e vc mesmo ir cuidando deles, já que ele está mais sujeito a falhas e manutenção de bico injetor, sonda, entre outras coisas, que se não forem corrigidas a tempo podem, neste caso, fazer o motor carbonizar mais rapidamente.

Portanto, a mensagem que quis dizer é que, quem tem carro a gasolina, trocar sonda aos 80 mil km e a cada 40 mil km fazer limpeza do corpo de borboletas e conferir a vazão dos bicos.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Almeidão » 24 Jul 2014, 11:54

Alcir Andreoni escreveu:
Almeidão escreveu:Alcir, o nosso amigo está super certo, porem tem uma quantidade que os dois combustível suporta sem se separar, e eles não separam aos poucos ou é tudo ou nada. A fiscalização nos postos são feita com agua, eles tem uma proveta, adicionam 100 ML de gasolina, adiciona agua e o alcool sai todo da gasolina e se mistura com agua. Ai eles sabem perfeitamente quanto por cento tem de alcool naquele teste que é feito somente na comum

Eu já fiz várias vezes este teste em uns postos aqui, comprava um litro de gasolina, adicionava agua e logo jogava fora o alcool e a agua deixando somente a gasolina e cheguei a constatar que as aditivadas tinham mais alcool. E isto é fácil de entender, porque eles não fazem este teste na aditivada porque se der alta porcentagem, como álibi dizem ser o aditivo.

Uma vez, cheguei a comprar 20 litros de gasolina e tirar todo o alcool para ver como se portava meu Monza, percebi que foi um prejuizo danado porque não mudou nada o funcionamento kakakkakakka

Almeidão,

Concordo contigo quanto ao caviar dos donos de posto, políticos e usineiros do Brasil!

Mas não concordo com a afirmação de que se colocar etanol junto com gasolina no tanque vá fazer a separação!

Me desculpe, mas se fosse assim meu Elegance e agora o Cobalt não andariam...


Alcir, aqui voce está totalmente certo, eu não afirmo que separa o alcool da gasolina só por separar. Eu disse que se adicionar agua à gasolina que tem 20% de alcool a parte do alcool sai toda junto com a agua, deixando somente a gasolina por cima e agua e alcool por baixo. Mas para isto tem uma quantidade, não é uma gota que fará isto.

Exemplificando, se voce tem em um litro 50% gasolina e 50% alcool, misturado e ao ao colocar 100ml de agua, ficará 500Ml de gasolina na parte superior e 600ml na parte inferior, estes 600 ML são 100ML agua e 500ML alcool. Mas isto não é novidade não, isto é antigo e comprovado que a agua se mistura 100% ao alcool e o alcool não se mistura 100% à gasolina

Como eu disse acima, o alcool não se mistura 100% à gasolina e isto voce consegue ver ao vivo em um litro transparente que existem particulas diferente entre eles, e basta balançar o vidro. Já se voce tirar o alcool como eu mencionei, pode balançar a vontade que não verão as partículas separadas.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Almeidão » 24 Jul 2014, 12:15

Alcir Andreoni escreveu:
Ricardo Crispim escreveu:Carros que utilizavam apenas gasolina, antes do flex, nota 10 para eles.
Carros que utilizavam apenas álcool , antes do flex, nota 10 para eles.
Carros com motores flex...Nota 5 para eles...
Não conseguem ser bons nem em um nem em outro combustível.

Forte abraço!!!!!!!

Há controvérsias!

Quando falamos de carros flex, estamos falando de um veículo que utiliza um motor movido à Etanol que foi modificado para rodar com qualquer tipo de mistura.

Se você colocar somente gasolina o rendimento/consumo não será como o dos motores 100% gasolina, isso eu concordo.

Se você colocar 100% etanol, na minha humilde opinião, o rendimento será o mesmo de um motor 100% etanol!


Aqui você errou 100% Alcir. Não fique zangado comigo, mas vamos para a explicação da diferença que é grande.

Um motor a alcool tem uma taxa de compressão bem mais alta que um motor a gasolina, tanto que se voce colocar gasolina nele ele esquentará tanto que logo queimará a junta do cabeçote.

Se eu explicar cientificamente, muitos não entenderão, então vamos exemplificar a explicação sobre esta taxas de compressão e afirmo que cientificamente também não saberia explicar.

Um motor com menor compressão, onde o pistão comprime e explode tem um espaço menor, por isto cabe menos ar/combustível para explodir, óbvio que com maior tem mais espaço.

AINDA COMO EXEMPLO:
Um motor alcooL 2.0 tem a compressão 9:1 - Significa que o pistão ao puxar 9 parte de ar, é injetado 1 parte de alcool
Um motor gasolina 2.0 tem a compressão 11:1 - Significa que o pistão ao puxar 11 parte de ar, é injetado 1 parte de gasolina.

Agora vamos ao Flex que tem exatamente as camaras iguais ao de um a gasolina com compressão 11:1, ou seja cada vez que o pistão puxa, ele puxa 11 parte de ar e é injetado 1 parte de gasolina.

No momento que você está no alcool, ele continua puxando as mesmas 11 parte de ar, porem se injetar 1 parte somente de alcool ele não vai funcionar perfeito, vai ratear igual que se tivesse bico entupido, para compensar isto será injetado 1 parte + alguma coisa que eu não tenho a cabeça agora para calcular, mas será mais que 1 parte com certeza.

Resumo geral, totalflex no alcool joga dinheiro fora.

Porque tinha antigamente somente carro a alcool? Muito fácil de responder, poque antigamente era carburador e o carro não tinha nada eletronico para ajustar ou aumentar a quantidade de alcool para quando fosse necessário. E se não fizessem eles com alta compressão, iriam beber demais e espantar o consumidor, espanto este que não vejo em um que tenha um totalfex.
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Alcir Andreoni » 24 Jul 2014, 12:21

Vou discordar de você de novo! :38:

A compressão do motor movido a etanol sempre foi maior que o motor a gasolina.

- Taxa de compressão: é mais baixa nos motores a gasolina, ficando hoje entre 9:1 e 10,5:1 nos motores de fábrica. Nos motores a álcool a taxa fica entre 11,5:1 e 12,5:1.

:47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Julinho Viol
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 291
Registrado em: 01 Fev 2014, 19:34
Nome Completo: Julio Viol
Cidade: Araçatuba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Julinho Viol » 24 Jul 2014, 12:27

exato, motores a etanol = maior compressão, motores a gasolina = menor compressão
por isso quando turbinam um carro a gasolina costumam passar ele pra etanol
Editado pela última vez por Julinho Viol em 24 Jul 2014, 12:39, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Alcir Andreoni » 24 Jul 2014, 12:30

Alcir Andreoni escreveu:Vou discordar de você de novo! :38:

A compressão do motor movido a etanol sempre foi maior que o motor a gasolina.

- Taxa de compressão: é mais baixa nos motores a gasolina, ficando hoje entre 9:1 e 10,5:1 nos motores de fábrica. Nos motores a álcool a taxa fica entre 11,5:1 e 12,5:1.

:47:

Nos motores 8V de 140cvs a taxa de compressão é 11,5:1, portanto o carro rende menos na gasolina...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Julinho Viol
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 291
Registrado em: 01 Fev 2014, 19:34
Nome Completo: Julio Viol
Cidade: Araçatuba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Julinho Viol » 24 Jul 2014, 12:46

Veja a taxa de compressão do 2.2 8V

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, 2.2 litros, 4 cilindros em linha, 8 válvulas, Powertech; 2 válvulas por cilindro com duplo comando no cabeçote (SOHC)
Sistema de alimentação Injeção eletrônica M.P.F.I.
Cilindrada 2.198 cm3
Diâmetro x curso 86 x 94.6 mm
Taxa de compressão 9.2
Potência máxima (cv / rpm) 123 / 5.200
Torque máximo (kgfm / rpm) 19,4 / 2.800

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Almeidão » 24 Jul 2014, 14:51

Alcir Andreoni escreveu:Vou discordar de você de novo! :38:

A compressão do motor movido a etanol sempre foi maior que o motor a gasolina.

- Taxa de compressão: é mais baixa nos motores a gasolina, ficando hoje entre 9:1 e 10,5:1 nos motores de fábrica. Nos motores a álcool a taxa fica entre 11,5:1 e 12,5:1.

:47:


Desculpe a nossa falha, só inverti a compressão por puro descuido. Ainda bem que não coloquei gasolina no alcool kakka. O resto da conta é parecida, e para o pessoal entender, compressão mais baixa quer dizer camara maior, espaço maior. Enquando compressão alta seria camara menor, espaço menor.

Se dentro de um espaço menor onde sendo alcool ele precisa sugar 11 parte de ar para uma de alcool para uma boa explosão. Logicamente em um espaço maior e com a mesma quantidade de oxigenio aspirado tanto para um combustivel como para o outro, será preciso injetar mais quando estiver com alcool para suprir e completar o espaço em excesso que para o alcool é ruim e assim será injetado mais que o necessário, caso contrário ele vai ratear da mesma forma que comentei.

No final, se a taxa de compressão for baixa e é o caso do carro flex, estarão jogando dindin fora ao usar alcool.

O bom seria um motor sanfona, quando estiver na gasolina o cabeçote se afasta e quando estiver no alcool ele encolhe. Será possivel? Não farei este How To
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Alcir Andreoni » 24 Jul 2014, 15:00

Almeidão escreveu:O bom seria um motor sanfona, quando estiver na gasolina o cabeçote se afasta e quando estiver no alcool ele encolhe. Será possivel? Não farei este How To

Aí eu concordo!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Ricardo Crispim » 24 Jul 2014, 15:01

Certo que com o passar dos anos não vai ter jeito, vou ter que acabar comprando um carro com motor merda desses flex, infelizmente. Sempre foi e sempre será um motor que não sabe ao que veio no mundo e acaba sendo uma porcaria nos dois combustíveis.
No caso dos flex, para que possam trabalhar tanto com gasolina quanto com álcool, os engenheiros optaram por um valor intermediário de taxa de compressão. Essa taxa média pode variar, dependendo do motor. Mas é certo que a taxa de compressão ficará abaixo do ideal para se aproveitar a máxima energia contida no álcool e acima do que seria o padrão para gasolina. O limite para se estabelecer esse equilíbrio é chegar à maior taxa de compressão possível com gasolina antes que ocorra a chamada batida de pino, ou seja, uma solução intermediária que é jogada para o consumidor brasileiro goela abaixo.
Ecológico mesmo é o fusion hybrid, se Deus quiser meu próximo carro.
Houvesse a opção por comprar um carro projetado para funcionar apenas no etanol hoje, eu estaria na fila, mas essas porcarias que têm à venda hoje, estou fora.
Isso porque eu estou falando só em questão da utilização de um combustível de cada vez. Se formos falar de combustíveis misturados, qualquer proporção que seja de etanol hidratado ou gasolina, a coisa piora muito.O problema é que eu não vejo as coisas como me são jogadas, eu tenho de analisar friamente.


Grande parte do que é divulgado sobre a mistura de gasolina com etanol baseia-se no desempenho do combustível no motor, deixando-se de lado o enfoque no equilíbrio termodinâmico da mistura.
Para efeitos comerciais e interesse das montadoras e petrolíferas, leia-se Petrobrás, é interessante possuir um combustível considerado renovável que seja homogêneo, apresentando apenas uma fase, nas temperaturas comuns e sem abordar o assunto de uma forma mais profunda.
Seria interessante que todos pudesses saber sobre termodinâmica do equilíbrio de fases em misturas entre etanol e gasolina, daí todos saberiam da necessidade de desenvolvimento de processos mais eficientes para a estabilização de misturas entre etanol e hidrocarbonetos a diferentes faixas de temperatura, para que as mesmas se mantenham com apenas uma fase independentemente das condições de temperatura encontradas por exemplo em cidades com temperaturas mais baixas.
A gasolina, com alto teor de etanol utilizada aqui no Brasil, por exemplo, em motores flex precisaria ser melhor adequada às baixas temperaturas, poque elas podem ocasionar problemas de miscibilidade e por consequência acabam por ter duas fases (miscibilidade parcial). Existir duas fases é altamente indesejável em combustíveis, tanto do ponto de vista comercial quanto pelo ponto de vista técnico, pois acarretariam problemas de dispersão do combustível no motor, bombeamento, entre outros e aí a coisa começa a feder feio.
Para quem ainda se lembra das aulas de química na escola, a miscibilidade é afetada pela temperatura e, na maioria dos sistemas, quanto maior a temperatura maior a solubilidade de um soluto num dado solvente.
Então, na minha cabeça quando ligo um carro com motor flex já começo a imaginar quimicamente como que tá a merda lá dentro, começo a pensar na polaridade da água com álcool e por fim das contas com a gasolina...
Graças a Deus o Vectra B é um projeto alemão e apesar de toda a franksteinização que fizeram nele aqui no Brasil, ele nunca passou nem perto o perigo de se tornar bicombustível...


Forte abraço!!!!!!!!!!!

Julinho Viol
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 291
Registrado em: 01 Fev 2014, 19:34
Nome Completo: Julio Viol
Cidade: Araçatuba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Julinho Viol » 24 Jul 2014, 15:12

Almeidão, sendo a taxa de compressão do motor 8V 2.0 Flex 140cv é 11,5:1 vc ainda acha ela baixa?

Meu pai tem um monza 93 2.0 alcool original, olha a ficha técnica dele
Motor: dianteiro, transversal, de quatro cilindros em linha, 1998 cc. Diâmetro e curso dos pistões 86 x 86 mm. Taxa de compressão 12,0:1. Potência máxima (líquida) 116 cv a 5.400 rpm; torque máximo (líquido) 18 kgf.m/176 N.m a 3.200 rpm. Alimentação por injecão eletrônica monoponto, gerenciamento conjunto com ignição. Combustível: álcool.

Pra mim, pelos números, esse motor flex de 140cv vai render muito melhor com etanol do que com gasolina, só se me provar o contrário

Vou fazer um cálculo rápido, considerando um percurso de estrada do meu GT que tb é automático, que fez 9km/l, e vou considerar a média do Arquiteto com o elite dele, que fez 11km/l (ainda não fiz média na gasolina)
Onde o Arquiteto disse a média dele: http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... =17&t=5347

Etanol (valores na minha cidade) 100 km / 9 = 11,1 litros x 1,89 = R$ 20,98
Gasolina (valores na minha cidade) 100 km / 11 = 9,09 litros x 2,89 = R$ 26,27

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Ricardo Crispim » 24 Jul 2014, 15:31

Retornando ao assunto combustíveis, vou colocar umas fotos aqui que tirei mês passado e gostaria que alguém se arriscasse a dizer do que se trata.
São imagens bem fortes, mas depois que eu disser do que se trata, vocês estenderão.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Forte abraço!!!!!!!!!

235 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 608 visitantes

Bem-vindo: 27 Abr 2024, 14:46