nilsondaceh escreveu:Amigo, estou confuso. Sou completamente leigo em sistemas de freio. O que eu devo fazer, já que a troca das válvulas e fluido não funcionou? Troco o cilindro mestre ou já parto direto pra trocar o servo freio? Não tem como reparar essas peças? Notei também que do meio pra frente o pedal fica duro.
Seu carro baixa óleo de freio?
Já verificou se em alguma roda há vazamento?
Se já verificou, ótimo. Agora é partir pro teste do sistema de acionamento.
Primeira coisa a fazer é testar antes de desmontar.
1) Com o carro desligado, bombe o freio até o pedal ficar duro.
2) Pise no freio e dê partida. O pedal deve ceder. Se não ceder, já achou o problema.
3) Verifique com o motor ligado se faz barulho de sopro no servofreio (hidrovacuo), se não fizer, esta bom.
4) Deixe o carro ligado por uns 10s sem pressionar o freio e desligue.
5) Deixe o carro uns 2 minutos desligados.
6) Depois desse tempo, pressione o freio com o carro desligado. Se o pedal estiver mole, o servo esta bom.
Feito este teste, precisa tirar o cilindro mestre fora e verificar se dentro do hidrovacúolo tem fluido de freio.
Se tiver, o cilindro mestre esta ruim e comprometeu o hidrovácuo. Ai tem que trocar os dois.
Como seu freio apresenta comportamento diferente depois de certo curso, eu acredito que seu problema esteja no cilindro mestre.
Mesmo que o problema seja só no cilindro mestre, nada de trocar reparo. Compre uma peça nova.
Se seu orçamento permitir, troque o cilindro mestre e hidrovacuo, ai fica com tudo novinho.
Com freio não se brinca.
Abs!