Ai vai minha opinião.
Discos:
Hiper Freios: Já comprei disco dessa marca e tive problema.
Usei no 206 (os 4). Em 4 meses de uso troquei 3 vezes na garantia pois viviam empenando.
Fremax: Excelente marca. Já usei os discos deles no 206, num ford Ka, e nos kadetts.
Aprovados! Tem preço justo e qualidade.
"AcDelco": Não é marca de peças. Apenas uma empresa que revende produtos de marcas usadas na linha de produção.
No vectra acabei comprando os "originais ac delco". Sem problemas em 40mil km rodados!
.png)
Acho que são feitos pela fremax. Como faz tempo que troquei, não me recordo exatamente.
Pastilhas:
Cobreq: Eram sinônimo de qualidade até os anos 2000. Depois a qualidade caiu um pouco, principalmente depois que o uso do amianto (material de atrito) foi abolido em 2004.
O amianto era ótimo para ser utilizado nos freios, pois resistia a altas temperaturas e não causava ruídos, porém, por ser um material considerado cancerígeno, seu uso foi abolido no Brasil, onde passou-se a adotar outros materiais.
Atualmente, as pastilhas da cobreq usam uma massa feita de compostos orgânicos e inorgânicos para atritar com o disco.
Ocorre que este material não resiste tão bem, vitrificando em pouco tempo, causando ruídos indesejados, e principalmente a queda na capacidade de frenagem.
Quando tinha o 206 eu sai das originais e coloquei cobreq. O freio simplesmente ficou borrachudo.
Fiz tudo que se pode imaginar e as pastilhas não assentavam e assobiavam demais. Só resolveu quando voltei pras originais.
Bendix/Fras-le: As metálicas são ótimas!
As minhas que estão no vectra já ultrapassaram 40 mil km e estão em ótimo estado.
Custam barato e não fazem ruídos!
Eu, particularmente, prefiro as pastilhas de composição metálica! Param bem e desgastam pouco o disco.
As "desvantagens" são: 1) se o carro ficar parado, as pastilhas oxidam superficialmente, fazendo um barulho grosso por alguns metros, mas logo "assentam"; e 2) Soltam bastante fuligem na roda.
Pastilhas sinterizadas (resina cerâmica) são ótimas também. Quando aquecidas, revelam uma capacidade superior de frenagem e quase não soltam fuligem.
Os contras são: 1) custam mais caro que as metálicas; 2) gastam mais o disco; 3) quando frias ou molhadas, deixam o freio borrachudo.
Abs!