rgapski escreveu:Henrique...
Se você ta pensando em investir o dinheiro em um carro, reveja seus conceitos sobre investimento... rs
Carro não é investimento. É consumo!
Se você se expressou mal, e pretende gastar os 37k em um bom carro, o GT-x é uma ótima opção.
Contudo, existem muitos carros legais nessa faixa de preço!
Pelo visto, você esta querendo um carro do tipo hatch, com apelo mais esportivo...
Os concorrentes do Vectra GT, à época, eram Fiat Stilo, Volks Golf, Peugeot 307, Citroen C4, Ford Focus, Nissan Tiida e até mesmo o irmão Astra...
Eu já tive a oportunidade de dar uma voltinha em todas essas maquinas e posso te dar uma opinião...
No sentido conforto e tecnologia, o 307 e o C4 são disparadamente melhores no sentido da emoção.
Ambos, se equipados com motor 2.0, andam muito, e nas versões top (griffe pro 307 e exclusive pro c4) são verdadeiras naves, apresentando coisas como ar digital dual zone, revestimento em couro, teto (só no 307), farol xenon direcional (C4), sensores de estacionamento, de chuva, de luminosidade, entre diversos outros mimos que só se vê em carros muito mais caros.
São uma delícia de serem "pilotados". Quando o 307 foi remodelado (2007), tive a oportunidade de pegar um desses e sentar o pé... Fiquei de cara com o que anda com o conjunto original. E olha que na época eu andava de kadett turbinado.
O único problema deles é o cambio automático AL4, que se der problema, é chato. Mas com cambio manual, andam muito e não apresentam muitos problemas.
A manutenção (custo pra manter) é razoável. As peças acham com facilidade e o custo não é proibitivo.
A suspensão é frágil, principalmente nos amortecedores que costumam vazar se andar muito por ruas castigadas.
Desvalorização é alta. O seguro é quase caro, no limite do que é aceitável pagar.
O Golf é mais "discreto", bem gostoso de se dirigir. Tem bom acerto de suspensão e cambio, mas o motor, mesmo 2.0, é xoxo, não condizendo muito com o que a aparência do carro sugere.
Já viajei com um 1.6 2007 e achei gostoso de dirigir, com ótima posição. Cansa pouco andar com ele.
Mas é pra andar leve, pois se forçar, ele não corresponde.
Manutenção do golf é fácil, porém não muito barata, como se espera de todo bom VW. O custo é um pouco menor que dos PSA (peugeot e citroen), contudo tem a facilidade, pois a maioria dos mecânicos conhece bem.
Desvalorização é baixa, mas o seguro é alto. Pelo menos pra mim e onde moro, seguro continua sendo bem alto.
O Stilo é um carro "estranho", ao meu ver.
Ele é baixo, porém muito mole. Raspa em qualquer valeta... É chato andar com ele em cidades com muitas lombadas/valetas.
O motor 1.8 é competente. Empurra com dignidade, mas não é um canhão. Pra isso a fiat fez a versão Abarth (2.4).
O abarth anda muito, mas a manutenção é uma tristeza, então nem vou falar sobre ele.
O 1.8 é bom para um carro do dia-a-dia, alias, a fiat parece que acertou melhor a calibração dele do que a GM.
Um primo meu teve um que fazia 10km/l na cidade, enquanto minha cunhada não faz mais que 8km/l com um corsa que usa o mesmíssimo motor.
O carro tem um bom acabamento interno (nivel do golf), até as portas usam tampão de alumínio ao inves daquele plastico que a maioria usa (igual o golf)...
Manutenção e seguro são bem aceitáveis. A maioria dos mecânicos sabe mexer.
O problema é o mercado. Ele não é um carro com muita saída, ainda mais depois que saiu de linha. A desvalorização é grande também.
Ford Focus e Nissan Tiida são ótimos carros de se conduzir. Não são destaques, mas não são piores que nenhum deles em nenhum ponto.
Ambos tem bom acabamento interno. O motor da conta do recado, exceto o 1.6 no focus, que fica na mesma do golf...
São bons de mecânica (quase nunca quebram), são bons de dirigir, embora não sejam um expoente.
Seguro e manutenção na média dos outros. Contudo, eu tive péssima experiencia com a marca ford (falta de peças) que me levou a olhar torto para eles depois disso. A nissan não conheço, mas pelo que um conhecido meu que é mecanico diz, na concessionaria tem tudo, mas o preço as vezes é salgado.
São carros bons, mas sem apelo, logo, o mercado os vê como carros "sem sal", assim, tem baixa procura e desvalorização consequente...
Deixei o "melhor" pro final.
Astra e Vectra GT são praticamente "a mesma coisa". Explico:
A "base" dos carros é praticamente igual (mecanica). O que muda entre eles é a carroceria e peças de acabamento.
O vectra é mais luxuoso, bem acabado, enquanto o astra é mais "enxuto", sem tanto mimo e mais leve (peso).
O motor e cambio são iguais em ambos. Manutenção é fácil e barata em ambos.
A manutenção mais barata do seguimento é destes dois caras aqui. Pode cotar uma cesta de peças para todos os que citei anteriormente e verá que estes dois gastaram pelo menos uns 20% à menos que os concorrentes.
Contudo, nem tudo são flores. O acabamento desses dois poderia ser um pouco melhor.
Não é difícil encontrar donos loucos da vida com ruídos internos e até mesmo externos que invadem a cabine.
Consumo alto é mito. Astra e Vectra (o astra é mais econômico) gastam razoavelmente pelo seu peso e motor; se souber andar, gastam menos que os concorrentes que mencionei (inclusive o golf com motor 1.6).
Andam muito bem, principalmente o Astra que tem arrancadas e retomadas bem vigorosas; aliás, depois dos PSA, são os mais andadores.
No seguro e desvalorização, estes dois são campeões novamente. O seguro é barato e vendem fácil (tem muita procura).
Resumindo:
1) Se você só se preocupa só com o custo que o carro vai te dar, pode ir de Vectra/Astra. Mais barato que estes, só popular. Mas depois não reclame se houver barulhos, ou algum aspecto do acabamento te incomodar.
São melhores que os populares no quesito acabamento, mas ta longe de ser uma coisa premium.
Contudo, se você optar por uma versão mais top, vai receber um "pacotão" de acessórios, como rodas 17 (GT-x)/ 16 (Astra), sensor de chuva/luz (GT-x), ar digital, direção, vidro, trava, luz no para-sol, computador de bordo, etc...
Custo x benefício é o nome desses carros!
2) Se você quer uma "nave", do tipo que você leva meses pra descobrir todas as funções do carro, e sempre acaba se surpreendendo com algum detalhe que não havia reparado, mas não se importa com gastos, vai de 307 ou C4.
3) Se você quer um hatch "da moda", não faz questão de muito motor e quer algo gostoso de guiar, vai de Golf.
O Golf é um dos carros mais gostosos de se dirigir. Ele parece ser feito na medida. Pelo menos, pra mim, é o melhor de todos nesse quesito.
E por incrível que pareça, ainda tem certo "status".
4) Se você quer um carro mais "barato", pode ir no stilo. O preço dele no mercado é bem abaixo de todos os concorrentes. Dá até pra pegar um com skywindow, que é sensacional!
Mas compra barato, depois vende barato... É um carro honesto.
5) Por fim, se é aventureiro e faz o tipo que gosta de contrariar o mercado, ir contra a opinião pública, pode ir de focus ou tiida. De qualquer forma, estará bem servido.
Mas depois não reclame se demorar pra vender, ou não conseguir vender por um valor razoável... rs
Abs!
weltinhow escreveu: O rgapski sempre dando um show nos comentarios viu? AHUAHuahua
Poxa velho, só discordo em uma coisa, ou talvez eu tenha entendido errado, mas o Golf 1.6 é bem economico, meu amigo tem um e eu viajei nele e pude ver a diferença absurda do meu vectra, na pista responde bacana e é um carro realmente gostoso de dirigir. Não sei se no vectra eu me empolgo e piso mais por isso ele consome, mas o golf dele fazendo 9/10 dentro da cidade poxa, na pista chegou a fazer uma media de 14 andando a 100/120 eu achei um absurdo, se não tivesse dirigindio não acreditaria
weltinhow escreveu:Mas eu gosto um bucadao a mais do meu vecao hehehehehe
Enviada do meu Moto X usando o Tapatalk
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 107 visitantes