O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Geral| Dúvida - Pneus
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

11 mensagens   •   Página 1 de 1
Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

| Dúvida - Pneus

por Alez » 02 Out 2015, 17:37

Senhores, está se aproximando novamente mais uma troca de pneus do brinquedo.

Infelizmente os KUMHO SOLUS estão em fim de vida quase no TWI com menos de 40.000 kms rodados.

Decepção!

Pergunto: Existe algum pneu que vai me dar um ganho sensível na velocidade ou isso não tem nada a ver?

Eu comprando qualquer pneu 205/55R16 vai ser a mesma coisa, ficando é claro, dentro das marcas mais conhecidas de qualidade.

Ou existe algum pneu que vai me dar um ganho sensível nas acelerações?

Infelizmente, depois que viajei no Fusion do Pai tô achando o Collection ainda mais manco!

Kkk

Avatar do usuário
matheusvglb
GL Member
GL Member
Mensagens: 141
Registrado em: 27 Abr 2015, 18:13
Nome Completo: matheus henrique dos santos barbosa
Cidade: sorocaba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: | Dúvida - Pneus

por matheusvglb » 02 Out 2015, 20:51

quando eu usava pneus de medida menor no meu vectra dava a impressao que ele corria mais :2:
Imagem

CaioMs
GLS member
GLS member
Mensagens: 500
Registrado em: 07 Abr 2013, 21:23
Nome Completo: Caio Stockmann
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: | Dúvida - Pneus

por CaioMs » 02 Out 2015, 21:46

Alez, mantendo as medidas originais, não vai ter diferença nenhuma entre marcas, isso levando em consideração a facilidade ou não de ganhar velocidade, diferença mesmo só na maciez e etc. Vc vai ter diferença se trocar as medidas de largura e altura e ainda mais se trocar o aro. Se te incomoda o desempenho do vectra, a melhor solução pra isso é um veneninho no motor mesmo. Minha opinião, Ok? Abraços.

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: | Dúvida - Pneus

por Alez » 03 Out 2015, 00:39

CaioMs escreveu:Alez, mantendo as medidas originais, não vai ter diferença nenhuma entre marcas, isso levando em consideração a facilidade ou não de ganhar velocidade, diferença mesmo só na maciez e etc. Vc vai ter diferença se trocar as medidas de largura e altura e ainda mais se trocar o aro. Se te incomoda o desempenho do vectra, a melhor solução pra isso é um veneninho no motor mesmo. Minha opinião, Ok? Abraços.


Caio, só acho sofrível a retomada dele!

Queria um pouco mais de gás apenas nesta situação.

Daí a dúvida se tem como melhorar algo com pneus.

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: | Dúvida - Pneus

por Tiagomos1 » 03 Out 2015, 01:02

Bom, para dar alguma diferença, você tem que fazer uma troca brusca, cair dois aros por exemplo. Pra mim não compensa e nem sei se só isso vai melhorar tanto assim a ponto de valer o investimento.

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Avatar do usuário
larussosan
GLS member
GLS member
Mensagens: 993
Registrado em: 04 Mar 2014, 19:48
Nome Completo: Daniel Larusso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: | Dúvida - Pneus

por larussosan » 03 Out 2015, 07:46

Alez já pensou em colocar Aro 15? O Collection B se não me engano é 2.0 8v de 110cv, correto??

Reduzindo as medidas dos pneus o seu carro vai sofrer menos com o efeito "arrasto".

Abs!!!

:88:
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: | Dúvida - Pneus

por Alez » 03 Out 2015, 09:10

larussosan escreveu:Alez já pensou em colocar Aro 15? O Collection B se não me engano é 2.0 8v de 110cv, correto??

Reduzindo as medidas dos pneus o seu carro vai sofrer menos com o efeito "arrasto".

Abs!!!

:88:


Exato. Este mesmo o motor.

Kkk

Tava pensando era em montar umas 17".

Então, se já é pesadão nas 16" imagina nas 17".

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: | Dúvida - Pneus

por Alez » 03 Out 2015, 09:14

:2:

E se reduzir a medida no pneu de 205 para 195/55R16?

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: | Dúvida - Pneus

por Tiagomos1 » 03 Out 2015, 10:24

A largura do pneu tem pouca influência nisso. Lógico que um pneu mais fino tem mais velocidade, mas você perde em estabilidade.

Já o diâmetro tem maior influência, a força que o motor tem que fazer para acelerar o carro está relacionada ao diâmetro. No caso é uma condição de toque. Quanto maior o diâmetro, maior o raio do pneu (logo maior o braço, distância do centro da roda até a banda de rodagem). E o torque está relacionado ao braço, maior braço(raio) maior torque. Portanto, mais esforço para o motor.

Para servir de exemplo. Um bicicleta de marchas. Quando você muda a coroa para a menor coroa, o pedal fica leve de girar. Na coroa maior o pedal fica pesado. Mas com q coroa menor você consegue girar o pedal rápido (retomada rápida) mas não tem grande velocidade final. Por isso se tem a coroa grande, para te dar velocidade final.

Mesma coisa com a roda, para girar uma roda maior, mais esforço. Portanto, retomada lenta, mas velocidade final maior. Roda menor, retomada rápida, mas final menor.

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

CaioMs
GLS member
GLS member
Mensagens: 500
Registrado em: 07 Abr 2013, 21:23
Nome Completo: Caio Stockmann
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: | Dúvida - Pneus

por CaioMs » 03 Out 2015, 10:50

Alez escreveu::2:

E se reduzir a medida no pneu de 205 para 195/55R16?


Vc vai ter uma menor área de contato e consequentemente menor atrito. Se vc soltar o carro em ponto morto a 60km/h por exemplo, ele irá mais longe do que com os 205. Mas pra efeito de retomada, aceleração, o diâmetro externo tem mais influencia.

CaioMs
GLS member
GLS member
Mensagens: 500
Registrado em: 07 Abr 2013, 21:23
Nome Completo: Caio Stockmann
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: | Dúvida - Pneus

por CaioMs » 03 Out 2015, 10:57

Tiagomos1 escreveu:A largura do pneu tem pouca influência nisso. Lógico que um pneu mais fino tem mais velocidade, mas você perde em estabilidade.

Já o diâmetro tem maior influência, a força que o motor tem que fazer para acelerar o carro está relacionada ao diâmetro. No caso é uma condição de toque. Quanto maior o diâmetro, maior o raio do pneu (logo maior o braço, distância do centro da roda até a banda de rodagem). E o torque está relacionado ao braço, maior braço(raio) maior torque. Portanto, mais esforço para o motor.

Para servir de exemplo. Um bicicleta de marchas. Quando você muda a coroa para a menor coroa, o pedal fica leve de girar. Na coroa maior o pedal fica pesado. Mas com q coroa menor você consegue girar o pedal rápido (retomada rápida) mas não tem grande velocidade final. Por isso se tem a coroa grande, para te dar velocidade final.

Mesma coisa com a roda, para girar uma roda maior, mais esforço. Portanto, retomada lenta, mas velocidade final maior. Roda menor, retomada rápida, mas final menor.

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk


Exatamente isso, bela explicação. O torque é diretamente proporcional ao braço, no caso o raio. Quanto maior o braço, maior o torque necessário pra movimentar o conjunto.

11 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 193 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 24 Abr 2024, 05:46