O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralDICA - Compra de pneus - validade..
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

8 mensagens   •   Página 1 de 1
Demostenes
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 11 Abr 2013, 15:43
Nome Completo: Demóstenes Flessas
Cidade: Cidreira
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

DICA - Compra de pneus - validade..

por Demostenes » 29 Jun 2013, 13:14

Caso tenha postado no lugar errado... por favor me avisem..

E se o pessoal já sabe .. não custa lembrar..


Na hora de comprar os pneus muita gente se preocupa com as medidas, marca, desenho e preço...

Mas lembram de olhar a data de fabricação dos pneus? :47:

No geral a "validade" do pneu é em torno de 5 anos.

Como sabem passei esses últimos dias pesquisando pneus para o vectra... e fui aprendendo a ler os dados do pneus..

Me chamou a atenção e especificação de :

Treadwear Quanto maior mais duro o pneu e maior km ele atinge..
No caso dos meus Maxxis era de 420 contra os 260 dos novos Pirelli P7..

e o mais importante a data de fabricação.. ela é impressa na parte interna da banda de rodagem..
Imagem

No caso 2512.. seria 25ª semana de 2012

Resumindo..

Sou fã da Michelin e da Yokohama.. mas estavam fora das minhs po$$ibilidades no momento..

E por fim acabei conseguindo através de uma das distribuidoras que tenho acesso através da minha loja de som e comprei 04 Pirelli P7 nas medidas 205 55 16 por 312,00 cada.

O problema foi que me mandaram 3 pneus fabricados em final de 2011 e um de meados de 2012.
Pena que não bati uma foto .. fiquei nervoso e acabei esquecendo..
Olhando para os 4 pneus nitidamente fica visivel a diferença no estado da borracha.. os mais antigos a borracha esta mais seca e mais clara.. ja o mais novo e mais fofo e preta..

Liguei reclamando e me trocaram sem problemas .. os 4 fabricados em 2013..
Imagem
6ª semana de 2012.

Muitas vezes compramos pneus novos e na verdade podem ter mais de 2 anois de fabricação o que compromete seriamente o desempenho dele mesmo não sendo rodado..

Borracha velha.. seca.. pode rasgar, rachar além de não ter a tração necessária..

Abraços
_____________________
Vectra Challenge 2.2 16V
http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=214

MarceloOliveira

Re: DICA - Compra de pneus - validade..

por MarceloOliveira » 29 Jun 2013, 13:28

Demonstenes, ótima informação.

:88:

Avatar do usuário
Levinthal
GLS member
GLS member
Mensagens: 509
Registrado em: 12 Mai 2013, 12:52
Nome Completo: João Victor Levinthal
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: DICA - Compra de pneus - validade..

por Levinthal » 29 Jun 2013, 13:51

Demostenes, fiquei só com uma dúvida: "Treadwear Quanto maior mais duro o pneu e maior km ele atinge.. "

Não entendi essa frase, talvez por minha pouca inteligencia (kkk), mas assim: quanto mais duro o pneu, mais KM ele percorre (dura mais?) ?? E o que é o treadwear? É esse "número"?

Se eu quiser um pneu macio (maciez tem a ver com barulho na rodagem?), eu devo procurar um com esse "treadwear" menor???


Abraços...
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

Demostenes
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 11 Abr 2013, 15:43
Nome Completo: Demóstenes Flessas
Cidade: Cidreira
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: DICA - Compra de pneus - validade..

por Demostenes » 29 Jun 2013, 15:46

Segue uma explicação melhor..

Este número pode variar de 60 a 600, quanto maior o número, mais o pneu irá render. Por
exemplo, um pneu Treadwear 400 deveria render duas vezes mais que um pneu com
Treadwear 200. Este número indica quanto seu pneu dura em pistas de testes do governo. Já
que ao dirigir sua velocidade não é estável, e o tipo de pista difere com as pistas do governo,
esse número não será exato. Mas você pode ter certeza que quanto maior
o número do Treadwear o mais vai render o pneu.

Se eu quiser um pneu macio (maciez tem a ver com barulho na rodagem?), eu devo procurar um com esse "treadwear" menor???


Seria mais ou menos isso.. mas em relação a barulho nem sempre o composto do pneu é o responsável.. as vezes o desenho também influencia para um maior ruido ou não..
_____________________
Vectra Challenge 2.2 16V
http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=214

Christianbruno
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 12 Jun 2013, 20:27
Nome Completo: Christian Bruno de Souza
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: DICA - Compra de pneus - validade..

por Christianbruno » 01 Jul 2013, 22:27

Poise, mas o treadwear so pode ser comparado em pneus de mesma marca. Essa é uma grande falha no método de classificação. Um pneu X com treadwear 300, tem durabilidade diferente de outro, de outro fabricante com o mesmo número de treadwear.

E tem uma rapaziada que reclama de durabilidade dos p7. Os meus estão com 52 mkm e chegarão aos 60 mkm com alguma folga antes do twi. Eu gostei, só acho um pouco duros. Pra quem curte o carro um pouco mais duro, eles sao uma boa pedida...

Abraço!

Avatar do usuário
Fransman
GL Member
GL Member
Mensagens: 135
Registrado em: 27 Mai 2013, 17:18
Nome Completo: Fernando Fransman
Cidade: Paranavaí
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: DICA - Compra de pneus - validade..

por Fransman » 02 Jul 2013, 12:40

Valeu a dica companheiro, realmente isso passa desapercebido por muita gente que não tem conhecimento desse detalhe.

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: DICA - Compra de pneus - validade..

por Pedro Josino » 13 Ago 2013, 01:11

Os Pirelli's P7 que vieram no Gol tinha treadwear 480 e mesmo calibrando toda semana, alinhando e balanceando a cada 5mil km e dirigindo tranquilo, eu troquei com 28mil km e faltava 1mm para chegar no TWI.

Coloquei Michelin Primacy que tem treadwear 280 e já rodei 10mil km e parecem novos ainda. Continuo adotando a mesma "manutenção" com calibragem semanal, alinhamento, balanceamento e rodízio a cada 5mil km.

Avatar do usuário
dr.coupe
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Jul 2013, 00:20
Nome Completo: rodrigo rolim
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: DICA - Compra de pneus - validade..

por dr.coupe » 14 Ago 2013, 23:02

Não existe um consenso geral sobre treadwear. Cada fabricante informa um número.... e são testes isolados, em pistas excelentes e tal. No Brasil isso ainda não é obrigatório, por isso nem todos os pneus informam isso.
Todo pneu tem garantia contra defeito de fabricação de 5 anos. Esse número que indica a fabricação (DOT) é bom por causa da garantia, mas um pneu demora muitos anos pra estragar. A cor não indica muita coisa, mas cheiro ruim sim.

8 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 137 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 16 Abr 2024, 05:38