O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralMistura GASOLINA /ALCOOL
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

14 mensagens   •   Página 1 de 1
CLAUDIO43
GL Member
GL Member
Mensagens: 69
Registrado em: 21 Set 2014, 12:03
Nome Completo: CLAUDIO DIAS
Cidade: DUQUE DE CAXIAS
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Mistura GASOLINA /ALCOOL

por CLAUDIO43 » 16 Jan 2016, 09:19

Prezados Senhores,
Venho aqui para tirar uma dúvida, pois é a primeira vez que tenho um carro FLEX. Adquiri um VECTRA ELITE 2.0 AUTOMÁTICO 2010, atualmente só abasteço com Gasolina Aditivada V-POWER da SHELL e só abasteço também em um só lugar. Posso fazer a mistura de Álcool(ETANOL) com a Gasolina Aditivada V-POWER ou só com a Gasolina Comum mesmo? E qual seria a porcentagem para essa mistura? Posso colocar 50% Gasolina e 50% Álcool(ETANOL)? Posso colocar mais Álcool(ETANOL)que Gasolina?

Atenciosamente,
Claudio

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Mistura GASOLINA /ALCOOL

por Arquiteto » 16 Jan 2016, 10:19

pode colocar a proporção que quiser,

mas em algumas situaçoes o sistema i.e pode ter dificuldade em reconhecer mudanças bruscas de combustivel

e pode fazer o carro consumir mais ....

Avatar do usuário
mica
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Out 2014, 12:44
Nome Completo: Miqueias Bueno da Silva
Cidade: Bariri
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Mistura GASOLINA /ALCOOL

por mica » 17 Jan 2016, 18:39

No meu coloco sempre a V-power e também o etanol aditivado da shell, sem problema em qualquer proporção.
Garagem: Vectra Elite 2.4 16v 2006 Cinza Trinidad
Acesse viewtopic.php?f=70&t=10400

Avatar do usuário
Julio Cesar
GLS member
GLS member
Mensagens: 769
Registrado em: 20 Out 2013, 11:14
Nome Completo: julio cesar cordeiro
Cidade: são sebastião do paraiso
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Mistura GASOLINA /ALCOOL

por Julio Cesar » 19 Jan 2016, 09:32

Eu não misturo combustível. Fiz muitos testes e não consegui um setup que me desse um preço vantajoso e boa autonomia. Mesmo pq nossa gasolina tem 27% de etanol. Se vc fizer a mistura 1/2 a 1/2, na verdade terá mais etanol do que gasolina. Se colocar mais gasolina, vai gastar mais e ter autonomia menor se comparar com tanque 100% gasolina. Eu sempre vejo o preço, se o etanol está abaixo de 70% do preço da gasolina, vou de etanol, se está acima, vou de gasolina.
Vectra Elegance 2006 Preto
ABS + 4 Airbags + Sensor de Chuva, etc....

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Mensagens: 856
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:59
Nome Completo: Marco Souza
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Re: Mistura GASOLINA /ALCOOL

por mdemarquinho » 19 Jan 2016, 10:37

Tenho m carro igual ao seu, um elite 2010 e faço o seguinte.

Viajo muito, ando somente em estradas, então eu ando por volta de 14 tanques no etanol oque dá em torno de 7000 km rodados, depois eu volto pra gasolina e faço em torno de 5 tanques para completar os 10 mil km e trocar o óleo, fico nesse ciclo, mas nunca misturo devido o carro não ter um rendimento bom tanto em potencia como no consumo. Aliás nunca gostei de carro bi combustivel ou flex, se hoje eu fosse mudar, mudaria para um somente a gasolina mesmo que tenha GNV, mas flex se eu puder evitar eu evito.

Avatar do usuário
arsantoz
GL Member
GL Member
Mensagens: 54
Registrado em: 07 Fev 2015, 23:29
Nome Completo: Adriano Rodrigues dos Santos
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Mistura GASOLINA /ALCOOL

por arsantoz » 19 Jan 2016, 11:27

Tenho um Elegance 2010 e só ando no álcool. Poucas vezes rodei com gasolina e não gostei. Ele só sabe que tem gasolina, o conta do tanquinho do injetor que só coloco V-power da Shell.

Imagem

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Mensagens: 856
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:59
Nome Completo: Marco Souza
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Re: Mistura GASOLINA /ALCOOL

por mdemarquinho » 19 Jan 2016, 12:17

arsantoz escreveu:Tenho um Elegance 2010 e só ando no álcool. Poucas vezes rodei com gasolina e não gostei. Ele só sabe que tem gasolina, o conta do tanquinho do injetor que só coloco V-power da Shell.

Imagem

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk


Me recomendaram sempre andar uns tanques na gasolina pois a gasolina é derivada de petroleo e não agride tanto alguns componentes como o etanol. Pior ainda quando o carro tem GNV que é um combustível seco.

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Mistura GASOLINA /ALCOOL

por Thiago Menezes » 19 Jan 2016, 13:13

mdemarquinho escreveu:
Me recomendaram sempre andar uns tanques na gasolina pois a gasolina é derivada de petroleo e não agride tanto alguns componentes como o etanol. Pior ainda quando o carro tem GNV que é um combustível seco.


Exatamente Marquinho,

As pessoas esquecem desse detalhe importante :52:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Vinicius Sabina
GL Member
GL Member
Mensagens: 68
Registrado em: 04 Abr 2015, 19:45
Nome Completo: Vinicius Ferreira de Castro
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Mistura GASOLINA /ALCOOL

por Vinicius Sabina » 19 Jan 2016, 13:44

O meu abasteço na maioria das vezes com etanol, uma vez ou outra coloco aditivada, mas sempre misturando com o etanol, e percebo uma economia significativa, principalmente em rodovias, que já chegou a fazer 9.4 Km (etanol e gasolina), com uma proporção bem pequena de gasolina.
De toda maneira, prefiro andar no etanol, pelos "pocotós" entregues a mais que a gasolina.
Vinicius.


Vectra GT - REMIX - 2.0 - Flexpower 11/11
Burgman An 125cc


[*]Corsa Hatch Maxx - 1.4 Econoflex
[*]Corsa Hatch Super - MPFI - 1.0
[*]Fazer Y250 - 10/11
[*]Celta 08/09 - VHC

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Mensagens: 856
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:59
Nome Completo: Marco Souza
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Re: Mistura GASOLINA /ALCOOL

por mdemarquinho » 19 Jan 2016, 14:22

Vinicius Sabina escreveu:O meu abasteço na maioria das vezes com etanol, uma vez ou outra coloco aditivada, mas sempre misturando com o etanol, e percebo uma economia significativa, principalmente em rodovias, que já chegou a fazer 9.4 Km (etanol e gasolina), com uma proporção bem pequena de gasolina.
De toda maneira, prefiro andar no etanol, pelos "pocotós" entregues a mais que a gasolina.


então Vinicius.

Eu faço ótimas médias com meu elite, andando como se deve :52: eu faço entre 9,5 mas em viagens longas aonde a média se estabiliza já cheguei a fazer 10 no etanol aditivado.

De fato no etanol é visível a melhora no desempenho, ainda mais com ar ligado, carro responde melhor em relação a gasolina, porém usar somente etanol (que pra mim sempre será alcool rs), acelera o desgaste de alguns componentes no motor como bicos, velas, escapamentos e etc.

Mesmo que caro, é bom andar um pouco na gasolina, para quem anda pouco não recomendo encher o tanque pois gasolina velha também é ruim para o motor, mas não é meu caso já que gasto de 2 a 3 tanques de etanol por semana :62: mesmo fazendo a média de 9,5, faça as contas e veja o quanto eu rodo com meu Elite.

É isso ae

Vinicius Sabina
GL Member
GL Member
Mensagens: 68
Registrado em: 04 Abr 2015, 19:45
Nome Completo: Vinicius Ferreira de Castro
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Mistura GASOLINA /ALCOOL

por Vinicius Sabina » 13 Fev 2016, 23:09

mdemarquinho escreveu:
Vinicius Sabina escreveu:O meu abasteço na maioria das vezes com etanol, uma vez ou outra coloco aditivada, mas sempre misturando com o etanol, e percebo uma economia significativa, principalmente em rodovias, que já chegou a fazer 9.4 Km (etanol e gasolina), com uma proporção bem pequena de gasolina.
De toda maneira, prefiro andar no etanol, pelos "pocotós" entregues a mais que a gasolina.


então Vinicius.

Eu faço ótimas médias com meu elite, andando como se deve :52: eu faço entre 9,5 mas em viagens longas aonde a média se estabiliza já cheguei a fazer 10 no etanol aditivado.

De fato no etanol é visível a melhora no desempenho, ainda mais com ar ligado, carro responde melhor em relação a gasolina, porém usar somente etanol (que pra mim sempre será alcool rs), acelera o desgaste de alguns componentes no motor como bicos, velas, escapamentos e etc.

Mesmo que caro, é bom andar um pouco na gasolina, para quem anda pouco não recomendo encher o tanque pois gasolina velha também é ruim para o motor, mas não é meu caso já que gasto de 2 a 3 tanques de etanol por semana :62: mesmo fazendo a média de 9,5, faça as contas e veja o quanto eu rodo com meu Elite.

É isso ae

Realmente Marquinho, têm os prós e contras, quanto ao etanol e gasolina, aí vai do preço na bomba, do percurso que a pessoa anda, para que possa se fazer a melhor escolha.. Hoje completei o tanque com gasosa e percebi uma grande diferença quanto ao desempenho, e principalmente a diferença no bolso, rs, ..


Tu roda demais hein, assim dá pra ter uma noção boa...




Enviado de meu XT890 usando Tapatalk
Vinicius.


Vectra GT - REMIX - 2.0 - Flexpower 11/11
Burgman An 125cc


[*]Corsa Hatch Maxx - 1.4 Econoflex
[*]Corsa Hatch Super - MPFI - 1.0
[*]Fazer Y250 - 10/11
[*]Celta 08/09 - VHC

Avatar do usuário
Marcatto
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 281
Registrado em: 22 Nov 2013, 23:52
Nome Completo: Renato Gobato
Cidade: Goiatuba
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Mistura GASOLINA /ALCOOL

por Marcatto » 14 Fev 2016, 02:09

Eu vivo alternando etanol e gasolina no tanque.
Na cidade (pequena), por rodar quase sempre com o motor abaixo da temperatura ideal, eu abasteço com gasolina.
Na estrada, com o motor quente, eu vou de etanol.
Por isso, quase sempre há uma mistureba no tanque do meu Astrão.
Pacote R6N (quase um GT-X)

Avatar do usuário
Diesel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 447
Registrado em: 07 Jan 2016, 16:13
Nome Completo: Ricardo Gonçalves Dias
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Mistura GASOLINA /ALCOOL

por Diesel » 14 Fev 2016, 11:17

Tive um Mille 06 Flex e um 207 1.4 Flex, ambos tirados 0km. Rodei cerca de 60 mil kms com ambos exclusivamente no Etanol. Sempre abasteci com Etanol VPower e a cada 2 tanques colocava um Bardahl Proal. Nunca tive problemas, o motor sempre trabalhou redondo.

Agora tenho o VCD99 e uma TR4, ambos à gasolina. Abasteço sempre com gasola VPower e a cada 2 tanques coloco um frasco de aditivo ACDelco para gasolina (aquele do frasquinho branco).

Zero problemas também.

Detalhe: Óleo e filtro de óleo trocados rigorosamente a cada 5 mil kms e filtro de ar e combustível com 15 mil kms.

The Mole
GL Member
GL Member
Mensagens: 68
Registrado em: 23 Abr 2015, 06:40
Nome Completo: Claudio
Cidade: Sao Luis
Estado: Maranhão
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mistura GASOLINA /ALCOOL

por The Mole » 15 Fev 2016, 12:08

Ja ouvi falar que misturar não é a melhor saída, pois diminui a vida útil dos bicos de injeção, suja mais rápido do que usar somente gasolina ou etanol.
Então, o melhor mesmo seria usar ou etanol ou gasolina, e alternar entre um e outro.

14 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 120 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 28 Mar 2024, 11:47