O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralTempo Chuvoso, Vidros muito Embassados
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

16 mensagens   •   Página 1 de 1
Antonio Carlos - SP
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 09 Set 2014, 10:23
Nome Completo: Antonio Carlos Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Tempo Chuvoso, Vidros muito Embassados

por Antonio Carlos - SP » 07 Jun 2016, 13:26

Senhores, uma ótima tarde.
Pode até parecer para alguns que isso nem chega a ser problema, porém, como esses últimos dias tem ocorrido muitas chuvas em São Paulo, estou passando por apuros, pois ao ligar apenas a ventilação para desembassar o vidro, ocorre o inverso, os vidros embassam ainda mais, não sei se é pelo fato do ar sair quente, e para resolver tenho que ligar o ar condicionado no frio para desembassar os vidros, ou seja, o carro vira uma geladeira. Gostaria de entender porque ao ligar apenas a ventilação, o ar só sai quente, mesmo estando com o botão de temperatura no azul, e se existe algum macete para esses vidros não embassarem tanto.
Meu Vectra é B, ano 1999/2000.
Um grande abraço a todos e uma ótima semana.

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Tempo Chuvoso, Vidros muito Embassados

por JoãodoValle » 07 Jun 2016, 13:46

Ar quente tbm desembaça, ali no meio do caminho entre o azul e vermelho com a ventilação no 4, tem alguns produtos no mercado que prometem diminuir esse efeito, ainda não testei nenhum mas sei lá de repente vale a pena testar.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Tempo Chuvoso, Vidros muito Embassados

por Alcir Andreoni » 07 Jun 2016, 14:32

Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Renato Bomdam
Organizador
Organizador
Mensagens: 125
Registrado em: 13 Nov 2013, 16:09
Nome Completo: Renato Bomdam
Cidade: Itajaí
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Tempo Chuvoso, Vidros muito Embassados

por Renato Bomdam » 07 Jun 2016, 15:15

Antonio Carlos - SP escreveu:Fuente del Mensaje Senhores, uma ótima tarde.
Pode até parecer para alguns que isso nem chega a ser problema, porém, como esses últimos dias tem ocorrido muitas chuvas em São Paulo, estou passando por apuros, pois ao ligar apenas a ventilação para desembassar o vidro, ocorre o inverso, os vidros embassam ainda mais, não sei se é pelo fato do ar sair quente, e para resolver tenho que ligar o ar condicionado no frio para desembassar os vidros, ou seja, o carro vira uma geladeira. Gostaria de entender porque ao ligar apenas a ventilação, o ar só sai quente, mesmo estando com o botão de temperatura no azul, e se existe algum macete para esses vidros não embassarem tanto.
Meu Vectra é B, ano 1999/2000.
Um grande abraço a todos e uma ótima semana.


Não sei se vou me fazer entender, uma vez que não sou perito em física, mas tenho uma teoria:
1 - Ao acionar a ventilação para desembaçar o vidro, o ar que antes estava "parado" nas tubulações, e, portanto, aquecido (principalmente se vc estiver com o carro ligado), é empurrado para fora. Em contato com o ar da cabine, deve ocorrer algum choque térmico devido às diferentes temperaturas e por consequência o vidro embaça. O mesmo deve ocorrer se você ligar apenas a ventilação para desembaçar: talvez o ar saia quente porque as tubulações estejam aquecidas devido ao calor do motor;
e 2 - uma vez que o embaçamento é provocado pelo calor da cabine, o que faz água condensar nos vidros, o melhor para desembaçar é AR FRIO. O ar quente até desembaça, mas demora mais, além de provocar um aumento no embaçamento, para depois começar a desembaçar.
Editado pela última vez por Renato Bomdam em 07 Jun 2016, 15:22, em um total de 1 vez.
Passado: Vectra GLS 2.0 1994
Passado: Vectra GLS 2.0 1998
Presente: Vectra Elite 2.2 2005

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Tempo Chuvoso, Vidros muito Embassados

por Alcir Andreoni » 07 Jun 2016, 15:19

2X...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Tempo Chuvoso, Vidros muito Embassados

por JoãodoValle » 07 Jun 2016, 15:41

Aqui eu desembaço com ar quente kkkkkk, e funciona bem.. Um dia seu ar condicionado terá problema e vc terá que se virar com o que tem kkkkkkkk.

Avatar do usuário
Janderson
Ouvidoria
Mensagens: 1175
Registrado em: 07 Abr 2013, 00:06
Nome Completo: Janderson von Neumann
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Tempo Chuvoso, Vidros muito Embassados

por Janderson » 07 Jun 2016, 19:25

O Renato tá certo sobre o efeito térmico que ocorre, porém a regra de ouro é o uso do AC, desde que passei a ter carro com AC que não encosto a mão no vidro nem uso paninho nem nada, não tem segredo, começou a embaçar (coisa fácil aqui no sul) fecha todas as saídas de ventilação e abra somente a saída para o para-brisa, ligue o AC e pode sim ser morno já indo pro quente, não precisa passar frio não e ligue o recirculador para não vir ar de fora, o ventilador pode estar na velocidade 2 ou 3 tanto faz, calcula no máximo dos máximos uns 3 minutos e deu, não volta mais a embaçar, daí com a situação controlada pode-se até mesmo optar por diminuir a velocidade da ventilação e direcionar o ar quente para os pés (nesse frio é ótimo esquentar os pés) eu no inverno não chego a abrir os difusores centrais, deixo eles fechados, ar quente ou morno no rosto não é legal, melhor sempre jogar para cima ou para os pés.

O AC faz o básico que qualquer ar condicionado faz, seja inverno ou verão, ele retira a umidade do ar, a causadora do embaçamento, já o ar quente que vem do sistema de refrigeração/radiador do carro contém umidade, por isso embaça até mesmo mais, só funciona depois de um tempão ligado e ainda com deficiência, o jeito é AC ligado e fim do embaça-embaça, só tem que ter cuidado com doenças respiratórias, então o AC deve estar limpo, filtro idem, e de vez enquanto dá uma desligada para o ar interno não ficar viciado, ou mesmo desligue o recirculador e deixe entrar um pouco de ar misturado da rua, pois o uso em excesso do AC também resseca as vias respiratórias.

Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Tempo Chuvoso, Vidros muito Embassados

por JoãodoValle » 08 Jun 2016, 07:06

Caraca que aula!!!! Parabéns Janderson ótimas dicas!

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Tempo Chuvoso, Vidros muito Embassados

por Ju_Bueno » 08 Jun 2016, 07:59

Janderson escreveu:Fuente del Mensaje ... abra somente a saída para o para-brisa, ligue o AC e pode sim ser morno já indo pro quente, não precisa passar frio não e ligue o recirculador para não vir ar de fora...

O Vectra A não permite acionar o recirculador com a ventilação voltada para o para-brisa. Isso foi mudado no B e no C?
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Tempo Chuvoso, Vidros muito Embassados

por Tiagomos1 » 08 Jun 2016, 08:30

Essa eu não sabia, pra mim todos davam para acionar o recirculador com a ventilação para o parabrisa. O do C permite, tenho certeza. Agora fiquei sem ter certeza quando ao B.

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Avatar do usuário
Janderson
Ouvidoria
Mensagens: 1175
Registrado em: 07 Abr 2013, 00:06
Nome Completo: Janderson von Neumann
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Tempo Chuvoso, Vidros muito Embassados

por Janderson » 08 Jun 2016, 14:32

JoãodoValle escreveu:Fuente del Mensaje Caraca que aula!!!! Parabéns Janderson ótimas dicas!

Menos amigo João, menos, kkkk...

Pensemos, se a gente liga o ar quente para desembaçar, de onde vem o ar quente ?, vem do sistema de arrefecimento do carro, correto ?, tanto é que só funciona com a temperatura normal de trabalho do motor, pois "pega" aquela água quente do radiador depois de sair do motor do carro quente, vai para a válvula do ar quente (sistema de ventilação do carro) e aí vai para dentro do habitáculo, ou seja, estamos querendo que água quente desembaçe alguma coisa, correto ?, pois sendo assim, quando a gente toma um banho daqueles bem quente, num dia frio, com a porta do banheiro fechada, já notou que embaça o banheiro todo, espelhos, azulejos, etc...ficam aquele bafão, porque seria diferente dentro do carro...

Já o AC não está usando a água quente do radiador, por isso a diferença, o AC em qualquer posição, quente ou fria ele retira a umidade do ar (o que causa o embaçamento dentro do carro), mesma coisa que o AC dentro de casa, o aparelho residencial funciona dessa forma, quando está bem quente dentro de casa liga-se o AC no frio e lá fora pode-se ver aquela água pingando no dreno do aparelho, aquela água nada mais é que umidade retirada dentro de casa, simples assim.

Por isso volto a repetir, quem tem AC no carro use, use sem dó, não é um equipamento só para conforto, é para segurança também, pois em questão de segundos ele desembaça todo o carro, não precisa paninho no vidro nem nada, eu mesmo não ligo nem o desembaçador do vidro traseiro, só uso o AC, mais nada, além do mais, tem muita gente que passa o inverno inteiro sem ligar o AC, só se lembra dele no calorão do verão, daí quando liga ele o mesmo não rende o deveria, pois então, fiquem sabendo que o AC deve ser ligado mesmo no inverno, pelo menos uma vez por semana, porque ?, porque é preciso fazer o compressor trabalhar, dentro dele tem óleo e gás, e é preciso fazer isso "circular" no sistema pois senão resseca as borrachinhas e válvulas internas do sistema, com isso acaba ressecando tudo e por micro fissuras acaba escapando o gás, daí chega o verão e tá lá o aparelho sem carga de gás que acabou vazando por micro furinhos quase invisíveis, em tempo, sempre cuidei muito do AC e sempre usei, nunca na vida precisei fazer carga de gás, passo 10 anos com um carro e nunca preciso fazer manutenção no sistema, as vezes a galera quer deixar ele desligado para poupar um litro de gasolina numa semana, poupa sim, poupa RT$ 4,00 (quatro Temers) no mês e depois o AC dá pau, daí gasta em manutenção uns R$ 300 - 500,00 Temers...já se foi aquela economia de palito....

Abração
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Avatar do usuário
Janderson
Ouvidoria
Mensagens: 1175
Registrado em: 07 Abr 2013, 00:06
Nome Completo: Janderson von Neumann
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Tempo Chuvoso, Vidros muito Embassados

por Janderson » 08 Jun 2016, 14:37

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Janderson escreveu:Fuente del Mensaje ... abra somente a saída para o para-brisa, ligue o AC e pode sim ser morno já indo pro quente, não precisa passar frio não e ligue o recirculador para não vir ar de fora...

O Vectra A não permite acionar o recirculador com a ventilação voltada para o para-brisa. Isso foi mudado no B e no C?

Juliano, o Vectra A agora eu não me lembro, mas acredito que sim, pode acionar o recirculador com qualquer posição, no B e no C é assim, o que acontece (e na linha Ford é a mesma coisa) é que primeiro vc. tem que escolher onde quer sair o ar (ventilação) , tipo, seleciona o para-brisas, daí depois disso aciona o botão do recirculador, não ao contrário,pois ele até mesmo liga, mas depois desliga, ah,mo cara aciona o recirculador, seleciona o para-brisas, aí ele desliga o recirculador por entender que tem que vir mais ar externo, eu faço tudo primeiro e após por último eu ligo o recirculador, agora no B e no C, se ligar a função desembaçador do para-brisas, aquele botão separado, (o que significa máxima ventilação) aí ele não aciona mesmo o recirculador.

Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

jonas gabriel
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Mai 2016, 23:42
Nome Completo: jonatas gabriel de souza
Cidade: Cafelândia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Tempo Chuvoso, Vidros muito Embassados

por jonas gabriel » 08 Jun 2016, 14:56

ola Antonio Carlos talvez seja a sua válvula do radiador de ar quente do seu Vectra que não esta beijando corretamente,faça uma analise no sistema de ar, espera que tenha intendido.
eu tenho um Vectra B 1998 que não sai ar quente e quero reativar as mangueiras mas não consigo encontrar
a onde as mangueiras vai conectadas no motor, me ajude por favor. não aguento mais passar frio dentro do carro

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Tempo Chuvoso, Vidros muito Embassados

por Ju_Bueno » 09 Jun 2016, 09:14

Janderson, acontece sim como vc descreveu: se estiver com o recirculador ligado e mudar a seletora pro para-brisa, ele desarma. Vou confirmar depois, mas, s.n.m.e, mudando primeiro a seletora pro para-brisa, aperto o botão do recirculador e ele nem atua, mas se eu mudar a seletora, ele automaticamente liga o recirculador.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Tempo Chuvoso, Vidros muito Embassados

por JoãodoValle » 09 Jun 2016, 10:58

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Janderson, acontece sim como vc descreveu: se estiver com o recirculador ligado e mudar a seletora pro para-brisa, ele desarma. Vou confirmar depois, mas, s.n.m.e, mudando primeiro a seletora pro para-brisa, aperto o botão do recirculador e ele nem atua, mas se eu mudar a seletora, ele automaticamente liga o recirculador.

No B acontece isso tbm, perfeitamente, se tiver no parabrisa a ventilação e apertar o botão nada acontece, apenas acende luz mas o fluxo nao é redirecionado.
(Ar analógico)

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Tempo Chuvoso, Vidros muito Embassados

por Ju_Bueno » 09 Jun 2016, 16:23

No A, João, nem a luz acende nessa circunstância.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

16 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 187 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 24 Abr 2024, 11:43