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GeralRotação ideal do motor
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

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jonathanconsiglio
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Rotação ideal do motor

por jonathanconsiglio » 03 Dez 2016, 15:35

Bom, assim como vocês eu sofro com o consumo do caro :13: , porém gostaria de saber a opinião dos motoristas mais iteirados no assunto, tenho certeza que vocês já passaram por isso e acharam o ponto ideal na rotação do motor, sabe aquela que ele economiza mais :6: , obsservei que abaixo de 2mil ele não apresenta economia e quando comecei a andar com ele entre 2 mil a 3mil rpm apresentou mais economia. Qual a opinião de vocês sobre isso? :88:

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Rafael Mogli
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Rotação ideal do motor

por Rafael Mogli » 04 Dez 2016, 11:07

Acredito que esaa sua ideia é a correta msm.

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flavioborges
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Rotação ideal do motor

por flavioborges » 04 Dez 2016, 13:04

Eu costumo trocar de marchas aos 2 mil rpm, mas já ouvi falar que entre 2 e 3 mil rpm economiza mais. Particularmente acredito que isso não tem muito fundamento, mas não tenho certeza. Também há a questão do câmbio, cabeçote 8v ou 16v ou até mesmo o ano do Vectra. Cada modelo de cabeçote e câmbio exige uma dirigibilidade diferente para alcalçar um consumo de combustível ideal.

O meu é um Expression 2002 8v. Alguém sabe dizer se realmente há mais economia ao trocar de marcha aos 3 mil rpm, em vez de trocar com 2 mil rpm?

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iGuiz-
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Rotação ideal do motor

por iGuiz- » 04 Dez 2016, 17:00

Vou compartilhar minha opinião, depende de tudo, trajeto se é subida, reta ou descida, na subida não troco abaixo dos 2 mil rpm, na reta 1,5 mil já é mt pra mim, e descida passo da lenta já troco, a não ser que dê pra fazer Cutt-Off, aí é que vc economiza msm, ando 60km por dia, minha cidade é bem plana, e não faço menos que 11km/l em cidade, só que andando em 60 a 70km/h praticamente em todas avenidas.E pego 49 semáforos nesses 60km, se não esqueci algum( Vectra Challenge 2.2 16V)

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jonathanconsiglio
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Rotação ideal do motor

por jonathanconsiglio » 05 Dez 2016, 13:21

O meu está fazendo 9,8 na cidade, esses semáforos são o que mais atrapalham kk fora os motoristas lerdos que fazem a gente reduzir pra segunda no meio do transito haja visto que o câmbio do Vectra é bem longo .. agora, eu acho que ele está bebendo mais do que deveria, era pra estar fazendo pelo menos 10,5

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Lucky Tiger
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Rotação ideal do motor

por Lucky Tiger » 05 Dez 2016, 15:15

Boa tarde á todos, lembro de ter lido algo sobre 2 mil rpm no manual do Vectra A, porém como já informado esse valor pode variar de carro para carro.

Abraço.
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Rotação ideal do motor

por Tiagomos1 » 05 Dez 2016, 19:04

Bom, o manual do carro costuma vir as velocidades de troca para cada marcha, está informação lhe trará maior economia. Outra informação importante é que você deve trocar a marcha quando o mesmo atingir o rpm de torque máximo, que provavelmente será quando o veículo atingir a velocidade que o manual fala para cada marcha.

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Rotação ideal do motor

por iGuiz- » 05 Dez 2016, 22:48

Se eu trocar de acordo com o manual duvido fazer mais q 6 ou 7km/l( Vectra Challenge 2.2 16v)

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Rotação ideal do motor

por flavioborges » 06 Dez 2016, 02:51

Concordo IGuiz.

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Rotação ideal do motor

por Arthur2010 » 06 Dez 2016, 08:12

Recentemente eu troquei a maneira de trocar marchas. Antes trocava aos 2000 (rodava entre 1000 e 2000. Mas isso exigia carga em baixa rotação, que consome combustível e danifica o motor. Agora ando perto da curva de torque, entre 2200 e 2600, trocando antes dos 3000. Consumo melhorou um pouco, pois afundamos menos o pé ao variar a velocidade nessa faixa de rotação, sem contar que alivia o motor. Andar erotação muito baixa, como 1500 rpm é um veneno pro motor, principalmente para quem roda na gasolina (causa carbonização).

Minha regra agora rodar entre 2200 e 2600, trocando antes dos 3000.
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Rotação ideal do motor

por Johnny Maronesi » 06 Dez 2016, 12:35

Vlw Arthur!!! Essa não sabia mesmo!

Pois trocava de 1° pra 2° praticamente em "1500 mais ou menos! - pouco a baixo do indicado no manual" no caso sempre abasteço 50% de Gasolina e 50% de Etanol, porém rodo pouco com ele ando "15 km por dia" na cidade! sábado passado enchi o tanque e zerei o hodômetro pra ter essa base de quanto km está fazendo por litro. assim que baixar o nível e tiver que reabastecer vou passar a mudar a rotação para "2200 e 2600". outra questão ando sempre com o "controle de rotação" acionado o botãozinho que tem no painel (*). saca?

Vlw mesmo!

Exemplo: Manual

TRANSMISSÃO 2.0L SOHC Flexpower
Manual – F17 Plus WR 3.94 Automática – AF20
1ª marcha 3,73 3,67
2ª marcha 1,96 2,10
3ª marcha 1,32 1,39
4ª marcha 0,95 1,00
5ª marcha 0,76 —
Marcha à ré 3,31 4,02
Diferencial 3,94 2,86
Tração Dianteira

VELOCIDADES RECOMENDADAS DE TROCA DE MARCHA (KM/H) – TRANSMISSÃO MANUAL
Trocas de marchas 2.0L 8V MPFI Flexpower
1ª para 2ª marcha 24 km/h
2ª para 3ª marcha 40 km/h
3ª para 4ª marcha 64 km/h
4ª para 5ª marcha 72 km/h
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 06 Dez 2016, 13:13, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
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Rotação ideal do motor

por Arthur2010 » 06 Dez 2016, 13:36

Johnny Maronesi escreveu:Fuente del Mensaje Vlw Arthur!!! Essa não sabia mesmo!

Pois trocava de 1° pra 2° praticamente em "1500 mais ou menos! - pouco a baixo do indicado no manual" no caso sempre abasteço 50% de Gasolina e 50% de Etanol, porém rodo pouco com ele ando "15 km por dia" na cidade! sábado passado enchi o tanque e zerei o hodômetro pra ter essa base de quanto km está fazendo por litro. assim que baixar o nível e tiver que reabastecer vou passar a mudar a rotação para "2200 e 2600". outra questão ando sempre com o "controle de rotação" acionado o botãozinho que tem no painel (*). saca?


Só uma correção, acabei de levar as crianças pra escola e prestei atenção nas trocas: 2200 parece ainda um pouco elevado.
1800 a 2600 RPM parece ser mais adequado.
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Rotação ideal do motor

por Johnny Maronesi » 06 Dez 2016, 14:23

Ahh, blz, então está mais ou menos dentro que que eu esperava, 2200 achei meio alto o giro pra trocar de "1° pra 2°" mesmo por que ando em "Geriatric Mode" ativado, Agora 1800rpm é bem próximo do meu caso e teoricamente pouco abaixo do recomentada no manual em 18000 giros em 1° marcha paticamente está em 20 a 24 km por hora, isso sem acelerar muito.

Vlew Arthur
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 07 Dez 2016, 12:58, em um total de 1 vez.
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por flavioborges » 09 Dez 2016, 09:55

Pessoal, eu estava trocando marchas antes por volta dos 1800 rpm quando a pista é plana. Agora estou trocando de 2200 para cima. O consumo continua o mesmo, porém ganhei um pouco mais de torque para andar.

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por Johnny Maronesi » 09 Dez 2016, 10:15

flavioborges escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, eu estava trocando marchas antes por volta dos 1800 rpm quando a pista é plana. Agora estou trocando de 2200 para cima. O consumo continua o mesmo, porém ganhei um pouco mais de torque para andar.


Boa Flavio!!! tbm farei esse teste! enchi o taque fim de semana passado 50% etanol e 50% gasolina! ontem o carro estava com 97km rodado e marcado um pouco acima de meio tanque! praticamente com meio tanque rodo uma semana,

Oque vcs acham, Econômico, Gastão ou está na média?

Detalhe: Rodando com ar ligado,
Abraço!
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por iGuiz- » 09 Dez 2016, 11:46

Quando coloquei essa proporção de 50% o carro ando mais, só que teve o mesmo custo por km rodado do que só na gasolina

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por Johnny Maronesi » 15 Dez 2016, 06:54

Bom dia Senhores!

Enfim o combustível zerou em "250 km rodados" na cidade com pequenas variações de "hora ar condicionado ligado hora não", fazendo uma conta rápida cheguei a +ou- 4.6 a 4.7 km por litro, achei meio pesado, porém acredito que se fizer o teste com o ar desligado a variação seja ainda maior e vá para 5.3 a 5.8 "sendo otimista e mantendo o giro baixo", o giro teve variação tbm pois quando a minha esposa pilota o giro sobe fica em 2000 e quando eu piloto mantenho o giro em 1500 a 1800, puts esqueci de tirar uma foto do odômetro foi mals.
OBS: não deixei acender a reserva

Agora sim gostaria mesmo de saber se é um absurdo muito gastão ou não pq eu não tenho parâmetro pois o antigo carro era um prisma 1.4 e fazia 7 a 8 km por litro o carro não tinha ar, quando fiz a conta agora com o GT me assustei.
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Rotação ideal do motor

por Arthur2010 » 15 Dez 2016, 08:31

Recomendo fazer testes domente com gasolina (aditivada) e somente com alcool. Só assim eu acho que vc terá condições de sabar qual é mais vantajoso, e até mesmo suspeitar de algum problema sobre o consumo elevado do carro.

Esse consumo faço na cidade usando somente alcool e com ar ligado direto.
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Rotação ideal do motor

por Johnny Maronesi » 15 Dez 2016, 08:59

A pode crê! vou fazer o teste tbm,

Então teoricamente está na média? kkk, andei vendo outros tópicos relacionados e muitos relatos foram bem parecidos tipo 4.5, 4.7 mas sempre com um tipo de combustível, nunca com os dois, manja.
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