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GeralMOTOR 2.2 16V
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

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denislopreto
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MOTOR 2.2 16V

por denislopreto » 31 Jul 2013, 18:45

boa noite pra todos!
Sou novo no forum, estou no meu terceiro vectra mas nao conhecia o site.
Acabo de comprar um CD 2.2 16V e gostaria de saber quais itens nao posso descuidar nesse motor, algum problema cronico, defeito frequente ou coisa do tipo...
Muito se fala desse motor (principalmente criticas), por isso acho importante pegas essas dicas. Mas nao me preocupo com essas criticas... Muitas pessoas falam sem qq conhecimento de causa.

Adriano cruz
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Re: MOTOR 2.2 16V

por Adriano cruz » 31 Jul 2013, 19:02

Cuide bem das correias e óleo de motor.

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Re: MOTOR 2.2 16V

por Alcir Andreoni » 31 Jul 2013, 19:09

É um belo motor, se não descuidar da manutenção, água, óleo e filtro, correias...
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Isso deixa marcas profundas!

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Re: MOTOR 2.2 16V

por Arquiteto » 31 Jul 2013, 19:21

alem do que ja disseram

eu acrescentaria ...


manter o sistema de arrefecimento limpo e aditivado e sempre monitorar a temperatura

de trabalho e o funcionamento das ventoinhas ... se ferver o prejuiso e bem maior que do 8v


se for automatico trocar o oleo do cambio a cada 40mil km se predomina o uso urbano


se tiver sensores de desgate de pastilhas ... não deixar elas acabarem de todo pra trocar

pois pode danificar o sensor

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Re: MOTOR 2.2 16V

por Alcir Andreoni » 31 Jul 2013, 19:37

Arquiteto escreveu:alem do que ja disseram

eu acrescentaria ...


manter o sistema de arrefecimento limpo e aditivado e sempre monitorar a temperatura

de trabalho e o funcionamento das ventoinhas ... se ferver o prejuiso e bem maior que do 8v


se for automatico trocar o oleo do cambio a cada 40mil km se predomina o uso urbano


se tiver sensores de desgate de pastilhas ... não deixar elas acabarem de todo pra trocar

pois pode danificar o sensor

Arquiteto, você mencionou uma coisa que eu ouvi esses dias. No Vectra, a troca de óleo do câmbio automático deve ser feita a cada 40.000KM, mas no manual está a cada 60.000Km.
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Isso deixa marcas profundas!

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Re: MOTOR 2.2 16V

por Adriano cruz » 31 Jul 2013, 19:42

Alcir Andreoni escreveu:
Arquiteto escreveu:alem do que ja disseram

eu acrescentaria ...


manter o sistema de arrefecimento limpo e aditivado e sempre monitorar a temperatura

de trabalho e o funcionamento das ventoinhas ... se ferver o prejuiso e bem maior que do 8v


se for automatico trocar o oleo do cambio a cada 40mil km se predomina o uso urbano


se tiver sensores de desgate de pastilhas ... não deixar elas acabarem de todo pra trocar

pois pode danificar o sensor

Arquiteto, você mencionou uma coisa que eu ouvi esses dias. No Vectra, a troca de óleo do câmbio automático deve ser feita a cada 40.000KM, mas no manual está a cada 60.000Km.


Ele disse: "40mil km se predomina o uso urbano" ou seja, condições mais severas. Por isso a troca antecipada.

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Re: MOTOR 2.2 16V

por QuackMastter » 01 Ago 2013, 12:51

acho este motor uma ''delicia'' na estrada, na cidade ja é um pouco mais complicado pois o carro é pesado e é 16v...

fora isso a galera ja comentou tudo para manter o bichinho em bom estado e efitar maiores dores de cabeça, correias, filtros, oleo do motor, aditivo para refrigeraçao, faz cada meio ano uma revisao na mecanica dele, vai no mecanico pede pra ele passar scanner, olhar pastilhas,rolamentos entre outros, cada 1 ou 2 anos leva em um eletrecista pra fazer uma revisao na eletrica, se esta tudo ok, se nao tem fuga de corrente, se o alternador esta carregando bem, vai no mecanico e pede pra ele dar uma conferida no condicionador de ar pois pode ser que o ultimo dono nao usava ele entao pode haver pouco gas...

que eu recorde por cima é isso.

todos que nao conhecem reclamam dos motores 16 v, mas na real pq o pessoal nao sabe lidar, é um pouco mais complicado que os tradicionais...
agora imagina os motores de grandes e potentes carros, 20v-24v-30v entre outros.
vai disser que os motores nao sao bons? rsrs...

abraços

Adriano cruz
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Re: MOTOR 2.2 16V

por Adriano cruz » 01 Ago 2013, 13:50

QuackMastter escreveu:acho este motor uma ''delicia'' na estrada, na cidade ja é um pouco mais complicado pois o carro é pesado e é 16v...

fora isso a galera ja comentou tudo para manter o bichinho em bom estado e efitar maiores dores de cabeça, correias, filtros, oleo do motor, aditivo para refrigeraçao, faz cada meio ano uma revisao na mecanica dele, vai no mecanico pede pra ele passar scanner, olhar pastilhas,rolamentos entre outros, cada 1 ou 2 anos leva em um eletrecista pra fazer uma revisao na eletrica, se esta tudo ok, se nao tem fuga de corrente, se o alternador esta carregando bem, vai no mecanico e pede pra ele dar uma conferida no condicionador de ar pois pode ser que o ultimo dono nao usava ele entao pode haver pouco gas...

que eu recorde por cima é isso.

todos que nao conhecem reclamam dos motores 16 v, mas na real pq o pessoal nao sabe lidar, é um pouco mais complicado que os tradicionais...
agora imagina os motores de grandes e potentes carros, 20v-24v-30v entre outros.
vai disser que os motores nao sao bons? rsrs...

abraços


Concordo, esse motor é melhor de andar em estrada. O meu tá funcionando redondindo e macio parece carro "ZERO" estou utilizando HELIX 5w30 100% sintético e rodo todo dia.

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Re: MOTOR 2.2 16V

por rmthiago » 01 Ago 2013, 14:11

Vou aconpanhar o topico tambem..

Tenho VC 00 16V tambem é tb so tenho ouvido todo mundo reclamar dos 16V, mais ate agora ão posso reclamar, otimo carro tinha um omega 6cc e so estou ainda estranhando a dirigibilidade do 16V, mais aos poucos estou me acostumando.

Aproveitando o tópico, qual seria o Óleo correto para usar???
E qual seria os possíveis problemas de usar um Óleo errado ?
E oque vc acham de um condicionardo de metais militec no motor do carro ??
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Re: MOTOR 2.2 16V

por Adriano cruz » 01 Ago 2013, 14:46

rmthiago escreveu:Vou aconpanhar o topico tambem..

Tenho VC 00 16V tambem é tb so tenho ouvido todo mundo reclamar dos 16V, mais ate agora ão posso reclamar, otimo carro tinha um omega 6cc e so estou ainda estranhando a dirigibilidade do 16V, mais aos poucos estou me acostumando.

Aproveitando o tópico, qual seria o Óleo correto para usar???
E qual seria os possíveis problemas de usar um Óleo errado ?
E oque vc acham de um condicionardo de metais militec no motor do carro ??


1-Se você usar o óleo que está no manual o motor vai funcionar muito bem.
2- Óleo errado poderia fazer o motor ser mais barulhento e iria desgastar mais rápido as partes internas do motor(camisas, pistões, bronzinas e etc., fazendo com que fosse necessário adiantar uma retífica completa.
3- Eu já ouvi falar muito sobre esse tal de "MILITEC" mas não sei com 100% de certeza se é verdade sua funcionalidade, prefiro não arriscar em comentar sobre ele, acho que talvez seria como colocar açúcar em refrigerante pois o óleo já tem aditivo, então "EU" prefiro investir em óleo 100% sintético. Dá uma olhada nesse link:

http://www.vectraclube.com.br/forum/vie ... =40362&f=3.

Avoante rodava pela américa do sul com seu Vectra e atingiu a marca de 500.000 KM rodados. Ele disse que só usava óleo mineral barato.

Espero ter ajudado.

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Re: MOTOR 2.2 16V

por Almeidão » 01 Ago 2013, 18:09

O carro com 16 válvulas ou melhor com mais de 8 válvulas sendo ele 4 cilindros sem dúvida nenhuma que é melhor do que um de 8. O único problema que vejo nestes motores é o abuso nos preços das peças, nada mais e quem fala não sabe nem de que está falando. Não vejo ninguém falar do Corola e a maioria deles tem 16V, porem ainda é um carro novo e certamente está sendo cuidado pelo menos pela maioria dos donos. No caso do Vectra ou outro carro mais antigo, alguém deixou de fazer a manutenção e um pobre coitado comprou e logo viu a zica que ele tinha se metido e meteu o pau no motor e assim aconteceu com vários e isto justamente porque a manutenção é um pouquinho mais cara mesmo.

Isto ai, você precisa conhecer o carro e logo ir acertando os problemas se é que ele tem. De imediato, troque o óleo, correia dentada, confere o esticadador esta mesma correia e se necessário troque ele também. Confira temperatura, fique de olho e ouvido nas ventoinhas e se não tiver aditivo na agua já será algo para checar. Dá uma olhada nas pastilha de freio e comece a andar e logo participar do clube que tentaremos ajudar, ainda que nem sempre consigamos fazer isto.

Sds
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Re: MOTOR 2.2 16V

por luizhbh » 01 Ago 2013, 18:53

Vai dar "dura" em quem reclama muito de motor 16V... aí você descobre que eles, EM SUA MAIORIA, tiveram experiências ruins com GOL, PALIO 1.0 16v ou TEMPRA 16v... que foram os motores que mais sofreram danos devido à falta de manutenção típica do Brasileiro... aliado à falta de qualidade do coquetel de fluidos que nos vendem como sendo gasolina, e um errinho de projeto da VW com um carter subdimensionado pro uso do Gol 1.0 16v...
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Re: MOTOR 2.2 16V

por QuackMastter » 02 Ago 2013, 10:33

luizhbh escreveu:Vai dar "dura" em quem reclama muito de motor 16V... aí você descobre que eles, EM SUA MAIORIA, tiveram experiências ruins com GOL, PALIO 1.0 16v ou TEMPRA 16v... que foram os motores que mais sofreram danos devido à falta de manutenção típica do Brasileiro... aliado à falta de qualidade do coquetel de fluidos que nos vendem como sendo gasolina, e um errinho de projeto da VW com um carter subdimensionado pro uso do Gol 1.0 16v...



Realmente, na minha opniao os piores mas piores mesmo carros 16v sao da vw..

Carro 1.0 16v é pepinao!
quem quer incomodaçao compra um rsrs.

antes que eu comprasse o vectra, olhei muito como comentei anteriormente um civic, e antes disso uma parati 1.0 16v turbo.
por fora ela é lindona, completinha tambem.
porem o motor 1.0 16vT rende se nao estou enganado entre 110-115 cv, muito diferente do vectra 138cv rsrs.

fora isso se a turbina dela estragasse, pode contar de 1.5 a 2.5 mil pra fazer ela novamente, coisa que o pessoal nao faz, entao ficam somente sem a turbina, 1.0 16 com 80 e poucos cv se nao me falha a memoria...

vectra 16v conservando bem , trocando o que precisa, fazendo manutençao preventiva nao tem erro, carro pra vida toda!

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Re: MOTOR 2.2 16V

por Adriano cruz » 02 Ago 2013, 17:15

QuackMastter escreveu:
luizhbh escreveu:Vai dar "dura" em quem reclama muito de motor 16V... aí você descobre que eles, EM SUA MAIORIA, tiveram experiências ruins com GOL, PALIO 1.0 16v ou TEMPRA 16v... que foram os motores que mais sofreram danos devido à falta de manutenção típica do Brasileiro... aliado à falta de qualidade do coquetel de fluidos que nos vendem como sendo gasolina, e um errinho de projeto da VW com um carter subdimensionado pro uso do Gol 1.0 16v...



Realmente, na minha opniao os piores mas piores mesmo carros 16v sao da vw..

Carro 1.0 16v é pepinao!
quem quer incomodaçao compra um rsrs.

antes que eu comprasse o vectra, olhei muito como comentei anteriormente um civic, e antes disso uma parati 1.0 16v turbo.
por fora ela é lindona, completinha tambem.
porem o motor 1.0 16vT rende se nao estou enganado entre 110-115 cv, muito diferente do vectra 138cv rsrs.

fora isso se a turbina dela estragasse, pode contar de 1.5 a 2.5 mil pra fazer ela novamente, coisa que o pessoal nao faz, entao ficam somente sem a turbina, 1.0 16 com 80 e poucos cv se nao me falha a memoria...

vectra 16v conservando bem , trocando o que precisa, fazendo manutençao preventiva nao tem erro, carro pra vida toda!


Uma vez eu conversei com um senhor que disse que já possuiu alguns gol 1.0 16v e que nunca teve problemas nos motores. Bom, não sei, cada caso é um caso, mas acho que os problemas nesse motor aparecem dependendo de como o dono usa e da manutenção. Não tenho experiência com esse motor porque nunca tive um desse mas "acho" que esse motor só funciona bem com óleo sintético.

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Re: MOTOR 2.2 16V

por Almeidão » 02 Ago 2013, 17:26

o 1.0 8V, 16 ou sei lá quantas e é bom ou ruim eu não sei, mas no meu pé bebe mais que meu Vectra 2.0 e ainda com eles tenho sempre uma carreta cheirando meu cangote. Totalmente diferente do meu confortável brancão que é superior a estes que comentei e quem é superior a ele tem motor para ir e não me tapar minha visão.

Tenho a certeza que você fez uma ótima compra e que acertará qualquer possível defeito principalmente checando aqui com o pessoal. E sempre tem algo a fazer em um carro usado e depois manter com uma preventiva que ele ficará como novo e ai, é só felicidade.
O meu, quando não tem nada que fazer eu arranjo algo ou invento algo kakkakakka

Um abraço
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Re: MOTOR 2.2 16V

por Adriano cruz » 02 Ago 2013, 21:16

denislopreto escreveu:boa noite pra todos!
Sou novo no forum, estou no meu terceiro vectra mas nao conhecia o site.
Acabo de comprar um CD 2.2 16V e gostaria de saber quais itens nao posso descuidar nesse motor, algum problema cronico, defeito frequente ou coisa do tipo...
Muito se fala desse motor (principalmente criticas), por isso acho importante pegas essas dicas. Mas nao me preocupo com essas criticas... Muitas pessoas falam sem qq conhecimento de causa.


Na parte de arrefecimento os aditivos que eu recomendo e sei que são bom são: DELPHI, PARAFLU, PETROBRAS ou HAVOLINE XLC(que é o que eu estou usando) porque "pra mim" foi um dos que se saiu melhor no teste do INMETRO. Mas todos foram aprovados. Se o sistema estava enferrujado, quando colocar aditivo talvez comece aparecer vazamentos na bomba de água, mangueiras, selos do bloco, radiador, aquecedor então vê direito todo o sistema pra não ter dor de cabeça($$$). Válvula termostática tem que estar em dia também. Um defeito crônico é a mangueira do aquecedor rasgar(vazar). Outro defeito crônico são os coxins inferiores do radiador estourarem deixando o radiador caído. Mais um defeito é a mangueira do suspiro do tanque de gasolina forçar a peça que vai perto da boca de abastecimento e quebrar, ficando assim um cheiro de gasolina forte do lado de fora quando você para o carro. E pra consertar acho que tem que tirar o para-choque traseiro pra ter acesso E por falar em gasolina, troque o filtro de combustível também. Eu troco o meu 1 vez por ano ou +- 15.000 KM, pode ser muito mas até agora não tive problemas de bicos sujos, é barato mesmo.
Editado pela última vez por Adriano cruz em 03 Ago 2013, 05:17, em um total de 2 vezes.

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Re: MOTOR 2.2 16V

por brajao » 02 Ago 2013, 21:32

Cara, só reclama de motor 16V quem é "Esculachado"! O Motor é um "Tesão", na estrada não tem coisa melhor de pilotar, tem fôlego de sobra...

Tenho o meu CD 2.2 16V desde 2009 e é só alegria, cuide das trocas de óleo dentro do prazo e um óleo de boa qualidade, verifique sempre as correias e tensionadores e cuide do arrefecimento com anti corrosivo.

E depois é só curtir esta maravilha de Carro que é o Vectra.
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Re: MOTOR 2.2 16V

por Adriano cruz » 03 Ago 2013, 04:58

brajao escreveu:Cara, só reclama de motor 16V quem é "Esculachado"! O Motor é um "Tesão", na estrada não tem coisa melhor de pilotar, tem fôlego de sobra...

Tenho o meu CD 2.2 16V desde 2009 e é só alegria, cuide das trocas de óleo dentro do prazo e um óleo de boa qualidade, verifique sempre as correias e tensionadores e cuide do arrefecimento com anti corrosivo.

E depois é só curtir esta maravilha de Carro que é o Vectra.


É isso mesmo. Só quem sabe o que é ter um carro de verdade é quem tem um VECTRA.

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Re: MOTOR 2.2 16V

por QuackMastter » 03 Ago 2013, 09:54

Almeidão escreveu:O meu, quando não tem nada que fazer eu arranjo algo ou invento algo kakkakakka



rsrs somos 2 entao.
minha mulher vive falando: o que tu tanto meche neste carro, garanto que meche para estragar algo e poder consertar ...

nanana hehe.

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Re: MOTOR 2.2 16V

por Almeidão » 03 Ago 2013, 10:42

QuackMastter escreveu:
Almeidão escreveu:O meu, quando não tem nada que fazer eu arranjo algo ou invento algo kakkakakka



rsrs somos 2 entao.
minha mulher vive falando: o que tu tanto meche neste carro, garanto que meche para estragar algo e poder consertar ...

nanana hehe.


Minha mulher é igual, e muitas vezes ela diz que eu gosto mais do Vectra do que ela, e eu respondo: - Nele eu monto e ele me carrega kakkaka
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