Boa noite pessoal!
Gostaria de compartilhar um fato que aconteceu comigo.
Há vários dias vinha observando que a marcha lenta do meu GLS 2.2 8V vinha gradativamente aumentando.
No último Domingo dia 25/06 ele marcava 2.8L/h no CB. Daí comecei a ler uns tópicos aqui no clube e a ver videos no youtube sobre tal assunto em motores GM.
Daí fiz uma lista com as seguintes possíveis causas do problema:
1-Motor de passo/atuador de marcha lenta(com PT ou travado aberto).No caso de estar travado descobri que uma¨ PANCADINHA¨ de leve ou uma boa limpeza talvez resolva.
2-Entrada de ar falsa em alguma mangueira danificada.
3-Anéis retentores dos bicos da injeção ressecados e trincados.
4-Polo negativo da bateria ou aterramento no bloco do motor fazendo com que a central não trabalhe com 100% de eficiência .Nesse caso talvez apenas afrouxar,limpar e apertar novamente já resolva.
5-Corpo de borboleta sujo.Esta situação causa mais oscilação da lenta do que elevação da aceleração.
Com essas informações fui ligar o carro e procurar.
De cara dei a ¨pancadinha¨no motor de passo.Não deu certo!
Daí comecei a procurar mangueiras danificadas,quando para minha surpresa encontro o defeito.....
A filha da !#*@$%&! da mangueira que sai da TBI e entra no SERVO FREIO estava frouxa,frouxa a ponto de se soltar.
No momento que movimentei a danada a lenta já oscilou.
Daí foi só apertar a porca da junção na TBI e motor ficou igual a um RELOJINHO.
Fica a dica antes de levarem ao mecânico ou trocarem peças desnecessárias.Principalmente o motor de passo/atuador de marcha lenta, que tem valor elevado!