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GeralTampa do Reservatório do Sistema de Arrefecimento [VECTRA C]
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

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mgm000
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Tampa do Reservatório do Sistema de Arrefecimento [VECTRA C]

por mgm000 » 01 Out 2017, 20:27

Olá pessoal!

A tampa do reservatório do sistema de arrefecimento do meu Vectra C (Sedan Elegance 2009/2009) foi trocada por uma de 140Kpa. Vi no catálogo da TamClick (http://www.tanclick.com.br/catalogos/ca ... tampas.pdf) que 140Kpa seria para Vectra B, e o ideal para o meu seria de 150 Kpa. O fato é que tive alguns problemas com o sistema de arrefecimento, vindo a ser trocada a bomba d'água e essa tampa. O problema é que a água está baixando (Cerca de 1cm a cada 130km rodados). Não é possível notar nenhum vazamento. Testes realizados (em momentos diferentes. Todos com o motor frio):

1) abrir o reservatório e aguardar cerca de 30 min para verificar se apresenta algum vazamento;
2) abrir o reservatório e acelerar o carro para verificar se a água borbulhava ou até mesmo se seria expelida;

Os teste acima não apresentaram nenhum defeito. Além destes testes, sempre estou acompanhando a temperatura do veículo e ele não esquenta. Só estou desconfiando da tampa. Vocês poderiam me informar a especificação da tampa do Vectra C ? A minha original que estava ruim foi para o lixo e só depois me atentei para isso.

Grato!

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Matheuscalixto85
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Tampa do Reservatório do Sistema de Arrefecimento [VECTRA C]

por Matheuscalixto85 » 01 Out 2017, 20:34

Estou acompanhando o tópico.
Também tenho o mesmo problema, é um elegance 2009 2.0, baixa mais ou menos 1cm de água a cada 300 ou 400km (15 dias aproximadamente).
Não acho nada de vazamento, radiador está com aditivo, junta do cabeçote ok, bomba ok, mangueiras ok, óleo do motor ok, válvula termostatica nova.
Minha tampa também foi trocada, porém acho (só acho) que a pressão da tampa não faria vazar, a não ser que ela se rompesse e começaria a vazar.

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Tampa do Reservatório do Sistema de Arrefecimento [VECTRA C]

por mgm000 » 01 Out 2017, 20:44

Matheuscalixto85 escreveu:Estou acompanhando o tópico.
Também tenho o mesmo problema, é um elegance 2009 2.0, baixa mais ou menos 1cm de água a cada 300 ou 400km (15 dias aproximadamente).
Não acho nada de vazamento, radiador está com aditivo, junta do cabeçote ok, bomba ok, mangueiras ok, óleo do motor ok, válvula termostatica nova.
Minha tampa também foi trocada, porém acho (só acho) que a pressão da tampa não faria vazar, a não ser que ela se rompesse e começaria a vazar.

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O problema é que a tampa tem um sistema de alívio. Ou seja, se o sistema chegar à pressão limite suportada por ela (140Kpa ou 150Kpa, etc) ela alivia a pressão do sistema deixando vapor (ou seja, água) sair. Daí minha desconfiança. Mas estou esperando os colegas falarem algo e/ou postarem a especificação correta da tampa. Vlw!

Loran
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Tampa do Reservatório do Sistema de Arrefecimento [VECTRA C]

por Loran » 02 Out 2017, 18:03

Seria bom vc fazer uma conferencia visual de todas a mangueiras e do radiador para verificar se tem vazamento aparente, principalmente as mangueiras que saem do ar quente e tubo de agua e vão para carcaça da válvula termostática (elas ficam ali atrás do alternador), o ideal seria por ele em um elevador, outra coisa verificou se ele vaza água por dentro ali em baixo do painel onde fica o pé do motorista, poderia ser o radiador de ar quente. Se não há vazamentos troque a tampa para fazer um teste. A tampa original do vectra é esta da foto abaixo, marca dela é MTA 140 Kpa.
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por mgm000 » 02 Out 2017, 18:21

Loran escreveu:Fuente del Mensaje Seria bom vc fazer uma conferencia visual de todas a mangueiras e do radiador para verificar se tem vazamento aparente, principalmente as mangueiras que saem do ar quente e tubo de agua e vão para carcaça da válvula termostática (elas ficam ali atrás do alternador), o ideal seria por ele em um elevador, outra coisa verificou se ele vaza água por dentro ali em baixo do painel onde fica o pé do motorista, poderia ser o radiador de ar quente. Se não há vazamentos troque a tampa para fazer um teste. A tampa original do vectra é esta da foto abaixo, marca dela é MTA 140 Kpa.
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Obrigado! Passei a manhã na oficina e de fato a carcaça da válvula termostática estava corroída atrás (imperceptível devido às peças que ficam por cima), bem como uma das mangueiras que ficam acopladas nela. Quando o mecânico retirou a cabine do filtro de ar e outras peças mais, ficou claro que estava vazando por ali. Fiz o serviço e agora vou aguardar para ver se continua baixando ou não. Se der tudo ok eu falo aqui.

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Matheuscalixto85
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por Matheuscalixto85 » 02 Out 2017, 19:59

Mgm000, depois de andar um pouco manda uma resposta pra nós.
No meu caso não é na válvula termostatica, troquei ela com a carcaça e tudo, e mesmo assim continuou vazando.

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por mgm000 » 02 Out 2017, 20:06

Matheuscalixto85 escreveu:Fuente del Mensaje Mgm000, depois de andar um pouco manda uma resposta pra nós.
No meu caso não é na válvula termostatica, troquei ela com a carcaça e tudo, e mesmo assim continuou vazando.

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Tranquilo! Pode deixar! A carcaça que eu me refiro é essa da foto abaixo. Tanto esses dutos quanto uma das mangueiras estavam danificados. E o anel de vedação que pega nesse buraco maior estava dobrado e se despedaçando.

Carcaça da Válvula Termostática:
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Editado pela última vez por mgm000 em 02 Out 2017, 20:13, em um total de 1 vez.

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por Loran » 02 Out 2017, 20:06

Matheuscalixto85 escreveu:Fuente del Mensaje Mgm000, depois de andar um pouco manda uma resposta pra nós.
No meu caso não é na válvula termostatica, troquei ela com a carcaça e tudo, e mesmo assim continuou vazando.


Já verificou se não tem algum selo do bloco vazando?
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por Matheuscalixto85 » 02 Out 2017, 20:15

Loran escreveu:
Matheuscalixto85 escreveu:Fuente del Mensaje Mgm000, depois de andar um pouco manda uma resposta pra nós.
No meu caso não é na válvula termostatica, troquei ela com a carcaça e tudo, e mesmo assim continuou vazando.


Já verificou se não tem algum selo do bloco vazando?
Sim, Loran. Levei no mecânico, ele pediu até para lavar o motor, segundo ele poderia ficar vestígio de aditivo e seria fácil para achar. Mas ele não chegou a desmontar nada.
Estou suspeitando que seja algum vazamento próximo do escapamento, que vaza e evapora. Como é muito pouco está difícil de achar. Vou levar em outro mecânico de confiança.

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por Loran » 02 Out 2017, 20:38

É por ai mesmo o caminho, como vc lavou o motor, e o seu carro usa aditivo se tiver algum vazamento vc vai conseguir ver por causa da cor do aditivo. Leva em um posto olha ali atras do motor no tubo de água, como vc mencionou pode estar vazando ali e caindo no escapamento, verifica tbm as caixas laterais do radiador se estão ok. Na verdade quando vc colocar ele no elevador ja vai conseguir ver todas as mangueiras ali. Depois dá o retorno pra gente. Boa sorte.
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por Matheuscalixto85 » 02 Out 2017, 20:40

Loran escreveu:É por ai mesmo o caminho, como vc lavou o motor, e o seu carro usa aditivo se tiver algum vazamento vc vai conseguir ver por causa da cor do aditivo. Leva em um posto olha ali atras do motor no tubo de água, como vc mencionou pode estar vazando ali e caindo no escapamento, verifica tbm as caixas laterais do radiador se estão ok. Na verdade quando vc colocar ele no elevador ja vai conseguir ver todas as mangueiras ali. Depois dá o retorno pra gente. Boa sorte.
Ok, vou dar uma verificada mais detalhada... ultimamente não ando confiando em mecânico nenhum (mexânico).
Logo posto aqui novamente.

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por mgm000 » 04 Nov 2017, 10:29

Olá pessoal! Após andar pouco mais de 5.000 km eu estou retornando para informar que de fato o meu veículo estava vazando pela carcaça da válvula termostática. Desde a realização do serviço a água não baixou mais nada. Vale ressaltar que a peça que havia colocado estava com defeito (uma trinca bem discreta) que foi percebida logo nos primeiros 400 km rodados, pois melava bem pouco a parte superior da carcaça, então a troca foi realizada e agora está tudo ok. (Fica a dica para acompanhar o estado das peças após trocadas)

Meu problema agora é a caixa de direção vazando. Todo ano eu faço serviço nessa caixa (troca de reparos) na loja mais conceituada daqui de Recife-PE. Não me conformo com isso. Já fiz esse tipo de serviço 3 anos consecutivos. Mas isso é assunto para um outro tópico.

Loran
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por Loran » 04 Nov 2017, 19:05

mgm000 escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal! Após andar pouco mais de 5.000 km eu estou retornando para informar que de fato o meu veículo estava vazando pela carcaça da válvula termostática. Desde a realização do serviço a água não baixou mais nada. Vale ressaltar que a peça que havia colocado estava com defeito (uma trinca bem discreta) que foi percebida logo nos primeiros 400 km rodados, pois melava bem pouco a parte superior da carcaça, então a troca foi realizada e agora está tudo ok. (Fica a dica para acompanhar o estado das peças após trocadas)

Excelente, já vi relatos dessa carcaça paralela vazar através de trincas, mas achar original de metal é muito difícil, que bom que resolveu seu problema
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