O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralARO 16 PESA O CARRO ?
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

18 mensagens   •   Página 1 de 1
Lucas Almeida
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Jul 2013, 10:33
Nome Completo: Lucas almeida
Cidade: Nova iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

ARO 16 PESA O CARRO ?

por Lucas Almeida » 26 Ago 2013, 09:59

Boa tarde no ultimo dia 20 eu pus meus aros 16 para reforma e colocaram umas rodas de ferro aro 15 nele , E notei que o desempenho do carro melhoro uns 30 % , o carro parece que fico sem limitador de velocidade . Agora dia 25 eu botei as rodas 16 denovo nele

Oque acham ? queria opnioes se realmente é verdade essa teoria que vivi .

HANK
Organizador
Organizador
Mensagens: 661
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:59
Nome Completo: Hank Krummrich Zaidan
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: ARO 16 PESA O CARRO ?

por HANK » 26 Ago 2013, 12:16

Lucas Almeida escreveu:Boa tarde no ultimo dia 20 eu pus meus aros 16 para reforma e colocaram umas rodas de ferro aro 15 nele , E notei que o desempenho do carro melhoro uns 30 % , o carro parece que fico sem limitador de velocidade . Agora dia 25 eu botei as rodas 16 denovo nele

Oque acham ? queria opnioes se realmente é verdade essa teoria que vivi .

Então

Isso ocorre se vc sair de um aro 13 para um 15, 17, dai você sente a diferença.
Se tu pegar a roda de ferro na mão é a de liga na mão, é capaz da de ferro ser mais pesado.
Porém isso não parecer ser o problema da roda, e sim do pneu, a roda 16 calça que tipo de pneu, um perfil baixo e largo e a 15 esta com um perfil mais alto e fino.
Isso parece que o problema esta na área de contato do pneu com o chão, quanto mais largo, mais força vc precisa fazer para mover o carro e por isso a sensação do carro preso.
Porém quanto mais área de contato no chão ele distribui mais a força, perdendo menos potencia.
Então, isso que tu sentiu é a respeito pode ser por causa do tipo do pneu, a direção ta mais leve, o carro ta saindo mais fácil, porém nada gritante, a não ser que seu pneu tenha uma medida tala larga.
Eu conheço isso, mas daqui a pouco alguém da mais informação.

Abraços
Clube do Vectra - Regional MS
Imagem

Imagem

Lucas Almeida
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Jul 2013, 10:33
Nome Completo: Lucas almeida
Cidade: Nova iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: ARO 16 PESA O CARRO ?

por Lucas Almeida » 26 Ago 2013, 12:32

Obrigado KHAN , então o pneu 16 que usso é o 205/55/16 as rodas são de liga leve bem originais tem 5 anos no vectra .

o pneu 15 que ele pos eu não sei dizer qual é , Porem o carro fico mas baixo e desenvolveu muito mais , fico mas leve !

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: ARO 16 PESA O CARRO ?

por Alez » 26 Ago 2013, 12:47

Quando reformei as 16 também senti uma melhora com as 15 que foram montadas nele enquanto reformava as rodas.

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: ARO 16 PESA O CARRO ?

por Pedro Josino » 26 Ago 2013, 13:41

Geralmente as 16" usam pneus 205, enquanto as 15" usam 185 ou 195, como a área de contato com o chão é menor, tende haver menos atrito para retirar o carro da inércia, porém, perde-se em estabilidade.

Varger
GL Member
GL Member
Mensagens: 75
Registrado em: 10 Abr 2013, 23:54
Nome Completo: David Varger
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: ARO 16 PESA O CARRO ?

por Varger » 26 Ago 2013, 13:53

O problema não é nem tanto a area de contato, mas é a mesma coisa que a marcha da bicicleta... Rodas menores "giram mais", reduzem a a relação de marcha, deixando o cambio mais curto... O carro arranca mais fácil, mas piora em alta velocidade e freia menos!
Em casa temos um VCD com aro 15 e um com aro 16, como o aro 15 tem perfil 60 e o 16 tem perfil 55 o tamanho do conjunto é o mesmo, mas o aro 15 é muito mais macio, porem faz menos curva por ser 195. Para andar na cidade a 15 é bem melhor!
_______________________________________
David Varger
Vectra CD 2.2 16V Auto. 2004 Preto
Vectra CD 2.2 16V Auto. 2001 Cinza Pontal

Avatar do usuário
Diego Perroni
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 248
Registrado em: 07 Mai 2013, 10:40
Nome Completo: Diego Perroni
Cidade: Americana
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: ARO 16 PESA O CARRO ?

por Diego Perroni » 26 Ago 2013, 14:14

Meu Elite 2005 tá originalzinho com as rodas 16". Velhos, eu nunca pensei que essa nave seria tão dura e seca. Qualquer irregularidade do asfalto é transmitida para os ocupantes. Enfim, estava acostumado andar de monza.
Acho que o Vectras A e B com aros 15" devem ser super macios.
Diego Perroni
Vectra Elite 2.2 16V Automatic - Cinza Trinidad (2005)
http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=703

"Em nome do vento, Parabéns!"

HANK
Organizador
Organizador
Mensagens: 661
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:59
Nome Completo: Hank Krummrich Zaidan
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: ARO 16 PESA O CARRO ?

por HANK » 26 Ago 2013, 14:18

Diego Perroni escreveu:Meu Elite 2005 tá originalzinho com as rodas 16". Velhos, eu nunca pensei que essa nave seria tão dura e seca. Qualquer irregularidade do asfalto é transmitida para os ocupantes. Enfim, estava acostumado andar de monza.
Acho que o Vectras A e B com aros 15" devem ser super macios.

Bem

Para resolver esse problema é so aumentar o tamanho do pneu, não precisa nem diminuir de aro, so colocar mais pneu, logico que dai ele vai ficar alto e conforme o tamanho do pneu ele pode dobrar devido ao peso em uma curva.

Abraços
Clube do Vectra - Regional MS
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: ARO 16 PESA O CARRO ?

por Almeidão » 26 Ago 2013, 16:29

Realmente, não tem nada a ver com o peso como o Vagner explicou, pura mecânica e assim funciona a caixa de cambio.

Pneus menores que o original do carro, ele fica leve, sobe muito, freia mais e tem a velocidade final menor, porem alcança esta velocidade final bem mais rápido. Pneu maior, fica pesado, arranca menos, freia menos e tem a velocidade final maior, porem sofre pra chegar na velocidade final.

O meu eu uso menor e tenho a consciência de que quando rodei 1KM, eu ainda estou nos 900 metros.

Sds
Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: ARO 16 PESA O CARRO ?

por Pedro Josino » 26 Ago 2013, 21:53

Diego Perroni escreveu:Meu Elite 2005 tá originalzinho com as rodas 16". Velhos, eu nunca pensei que essa nave seria tão dura e seca. Qualquer irregularidade do asfalto é transmitida para os ocupantes. Enfim, estava acostumado andar de monza.
Acho que o Vectras A e B com aros 15" devem ser super macios.


Eu acho que isso depende muito dos pneus que estão no carro. No Gol eu usava os Pirelli P7 e sentia muitas irregularidades no volante, achava o carro ruim de curva, duro, barulhento. Como tive problemas com eles, resolvi substituir antes de chegar ao TWI, até para poder vender para alguém e abater do novo, ou colocar de volta no carro quando for vender (caso eu resolva entregar na concessionária) e quando coloquei os Michelin Pilot Primacy com as mesmas medidas, o carro mudou. O conforto ficou maior, alguns "grilos" que eu ouvia dentro do carro sumiram, ficou melhor de curva, melhor de frenagem, nunca mais tive problema com aquaplanagem.

Outro relato de pneu. O sócio do meu pai pegou uma BMW 328i Sport que sai de fábrica com rodas aro 18" com pneus run flat e ele colocou aro 20" com pneus comuns e o carro ficou MUITO mais confortável.

Acho que marca e modelo de pneu influencia muito em conforto e dirigibilidade.

Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member
Mensagens: 685
Registrado em: 07 Abr 2013, 16:37
Nome Completo: Gabriel
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: ARO 16 PESA O CARRO ?

por Gabriel Abrahão » 27 Ago 2013, 12:54

Tinha aro 14 no meu Vectra Milenium e agora tenho aro 16 no Vectra CD, a diferença é gritante entre os 2 aros, aro 14 desenvolve mais rápido mesmo o carro, mas eu não tinha tanta segurança pra fazer curvas mais acentuadas em velocidade na BR, o carro balançava mais e parecia que iria sair de traseira ou algo assim. Com o aro 16 o carro parece que o carro gruda mais no chão, e faz a curva tranquilamente.
Atual: Honda Civic LX 2003/2004 - Fotos

Ex: Ford Fiesta 2016/2017 - Fotos

Ex-Vectra CD 2003/2003 - Fotos

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: ARO 16 PESA O CARRO ?

por Almeidão » 27 Ago 2013, 15:33

pode ter certeza que neste caso ai o problema está na qualidade do pneu, uns curvam melhor que outro e neste caso o tamanho não influencia. Eu por exemplo que uso o Potenza GIII 195x60x14 com rodas de 8 polegadas, acho que o meu planta no chão na 101 Cachoeiro x Vitória, uma das mais perigosa do país e realmente é mais ágil, freia mais fácil e sobe que é uma maravilha. Se perco na velocidade final, não importa porque na final já seria muito para ele. Já é muito com pneus levemente menores, então não mudo minha ideia.

Não podemos esquecer de algo interessante, estou falando de pneus de qualidade e com a velocidade indicada para o Vectra. Não importa o nome ou a marca dele, se não for indicado para ele com a velocidade correta, terão problemas em curvas e agua.

Para não perder o assunto do tópico, no caso de pesar ou não pesar, não importa o pneu, sendo ele maior que o original vai pesar mesmo. Todas as arrancadas com pneu grande, será igual sair em um pouco menos que segunda. Eu diria que primeira e meia kakkakkaka.

Sds
Imagem

Lucas Almeida
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Jul 2013, 10:33
Nome Completo: Lucas almeida
Cidade: Nova iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: ARO 16 PESA O CARRO ?

por Lucas Almeida » 27 Ago 2013, 22:57

Bom eu to realmente to muito sismado com issu , Porem como comprei 4 pneus novos 16 e reformei os aros foi um investimento muito grande para eu trocar e por aro 15 de ferro , mais tenho que admitir que me surpreendeu muito quando a loja la pos os aros 15 e eu entrei na br o carro parecia que não tinha velocimetro final , deu 180 em um curto espaço e sem força muito o conta giro , Ja com os pneus 16 o carro sofre muito pra chega a 160 , Não imaginava que a diferença era tão gritante assim .

e Realmente como o Rapas ai relato com os aros 15 o carro fico bem mas leve na curva dando impressão de menas instabilidade porem com os aros 16 o carro não canta pneu em curva e não sai do tragéto nem a PAAL !

Dúvida cruel agora .

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: ARO 16 PESA O CARRO ?

por Alez » 28 Ago 2013, 13:43

Eu prefiro estabilidade/segurança do que velocidade sem segurança. Pense nisso. Deixe nas 16 mesmo.

HANK
Organizador
Organizador
Mensagens: 661
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:59
Nome Completo: Hank Krummrich Zaidan
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: ARO 16 PESA O CARRO ?

por HANK » 28 Ago 2013, 21:59

Lucas Almeida escreveu:Bom eu to realmente to muito sismado com issu , Porem como comprei 4 pneus novos 16 e reformei os aros foi um investimento muito grande para eu trocar e por aro 15 de ferro , mais tenho que admitir que me surpreendeu muito quando a loja la pos os aros 15 e eu entrei na br o carro parecia que não tinha velocimetro final , deu 180 em um curto espaço e sem força muito o conta giro , Ja com os pneus 16 o carro sofre muito pra chega a 160 , Não imaginava que a diferença era tão gritante assim .

e Realmente como o Rapas ai relato com os aros 15 o carro fico bem mas leve na curva dando impressão de menas instabilidade porem com os aros 16 o carro não canta pneu em curva e não sai do tragéto nem a PAAL !

Dúvida cruel agora .

Exato

É uma escolha, segurança ou velocidade.
E como dito anteriormente, quanto comprar um pneu verifique a indicação do mesmo, se ele é no mínimo B, a resistência do mesmo, velocidade, e a treadwear, se todos "A" blza, e tem um que é "AA".

Abraços
Clube do Vectra - Regional MS
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: ARO 16 PESA O CARRO ?

por Almeidão » 29 Ago 2013, 08:28

Estou vendo que ainda tem muita controvérsia com estabilidade e tamanho de pneus/rodas e isto não tem nada a ver. Você pode ter ótima estabilidade com pneus/rodas grandes e ao mesmo tempo ser instável com pneus/grandes sendo ele errado ou calibragem incorreta.

Ao mesmo tempo você pode ter ótima estabilidade com pneus/rodas pequenos e ter uma péssima estabilidade estando com pneus errados ou calibragem incorreta.

Rodas muito grande os pneus tende a ser mais duro e a lógica seria menor estabilidade por estar muito cheio, e nossas estradas não dá para ele andar vazio.

Cantar pneus em curvas, não tem nada a ver com tipo de pneus ou tamanho e sim CARRO DESALINHADO, principalmente divergência ou convergência. Por mais ruim que seja o pneu, se ele estiver na calibragem certa e o carro alinhado, ele não canta em curvas. Não precisava escrever isto, mas. Carro alinhado é a perfeição total tipo amortecedores, molas e o conjunto total da obra, não aquela meia sola que fazem por ai.

Aliás, quero parabenizar um amigo que colocou uma oficina na minha cidade, eu o chamo de Magrão e ele é fera neste trabalho e se tiver um mínimo vazamento em qualquer um amortecedor, ele não faz o serviço. Detalhe, fazem fila na oficina dele.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Alessandrocbcf
GL Member
GL Member
Mensagens: 109
Registrado em: 15 Abr 2013, 12:06
Nome Completo: Alessandro Cunha Bessone da Cruz Ferreira
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: ARO 16 PESA O CARRO ?

por Alessandrocbcf » 29 Ago 2013, 08:53

Esse tópico enxeu minha cabeça de dúvidas... Já estava decido a colocar aro 16 com pneus 205/55... Isso pq desisti do aro 17 de perfil baixo... Rodo em média 60km por dia e o estado das ruas aqui no RJ é lamentável, então desisti do perfil baixo para e evitar gastos extras com reparos constantes nas rodas. O outro ponto é o consumo, qnt maior o atrito com o chão, maior o consumo. Agora essa questão do carro ficar preso!?!? Estou ficando doido! :61: Meu Vectra ainda esta com as rodas originais aro 14 com pneus 185/70, que esteticamente acho feio. Tendo em vista os relatos de vcs, Vou começar a pesquisar a respeito dos aros 15 com pneus 195/65 ou 60... O que acham?

Lucas Almeida
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Jul 2013, 10:33
Nome Completo: Lucas almeida
Cidade: Nova iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: ARO 16 PESA O CARRO ?

por Lucas Almeida » 07 Set 2013, 11:19

Esse tópico enxeu minha cabeça de dúvidas... Já estava decido a colocar aro 16 com pneus 205/55... Isso pq desisti do aro 17 de perfil baixo... Rodo em média 60km por dia e o estado das ruas aqui no RJ é lamentável, então desisti do perfil baixo para e evitar gastos extras com reparos constantes nas rodas. O outro ponto é o consumo, qnt maior o atrito com o chão, maior o consumo. Agora essa questão do carro ficar preso!?!? Estou ficando doido! :61: Meu Vectra ainda esta com as rodas originais aro 14 com pneus 185/70, que esteticamente acho feio. Tendo em vista os relatos de vcs, Vou começar a pesquisar a respeito dos aros 15 com pneus 195/65 ou 60... O que acham?


De que local do rj voce é alesandro ? Estou localizado em nova iguaçu , Eu por inquanto vou deixa com os aros 16 pois dão um toque muito bonito ao carro , Porém se receber uma oferta boas nas rodas vou vende e por aros 15 , Acho que o problema não está diretamente relacionado nos aros 16 ser pesados , está na diferença do material do peso e da estética e desenho que cada um tem , o meu por exemplo é muito pesado comparado a alguns aros 16 que eu peguei na mão , e os pneus também contam muito de um remold até um pneu zero de uma boa marca .
Mais novamente eu venho afirma pelo menos no meu carro com rodas de ferro 15 o carro estava desenvolvendo muito mais principalmente em retas da br , agora com os pneus 16 ele demora muito mais a atingir uma certa velocidade e parece que força mais o motor pede uma rotação maior para atingir determinada velocidade

18 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 307 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 25 Abr 2024, 06:33