O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralAvaliação para carros "placa preta" - o clube vai fazer?
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

12 mensagens   •   Página 1 de 1
diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 193
Registrado em: 23 Fev 2015, 19:10
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Avaliação para carros "placa preta" - o clube vai fazer?

por diego_ » 31 Out 2020, 16:41

Saudações pessoal,

estamos chegando no momento que os donos dos primeiros vectras lançados 1993 poderão seguir para a solicitação da placa preta.
Acredito que o certo seria o próprio clube fazer isso.
Alguem da organização tá tocando isso? seria legal já começar a pensar nos critérios para considerar um vectra A bem conservado/restaurado para que as pessoas que desejem seguir com um projeto destes já saibam o que buscar.
Eventualmente teremos que montar um destes para o B e o C.
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Avaliação para carros "placa preta" - o clube vai fazer?

por chirola » 01 Nov 2020, 20:38

diego_ escreveu:Fuente del Mensaje estamos chegando no momento que os donos dos primeiros vectras lançados 1993 poderão seguir para a solicitação da placa preta.

verdade o vectra A ta virando uma raridade que ja chega aos seus 30 aninhos cuase e os primeiros modelos tao chegando la , eu apoio so que nao sei como poderia ser feito , no vw aircooled é o cafer club que emite o certificado de originalidade , no caso do vectra seria interesante que o club fasa algo similar ate por ser um club oficial reconhecido pela chevrolet , mais iso implica que os organizadores regionale e mais alguns membros doem um pouco do seu tempo , poderia ser feito em encontros ou algo similar para facilitar a vida de quem fasa a vistoria .
por outro loado tem algo que tem me icomodado com a placa preta e comparto meu ponto de vista ,
vcs ja sabem que carros placa preta nao sao obrigados a vistorias do controlar ou similares , e da para ver por exemplo no racha de interlagos um punhado de fuscas opalas chevette etc com placa preta correndo no autodromo evitando asim as vistorias que um carro de racha nunca pasaria . iso faz perder um pouco a seriedade , o club do opala em santa catarina e bem estrito um amigo foi recusado por causa do parabrisas volante e as molas dianteiras rebaixadas (o volante era preto pintado de marrom, parabrisas paralelo e as molas foram cortadas porque nao achaba do 4 cilindros enta coloco do 6 cildros e corto para ficar na altura )
bom fico meio grande o texto mais e o meu ponto de vista , se for algo serio e estrito acho certo, lembrando que um carro placa preta e digno de museo e nao de rachao

diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 193
Registrado em: 23 Fev 2015, 19:10
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Avaliação para carros "placa preta" - o clube vai fazer?

por diego_ » 02 Nov 2020, 15:35

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
diego_ escreveu:Fuente del Mensaje estamos chegando no momento que os donos dos primeiros vectras lançados 1993 poderão seguir para a solicitação da placa preta.

verdade o vectra A ta virando uma raridade que ja chega aos seus 30 aninhos cuase e os primeiros modelos tao chegando la , eu apoio so que nao sei como poderia ser feito , no vw aircooled é o cafer club que emite o certificado de originalidade , no caso do vectra seria interesante que o club fasa algo similar ate por ser um club oficial reconhecido pela chevrolet , mais iso implica que os organizadores regionale e mais alguns membros doem um pouco do seu tempo , poderia ser feito em encontros ou algo similar para facilitar a vida de quem fasa a vistoria .
por outro loado tem algo que tem me icomodado com a placa preta e comparto meu ponto de vista ,
vcs ja sabem que carros placa preta nao sao obrigados a vistorias do controlar ou similares , e da para ver por exemplo no racha de interlagos um punhado de fuscas opalas chevette etc com placa preta correndo no autodromo evitando asim as vistorias que um carro de racha nunca pasaria . iso faz perder um pouco a seriedade , o club do opala em santa catarina e bem estrito um amigo foi recusado por causa do parabrisas volante e as molas dianteiras rebaixadas (o volante era preto pintado de marrom, parabrisas paralelo e as molas foram cortadas porque nao achaba do 4 cilindros enta coloco do 6 cildros e corto para ficar na altura )
bom fico meio grande o texto mais e o meu ponto de vista , se for algo serio e estrito acho certo, lembrando que um carro placa preta e digno de museo e nao de rachao

Concordo chirola, a ideia é manter carros clássicos como tem que ser, mas jamais poderemos impedir que um membro que tenha placa preta bote o carro na pista para correr, desde que mantenha-se uma certa originalidade, não vejo problema para o dia do evento colocar umas rodas maiores, tirar o escape, mas sem descaracterizar o carro como clássico.
Quanto a conseguir obter a placa, poderiamos pensar num selo de aprovação do clube que precisa estar no para-brisa do carro, a pessoa precisa ser membro do clube ATIVAMENTE por ao menos 3 anos antes da solicitação, e todo ano precisa renovar o selo, sem isso o clube não revalida a certificação e ele perde o direito a placa preta, que precisa ser renovada todo ano até onde eu sei. E se o processo for integro sem possibilidade de "jeitinho brasileiro" a certificação concedida pelo clube oficial será mais "pesada" assim os veiculos que forem certificados por nós, terão um valor de mercado maior que os certificados por outras entidades.
Quanto a fazer o processo, ai precisariamos fazero clube virar empresa, com estatuto, CNPJ, mensalidade, virar mais profissional a coisa.
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 193
Registrado em: 23 Fev 2015, 19:10
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Avaliação para carros "placa preta" - o clube vai fazer?

por diego_ » 02 Nov 2020, 15:37

Outro ponto que podemos fazer para começar a brincadeira é pegar alguns membros com o Vectra A e começar a tirar todos de acabamentos originais, medidas de rodas, pneus, documentar esse tipo de coisa e "certificar" alguns veículos para ver se o processo funciona e quais são os pontos que os avaliadores terão que conferir no carro.
Eu tenho um VCD-B.
no caso o que precisaria ser visto num VCD-B.
1. Motor 16v com tampa de valvulas de plástico, (abrimos mão de vazar oleo? ai deixa de ser o comportamento original)
2. parede corta fogo integra,
3. defletor de calor polido.
4. Sensores de pastilha de freio ativos (sem jumper)
5. bigode do radiador na cor do veículo, sem ser a cromada (para vectras de 97-99, de 00 a 05 os CDs precisam dela cromada)
6. frisos cromados das janelas traseiras integros
7. Frisos laterais das portas NÃO pintados (97-99)
8. Nao ter o repetidor de pisca no paralama
9. antena eletrica funcionando
10. Rodas 15" originais (existem as power star 16" mas nunca vi ao vivo)
11. suspensão traseira com o embuchamento prefeito
12. bancos de couro com padrão de costura original
13. cinzeiro com mola funcionando
14. laterais das portas em couro seguindo o padrão original (couro na parte superior e veludo na inferior)
15. break-light funcionando
16. controle corujunha do alarme funcionando.
17. MID funcionando
18. todos os botões e lampadas do painel acendendo laranja
19. Tapete de borracha em 4 peças
20. descança-braço original
21. teto solar original
22. coluna de direção escamoteavel apenas nos sem air-bag (97)
23. radio toca-fitas DF67 ou CDR-500 (pode ser removido o conjunto de CD e colocar um bluetooth interno oculto)
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 193
Registrado em: 23 Fev 2015, 19:10
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Avaliação para carros "placa preta" - o clube vai fazer?

por diego_ » 02 Nov 2020, 15:52

Outro ponto.
Aceitaremos acessórios importados? por exemplo o porta copos no painel?
a capa de radiador?
Aceitaremos acessorios que não são do ano/modelo? por exemplo o som premium em vectras que sejam abaixo de 2002
Quanto aos vidros, somente os que possuem a logo GM estampada? pode ser do mesmo fabricante original, porém sem a logo GM?
peças que não tenham a logo original, mas que sejam do mesmo fabricante por exemplo as buchas da suspensão traseira não serem GM mas serem Axios, poderemos aceitar?
Qual o impacto de lanternas farois não originais vc fabricante original? (CIBIE, CARELLO, VALEO)
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Avaliação para carros "placa preta" - o clube vai fazer?

por chirola » 02 Nov 2020, 23:27

tem que ver tudo detalhe eu poso falar do que eu sei que e no caso do fusca e a vistoria,
por exemplo eles ac eitam so acesorios de epoca ofrecidos pela fabrica , por exemplo se o som premium era um opcional aplicavel a cualquer modelo cualquer modelo poderia ter , se for opcional so do cd , nao e original no gls se entende.
portacopos esta mudando o visual original asim como repousa brasos portatrecos no teto etc .
logico que tem repostos mecanicos que nao acha mais original gm e no caso do fusca e aceito paralelos no padrao original.
ja por citar um exemplo as lanterna no caso tem que ser original ou da marca do fabricante na epoca .
e cada modelo e ano tem seus detalhes por exemplo lanterna fume , trico da porta na cor do carro ou preto , volante de cuoro ou emborrachado ,abafador e escape catalizador no padrao original , eu nao poso falar que meu carro e original , ja que o catalizador nao esta mais e a descarga e kadron .
piscas fume ou laranja o break-ligth vai dar trabalho no vectra B jajajaaj ate ele chegar aos 30 anos as capinhas plasticas vaodesintegrar , mais seria aceito uma de reposicao no padrao original .(como toda peca que nao fabrique mais)
todos os acesorios tem que estar funcionando 100%
estofamento original ou reformado no padrao e estampa original.
um carro de placa preta no meu parecer como saido da fabrica.como se estevese parado no tempo .
cada club de marca ou modelo tem um minimo aceitavel no caso do vw fusca esta em 90% ou 95% nao lembro dereito, e cada peca ou acessorio conta e tem uma potuacao entende . e a margem e logica no caso do fusca aonde vai achar pneu digonal magion novo se deixo de fabricar a 20 anos enta e permitido paralelo reduz um minimo de porcentagem so que tem que ser na medida original .
vai ser uma tarefa dificil para os organizadores de cada regiao

diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 193
Registrado em: 23 Fev 2015, 19:10
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Avaliação para carros "placa preta" - o clube vai fazer?

por diego_ » 02 Nov 2020, 23:56

Sei bem como é isso.
Tenho basicamente 3x peças de todos os acabamentos do carro guardadas. (incluindo break light)
tenho até mesmo um conjunto de admissão inteiro guardado para uma emergencia.

Quanto a questão dos opcionais, até onde eu sei, um vectra 97 não pode ter o ar digital, pois não existia essa peça na época dele, só veio a ter em 98.
as maçanetas internas cromadas eram padrão no VCD de 2000 em diante, mas não existiam em 97-99.
Uma coisa besta, apenas os vectra de 97-99 tinham tapete de carpete, depois de 2000 apenas de borracha.
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Avaliação para carros "placa preta" - o clube vai fazer?

por chirola » 03 Nov 2020, 11:56

eu quero ver aonde acha as rodas catavento do vectra A em bom estado .....
e os detalhes ne , lampadas alogenas amarelas , nao tem para o xenon nem led super branca nem nos milha
diego_ escreveu:Fuente del Mensaje Tenho basicamente 3x peças de todos os acabamentos do carro guardadas. (incluindo break light)

agora break ligth meu amigo pode guardar em um tempo vai cotizar na bolsa jajjjaajjaj
mais e iso ate a posiçao dos emblemas conta .
adaptaçoes mecanicas como freio disco traseiro em verçoes que nao era ofrecido es tipo de detalhe tambem deveria invalidar , carrocerias desalinhadas etc

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Avaliação para carros "placa preta" - o clube vai fazer?

por danrmp » 03 Nov 2020, 12:10

CNPJ em clube de fórum raramente dá certo. Vide o Omega Clube que quebrou.

Quanto aos critérios, concordo em certa rigidez, mas que eu entendo é que deve ser avaliado na forma de pontuação (e não passa / não passa).

Por exemplo, um carro que teve o parabrias trincado mas foi substituído por um de qualidade não deve ser penalizado com a não-obtenção do certificado, já que uma peça GM não se encontra mais.

Até onde eu saiba, não existe revalidação de certificado anual. É por isso que muitos carros são descaracterizados após o emplacamento.

E é por isto que hoje, acho bobagem se preocupar com isso. A maioria que tem por aí é "placa treta". Sem contar que com a mudança para a porcaria da placa do Mercosul, perdeu completamente o sentido.

diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 193
Registrado em: 23 Fev 2015, 19:10
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Avaliação para carros "placa preta" - o clube vai fazer?

por diego_ » 03 Nov 2020, 13:06

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje CNPJ em clube de fórum raramente dá certo. Vide o Omega Clube que quebrou.

Quanto aos critérios, concordo em certa rigidez, mas que eu entendo é que deve ser avaliado na forma de pontuação (e não passa / não passa).

Por exemplo, um carro que teve o parabrias trincado mas foi substituído por um de qualidade não deve ser penalizado com a não-obtenção do certificado, já que uma peça GM não se encontra mais.

Até onde eu saiba, não existe revalidação de certificado anual. É por isso que muitos carros são descaracterizados após o emplacamento.

E é por isto que hoje, acho bobagem se preocupar com isso. A maioria que tem por aí é "placa treta". Sem contar que com a mudança para a porcaria da placa do Mercosul, perdeu completamente o sentido.


É esse tipo de discussão que devemos ter.

A questão não vejo nem pela placa preta, acho que é um item que até precisava de uma modernização, ficou bem bacana pra mim a placa branca/prata.
Digo por exemplo em cidades que possuem vistoria obrigatória. Logo logo isso vai impedir que esses carros, mesmo com a manutenção em dia possam rodar, por serem antigos. Isso garantiria que a vistoria não seja realizada nestes veículos.

Quanto a renovação da placa preta, Eu sei que na transferencia do veículo é necessário refazer o processo, e já vi muito clube falando que é preciso renovar a cada 5 anos. Infelizmente não achei nada relacionado a isso no contran.

A questão do "placa-treta" é o fato de que agora clubes credenciados no Denatran podem emitir o laudo de originalidade, e muitos não tem o rigor técnico disso, por isso a FBVA chiou quanto veio essa alteração
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

Melvisjr
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 03 Ago 2023, 20:02
Nome Completo: Melvis Muchiuti Junior
Cidade: Ivaiporã
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 43

Placa preta

por Melvisjr » 03 Ago 2023, 20:13

Alguém já possui vectra com placa preta?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Avaliação para carros "placa preta" - o clube vai fazer?

por Ju_Bueno » 04 Ago 2023, 13:29

Até agora não nos foi apresentado nenhum. Mas vale lembrar que aqui no fórum o movimento tem sido bem pequeno. Nos grupos de whatsapp e outras redes sociais parece que o pessoal é mais ativo. Quando aparecer um placa preta, creio ser mais provável ser apresentado por lá.

Um membro que está bem próximo de poder fazer isso é o Ricardo Pinto, que tem um GSI 94 - só não sei se ele tem intenção de por essa placa.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

12 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 427 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 24 Abr 2024, 22:10