O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Geral[ Vectra b ] freios
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

11 mensagens   •   Página 1 de 1
Juninho Lutkenhaus
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Fev 2021, 21:41
Nome Completo: Adilson Junio Lutkenhaus Mendonça
Cidade: Jardim leme
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 26

[ Vectra b ] freios

por Juninho Lutkenhaus » 22 Mar 2021, 07:49

Bom dia galera me ajudem se eu estiver no tópico errado peço que algum ADM me ajude a realocar o tópico , estou muito confuso ainda com o forum, estou com mais um probleminha o freio do vecao se freiar de uma vez segura top e mesmo se ir devagar também .. só que se manter o pé e apertar mais ele acaba abaixando muito devagar...dou outra pisada sobe denovo e dar mais uma sobe mais ainda. Pensei em ar porquê eu troquei os flexíveis e sangrei a embreagem . Mais também fiquei em dúvida de ser os reparos internos que rodaram ( borrachinhas ) ele não tinha freio a disco eu adptei nele ... E recente troquei embreagem e flexíveis dianteiros comecei sangrando da última roda do lado.passageiro Ate a mais próxima do cilindro .. me disseram que posso ter condenado ele por ter posto freio a disco e ter mudado o curso dele interno e a borrachinha virado.. existe algum corretor de frenagem na versão com freio a disco ? Peguei as pinças do.vectra cd 98 e discos de astra 4 furos ..

Juninho Lutkenhaus
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Fev 2021, 21:41
Nome Completo: Adilson Junio Lutkenhaus Mendonça
Cidade: Jardim leme
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 26

[ Vectra b ] freios

por Juninho Lutkenhaus » 22 Mar 2021, 07:51

Outra coisa troquei os reparos da pinça , dei uma revisão e pus óleo freio dot 4 Ate . Não saiu ar nas rodas traseiras ... Só nas dianteiras da troca principalmente na lado motorista.. custou sair ..
Não sei se atrás não apareceu pois eu não deixei todo óleo sair . Que eu já tinha trocado w alguns dias

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[ Vectra b ] freios

por Almeidão » 22 Mar 2021, 10:01

Juninho Lutkenhaus escreveu:Fuente del Mensaje Outra coisa troquei os reparos da pinça , dei uma revisão e pus óleo freio dot 4 Ate . Não saiu ar nas rodas traseiras ... Só nas dianteiras da troca principalmente na lado motorista.. custou sair ..
Não sei se atrás não apareceu pois eu não deixei todo óleo sair . Que eu já tinha trocado w alguns dias


Não muda nada no serviço ao trocar para disco e aumentar algo, mesmo porque nçao aumenta o flexível atrás, aumenta o cano de metal. Eu troquei o meu também e é perfeito.
Sangria precisa ser feito assim, e quem pisar nele tem que está atento e pisar até no fundo mesmo, tipo pressionar o fundo do carro.
1 - Roda direita frente, pisar fundo e soltar o parafuso sangria, quem tiver pisando deve continuar até o freio ir todo embaixo, aperte o parafuso e solte o freio e mande pisar mais uma vez, solte o parafuso e veja a saída de óleo, se sair inteiro, aperte e está bom. Se quiser repetir mais uma vez, repita e não esqueça de completar o óleo a cada roda que for fazer.
2 - Próxima roda, esquerda traseira, repita o processo e lembro que para sangrar a traseira com disco é melhor tirar o pneu ou inventar uma chave torta como eu fiz e não é a mesma medida da frente.
3 - Roda dianteira esquerda, refaça igual.
4 - Roda traseira direita, refaça igual.

Rodas da frente usa chave estria 8/9, nunca use chave de boca. Embreagem chave 10mm, traseira não me lembro, mas acho ser 7 ou 6 mm, mas sempre estria e nunca aperte muito, ele veda fácil.

Reforço que quem pisar deve saber o que esteja fazendo, tem gente que pisa, ai você afrouxa o parafuso, ele está dormindo e pisa atrasado. Ele deve pisar forte e lembrar que o pé irá seguir assim que você afrouxar o parafuso.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[ Vectra b ] freios

por chirola » 22 Mar 2021, 12:25

Juninho Lutkenhaus escreveu:Fuente del Mensaje me disseram que posso ter condenado ele por ter posto freio a disco e ter mudado o curso dele interno e a borrachinha virado..


cara quem falo iso ??? como vc muda o curso de uma peça mecanica selada com um recorrido limitado ? o unico que pode trancar a borrachinha e pisar ele na baga e forzar , se o cilindro fico sem oleo o primeiro e sangrar o cilindro , sngra direto dos canos , fica com uma garrafa de gua na mao porque se o oleo de freio cair na tinta do carro a agua neutraliza ele e asim nao queima a tinta nem as maos se cair fluido na mao lave com agua corrente para nao queimar a pele .
sangrado o cilindro tem que ver se esta mandando oleo para as rodas e iso pode ver sangrando o sistema do sangrador da pinça ou na junçao do cano com o flexivel , se chega oleo nos flexiveis e na pinça pode sangrar normal , cuando eu faso sangria de freios coloco umamangueira de silicone transparente (mangueira de gasolina de fusca de silicone) no sangrador e deixo ela para cima asim vc ve se esta saindo ar mais facil e se o comandante do pedal errar a pinça vai puxar de volta o oleo que fica na mangueira e nao ar , as veses demora para sair o ar do cano na mangueira fica bem facil ver cuando deixa de sair fluido velho e comensa a sair fluido novo pela cor dele ,
ao voltar o pistao da pinça tem que abrir o sangrador e voltar o pistao asim evita que as sujeira do sistema volte e asim elimina residuos contaminantes (importante em carros com abs para nao estragar os solenoides )

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[ Vectra b ] freios

por Almeidão » 22 Mar 2021, 14:25

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Juninho Lutkenhaus escreveu:Fuente del Mensaje me disseram que posso ter condenado ele por ter posto freio a disco e ter mudado o curso dele interno e a borrachinha virado..


cara quem falo iso ??? como vc muda o curso de uma peça mecanica selada com um recorrido limitado ? o unico que pode trancar a borrachinha e pisar ele na baga e forzar , se o cilindro fico sem oleo o primeiro e sangrar o cilindro , sngra direto dos canos , fica com uma garrafa de gua na mao porque se o oleo de freio cair na tinta do carro a agua neutraliza ele e asim nao queima a tinta nem as maos se cair fluido na mao lave com agua corrente para nao queimar a pele .
sangrado o cilindro tem que ver se esta mandando oleo para as rodas e iso pode ver sangrando o sistema do sangrador da pinça ou na junçao do cano com o flexivel , se chega oleo nos flexiveis e na pinça pode sangrar normal , cuando eu faso sangria de freios coloco umamangueira de silicone transparente (mangueira de gasolina de fusca de silicone) no sangrador e deixo ela para cima asim vc ve se esta saindo ar mais facil e se o comandante do pedal errar a pinça vai puxar de volta o oleo que fica na mangueira e nao ar , as veses demora para sair o ar do cano na mangueira fica bem facil ver cuando deixa de sair fluido velho e comensa a sair fluido novo pela cor dele ,
ao voltar o pistao da pinça tem que abrir o sangrador e voltar o pistao asim evita que as sujeira do sistema volte e asim elimina residuos contaminantes (importante em carros com abs para nao estragar os solenoides )


Sobre o óleo de freio na pintura, se cair tem que jogar agua de imediato que elimina o problema, sobre queimar, sim tem gente alérgica que pode sim afetar a pele, a minha eu uso o próprio óleo de freio para limpar a mãos e as vezes peças porque é um óleo que sai com agua pura e por sorte não sou alérgico a ele.
Ou seja tudo que você diz é importante e mais ainda sobre o "comandante do pedal" que se falhar, o serviço precisa ser repetido.

Eu não uso esta mangueira, dá muito trabalho mas quem quiser usar, basta colocar ela dentro de um vaso de água e a outra parte justa na sangria e antes coloque a chave ali já que devem usar uma de estria e pisar no pedal até o fundo e fechar a sangria, repita o processo olhando o vaso de agua e assim que parar de fazer borbulha é porque o ar foi eliminado. Mas nunca deixe de fechar a sangria antes de soltar o pedal para não puxar agua de volta.

Por segurança é bom soltar a roda e sangrar sem ela, é mais demorado, mas é um serviço mais perfeito e não cairá óleo nas rodas evitando assim um problema de pintura das mesmas.
Imagem

Juninho Lutkenhaus
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Fev 2021, 21:41
Nome Completo: Adilson Junio Lutkenhaus Mendonça
Cidade: Jardim leme
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 26

[ Vectra b ] freios

por Juninho Lutkenhaus » 22 Mar 2021, 21:41

Fiz que nem você me disse , levantei ele no Jacaré e pus preguiça nas traseiras . Sangrei mais continuou aibaixando , o cilindro de freio lá era provávelmente original Bosch pois estava com 153 mil km o carro e nem acho para comprar Bosch , pus um da controil . Após a troca do cilindro o freio ficou fora de série travando fácil . Antes precisava pisar bem forte e demorava um pouco , eu achava o freio bem fraco para o vecao , ficou meio pedal . Satisfeito .. só agradecendo aí pelas dicas..

Juninho Lutkenhaus
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Fev 2021, 21:41
Nome Completo: Adilson Junio Lutkenhaus Mendonça
Cidade: Jardim leme
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 26

[ Vectra b ] freios

por Juninho Lutkenhaus » 22 Mar 2021, 21:43

Pus o cilindro , e sangrei nós caminhos ali encima que encontra no cilindro . Aí já deu freio , para não forçar o cilindro primeiramente abri um cano e mandava pisar até o fundo e assim queneu fechasse mandei soltar o pedal fiz isso 2 vezes em cada cano e já deu freio ... Pelo fato que já havia sangrado antes da troca as sangrias inferiores

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[ Vectra b ] freios

por chirola » 22 Mar 2021, 23:17

Juninho Lutkenhaus escreveu:Fuente del Mensaje Pus o cilindro , e sangrei nós caminhos ali encima que encontra no cilindro . Aí já deu freio , para não forçar o cilindro primeiramente abri um cano e mandava pisar até o fundo e assim queneu fechasse mandei soltar o pedal fiz isso 2 vezes em cada cano e já deu freio ... Pelo fato que já havia sangrado antes da troca as sangrias inferiores


o cilindro estaba cansado akakakkaka
jua tinha dado tudo o que ele tinha , sorte que resolveu o freio e o unico que vc tem para segurar o rochao

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[ Vectra b ] freios

por Almeidão » 23 Mar 2021, 07:25

se Você fez a sangria e continua baixando, o segredo é trocar o cilindro mesmo. Esta marca Controil invadiu aqui na cidade também, tudo de freio praticamente só acha controil. O meu é ATE, normalmente vinha de fabrica ATE ou Vargas, aliás o meu ATE é original e funciona perfeito desde 1997, nunca abri para trocar o reparo e só trocaria se achasse o reparo ATE.
Imagem

Juninho Lutkenhaus
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Fev 2021, 21:41
Nome Completo: Adilson Junio Lutkenhaus Mendonça
Cidade: Jardim leme
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 26

[ Vectra b ] freios

por Juninho Lutkenhaus » 25 Mar 2021, 21:41

Vamos ver se futuramente acho reparos, eu guardei o antigo da Bosch .. mais.gracas a Deus o.freio.ficou indecente de tão bom kkk, tenho que me acostumar a pisar menos .. controil é da frasle

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[ Vectra b ] freios

por chirola » 26 Mar 2021, 02:59

Juninho Lutkenhaus escreveu:Fuente del Mensaje Vamos ver se futuramente acho reparos, eu guardei o antigo da Bosch .. mais.gracas a Deus o.freio.ficou indecente de tão bom kkk, tenho que me acostumar a pisar menos .. controil é da frasle

Kakakka o frei do vectra e bruto e segura bem o peso do carro

11 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 129 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 28 Mar 2024, 05:54