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Geral107.000km elite
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

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thiaguinho94
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107.000km elite

por thiaguinho94 » 15 Out 2013, 12:07

to vendo um vectra elite 05 preto com teto de um tiozão de 55 anos o carro ta bem conservado mas ele disse que nunca troco o oleo do cambio pois ele tem um diplomata automatico tbm e nunca troco. minha duvida é ainda e tempo de troca o oleo do cambio? sera que esse motor aguenta ate uns 150000km sem retifica? me ajudem.

meu sonho sempre foi ter um vectra b de 2002 ate 2005. to quase conseguindo mas n posso errar e pega uma bomba tem um collection tbm com 84000 km que me interessou mas ta com o mesmo preço do elite

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Re: 107.000km elite

por Alcir Andreoni » 15 Out 2013, 12:27

thiaguinho94 escreveu:to vendo um vectra elite 05 preto com teto de um tiozão de 55 anos o carro ta bem conservado mas ele disse que nunca troco o oleo do cambio pois ele tem um diplomata automatico tbm e nunca troco. minha duvida é ainda e tempo de troca o oleo do cambio? sera que esse motor aguenta ate uns 150000km sem retifica? me ajudem.

meu sonho sempre foi ter um vectra b de 2002 ate 2005. to quase conseguindo mas n posso errar e pega uma bomba tem um collection tbm com 84000 km que me interessou mas ta com o mesmo preço do elite

Tem um tópico onde está sendo relatado exatamento o que você tem dúvida. Veja o texto do nosso amigo rgapski...

No Brasil, existe a cultura de que TODO só quer comprar carro de primeiro dono e com pouca km rodada.
Tem gente que compra carro 98 com 30mil km, não tem histórico de procedência e jura pela mãe morta que só tem isso rodado.
Um amigo tinha um Corsa Sedan 1.6, tirado 0km, novinho de tudo, muito cuidado, e que só andava em estrada.
Quando colocou à venda, ninguém queria porque já tinha 160mil km rodado.
Não aguentando mais (2 meses sem vender), ele acabou trocando na loja.
No dia seguinte eu vi o carro dele exposto, com painel marcando 40mil km e uma placa enorme escrito "único dono".
Não preciso nem dizer que vendeu em uma semana, né? rs


Se o carro é de procedência, bem conservado, com manutenção preventiva, rodou com zelo, 107.000km pode ser razoável para um Elite.

Agora de o tiozão de 55 anos socava o carro em qualquer quebrada, nunca fez manutenção, trocando em miúdos, judiou do carro, aí fica difícil...

Se você tem o histórico de manutenção do carro, não vejo problemas. O que pode pegar aí é a sua vontade...
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Re: 107.000km elite

por Bruno Cesário » 15 Out 2013, 12:46

Alcir Andreoni escreveu:Um amigo tinha um Corsa Sedan 1.6, tirado 0km, novinho de tudo, muito cuidado, e que só andava em estrada.
Quando colocou à venda, ninguém queria porque já tinha 160mil km rodado.
Não aguentando mais (2 meses sem vender), ele acabou trocando na loja.
No dia seguinte eu vi o carro dele exposto, com painel marcando 40mil km e uma placa enorme escrito "único dono".
Não preciso nem dizer que vendeu em uma semana, né? rs[/color]
.

Isso ae eu até comentei que aconteceu com um carro que tive, um Siena Elx 1.4 8v flex 2007 série 30 anos, o carro comigo era todo liso, mas liso mesmo. Vendi com 140/150 mil km rodados pra um amigo que tbm rodou mais 100mil, ai vi o carro na agencia com exatamente 70mil km ORIGINAIS hein...eu simplesmente falei com o vendedor e queimei o filme da agencia.

Eu não ligo pra kilometragem alta ou baixa, o que importa mesmo é o cuidado que o carro teve, qual óleo usava, estado da suspensão, interior, lata, pneus, e vai. Tem muito carro ae com 20mil rodados originais mesmo e tudo sambado, assim como tem carro com 200mil e com um estado de dar inveja.
:52:

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Re: 107.000km elite

por Rafael Gouveia » 15 Out 2013, 13:30

Meu ex elite com 120mil km estava impecável, quando fiz a troca do óleo de cambio parecia nunca ter trocado e está firme e forte até hoje.
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Re: 107.000km elite

por Alez » 15 Out 2013, 13:42

Estou com um Collection 2.0 8v com 134mil rodados e nem sinal de precisar de retífica.

Conheço o carro desde 0km.

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Re: 107.000km elite

por Paty1521 » 15 Out 2013, 14:48

Vamos:


O ponto é: o senhor nao trocou o oleo de cambio, portanto deve ser AT ne?


Se for AT devia ter trocado aos 50 mil e depois aos 100 mil. E uma loteria. Pode ser que na hora que vc for trocar, o cambio nao de sinal nenhum de problemas. Ou pode ser que logo apos a troca ele comece a patinar.

E um risco que vai ter que correr. Isso com o cambio. O motor com certeza se foi bem cuidado roda muiitooooo ainda.

Eu troquei o oleo do meu cambio assim como o Rafael e dei sorte: nao deu indicio nenhum de estar ruim. Leve numa casa de cambio AT especializado e peçam para tirar uma amostra do oleo e ver se esta muito sujo. Dependendo e melhor nem trocar mais e esperar o cambio abrir o bico.
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Re: 107.000km elite

por Alcir Andreoni » 15 Out 2013, 14:53

Paty1521 escreveu:Vamos:


O ponto é: o senhor nao trocou o oleo de cambio, portanto deve ser AT ne?


Se for AT devia ter trocado aos 50 mil e depois aos 100 mil. E uma loteria. Pode ser que na hora que vc for trocar, o cambio nao de sinal nenhum de problemas. Ou pode ser que logo apos a troca ele comece a patinar.

E um risco que vai ter que correr. Isso com o cambio. O motor com certeza se foi bem cuidado roda muiitooooo ainda.

Eu troquei o oleo do meu cambio assim como o Rafael e dei sorte: nao deu indicio nenhum de estar ruim. Leve numa casa de cambio AT especializado e peçam para tirar uma amostra do oleo e ver se esta muito sujo. Dependendo e melhor nem trocar mais e esperar o cambio abrir o bico.

Paty, veja o relato abaixo:

A GM está instruindo às CSS's para não efetuar a troca do óleo de câmbio dos Vectras NE, somente se o cliente exigir. Caso isso ocorra ela terá de retirar o óleo pelo bujão e guardá-lo, porém por conta e risco do proprietário do veículo, pois se vier a dar problema com o óleo novo, o mesmo deve ser retirado e recolocado o antigo.

Eu liguei no Centro Técnico da GM e confirmaram...
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Re: 107.000km elite

por Paty1521 » 15 Out 2013, 14:57

Alcir Andreoni escreveu:
Paty1521 escreveu:Vamos:


O ponto é: o senhor nao trocou o oleo de cambio, portanto deve ser AT ne?


Se for AT devia ter trocado aos 50 mil e depois aos 100 mil. E uma loteria. Pode ser que na hora que vc for trocar, o cambio nao de sinal nenhum de problemas. Ou pode ser que logo apos a troca ele comece a patinar.

E um risco que vai ter que correr. Isso com o cambio. O motor com certeza se foi bem cuidado roda muiitooooo ainda.

Eu troquei o oleo do meu cambio assim como o Rafael e dei sorte: nao deu indicio nenhum de estar ruim. Leve numa casa de cambio AT especializado e peçam para tirar uma amostra do oleo e ver se esta muito sujo. Dependendo e melhor nem trocar mais e esperar o cambio abrir o bico.

Paty, veja o relato abaixo:

A GM está instruindo às CSS's para não efetuar a troca do óleo de câmbio dos Vectras NE, somente se o cliente exigir. Caso isso ocorra ela terá de retirar o óleo pelo bujão e guardá-lo, porém por conta e risco do proprietário do veículo, pois se vier a dar problema com o óleo novo, o mesmo deve ser retirado e recolocado o antigo.

Eu liguei no Centro Técnico da GM e confirmaram...



Eu heim! Mas isso nos NE.. o dele é o mesmo que o meu B 2005 nao e? .... e diz sobre troca parcial no manual....


No meu caso, depois de tanto pesquisar fiz a total com 8 litros, mas muitos fazem a parcial....
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Re: 107.000km elite

por Alcir Andreoni » 15 Out 2013, 15:08

Paty1521 escreveu:Eu heim! Mas isso nos NE.. o dele é o mesmo que o meu B 2005 nao e? .... e diz sobre troca parcial no manual....


No meu caso, depois de tanto pesquisar fiz a total com 8 litros, mas muitos fazem a parcial....

Então!

Eu tinha um CD 2001 e fiz a troca parcial, porque ele dava um tranco forte na 3ª, aí o pessoal da CSS me recomendou trocar, porque carro com 70.000KM tinha que trocar.

Deu uma aliviada no tranco mas nada que saltasse aos olhos.

Um camarada meu trocou de Elite 2008 dele, troca total e falou que ficou show.

Agora, vai saber!
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Re: 107.000km elite

por Paty1521 » 15 Out 2013, 15:11

Alcir Andreoni escreveu:
Paty1521 escreveu:Eu heim! Mas isso nos NE.. o dele é o mesmo que o meu B 2005 nao e? .... e diz sobre troca parcial no manual....


No meu caso, depois de tanto pesquisar fiz a total com 8 litros, mas muitos fazem a parcial....

Então!

Eu tinha um CD 2001 e fiz a troca parcial, porque ele dava um tranco forte na 3ª, aí o pessoal da CSS me recomendou trocar, porque carro com 70.000KM tinha que trocar.

Deu uma aliviada no tranco mas nada que saltasse aos olhos.

Um camarada meu trocou de Elite 2008 dele, troca total e falou que ficou show.

Agora, vai saber!



Pois e! O meu fiz total 8 litros dextron II. E vou fazer de novo daqui 20 mil que daria 70 mil rodados do ultimo oleo... carro com 150 mil km e tinindo...
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Re: 107.000km elite

por Alcir Andreoni » 15 Out 2013, 15:23

O dele foi recomendado o IIE...
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Re: 107.000km elite

por Paty1521 » 15 Out 2013, 16:36

O 2 é original do carro o 3 é um mais avançado. Como ng conseguiu me responder na epoca a diferenca de um pro outro, muitos diziam que o 3 subtituiu o 2. Ai eu perguntava: Se tivesse substituido o 2 nao estaria em linha mais.... como ng conseguiu me responder, continuei usando o que o manuial manda: 2. O 3 parece que usa nos mais novos....

Eu fiquei com medo de arriscar rs
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Re: 107.000km elite

por Alcir Andreoni » 15 Out 2013, 19:34

Paty1521 escreveu:O 2 é original do carro o 3 é um mais avançado. Como ng conseguiu me responder na epoca a diferenca de um pro outro, muitos diziam que o 3 subtituiu o 2. Ai eu perguntava: Se tivesse substituido o 2 nao estaria em linha mais.... como ng conseguiu me responder, continuei usando o que o manuial manda: 2. O 3 parece que usa nos mais novos....

Eu fiquei com medo de arriscar rs

Boa atitude...
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Re: 107.000km elite

por Arquiteto » 15 Out 2013, 20:33

nesta linha de raciocinio talvez todos que tem vectra B,

teriam de estar usando oleo motor SJ ainda ...

acho que a opinião do Crispim aqui viria a calhar ... :38:

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Re: 107.000km elite

por Janderson » 15 Out 2013, 21:51

Arquiteto escreveu:nesta linha de raciocinio talvez todos que tem vectra B,

teriam de estar usando oleo motor SJ ainda ...

acho que a opinião do Crispim aqui viria a calhar ... :38:

Concordo em gênero, nº e grau :88:

Em tempo, não troquei o óleo da caixa do meu B ainda, tá com 43 mil kms, mas quando trocar (e acho que vai ser início do ano que vem, já que mesmo não estando com a Km indicada ainda, vale a idade) eu vou pôr o óleo mais moderno, o Dexron III.

Abraços
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Re: 107.000km elite

por Paty1521 » 16 Out 2013, 09:33

Arquiteto escreveu:nesta linha de raciocinio talvez todos que tem vectra B,

teriam de estar usando oleo motor SJ ainda ...

acho que a opinião do Crispim aqui viria a calhar ... :38:



Entao, mas ai o caso seria diferença de preços..... por isso o SJ continua em linha rs. Se fosse o mesmo preço do SL nao estaria mais porque ninguem ia comprar huahauhaua

Mas no caso do dextron II para o 3 a diferença era minima na epoca. Ai realmente ng conseguiu me expicar. Falavam que o 3 tinha mais componentes de lubrificação mas eu fiquei com medo de acabar patinando o cambio visto que eu era leiga em AT. Ai meu meconico disse: Tanto faz. ai realmente odeio a resposta tanto faz hahaaa

Mas se tiver alguem que possa me dizer qual a real diferença e se meu cambio nao vai sofrer nenhuma anomalia pelo uso do 3 eu mudo na proxima rs. Meu unico medo era ele ser muito melhor e acabar soltando alguma sujeira no cambio e pronto rsrsrrs
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Re: 107.000km elite

por Rafael Gouveia » 16 Out 2013, 10:53

No meu Elite B usei dexeron 3 e no GTX tambem, o câmbio do B e C é o mesmo porém evoluído, engate do neutro inteligente e mudanças na programação.

O Dexeron 3 é superior, fui na aciolly e tinha dexeron 4, estava dizendo que era para omega, captiva e outros...
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Re: 107.000km elite

por Rafael Gouveia » 16 Out 2013, 11:01

A troca total do óleo é mais arriscado dar problema do que a parcial, é a mesma coisa que trocar a agua de um aquário, vc tira 50% da agua suja e coloca agua limpa, para o peixe acostumar e no dia seguinte vc repete, se trocar a agua toda de uma vez o peixe pode morrer rsrs

A troca recomendada pela GM é a parcial e pode ser feita em casa (eu mesmo faço), aqui na aciolly o Dexeron III está R$25,00 o litro, se fizer 3 vezes a parcial com intervalos de 200km ta blz... eu fiz 4 trocas parciais.
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Re: 107.000km elite

por Ricardo Crispim » 16 Out 2013, 16:22

Segundo o manual do Vectra B 2002-2005. (Não sei se 1996 a 2001 é igual, quem tiver o manual pode dar uma conferida)
Transmissão automática Óleo Dexron II ACDelco

Segundo o manual do Vectra C 2006-2011
Transmissão automática Óleo Dexron III-E ACDelco


Quando o Vectra B estava em produção, o Dexron II atendia perfeitamente, depois surgiu o Dexron III que hoje já está na classificação H (Dexron IIIH).

A evolução dos fluidos Dexron foi feita com a introdução em sua fórmula de aditivos que retardam a oxidação, inibem a corrosão e formação de espuma. Para vocês terem uma ideia, o primeiro Dexron (Dexron é o nome comercial que reúne uma série de normas e especificações técnicas para fluido de transmissão automática (ATF) criado e registrado pela GM), utilizava como modificado de fricção, óleo de baleia cachalote, que com a proibição da pesca das baleias, parou de ser produzido, graças a Deus.

Aí vieram os Dexron II, IID e IIE. Inicialmente trocou-se o óleo de cachalote por óleo de jojoba, que deu muitos problemas por ser muito ácido e corroer as soldas, sendo então necessário colocar um aditivo inibidor de corrosão que por sua vez deixou o fluido extremamente higroscópico (higroscopia é a capacidade de certos materiais em absorver umidade, um exemplo são aqueles pequenos sacos de sílica gel que vem em embalagens de eletrônicos). A higroscopia não era um problema muito sério para as transmissões automáticas, porém não era adequada para outros sistemas hidráulicos em que o ATF também é utilizado, principalmente porque estavam sendo criados na época as transmissões eletrônicas, então novos aditivos foram colocados para tratar esse problema.

Sobre Higroscopia, o fluido de freio também é altamente higroscópico.Copiei da internet para ficar mais rápido a explicação resumida do que ocorre nos freios:
"A substituição periódica do fluído de freio deve-se a dois fatores:
Ter sua composição química facilmente alterada com o tempo de uso devido as variações de temperatura;
Ser higroscópico, ou seja, a propriedade que o fluído possui de absorver a umidade existente no ar. A absorção dessa umidade faz com que o fluído tenha seu ponto de ebulição reduzido e devido a isso o fluído fica vulnerável a um fenômeno chamado tamponamento.
O tamponamento ocorre quando a temperatura entre pastilha e disco de freio sobe demasiadamente(devido ao atrito.), então o fluído ao trocar de calor com a pastilha atingirá altas temperaturas e entrará em ebulição(por ter absorvido a umidade do ar teve seu ponto de ebulição reduzido.) gerando bolhas de ar no sistema."

Continuando, o Dexron III vem para substituir todos os anteriores, com mais controle da oxidação e corrosão que atacava as modernas transmissões eletrônicas.

Dexron IIIH é a atualmente utilizada, com um pacote de aditivos mais moderno, principalmente no que diz à redução de impactos.

Existem outros, como Dexron IV e V que não atendem aos nossos carros e o Dexron VI, mas apenas para a s transmissões Hydra-Matic 6 marchas com tração traseira, normalmente são sintéticos.

Como o ATF é um fluido com multipropósito (resfriar a transmissão, limpar as peças, lubrificar o sistema, transmitir força,inibir formação de depósitos e impurezas, proteger contra oxidação), ele não se deteriora como o óleo do motor, então se ele ficar escuro algo está muito errado.

Ele é preparado para ter uma excelente estabilidade em relação à oxidação (processo que envelhece o lubrificante do motor), mas com o uso constante, os aditivos vão se deteriorando e alterando as características originais, como a viscosidade por exemplo. É justamente essa perda que irá levar a transmissão a funcionar de forma incorreta até sua quebra...

Ideal é trocar com certa frequência (vide manual ou antes do que ele indica). Utilizando um ATF mais moderno (no caso dos Vectra B utilizar um Dexron III), significa que estará melhorando a qualidade do fluido, pois o Dexron III é mais estável e resistente que o II, mas também tem de ser trocado.

Lembrar também de comprar um fluido de boa marca, afinal é um gasto que se tem a cada 2 ou 3 anos...

Forte abraço!!!!!!!!!!!!

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Re: 107.000km elite

por Janderson » 16 Out 2013, 17:18

Na boa, quando vejo em algum post que o amigo Ricardo Crispim respondeu eu já vou seco naquele post, pois sei que ele vai ter publicado uma aula sobre o assunto (sem puxa-saquismo :76: ), mais uma vez Parabéns pelas preciosas informações Crispim :88:

Grande abraço
Janderson
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