O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralDificuldade na partida/ Instabilidade no funcionamento depois de aquecido
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

30 mensagens
  • 1
  • 2
s.erkmann
GL Member
GL Member
Mensagens: 65
Registrado em: 06 Jul 2013, 16:57
Nome Completo: Silas Erkmann
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Dificuldade na partida/ Instabilidade no funcionamento depois de aquecido

por s.erkmann » 28 Out 2013, 19:00

Boa Noite Rapaziada...

Seguinte, to com um problema no meu VA, eu saio muito pouco com ele, só saio nos findi semana, durante a semana ele fica na garagem e eu só ligo ele á noite para o motor rodar um pouco, não sei este é o causador do meu problema, o que acontece é o seguinte, quando ligo ele e ele tá frio.. pega fácil, é bater e pegar.... se saio com ele e deixo ele esquentar ligando e desligando a ventoinha, e paro o carro e desligo, se eu demorar no local mais de uns 30 a 45min, quando vou ligar o carro novamente tenho q tentar ligar ele umas 3 ou 4 vezes, se eu ligar e sair, quando parar num cruzamento que eu preciso da lenta o carro morre, então eu ligo e deixo ele morrer, umas 4 ou 4 vezes dae posso sair que não morre mais, e se eu parar o carro, e logo ligar ele não acontece nada, eu já levei no mecânico umas vezes e ele já verificou a bomba de gasolina e outras coisas + e até agora nada....
Pergunto se alguém já passou por isso, ou se alguém tem dicas para me dar...

Um abraço

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: PROBLEMA VA

por Almeidão » 28 Out 2013, 20:19

São várias coisas que pode ser, e as principais são estas duas a primeira seria o regulador de pressão que pode ser terstado em casa, a segunda seria o sensor de rotação. Como ele está morrendo nos semáfaro, acho que é o regulador de pressão.

Sds
Imagem

s.erkmann
GL Member
GL Member
Mensagens: 65
Registrado em: 06 Jul 2013, 16:57
Nome Completo: Silas Erkmann
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: PROBLEMA VA

por s.erkmann » 28 Out 2013, 21:22

pois é Almeidão...

O sensor de rotação é novo e o regulador de pressão foi testado....será que pode ser algo relacionado a cabo de vela?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: PROBLEMA VA

por Almeidão » 29 Out 2013, 17:04

s.erkmann escreveu:pois é Almeidão...

O sensor de rotação é novo e o regulador de pressão foi testado....será que pode ser algo relacionado a cabo de vela?


Não acredito que seja cabo de velas, pode até ser bobina, mas se ele funciona perfeito fico até sem ação para informar que seja este o problema. Será que mesmo sendo novo este sensor está realmente perfeito? É complicado opnar em eletronica estando de longe. Este problema é tipico de Bomba, sensor de rotação, regulador de pressão e o conjunto cabos, velas e bobina.
Ou um fio com mal contato, relê da bomba e até mesmo fusível. Dá uma localizada nos fusíveis e relês completo e dá uma limpada neles, não só do painel, mas la no motor, aliás o da bomba fica lá é um roxo e atrás da bateria ATRÁS, NÃO NA FRENTE tem outros fusíveis grandes que costumam atrapalhar muito e bater em alguns mecanicos VÁ NESTEs PRIMEIRO, SÃO 4, tire eles e passe uma graxa nos terminais dele e coloque outra vez no local. Eu não penso duas vezes em onde tem um relê ou fusível colocar um pouquinho de graxa nos terminais dele. Só ajuda.

Outra coisa que também costuma fazer algumas loucuras são os bicos, sensor de temperatura da agua para central e a sonda lambda. Estes 3 elementos tem sintomas diferentes ou seja uns acelera o carro sozinho, outros falham, outro morrem, mas fica difícil sair trocando estas peças sem um teste eletronico.

Como voce testou o regulador de pressão? Com a seringa?
Imagem

s.erkmann
GL Member
GL Member
Mensagens: 65
Registrado em: 06 Jul 2013, 16:57
Nome Completo: Silas Erkmann
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: PROBLEMA VA

por s.erkmann » 30 Out 2013, 07:18

Almeidão...

Na verdade não fui em quem testou, foi o mecânico, o carro esta lá hoje, e vou passar lá e falar isso tudo que vc me disse para ele, vamos ver o que vai dar...
Obrigado pelas dicas, vamos ver o que conseguimos achar...
Vou fazer isso no reles como vc falou.

Um abraço

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: PROBLEMA VA

por Ju_Bueno » 30 Out 2013, 07:47

Só uma correção: o Vectra A não tem os fusíveis / relés na frente e atrás da bateria. Eles ficam perto do hidrovácuo, olhando o carro de frente, à direita bem próximo da grade churrasqueira.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

s.erkmann
GL Member
GL Member
Mensagens: 65
Registrado em: 06 Jul 2013, 16:57
Nome Completo: Silas Erkmann
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: PROBLEMA VA

por s.erkmann » 30 Out 2013, 21:08

Obrigado pela dica Ju_Bueno,
Como mencionei, o carro ainda esta no mecânico, hoje não consegui passar lá para ver como ele esta...
Amanha provavelmente irei até lá..

Obrigado pessoal...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: PROBLEMA VA

por Almeidão » 31 Out 2013, 07:28

Realmente o VA tem os fusíveis em local direfentes, desculpa nossa falha.

Sobre testas regulador de pressão externo, ou seja os que ficam na flauta é muito fácil e muitos não sabem, talvez o mecanico não tenha testado direito, ou talvez nem tenha testado se achndo que ele esteja bom.
Voce mesmo pode testar:
compre uma seringa de 30ML, solte a mangueira que está na TBI até ele e coloca a seringa ali, esta mangueira não pode estar furada ou ressecada. Puxe a seringa até onde conseguir e solte ela, ela vai passar do meio e vai quase no final e ao soltar ela volta para o inicio se ele estiver bom. Se não voltar ou se puxar gasolina, pode trocar ele.

Sds
Imagem

nicholas_nsj
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 20 Jun 2013, 01:27
Nome Completo: Nicholas Strausz Jardim
Cidade: Resende
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: PROBLEMA VA

por nicholas_nsj » 31 Out 2013, 10:02

Da uma olhada na tampa do distribuidor e rotor. O meu um tempo atrás quando estava quente nem ligava, só quando estava frio e ligava que era uma beleza. Retire a tampa e verifique o estado interior dela onde fica o rotor. Abraço
Pouco a pouco fica zero...

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: PROBLEMA VA

por Almeidão » 31 Out 2013, 15:20

nicholas_nsj escreveu:Da uma olhada na tampa do distribuidor e rotor. O meu um tempo atrás quando estava quente nem ligava, só quando estava frio e ligava que era uma beleza. Retire a tampa e verifique o estado interior dela onde fica o rotor. Abraço


PQP nicholas_nsj esqueci que este danado tem rotor. Se sim, pode trocar ele porque a resistencia dele queimou e só aparece quando quente e com certeza, trocar também a tampa do distribuidor.

You are the best and me I'm one besta.
Imagem

nicholas_nsj
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 20 Jun 2013, 01:27
Nome Completo: Nicholas Strausz Jardim
Cidade: Resende
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: PROBLEMA VA

por nicholas_nsj » 31 Out 2013, 15:42

Almeidão escreveu:
nicholas_nsj escreveu:Da uma olhada na tampa do distribuidor e rotor. O meu um tempo atrás quando estava quente nem ligava, só quando estava frio e ligava que era uma beleza. Retire a tampa e verifique o estado interior dela onde fica o rotor. Abraço


PQP nicholas_nsj esqueci que este danado tem rotor. Se sim, pode trocar ele porque a resistencia dele queimou e só aparece quando quente e com certeza, trocar também a tampa do distribuidor.

You are the best and me I'm one besta.


Tem sim Almeidão
Tive que colocar na época uma tampa paralela e o rotor original.
Agora achei a tampa original que saiu por R$ 280,00 :56: e já instalei.
Dizem que é bom trocar de tempos em tempos.
abraço
Pouco a pouco fica zero...

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: PROBLEMA VA

por Almeidão » 31 Out 2013, 19:38

nicholas_nsj escreveu:
Almeidão escreveu:
nicholas_nsj escreveu:Da uma olhada na tampa do distribuidor e rotor. O meu um tempo atrás quando estava quente nem ligava, só quando estava frio e ligava que era uma beleza. Retire a tampa e verifique o estado interior dela onde fica o rotor. Abraço


PQP nicholas_nsj esqueci que este danado tem rotor. Se sim, pode trocar ele porque a resistencia dele queimou e só aparece quando quente e com certeza, trocar também a tampa do distribuidor.

You are the best and me I'm one besta.


Tem sim Almeidão
Tive que colocar na época uma tampa paralela e o rotor original.
Agora achei a tampa original que saiu por R$ 280,00 :56: e já instalei.
Dizem que é bom trocar de tempos em tempos.
abraço


Sim realmente é bom trocar a tampa, eu diria nem tanto quanto ao rotor que queima uma resistencia que liga a parte de metal e tem uma massa em cima. Ele aparente parece estar bom, logo quando esquenta a resistencia falha e se quebrarem ai, verão que ela está queimada. Muitos pensam que o metal vai até o fim do rotor e nem dá conta dele queimado.
Já a tampa, óbvio que quanto mais nova melhor, mas o maior problema é quando ela racha e não se pode ver onde rachou e isto aconteceu comigo em um Monza classic, ele comecou a funcionar somente 3 cilindros e eu estava indo para o trabalho e não parei e logo quebrou um balancinho. Tive que trocar este maldito para ir embora e troquei a tampa e por mais que eu procurei não achei o rachado.

Voce está certíssimo e eu nem percebi que ele tem esta peça.

Tá ai, tomara que o cara leia isto e troque este rotor e logo avisa aqui. Crédito para ti kakkakak

Valeu
Imagem

s.erkmann
GL Member
GL Member
Mensagens: 65
Registrado em: 06 Jul 2013, 16:57
Nome Completo: Silas Erkmann
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: PROBLEMA VA

por s.erkmann » 01 Nov 2013, 12:06

Boa tarde Pessoal

Muito obrigado pela ajuda, tudo o que foi postado aqui eu repassei para o mecânico, peço desculpas pela demora, mas esta semana pra mim foi mta correria, nem consegui buscar o carro ainda, hoje a tarde quero ir lá buscar meu filhote... to com saudades, ontem falei com o mecânico e ele me falou que encontrou um sensor de temperatura que manda sinal para a central de injeção, quando o carro esta frio, manda + combustível e quando o carro esta quente manda -, ele falou que testou o carro e não aconteceu +, mas eu quero pegar ele e andar para verificar,

Por enquanto muito OBRIGADO Galera.... ainda bem que temos este fórum, que não tem preço.... hehehehe

Um abraço, e assim que eu andar com o carro e tiver ok, eu falo pra vcs...

Jaderson_vf
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 14 Mai 2016, 11:41
Nome Completo: Jaderson Vitor Figueiredo
Cidade: são José do rio preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

PROBLEMA VA

por Jaderson_vf » 27 Jul 2017, 13:59

Boa tarde. Tenho um Vectra A 95 e este é o tópico mais próximo que achei. No meu caso partida fria normal de primeira. Pode andar o tanto que quiser seja no transito ou na pista ele funciona normal. Mas com ele quente, depois de já ter ligado a ventoinha se eu parar e for sair logo depois ou mesmo depois de um tempinho, ele pega normal mas fica igual carro a álcool no frio, lenta meio embaralhada e não tem força, não sobeo giro. Mas é só andar um pouco que ele volta ao normal. Será que pode ser relacionado ao distribuidor?

Marcelo Neri
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Set 2017, 20:13
Nome Completo: Marcelo Rodrigues Pereira Neri
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Quando esquenta não pega...

por Marcelo Neri » 22 Set 2017, 20:45

Pessoal, tenho um vectra cd 2.0 16v 98/98 que é um excelente carro. Só tem um problema, quando esquenta e eu desligo, vou dar partida e não pega de jeito nenhum. Por favor, Se alguem souber como solucionar esse problema me ajudem por favor. to ficando doido com isso já... :15:

Avatar do usuário
Matheuscalixto85
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 314
Registrado em: 29 Jan 2016, 10:03
Nome Completo: Matheus Bueno Calixto
Cidade: Luziania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Quando esquenta não pega...

por Matheuscalixto85 » 23 Set 2017, 18:16

Marcelo Neri escreveu:Pessoal, tenho um vectra cd 2.0 16v 98/98 que é um excelente carro. Só tem um problema, quando esquenta e eu desligo, vou dar partida e não pega de jeito nenhum. Por favor, Se alguem souber como solucionar esse problema me ajudem por favor. to ficando doido com isso já... :15:
Boa noite, Marcelo.
Dê mais algumas informações de como o carro está agindo para que possamos dar uma "luz" do que possa estar acontecendo.
Quando ele esquenta o motor chega a girar mas não pega? Ou não faz nenhum barulho? Se faz algum barulho, seria estalo, algum "estouro"?

O porque dessas perguntas é que pode ser vários motivos. Alguns exemplos: sensor de temperatura, sonda lambda, válvula de escape travando, bobina, sistema de injeção, ou até mesmo o catalizador do escapamento (pode acontecer dele quebrar e fechar a saída do escapamento quando muito quente)... enfim, tem inúmeras possibilidades.

Dá uma detalhada aí que tento dar uma força, tenho um pouco conhecimento em parte elétrica kkkk

Valeu.

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Matheus Calixto
Vectra elegance 2009 preto "neguinho"
Anterior, vectra GLS 97 prata 2.0 8v
Anterior, Vectra GLS 98 azul 2.2 8v

Marcelo Neri
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Set 2017, 20:13
Nome Completo: Marcelo Rodrigues Pereira Neri
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Quando esquenta não pega...

por Marcelo Neri » 24 Set 2017, 09:23

Bom dia Mateus. Obrigado pelo contato. É o seguinte, quando chega a 100 graus e eu paro em algum lugar e desligo, quando vou sair de novo ele gira o motor como se estivesse afogando e dá sinal de pegar mas não pega. Não faz nenhum estalo nem nada. Ai se der um pequeno tranco. Pega na hora.

Avatar do usuário
Matheuscalixto85
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 314
Registrado em: 29 Jan 2016, 10:03
Nome Completo: Matheus Bueno Calixto
Cidade: Luziania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Quando esquenta não pega...

por Matheuscalixto85 » 24 Set 2017, 11:53

Marcelo Neri escreveu:Bom dia Mateus. Obrigado pelo contato. É o seguinte, quando chega a 100 graus e eu paro em algum lugar e desligo, quando vou sair de novo ele gira o motor como se estivesse afogando e dá sinal de pegar mas não pega. Não faz nenhum estalo nem nada. Ai se der um pequeno tranco. Pega na hora.
Então, Marcelo... se o motor gira normalmente, sem estar pesado como se fosse bateria fraca, descartamos o caso de ser o motor de partida ou algum aterramento solto.
Como você falou que ele pega normal no tranco, fica meio duvidoso. Uma das possibilidades seria a bobina aquecendo demais, mas assim o carro ficaria falhando quando quente.
Outra possibilidade seria o sensor de temperatura.

Te aconselho a levar o carro em um bom técnico para que possa passar o scanner e te dar a resposta certa sem que saia trocando peças desnecessárias.
Creio que seja algo bem simples.

Nas piores hipóteses, poderá ser alguma válvula de escape do motor travando (quando aquece tem a dilatação e pode estar com empeno ou desregulada) ou central com problemas. No caso da válvula, se conserta abrindo a parte de cima do motor. No caso da Central, só trocando. Mas nenhum é um bicho de 7 cabeças.

Antes de mais nada, manda passar o rastreador pra ver a falha.
Qualquer coisa aí, manda um retorno.

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Matheus Calixto
Vectra elegance 2009 preto "neguinho"
Anterior, vectra GLS 97 prata 2.0 8v
Anterior, Vectra GLS 98 azul 2.2 8v

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Quando esquenta não pega...

por Ju_Bueno » 24 Set 2017, 14:49

100 graus?????
Cara, seu problema não é o carro não pegar. Seu problema é essa temperatura nas alturas. Mostrando 100° no painel ele está praticamente fervendo. Há um sistema de prevenção que impede que o carro seja ligado qdo quente assim, justamente para impedir danos maiores. Já existe um sério risco de seu cabeçote estar com a junta queimada.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Matheuscalixto85
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 314
Registrado em: 29 Jan 2016, 10:03
Nome Completo: Matheus Bueno Calixto
Cidade: Luziania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Quando esquenta não pega...

por Matheuscalixto85 » 24 Set 2017, 16:01

Ju_Bueno escreveu:100 graus?????
Cara, seu problema não é o carro não pegar. Seu problema é essa temperatura nas alturas. Mostrando 100° no painel ele está praticamente fervendo. Há um sistema de prevenção que impede que o carro seja ligado qdo quente assim, justamente para impedir danos maiores. Já existe um sério risco de seu cabeçote estar com a junta queimada.
Isso, Ju... bem colocado.
Havia me esquecido de comentar.

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Matheus Calixto
Vectra elegance 2009 preto "neguinho"
Anterior, vectra GLS 97 prata 2.0 8v
Anterior, Vectra GLS 98 azul 2.2 8v

30 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 141 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 29 Mar 2024, 04:32