por Almeidão »
05 Dez 2013, 20:41
TERMOSTÁTICA.
SEI QUE É UM TEXTO LONGO, MAS PODE NO MÍNIMO TIRAR SUAS DÚVIDAS E TER UM DIAGNÓSTICO PRECISO DO SEU CARRO.
Vejo ainda que existe muitas duvidas sobre a termos tática. Passo para vocês uma informação baseada em testes e conhecimento do sistema.
Saibam que a entrada do radiador é o lado direito do carro e ali estão os sensores de temperatura que são os cebolões, ou cebolão duplo. Tem carro que tem um cebolão duplo que comanda duas temperaturas diferentes e uns que tem dois cebolões sendo um com temperatura maior que o outro. Falaremos sobre o primeiro estágio que é o principal, ou seja sem o ar condicionado ligado.
Alguns exemplos abaixo:
Um sistema perfeitamente limpo e com os sensores em dia funciona assim partindo com o carro frio:
1 – Liga o carro, a válvula termos tática está fechada porque está ele frio, a bomba que não para de funcionar empurra a água para dentro do cabeçote e ela não tem para onde ir e fica ali circulando em forma de serpentina enquanto isto a que está no radiador segue estática. Em um resumo geral a bomba tira ela do cabeçote e empurra ela para o cabeçote.
2 – O carro começa a esquentar e alcança uma temperatura de trabalho e a Termos tática terá que abrir e então começa o circulo normal, ou seja a bomba que empurra a água para o cabeçote, segue empurrando e ela não volta mais para o cabeçote ou seja , ela vai para o radiador que por sua vez é sugada pela bomba e fica um giro constante porque o caminho ficou livre como deve ficar, principalmente em país tropical. É o nosso caso.
3 – estando o carro na cidade ele não tem ar frontal para refrescar a água, então mesmo ela circulando pelo radiador a temperatura sobe e a água que está quente na entrada do radiador aquece o cebolão que dentro dele tem uma chapinha côncava que vira ao contrário e encosta nos 2 contatos e assim libera um deles como negativo.
4 – O negativo do cebolão vai lá para o relê que recebe como um dedo apertando um interruptor e assim liga as ventoinhas.
5 – Com as ventoinhas ligadas elas tiram o excesso de calor da água e vai refrescando o motor e esta mesma água vai passando no sensor de temperatura e vai movimentando o ponteiro para baixo e ainda segue caindo dentro do radiador e refrescando o pobre coitado do cebolão que por sua vez alcança um nível baixo e aquela chapinha côncava se deflete e assim ele faz o processo ao contrário desligando as ventoinhas.
6 – Neste caso que está tudo perfeito, a temperatura baixou sensivelmente e pode ser visat no painel.
AGORA VAMOS COM UM EXEMPLO COM A TERMOS TÁTICA COM GRÁUS MAIS ALTOS OU DEFEITUOSA. JÁ DARÁ PARA TER UMA BOA CONCLUSÃO E MUITA GENTE PODE TER ESTE PROBLEMA E NÃO SABE.
NARRANDO DO 3 EM DIANTE.
3 – Estando o carro na cidade sem ar frontal, a temperatura sobe e a água quente lá no cebolão que é depois da termos tática liga e arma as ventoinhas.
4 – As ventoinhas por sua vez começa funcionando e baixando a temperatura da água, ela circula para o radiador e pelo bloco do motor, porem estamos com uma válvula termos tática com temperatura muito elevada e recebe a água mais fresca e mesmo com a temperatura alta ela vai e fecha, porque ela não quer nem saber se esfriou o motor ou não, ela quer saber que ela esfriou a temperatura a qual ela foi designada e já fecha pelo menos uns 50% dela.
5 – As ventoinhas continuarão ligadas e a temperatura não baixa ou baixa muito pouco porque a água já parou de circular pelo menos não circula os 100% que deveria. E o cebolão que comanda as ventoinhas, logo se refresca, mas não da água que vem mais fresca que já passou pelo motor e sim da água presa no próprio radiador e assim desligam as ventoinhas.
6 – Este pode ser o motivo de estar tudo funcionando e ainda assim a temperatura continuar alta.
AGORA, UM EXEMPLO DE RADIADOR SUJO E O RESTANTE TUDO EM PERFEITO ESTADO.
1 – Temperatura já aqueceu, termos tática abriu e os cebolões receberam água quente, porem o radiador está entupido e a água não circula direito.
2 – As ventoinhas irão armar, porem não vai adiantar muito porque se a água circula pouco, digamos 50% dela, então não vai refrescar o motor que seguirá enviando o pouco de água que a pobre bomba com seus esforços consegue fazer e este pouco que era para ser fria, segue quente.
3 – Neste caso o cebolão continua sem refresco e com isto não consegue usar o dedo dele para desligar as ventoinhas que seguem girando e girando sem efeito ou com o poder delas pela metade.
Para que vocês possam entender melhor, seria o mesmo que ligar o ar condicionado e tapar as saídas dos difusores no painel. O ar estaria perfeito, ou seja, o sistema perfeitamente funcionando, porem dentro do carro ia continuar quente.
É MUITO SIMPLES E SEM MISTÉRIO, A AGUA TEM QUE CIRCULAR LIVRE DEPOIS QUE O CARRO ATINGE A TEMPERATURA DE TRABALHO, SE ALGO OBSTRUI NÃO VAI TER O RESULTADO SATISFATÓRIO DE JEITO NENHUM E NEM ESPERE POR UM MILÁGRE PORQUE NÃO VAI ACONTECER MESMO.
MUITOS PENSAM QUE TIRANDO A TERMOS TÁTICA JÁ ESTARÁ SALVO, PARA MIM É O PIOR DOS ENGANOS, O QUE VAI ACONTECER É GANHAR UNS POUCOS MINUTOS A MAIS PARA O CARRO AQUECER E DEPOIS DISTO FICA IGUAL A UMA QUE ESTEJA EM PERFEITO FUNCIONAMENTO.
A TERMOS TÁTICA DEVE SER RETIRADA SOMENTE PARA TESTES E SE AO TESTAR O SISTEMA ELE REALMENTE LHE DER RESULTADO MELHOR, ENTÃO ELA DEVE SER TROCADA PORQUE ELA NÃO É DO SEU CARRO OU ESTÁ ESTRAGADA. IMPORTANTE QUE SOMETNE VALE COMO TESTE DEPOIS QUE O MOTOR ESTIVER ACIMA DE 80º.
INFOMAÇÕES COMO: SEM A TERMOS TÁTICA FICOU MELHOR PORQUE DEMORA MAIS ESQUENTAR. NÃO FICOU MELHOR, DEMORAR ESQUENTAR NÃO É SINONIMO DE PERFEIÇÃO, É FALHA NO SISTEMA.