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GeralTERMOSTÁTICA, SAIBAM MAIS SOBRE ELA
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

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Almeidão
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TERMOSTÁTICA, SAIBAM MAIS SOBRE ELA

por Almeidão » 05 Dez 2013, 20:41

TERMOSTÁTICA.
SEI QUE É UM TEXTO LONGO, MAS PODE NO MÍNIMO TIRAR SUAS DÚVIDAS E TER UM DIAGNÓSTICO PRECISO DO SEU CARRO.

Vejo ainda que existe muitas duvidas sobre a termos tática. Passo para vocês uma informação baseada em testes e conhecimento do sistema.

Saibam que a entrada do radiador é o lado direito do carro e ali estão os sensores de temperatura que são os cebolões, ou cebolão duplo. Tem carro que tem um cebolão duplo que comanda duas temperaturas diferentes e uns que tem dois cebolões sendo um com temperatura maior que o outro. Falaremos sobre o primeiro estágio que é o principal, ou seja sem o ar condicionado ligado.
Alguns exemplos abaixo:

Um sistema perfeitamente limpo e com os sensores em dia funciona assim partindo com o carro frio:
1 – Liga o carro, a válvula termos tática está fechada porque está ele frio, a bomba que não para de funcionar empurra a água para dentro do cabeçote e ela não tem para onde ir e fica ali circulando em forma de serpentina enquanto isto a que está no radiador segue estática. Em um resumo geral a bomba tira ela do cabeçote e empurra ela para o cabeçote.

2 – O carro começa a esquentar e alcança uma temperatura de trabalho e a Termos tática terá que abrir e então começa o circulo normal, ou seja a bomba que empurra a água para o cabeçote, segue empurrando e ela não volta mais para o cabeçote ou seja , ela vai para o radiador que por sua vez é sugada pela bomba e fica um giro constante porque o caminho ficou livre como deve ficar, principalmente em país tropical. É o nosso caso.

3 – estando o carro na cidade ele não tem ar frontal para refrescar a água, então mesmo ela circulando pelo radiador a temperatura sobe e a água que está quente na entrada do radiador aquece o cebolão que dentro dele tem uma chapinha côncava que vira ao contrário e encosta nos 2 contatos e assim libera um deles como negativo.

4 – O negativo do cebolão vai lá para o relê que recebe como um dedo apertando um interruptor e assim liga as ventoinhas.

5 – Com as ventoinhas ligadas elas tiram o excesso de calor da água e vai refrescando o motor e esta mesma água vai passando no sensor de temperatura e vai movimentando o ponteiro para baixo e ainda segue caindo dentro do radiador e refrescando o pobre coitado do cebolão que por sua vez alcança um nível baixo e aquela chapinha côncava se deflete e assim ele faz o processo ao contrário desligando as ventoinhas.

6 – Neste caso que está tudo perfeito, a temperatura baixou sensivelmente e pode ser visat no painel.

AGORA VAMOS COM UM EXEMPLO COM A TERMOS TÁTICA COM GRÁUS MAIS ALTOS OU DEFEITUOSA. JÁ DARÁ PARA TER UMA BOA CONCLUSÃO E MUITA GENTE PODE TER ESTE PROBLEMA E NÃO SABE.

NARRANDO DO 3 EM DIANTE.

3 – Estando o carro na cidade sem ar frontal, a temperatura sobe e a água quente lá no cebolão que é depois da termos tática liga e arma as ventoinhas.
4 – As ventoinhas por sua vez começa funcionando e baixando a temperatura da água, ela circula para o radiador e pelo bloco do motor, porem estamos com uma válvula termos tática com temperatura muito elevada e recebe a água mais fresca e mesmo com a temperatura alta ela vai e fecha, porque ela não quer nem saber se esfriou o motor ou não, ela quer saber que ela esfriou a temperatura a qual ela foi designada e já fecha pelo menos uns 50% dela.

5 – As ventoinhas continuarão ligadas e a temperatura não baixa ou baixa muito pouco porque a água já parou de circular pelo menos não circula os 100% que deveria. E o cebolão que comanda as ventoinhas, logo se refresca, mas não da água que vem mais fresca que já passou pelo motor e sim da água presa no próprio radiador e assim desligam as ventoinhas.

6 – Este pode ser o motivo de estar tudo funcionando e ainda assim a temperatura continuar alta.


AGORA, UM EXEMPLO DE RADIADOR SUJO E O RESTANTE TUDO EM PERFEITO ESTADO.
1 – Temperatura já aqueceu, termos tática abriu e os cebolões receberam água quente, porem o radiador está entupido e a água não circula direito.

2 – As ventoinhas irão armar, porem não vai adiantar muito porque se a água circula pouco, digamos 50% dela, então não vai refrescar o motor que seguirá enviando o pouco de água que a pobre bomba com seus esforços consegue fazer e este pouco que era para ser fria, segue quente.

3 – Neste caso o cebolão continua sem refresco e com isto não consegue usar o dedo dele para desligar as ventoinhas que seguem girando e girando sem efeito ou com o poder delas pela metade.

Para que vocês possam entender melhor, seria o mesmo que ligar o ar condicionado e tapar as saídas dos difusores no painel. O ar estaria perfeito, ou seja, o sistema perfeitamente funcionando, porem dentro do carro ia continuar quente.


É MUITO SIMPLES E SEM MISTÉRIO, A AGUA TEM QUE CIRCULAR LIVRE DEPOIS QUE O CARRO ATINGE A TEMPERATURA DE TRABALHO, SE ALGO OBSTRUI NÃO VAI TER O RESULTADO SATISFATÓRIO DE JEITO NENHUM E NEM ESPERE POR UM MILÁGRE PORQUE NÃO VAI ACONTECER MESMO.
MUITOS PENSAM QUE TIRANDO A TERMOS TÁTICA JÁ ESTARÁ SALVO, PARA MIM É O PIOR DOS ENGANOS, O QUE VAI ACONTECER É GANHAR UNS POUCOS MINUTOS A MAIS PARA O CARRO AQUECER E DEPOIS DISTO FICA IGUAL A UMA QUE ESTEJA EM PERFEITO FUNCIONAMENTO.

A TERMOS TÁTICA DEVE SER RETIRADA SOMENTE PARA TESTES E SE AO TESTAR O SISTEMA ELE REALMENTE LHE DER RESULTADO MELHOR, ENTÃO ELA DEVE SER TROCADA PORQUE ELA NÃO É DO SEU CARRO OU ESTÁ ESTRAGADA. IMPORTANTE QUE SOMETNE VALE COMO TESTE DEPOIS QUE O MOTOR ESTIVER ACIMA DE 80º.

INFOMAÇÕES COMO: SEM A TERMOS TÁTICA FICOU MELHOR PORQUE DEMORA MAIS ESQUENTAR. NÃO FICOU MELHOR, DEMORAR ESQUENTAR NÃO É SINONIMO DE PERFEIÇÃO, É FALHA NO SISTEMA.
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Pedro Josino
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Re: TERMOSTÁTICA, SAIBAM MAIS SOBRE ELA

por Pedro Josino » 06 Dez 2013, 00:28

Vou substituir preventivamente. No painel não marca nada, mas no scanner mostra funcionando perfeito.

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Re: TERMOSTÁTICA, SAIBAM MAIS SOBRE ELA

por Thiago Menezes » 06 Dez 2013, 08:00

Que beleza de explicação Almeidão, como sempre tirando as dúvidas da galera!

Parabéns, e me sinto agora mais antenado sobre o assunto.

Abraços
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Re: TERMOSTÁTICA, SAIBAM MAIS SOBRE ELA

por Ricardo Crispim » 06 Dez 2013, 09:20

Muito proveitosa a explicação.
Não vou cansar de dizer que o cuidado com o sistema de arrefecimento é vital para o motor...Com toda minha experiência no assunto, me ferrei de verde amarelo e amarguei um prejuízo enorme em ter de fazer o motor todo do meu carro...Tudo porque não dei a importância devida à água meio enferrujada no vaso de expansão quando comprei, achei que o máximo que me daria seria um problema de cabeçote...

Não é barato colocar o sistema de arrefecimento em dia. Válvula, interruptores térmicos, fluido arrefecedor, radiador..Tudo isso custa um bom dinheiro, mas o retorno que esse investimento dá, não tem preço...

Gastei perto de R$ 6.500,00 no carro, pois também mandei revisar freios, correias, tensores, etc...

Fica a dica..Olho vivo no sistema de arrefecimento...

Outra coisa importante é que o lubrificante utilizado deve além de obedecer ao que manual diz, ser de boa procedência...E boa procedência quer dizer caro...Não adianta querer colocar lubrificante barato, porque preço em óleo quer dizer qualidade...Baixo preço, baixa qualidade...

Forte abraço!!!!!!!!!!!

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Re: TERMOSTÁTICA, SAIBAM MAIS SOBRE ELA

por QuackMastter » 06 Dez 2013, 15:08

parabéns pela explicação!!

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Re: TERMOSTÁTICA, SAIBAM MAIS SOBRE ELA

por Last_Warrior » 06 Dez 2013, 22:07

Show... Só resumindo o raciocínio:

- A válvula está lá para, basicamente, 2 coisas.

1) Fazer o motor esquentar o mais rápido possível.
2) Fazer o motor esfriar quando necessário, mas sem esfriar demais, mantendo a temperatura ideal o tempo todo.

E acreditem, a durabilidade do motor depende desses 2 pontos cruciais. Claro que o calor excessivo estraga o motor mais rápido. Mas o motor também sofre desgaste muito grande quando funciona frio, por isso deve se aquecer o mais rápido possível.

E quem tira a termostática fazendo o ponteiro mal sair do azul na estrada, não sabe o mal que está fazendo...
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Re: TERMOSTÁTICA, SAIBAM MAIS SOBRE ELA

por JoãodoValle » 08 Dez 2013, 20:59

Parabens, realmente otimas explicacoes. Pena que eu descobri tudo isso depois de fazer o cabecote 2 vezes.

Mas tenho uma duvida, meu menino acho que ja esta precisando de uma outra limpeza, pois da ultima retifica do cabecote, apenas foi colocado aditivo, mas como foi o mecanico que fez, colocou agua torneiral e aditivo que acredito nao ser o recomendado (azul).

Como o carro tava em testes, deixe por assim afim de preservar a garantia do servico da oficina, ou seja, nao quis que ninguem colocasse a mao.

Mas agora 4 meses depois, o azul do reservatorio esta pouco turvo, acredito eu que sujo o sistema, ai tenho a pergunta, um sistema que estaja perfeito, precisa ser feito a limpeza de quanto em quanto tempo? Aqueles processos de limpeza com aparelhos que utilizam agua da rua e os "radiex" da vida, sao corretos?

Almeidão
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Re: TERMOSTÁTICA, SAIBAM MAIS SOBRE ELA

por Almeidão » 09 Dez 2013, 09:33

JoãodoValle escreveu:Parabens, realmente otimas explicacoes. Pena que eu descobri tudo isso depois de fazer o cabecote 2 vezes.

Mas tenho uma duvida, meu menino acho que ja esta precisando de uma outra limpeza, pois da ultima retifica do cabecote, apenas foi colocado aditivo, mas como foi o mecanico que fez, colocou agua torneiral e aditivo que acredito nao ser o recomendado (azul).

Como o carro tava em testes, deixe por assim afim de preservar a garantia do servico da oficina, ou seja, nao quis que ninguem colocasse a mao.

Mas agora 4 meses depois, o azul do reservatorio esta pouco turvo, acredito eu que sujo o sistema, ai tenho a pergunta, um sistema que estaja perfeito, precisa ser feito a limpeza de quanto em quanto tempo? Aqueles processos de limpeza com aparelhos que utilizam agua da rua e os "radiex" da vida, sao corretos?


JoãodoValle, se o sistema estiver limpo e com o uso do aditivo, voce não precisa limpar ele, basta tirarar o líquido para repor um novo de acordo como que voce esteja usando. Eu por exemplo uso um para 5 anos e eu troco a cada 2 anos e pelo que percebi ele realmente protege os 5 anos que ele propõe. Agora se voce usa uma que vocew não conhece a procedencia, ele pode ser piór que não usar nada, ou seja pór que usar agua pura.

Sobre estes produtos de limpeza, isto não funciona para recuperar um radiador danificado, ele pode limpar o bloco do motor e sair a agua turva, nada consegue tirar o zinabbre interno de um radiador de paleta e se alguem conseguir tirar, certamente esta paleta vai ficar igual uma peneira.

Se o seu carro teve um aquecimento e danificou a junta do cabeçote e o motivo foi radiador, o correto é trocar o radiador. E se o mecanico disser que estava entupido e agora não está mais, troque de mecanico porque esta peça não tem conserto.

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Re: TERMOSTÁTICA, SAIBAM MAIS SOBRE ELA

por JoãodoValle » 09 Dez 2013, 10:13

Vlw Cara, Entendi perfeitamente.

Mas o o que ocasionou o problema, na primeira vez foi a Vt que travou fechada, e na outra nao sei o porque, apenas foi identificado a junta queimada pelo oleo misturando a água do reservatório.

Enfim, até onde sei, esse radiador está em perfeitas condições, não vaza, o líquido circula normalmente, mas como terei que mexer no sistema para trocar a carcaça da VT (lembra de um tópico que criei que a que está aqui não é dele?), aí então já colocarei o recomendado, apenas queria aproveitar a oportunidade para deixar tudo limpinho, pois como dito o mecânico não deve ter feito um serviço tão limpo como gostamos né.

Abraço

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Re: TERMOSTÁTICA, SAIBAM MAIS SOBRE ELA

por Almeidão » 09 Dez 2013, 15:01

ok, então na verdade a sua VT travou e a tremperatura subiu ok? Ai voce acertou o problema colocando uma nova, Estou certo? Depois voce teve que mexer no cabeçote porque queimou a junta, continuo certo?

Se sim, ao travar a Termostática certamente o motor aqueceu e queimou a junta. Ai o mecanico trocou a termostática e liberou o carro e logo a junta que estava queimada passou a receber agua e misturar no óleo.

Eu imagino que foi isto que aconteceu e se foi então dá até para livrar um pouco o mecanico que deveria ter recomendado para andar e observar a ver se não tinha queimado nada, caso tivesse queimado voce deveria abrir o cabeçote e acertar.

Então voce não precisa realmente limpar o sistema, basta trocar o líquido completo e repôr com aditivo recomendado e se voce quiser uma temperatura não assustadora para seu carro, coloque uma VT com 82º. Se colocar diferente disto ele ficará muito quente nas cidades e isto não é bom. Pode ser somente o refil da VT, não será preciso trocar completa se o bico da sua estiver boa e quem usa aditivo esta saida jamais estraga.

Sds
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Re: TERMOSTÁTICA, SAIBAM MAIS SOBRE ELA

por JoãodoValle » 09 Dez 2013, 16:43

Foi exatamente como vc disse, ele apenas tirou e pediu para andar, mas o carro ficou todo emperiquitado e misturando o oleo na agua, feita em seguida a retifica.

Na outra vez, uns 6 meses depois, o carro comecou a emperiquitar do nada e a sumir agua, tbm sujando o reservatorio, bem como pressao absurda no sistema e vazando agua pra todo lado, mesmo com tudo novo, ai foi constatado outra queima da junta, pois estava passando compressao dos cilindros pro sistema (palavras do mec), feita a retifica, dessa vez trocadas valvulas de admissao e escap, polia sei do que, tencionador, bicos injetores, enfim, pago ate hj por isso rsrsrs. Fazem 4 meses.

A carcaca que me refiro, e aquela completa, que fica na latera do motor que recebe agua do cano, no outro topico vi que ela nao era desse carro, e por precaucao vou colocar a certa.

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