rgapski escreveu:Eu uso iridium no meu carro.
Vantagens: dura pelo menos o dobro das velas normais e retem menos carbonização, além do fato de permitir trabalhar com GAP mais aberto, o que facilita partidas e o funcionamento do motor antes de estar totalmente aquecido.
Não aumentam potencia e não melhoram o consumo. Se isso existe, é psicológico.
Só valem à pena porque exigem menor manutenção e intervenção (limpeza).
Se quer aumentar o desempenho, só chip de potencia + filtro de ar esportivo, e mesmo assim, o ganho não é expressivo.
Lembro ainda que corre-se o risco do funcionamento do carro ficar irregular em algumas situações, caso o preparador não seja muito experiente.
O que pode melhorar o teu "feeling" com relação ao carro, é um booster para o acelerador eletrônico, que tira um pouco do lag característico desse sistema, mas não dá ganho de potencia/torque.
Não existe milagre. O vectra nem tem como ser um carro rápido originalmente, pois é um sedã relativamente pesado com um motor não tão potente.
Abs!
weltinhow escreveu:
Negão
Eu acho o vectra bem andador sabe? Não tenho muito que reclamar dele não, acho um bom carro, agora em baixas rotações realmente ele deixa um pouco a desejar. Então no fator menor manutenção você recomenda! Qual marca? A ngk mesmo?
rgapski escreveu:weltinhow escreveu:
Negão
Eu acho o vectra bem andador sabe? Não tenho muito que reclamar dele não, acho um bom carro, agora em baixas rotações realmente ele deixa um pouco a desejar. Então no fator menor manutenção você recomenda! Qual marca? A ngk mesmo?
Weltinhow,
O vectra é um carro veloz (chega a altas velocidades), mas não é um carro rápido (arrancada 0-100).
O pouco torque disponível para todo o peso da essa sensação de lerdeza em baixas rpm's. Isso é mais crítico ainda nos 16v.
Sobre as velas, eu uso as NGK mesmo. Estão no meu carro há 35mil km e nem sinal de desgaste ainda.
Ainda estou fazendo um teste delas (NGK iridium) em uma moto, uma Suzuki Intruder 125.
Para efeitos de comparação, a vela original dura, no máximo, estourando, 15mil km e custa R$ 15,00.
Com a Iridium, a motinho já rodou mais de 40mil km e ainda esta boa. A iridium custou R$ 35,00.
Melhorou uma migalha no consumo, mas considero irrelevante, pois 0,5km/l a mais em um veículo que supera os 37km/l não é um ganho expressivo...
A melhora expressiva veio em dirigibilidade quando fria, o que me surpreendeu positivamente e me fez adotá-la também no carro, mas no carro já não senti mudança (pois não ando com o carro frio).
Abs!
weltinhow escreveu:Entendi
Eu também percebi isso, é um carro que anda bem, chegando a finais consideraveis, porém demora um pouco pra atingir, isso já havia percebido. Vou comprar essas velas de iridium pra ver no que dá. Andei dando uma olhada também nesse chip aqui da http://www.carchip.com.br/, http://www.youtube.com/watch?v=PEERb9nuiuk .. o cara da uma explicação meio estranha aqui sobre o consumo, dizendo que o carro passa usar mais ar do que combustivel, aumentando rotação num sei o que. Queria saber se vale a pena um investimento desse ai, colocar um chip desse junto com um filtro de ar esportivo, daqueles que cabem dentro do cofre mesmo, não os redondinhos. Um amigo meu tem uma Hilux Chipada, segundo ele, o carro anda mais e ficou mais economico. Eu acho muito estranho pois esportividade x economia, não soa muito bem né?
weltinhow escreveu:Pronto vou fazer isso, vou comprar as velas e o filtro, vamos ver no que vai dar, assim que conseguir instalar eu posto aqui o resultado. Acredito que em minha cidade não vou achar, vou dar uma olhada na internet. A calibragem dessas velas é diferente das originais?
rgapski escreveu:weltinhow escreveu:Pronto vou fazer isso, vou comprar as velas e o filtro, vamos ver no que vai dar, assim que conseguir instalar eu posto aqui o resultado. Acredito que em minha cidade não vou achar, vou dar uma olhada na internet. A calibragem dessas velas é diferente das originais?
As velas acho que são BPR7EIX.
Prefira comprar as BPR7EIX-11, pois já vem com o GAP (abertura) maior, sendo desnecessária qualquer regulagem. As de final EIX apenas possuem 0,7mm de GAP, quando o vectra deve ter por volta de 0,9 ~ 1,2mm.
Comprei as minhas pela net, no site da Ancona.
Abs!
Alez escreveu:rgapski escreveu:weltinhow escreveu:Pronto vou fazer isso, vou comprar as velas e o filtro, vamos ver no que vai dar, assim que conseguir instalar eu posto aqui o resultado. Acredito que em minha cidade não vou achar, vou dar uma olhada na internet. A calibragem dessas velas é diferente das originais?
As velas acho que são BPR7EIX.
Prefira comprar as BPR7EIX-11, pois já vem com o GAP (abertura) maior, sendo desnecessária qualquer regulagem. As de final EIX apenas possuem 0,7mm de GAP, quando o vectra deve ter por volta de 0,9 ~ 1,2mm.
Comprei as minhas pela net, no site da Ancona.
Abs!
Para o vectra 8V também é essa vela?
rgapski escreveu:Eu uso iridium no meu carro.
Vantagens: dura pelo menos o dobro das velas normais e retem menos carbonização, além do fato de permitir trabalhar com GAP mais aberto, o que facilita partidas e o funcionamento do motor antes de estar totalmente aquecido.
Não aumentam potencia e não melhoram o consumo. Se isso existe, é psicológico.
Só valem à pena porque exigem menor manutenção e intervenção (limpeza).
Se quer aumentar o desempenho, só chip de potencia + filtro de ar esportivo, e mesmo assim, o ganho não é expressivo.
Lembro ainda que corre-se o risco do funcionamento do carro ficar irregular em algumas situações, caso o preparador não seja muito experiente.
O que pode melhorar o teu "feeling" com relação ao carro, é um booster para o acelerador eletrônico, que tira um pouco do lag característico desse sistema, mas não dá ganho de potencia/torque.
Não existe milagre. O vectra nem tem como ser um carro rápido originalmente, pois é um sedã relativamente pesado com um motor não tão potente.
Abs!
Almeidão escreveu:
rgapski, as vezes eu penso que tem coisas que nem vale a pena escrever porque não vão acreditar na gente e cria uma polêmica tremenda. E logo voce escreve algo corretíssimo sobre as velas. Realmente elas não aumentam potencia ou melhora o funcionamento só porque é uma especial. Tudo que escreveste é verdade, as melhoras estão nas durabilidade delas, na partida rápida, uma economia mas constante e na carbonização menor. Ótimo.
Sobre estar lento, bem realmente o Vectra é um carro mais lento pelo peso e pela própria caixa de marcha exemplo da minha F18 que é mais alongada, boa para correr e lento em arrancadas. Isto eu melhorei no meu, mudando os pneus por uns menores, ficou bem ágil, além do normal de qualquer vectra do modelo do meu e tem um poder de subida superior a qualquer um, isto porque sendo pneus 195 x 60 x 14, eu diria que quanhei uns dentes a mais, acredito que seria no minimo 2 nas engrenagens da caixa,. Perdi na velocidade final, mas eu não quero andar em 200 mesmo, então se ele estiver nesta velocidade estarei como 180 e tendo nós as estradas bem sinuosas então 120 já é ótimo e ele chega neste 120 com uma facilidade tremenda.
Para o weltinhow
Se o Vectra estiver com o ponto um dente atrasado e o proprietário deste Vectra nunca andou com um perfeito, não vai notar a diferença e chega a ser gritante mas se ele não conhece vai pensar que ele é lentão mesmo.
Veja ai, se o seu carro ronca ao usar uma marcha mais fraca antes da hora, tipo colocou 1ª e logo segunda e acelerou, se em uma ladeira media para alta ele mal começa subir e ja pede marcha forte, principalmente com o ar ligado e se na lenta o ponteiro fica oxilando muito. Se estiver assim, certamente o ponto está atrasado e não há ninguem que faça ele ser ágil.
Sds
rgapski escreveu:
Alez,
Como seu carro é só à gasolina, acredito que a correta seja a BPR6EIX.
Tem que dar uma conferida no manual, pois minha cabeça ta ruim hj... rs
Abs!
Alez escreveu:
Gapski, sobre isto que falou eu tava trocando uma idéia ontem com o mecânico que meche no meu carro sobre o cosumo ter aumentado e ele me disse que pode ser por conta das velas que coloquei de acordo com o manual que é só para Gasolina. Mas ele meio que me explicou que com essa nossa "nova" gasolina mais aditivada com etanol do que nunca e outras misturas que eles fazem... seria melhor usar as velas para flex.
O que pensa a respeito disso?
Pedro Josino escreveu:A vantagem que eu vejo nas velas de Iridium além da durabilidade é que percebi o funcionamento do carro mais linear. A queima de combustível mais eficiente (não confunda com queimar mais combustível). Logo, a longo prazo deve ser benéfico ao motor, por isso já está saindo de fábrica em alguns modelos, inclusive os japoneses foram os primeiros a adotar esse tipo de produto.
Escolhi usar os modelos da Denso pois possuem um eletrodo ainda mais fino que o NGK e pelo que andei lendo, tem uma queima um pouco melhor, mas dura um pouco menos. Enquanto uma NGK tem vida útil de 100.000Km, a Denso tem vida útil de 80.000Km (estimativas), além de custar um pouco mais caro e não ser fácil de encontrar. Comprei para o Ka aqui no Brasil na Mr. Centelha e para o Gol e Vectra comprei em loja nos EUA, assim como os filtros K&N, porém não instalei ainda no Vectra e Gol.
Alez escreveu:Gapski, agora fiquei em dúvida se meu carro parou de grilar por conta da vela original acdelco que adotei ou por conta da troca da V-Power pela Supra. Os cabos não troquei, ainda são NGK.
Aproveito pra perguntar: aqueles cabos amarelos são melhores ou só estética mesmo?
Só sei que fiquei mais satisfeito sem grilar.
Tô usando as ACdelco 041LR6XB - Significa que é grau 6?
Se eu for adotar as iridium na próxima troca devo colocar no máximo grau 7, correto?
rgapski escreveu:weltinhow escreveu:
Pronto vou fazer isso, vou comprar as velas e o filtro, vamos ver no que vai dar, assim que conseguir instalar eu posto aqui o resultado. Acredito que em minha cidade não vou achar, vou dar uma olhada na internet. A calibragem dessas velas é diferente das originais?
As velas acho que são BPR7EIX.
Prefira comprar as BPR7EIX-11, pois já vem com o GAP (abertura) maior, sendo desnecessária qualquer regulagem. As de final EIX apenas possuem 0,7mm de GAP, quando o vectra deve ter por volta de 0,9 ~ 1,2mm.
Comprei as minhas pela net, no site da Ancona.
Abs!
Almeidão escreveu:rgapski escreveu:
Eu uso iridium no meu carro.
Vantagens: dura pelo menos o dobro das velas normais e retem menos carbonização, além do fato de permitir trabalhar com GAP mais aberto, o que facilita partidas e o funcionamento do motor antes de estar totalmente aquecido.
Não aumentam potencia e não melhoram o consumo. Se isso existe, é psicológico.
Só valem à pena porque exigem menor manutenção e intervenção (limpeza).
Se quer aumentar o desempenho, só chip de potencia + filtro de ar esportivo, e mesmo assim, o ganho não é expressivo.
Lembro ainda que corre-se o risco do funcionamento do carro ficar irregular em algumas situações, caso o preparador não seja muito experiente.
O que pode melhorar o teu "feeling" com relação ao carro, é um booster para o acelerador eletrônico, que tira um pouco do lag característico desse sistema, mas não dá ganho de potencia/torque.
Não existe milagre. O vectra nem tem como ser um carro rápido originalmente, pois é um sedã relativamente pesado com um motor não tão potente.
Abs!
rgapski, as vezes eu penso que tem coisas que nem vale a pena escrever porque não vão acreditar na gente e cria uma polêmica tremenda. E logo voce escreve algo corretíssimo sobre as velas. Realmente elas não aumentam potencia ou melhora o funcionamento só porque é uma especial. Tudo que escreveste é verdade, as melhoras estão nas durabilidade delas, na partida rápida, uma economia mas constante e na carbonização menor. Ótimo.
Sobre estar lento, bem realmente o Vectra é um carro mais lento pelo peso e pela própria caixa de marcha exemplo da minha F18 que é mais alongada, boa para correr e lento em arrancadas. Isto eu melhorei no meu, mudando os pneus por uns menores, ficou bem ágil, além do normal de qualquer vectra do modelo do meu e tem um poder de subida superior a qualquer um, isto porque sendo pneus 195 x 60 x 14, eu diria que quanhei uns dentes a mais, acredito que seria no minimo 2 nas engrenagens da caixa,. Perdi na velocidade final, mas eu não quero andar em 200 mesmo, então se ele estiver nesta velocidade estarei como 180 e tendo nós as estradas bem sinuosas então 120 já é ótimo e ele chega neste 120 com uma facilidade tremenda.
Para o weltinhow
Se o Vectra estiver com o ponto um dente atrasado e o proprietário deste Vectra nunca andou com um perfeito, não vai notar a diferença e chega a ser gritante mas se ele não conhece vai pensar que ele é lentão mesmo.
Veja ai, se o seu carro ronca ao usar uma marcha mais fraca antes da hora, tipo colocou 1ª e logo segunda e acelerou, se em uma ladeira media para alta ele mal começa subir e ja pede marcha forte, principalmente com o ar ligado e se na lenta o ponteiro fica oxilando muito. Se estiver assim, certamente o ponto está atrasado e não há ninguem que faça ele ser ágil.
Sds
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