O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralDuvida sobre Um tipo de velas
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

39 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 411
Registrado em: 08 Mai 2013, 07:44
Nome Completo: Welton José Pereira Dias Junior
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Duvida sobre Um tipo de velas

por weltinhow » 10 Dez 2013, 09:46

Bom dia

Galera

Ontem estava conversando com um amigo, que recentimente adquiriu um vectra NE igualzinho ao meu (apertei a mente dele muito pra ele comprar um vectra), segundo o mesmo foi no mecanico fez a revisão geral do carro talz. Comentei com ele que até hoje não estou 100% satisfeito com o desempenho do meu carro em baixas rotações, achando um pouco lento principalmente na cidade, enfim, nesse papo todo ele me falou sobre umas velas de Iridio, Iridium sei lá como escreve, no qual o mecanico dele havia o informado que o carro melhoraria no desempenho e também no consumo. Isso realmente procede, alguem da ouviu falar sobre esse tipo de vela, ou eh só conversa de gente besta?

auhaeuh

Desculpem os termos.

Atenciosamente,

Welton Junior
Antes: Corsa Sedan Joy Cinza 2006/07 + Rodas 15 + Xênon Milhas
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Duvida sobre Um tipo de velas

por rgapski » 10 Dez 2013, 10:04

Eu uso iridium no meu carro.

Vantagens: dura pelo menos o dobro das velas normais e retem menos carbonização, além do fato de permitir trabalhar com GAP mais aberto, o que facilita partidas e o funcionamento do motor antes de estar totalmente aquecido.

Não aumentam potencia e não melhoram o consumo. Se isso existe, é psicológico.
Só valem à pena porque exigem menor manutenção e intervenção (limpeza).

Se quer aumentar o desempenho, só chip de potencia + filtro de ar esportivo, e mesmo assim, o ganho não é expressivo.
Lembro ainda que corre-se o risco do funcionamento do carro ficar irregular em algumas situações, caso o preparador não seja muito experiente.
O que pode melhorar o teu "feeling" com relação ao carro, é um booster para o acelerador eletrônico, que tira um pouco do lag característico desse sistema, mas não dá ganho de potencia/torque.

Não existe milagre. O vectra nem tem como ser um carro rápido originalmente, pois é um sedã relativamente pesado com um motor não tão potente.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 411
Registrado em: 08 Mai 2013, 07:44
Nome Completo: Welton José Pereira Dias Junior
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Duvida sobre Um tipo de velas

por weltinhow » 10 Dez 2013, 10:09

rgapski escreveu:Eu uso iridium no meu carro.

Vantagens: dura pelo menos o dobro das velas normais e retem menos carbonização, além do fato de permitir trabalhar com GAP mais aberto, o que facilita partidas e o funcionamento do motor antes de estar totalmente aquecido.

Não aumentam potencia e não melhoram o consumo. Se isso existe, é psicológico.
Só valem à pena porque exigem menor manutenção e intervenção (limpeza).

Se quer aumentar o desempenho, só chip de potencia + filtro de ar esportivo, e mesmo assim, o ganho não é expressivo.
Lembro ainda que corre-se o risco do funcionamento do carro ficar irregular em algumas situações, caso o preparador não seja muito experiente.
O que pode melhorar o teu "feeling" com relação ao carro, é um booster para o acelerador eletrônico, que tira um pouco do lag característico desse sistema, mas não dá ganho de potencia/torque.

Não existe milagre. O vectra nem tem como ser um carro rápido originalmente, pois é um sedã relativamente pesado com um motor não tão potente.

Abs!



Negão

Eu acho o vectra bem andador sabe? Não tenho muito que reclamar dele não, acho um bom carro, agora em baixas rotações realmente ele deixa um pouco a desejar. Então no fator menor manutenção você recomenda! Qual marca? A ngk mesmo?
Antes: Corsa Sedan Joy Cinza 2006/07 + Rodas 15 + Xênon Milhas
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Duvida sobre Um tipo de velas

por rgapski » 10 Dez 2013, 10:27

weltinhow escreveu:

Negão

Eu acho o vectra bem andador sabe? Não tenho muito que reclamar dele não, acho um bom carro, agora em baixas rotações realmente ele deixa um pouco a desejar. Então no fator menor manutenção você recomenda! Qual marca? A ngk mesmo?


Weltinhow,

O vectra é um carro veloz (chega a altas velocidades), mas não é um carro rápido (arrancada 0-100).
O pouco torque disponível para todo o peso da essa sensação de lerdeza em baixas rpm's. Isso é mais crítico ainda nos 16v.

Sobre as velas, eu uso as NGK mesmo. Estão no meu carro há 35mil km e nem sinal de desgaste ainda.

Ainda estou fazendo um teste delas (NGK iridium) em uma moto, uma Suzuki Intruder 125.
Para efeitos de comparação, a vela original dura, no máximo, estourando, 15mil km e custa R$ 15,00.
Com a Iridium, a motinho já rodou mais de 40mil km e ainda esta boa. A iridium custou R$ 35,00.
Melhorou uma migalha no consumo, mas considero irrelevante, pois 0,5km/l a mais em um veículo que supera os 37km/l não é um ganho expressivo...
A melhora expressiva veio em dirigibilidade quando fria, o que me surpreendeu positivamente e me fez adotá-la também no carro, mas no carro já não senti mudança (pois não ando com o carro frio).

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 411
Registrado em: 08 Mai 2013, 07:44
Nome Completo: Welton José Pereira Dias Junior
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Duvida sobre Um tipo de velas

por weltinhow » 10 Dez 2013, 10:39

rgapski escreveu:
weltinhow escreveu:

Negão

Eu acho o vectra bem andador sabe? Não tenho muito que reclamar dele não, acho um bom carro, agora em baixas rotações realmente ele deixa um pouco a desejar. Então no fator menor manutenção você recomenda! Qual marca? A ngk mesmo?


Weltinhow,

O vectra é um carro veloz (chega a altas velocidades), mas não é um carro rápido (arrancada 0-100).
O pouco torque disponível para todo o peso da essa sensação de lerdeza em baixas rpm's. Isso é mais crítico ainda nos 16v.

Sobre as velas, eu uso as NGK mesmo. Estão no meu carro há 35mil km e nem sinal de desgaste ainda.

Ainda estou fazendo um teste delas (NGK iridium) em uma moto, uma Suzuki Intruder 125.
Para efeitos de comparação, a vela original dura, no máximo, estourando, 15mil km e custa R$ 15,00.
Com a Iridium, a motinho já rodou mais de 40mil km e ainda esta boa. A iridium custou R$ 35,00.
Melhorou uma migalha no consumo, mas considero irrelevante, pois 0,5km/l a mais em um veículo que supera os 37km/l não é um ganho expressivo...
A melhora expressiva veio em dirigibilidade quando fria, o que me surpreendeu positivamente e me fez adotá-la também no carro, mas no carro já não senti mudança (pois não ando com o carro frio).

Abs!


Entendi

Eu também percebi isso, é um carro que anda bem, chegando a finais consideraveis, porém demora um pouco pra atingir, isso já havia percebido. Vou comprar essas velas de iridium pra ver no que dá. Andei dando uma olhada também nesse chip aqui da http://www.carchip.com.br/, http://www.youtube.com/watch?v=PEERb9nuiuk .. o cara da uma explicação meio estranha aqui sobre o consumo, dizendo que o carro passa usar mais ar do que combustivel, aumentando rotação num sei o que. Queria saber se vale a pena um investimento desse ai, colocar um chip desse junto com um filtro de ar esportivo, daqueles que cabem dentro do cofre mesmo, não os redondinhos. Um amigo meu tem uma Hilux Chipada, segundo ele, o carro anda mais e ficou mais economico. Eu acho muito estranho pois esportividade x economia, não soa muito bem né?
Antes: Corsa Sedan Joy Cinza 2006/07 + Rodas 15 + Xênon Milhas
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Duvida sobre Um tipo de velas

por rgapski » 10 Dez 2013, 10:51

weltinhow escreveu:Entendi

Eu também percebi isso, é um carro que anda bem, chegando a finais consideraveis, porém demora um pouco pra atingir, isso já havia percebido. Vou comprar essas velas de iridium pra ver no que dá. Andei dando uma olhada também nesse chip aqui da http://www.carchip.com.br/, http://www.youtube.com/watch?v=PEERb9nuiuk .. o cara da uma explicação meio estranha aqui sobre o consumo, dizendo que o carro passa usar mais ar do que combustivel, aumentando rotação num sei o que. Queria saber se vale a pena um investimento desse ai, colocar um chip desse junto com um filtro de ar esportivo, daqueles que cabem dentro do cofre mesmo, não os redondinhos. Um amigo meu tem uma Hilux Chipada, segundo ele, o carro anda mais e ficou mais economico. Eu acho muito estranho pois esportividade x economia, não soa muito bem né?


Weltinhow,

Eesses "carchip", "chiptunning", etc, não presta. Não gaste dinheiro com isso.
Até chip feito por preparador, à distancia, não costuma ficar bom.

Acontece que não existe nada mais diferente do que dois motores iguais, ou seja, o 2.0 do seu vectra não é igual o 2.0 do vectra do seu vizinho.

As montadoras, quando fazem um chip para determinado motor, estimam uma "margem" de diferença entre eles e criam um chip que atenda à todos os motores, sem chegar perto de qualquer limite que possa danificar, como por exemplo a faixa de avanço do ponto de ignição, ou ainda, sair dos limites estabelecidos para emissões de gases nocivos.

Um preparador, não faz nada além de ir até o limite permitido pelo motor do seu carro (que nunca será igual à outro).
Esse limite só pode ser atingido com segurança quando se usa um dinamômetro e diversos sensores para medir as condições do motor.

O que você pode fazer que custa barato e da um tiquinho a mais de melhora no carro é um filtro de ar esportivo "in box" (aproveita a caixa original do filtro) e as velas iridium.
O carro anda mais liso com esses componentes, dando uma sensação de melhoria.
O filtro custa por volta de uns 80~100 reais e as velas uns 180~200.
Com essa "alteração", você não corre risco de estragar nada ou tirar a originalidade do carro.

Uma coisa que você disse e é a mais sensata: esportividade não combina com economia.
Carro que anda mais, bebe mais. Isso é inevitável.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 411
Registrado em: 08 Mai 2013, 07:44
Nome Completo: Welton José Pereira Dias Junior
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Duvida sobre Um tipo de velas

por weltinhow » 10 Dez 2013, 11:04

Pronto vou fazer isso, vou comprar as velas e o filtro, vamos ver no que vai dar, assim que conseguir instalar eu posto aqui o resultado. Acredito que em minha cidade não vou achar, vou dar uma olhada na internet. A calibragem dessas velas é diferente das originais?
Antes: Corsa Sedan Joy Cinza 2006/07 + Rodas 15 + Xênon Milhas
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Duvida sobre Um tipo de velas

por rgapski » 10 Dez 2013, 11:23

weltinhow escreveu:Pronto vou fazer isso, vou comprar as velas e o filtro, vamos ver no que vai dar, assim que conseguir instalar eu posto aqui o resultado. Acredito que em minha cidade não vou achar, vou dar uma olhada na internet. A calibragem dessas velas é diferente das originais?


As velas acho que são BPR7EIX.
Prefira comprar as BPR7EIX-11, pois já vem com o GAP (abertura) maior, sendo desnecessária qualquer regulagem. As de final EIX apenas possuem 0,7mm de GAP, quando o vectra deve ter por volta de 0,9 ~ 1,2mm.
Comprei as minhas pela net, no site da Ancona.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Duvida sobre Um tipo de velas

por Alez » 10 Dez 2013, 11:28

rgapski escreveu:
weltinhow escreveu:Pronto vou fazer isso, vou comprar as velas e o filtro, vamos ver no que vai dar, assim que conseguir instalar eu posto aqui o resultado. Acredito que em minha cidade não vou achar, vou dar uma olhada na internet. A calibragem dessas velas é diferente das originais?


As velas acho que são BPR7EIX.
Prefira comprar as BPR7EIX-11, pois já vem com o GAP (abertura) maior, sendo desnecessária qualquer regulagem. As de final EIX apenas possuem 0,7mm de GAP, quando o vectra deve ter por volta de 0,9 ~ 1,2mm.
Comprei as minhas pela net, no site da Ancona.

Abs!


Para o vectra 8V também é essa vela?

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Duvida sobre Um tipo de velas

por rgapski » 10 Dez 2013, 11:55

Alez escreveu:
rgapski escreveu:
weltinhow escreveu:Pronto vou fazer isso, vou comprar as velas e o filtro, vamos ver no que vai dar, assim que conseguir instalar eu posto aqui o resultado. Acredito que em minha cidade não vou achar, vou dar uma olhada na internet. A calibragem dessas velas é diferente das originais?


As velas acho que são BPR7EIX.
Prefira comprar as BPR7EIX-11, pois já vem com o GAP (abertura) maior, sendo desnecessária qualquer regulagem. As de final EIX apenas possuem 0,7mm de GAP, quando o vectra deve ter por volta de 0,9 ~ 1,2mm.
Comprei as minhas pela net, no site da Ancona.

Abs!


Para o vectra 8V também é essa vela?


Alez,

Como seu carro é só à gasolina, acredito que a correta seja a BPR6EIX.
Tem que dar uma conferida no manual, pois minha cabeça ta ruim hj... rs

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Duvida sobre Um tipo de velas

por Almeidão » 10 Dez 2013, 12:57

rgapski escreveu:Eu uso iridium no meu carro.

Vantagens: dura pelo menos o dobro das velas normais e retem menos carbonização, além do fato de permitir trabalhar com GAP mais aberto, o que facilita partidas e o funcionamento do motor antes de estar totalmente aquecido.

Não aumentam potencia e não melhoram o consumo. Se isso existe, é psicológico.
Só valem à pena porque exigem menor manutenção e intervenção (limpeza).

Se quer aumentar o desempenho, só chip de potencia + filtro de ar esportivo, e mesmo assim, o ganho não é expressivo.
Lembro ainda que corre-se o risco do funcionamento do carro ficar irregular em algumas situações, caso o preparador não seja muito experiente.
O que pode melhorar o teu "feeling" com relação ao carro, é um booster para o acelerador eletrônico, que tira um pouco do lag característico desse sistema, mas não dá ganho de potencia/torque.

Não existe milagre. O vectra nem tem como ser um carro rápido originalmente, pois é um sedã relativamente pesado com um motor não tão potente.

Abs!


rgapski, as vezes eu penso que tem coisas que nem vale a pena escrever porque não vão acreditar na gente e cria uma polêmica tremenda. E logo voce escreve algo corretíssimo sobre as velas. Realmente elas não aumentam potencia ou melhora o funcionamento só porque é uma especial. Tudo que escreveste é verdade, as melhoras estão nas durabilidade delas, na partida rápida, uma economia mas constante e na carbonização menor. Ótimo.

Sobre estar lento, bem realmente o Vectra é um carro mais lento pelo peso e pela própria caixa de marcha exemplo da minha F18 que é mais alongada, boa para correr e lento em arrancadas. Isto eu melhorei no meu, mudando os pneus por uns menores, ficou bem ágil, além do normal de qualquer vectra do modelo do meu e tem um poder de subida superior a qualquer um, isto porque sendo pneus 195 x 60 x 14, eu diria que quanhei uns dentes a mais, acredito que seria no minimo 2 nas engrenagens da caixa,. Perdi na velocidade final, mas eu não quero andar em 200 mesmo, então se ele estiver nesta velocidade estarei como 180 e tendo nós as estradas bem sinuosas então 120 já é ótimo e ele chega neste 120 com uma facilidade tremenda.

Para o weltinhow
Se o Vectra estiver com o ponto um dente atrasado e o proprietário deste Vectra nunca andou com um perfeito, não vai notar a diferença e chega a ser gritante mas se ele não conhece vai pensar que ele é lentão mesmo.

Veja ai, se o seu carro ronca ao usar uma marcha mais fraca antes da hora, tipo colocou 1ª e logo segunda e acelerou, se em uma ladeira media para alta ele mal começa subir e ja pede marcha forte, principalmente com o ar ligado e se na lenta o ponteiro fica oxilando muito. Se estiver assim, certamente o ponto está atrasado e não há ninguem que faça ele ser ágil.

Sds
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Duvida sobre Um tipo de velas

por rgapski » 10 Dez 2013, 13:21

Almeidão escreveu:
rgapski, as vezes eu penso que tem coisas que nem vale a pena escrever porque não vão acreditar na gente e cria uma polêmica tremenda. E logo voce escreve algo corretíssimo sobre as velas. Realmente elas não aumentam potencia ou melhora o funcionamento só porque é uma especial. Tudo que escreveste é verdade, as melhoras estão nas durabilidade delas, na partida rápida, uma economia mas constante e na carbonização menor. Ótimo.

Sobre estar lento, bem realmente o Vectra é um carro mais lento pelo peso e pela própria caixa de marcha exemplo da minha F18 que é mais alongada, boa para correr e lento em arrancadas. Isto eu melhorei no meu, mudando os pneus por uns menores, ficou bem ágil, além do normal de qualquer vectra do modelo do meu e tem um poder de subida superior a qualquer um, isto porque sendo pneus 195 x 60 x 14, eu diria que quanhei uns dentes a mais, acredito que seria no minimo 2 nas engrenagens da caixa,. Perdi na velocidade final, mas eu não quero andar em 200 mesmo, então se ele estiver nesta velocidade estarei como 180 e tendo nós as estradas bem sinuosas então 120 já é ótimo e ele chega neste 120 com uma facilidade tremenda.

Para o weltinhow
Se o Vectra estiver com o ponto um dente atrasado e o proprietário deste Vectra nunca andou com um perfeito, não vai notar a diferença e chega a ser gritante mas se ele não conhece vai pensar que ele é lentão mesmo.

Veja ai, se o seu carro ronca ao usar uma marcha mais fraca antes da hora, tipo colocou 1ª e logo segunda e acelerou, se em uma ladeira media para alta ele mal começa subir e ja pede marcha forte, principalmente com o ar ligado e se na lenta o ponteiro fica oxilando muito. Se estiver assim, certamente o ponto está atrasado e não há ninguem que faça ele ser ágil.

Sds


Almeidão,

Realmente, velas de iridium, filtros esportivos, chips, são coisas muito polemicas... rs
Tem gente que jura de pé junto que ganhou 20% a mais de potencia com vela de iridium, mas esquece de falar que o carro estava rodando com velas gastas/desreguladas/carbonizadas.
Sobre chip então, se ouve de tudo um pouco... Tem gente falando que "chipou" um 2.0 e passou a fazer 14km/l na cidade, com ar ligado e cheio de gente, mas esquece que ponto muito avançado + mistura pobre = superaquecimento na cabeça do pistão.
E vai tentar argumentar contra pra ver o que acontece! :15:

A dica do pneu é muito boa! Acho muito válida para os vectras que rodam de aro 14/15, pois ainda dá pra baixar o perfil do pneu sem expor tanto a roda aos danos causados pelos buracos.
Eu até tinha pensado em fazer isso no meu, mas no meu caso, teria que rodar com pneu de perfil 50 ou até mesmo 45, que considero muito baixo, e como minhas rodas ainda são originais, não quero ter que desamassá-las tão cedo. :6:

Hoje eu acostumei com o cambio longo e acho até bom! Ontem sai com o celtinha da minha mulher e fiquei inconformado em ter que passar terceira marcha antes de 55km/h... rs

Acho o cambio F23 do vectra C não tão longo quanto os F18 dos B, mas quando andei em um 140cv senti uma certa demora de resposta entre 1K~1.5k rpm, mas depois que sai disso, vai legal. O carro que andei não me parecia ter nada de errado.
Acho que esse comportamento é culpa do acelerador eletrônico que qualquer outra coisa.
O Weltinhow podia experimentar atualizar o software, caso ainda não tenha sido feito.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Duvida sobre Um tipo de velas

por Alez » 10 Dez 2013, 13:48

rgapski escreveu:
Alez,

Como seu carro é só à gasolina, acredito que a correta seja a BPR6EIX.
Tem que dar uma conferida no manual, pois minha cabeça ta ruim hj... rs

Abs!


Gapski, sobre isto que falou eu tava trocando uma idéia ontem com o mecânico que meche no meu carro sobre o cosumo ter aumentado e ele me disse que pode ser por conta das velas que coloquei de acordo com o manual que é só para Gasolina. Mas ele meio que me explicou que com essa nossa "nova" gasolina mais aditivada com etanol do que nunca e outras misturas que eles fazem... seria melhor usar as velas para flex.

O que pensa a respeito disso?

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Duvida sobre Um tipo de velas

por Pedro Josino » 10 Dez 2013, 13:54

A vantagem que eu vejo nas velas de Iridium além da durabilidade é que percebi o funcionamento do carro mais linear. A queima de combustível mais eficiente (não confunda com queimar mais combustível). Logo, a longo prazo deve ser benéfico ao motor, por isso já está saindo de fábrica em alguns modelos, inclusive os japoneses foram os primeiros a adotar esse tipo de produto.

Escolhi usar os modelos da Denso pois possuem um eletrodo ainda mais fino que o NGK e pelo que andei lendo, tem uma queima um pouco melhor, mas dura um pouco menos. Enquanto uma NGK tem vida útil de 100.000Km, a Denso tem vida útil de 80.000Km (estimativas), além de custar um pouco mais caro e não ser fácil de encontrar. Comprei para o Ka aqui no Brasil na Mr. Centelha e para o Gol e Vectra comprei em loja nos EUA, assim como os filtros K&N, porém não instalei ainda no Vectra e Gol.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Duvida sobre Um tipo de velas

por rgapski » 10 Dez 2013, 14:13

Alez escreveu:
Gapski, sobre isto que falou eu tava trocando uma idéia ontem com o mecânico que meche no meu carro sobre o cosumo ter aumentado e ele me disse que pode ser por conta das velas que coloquei de acordo com o manual que é só para Gasolina. Mas ele meio que me explicou que com essa nossa "nova" gasolina mais aditivada com etanol do que nunca e outras misturas que eles fazem... seria melhor usar as velas para flex.

O que pensa a respeito disso?


Alez,

Seu mecânico não esta totalmente errado, mas faço algumas ressalvas.
Um dos, senão o maior, vilão no aumento do consumo é a falta/falha de ignição causada por causa de cabos/velas defeituosos.

As velas de carros Flex costumam ter grau 7/8/9, contra 5/6 dos motores monofuel.
Quanto maior o número, maior a capacidade da vela em dissipar seu calor, e essa maior capacidade é interessante sempre que o motor tenha uma taxa mais elevada, pois inevitavelmente a temperatura na câmara de combustão sera maior.
A vela tem que trabalhar sempre entre 500 e 700 graus celsius. Portanto, não existe vela boa ou ruim, existe vela certa.

Em geral, os motores somente a gasolina tem uma taxa mais baixa, em geral de 8,5/9:1, contra os 11/12:1 da maioria dos flex, por isso essa diferença no grau da vela. O grau não tem muito haver com o combustível, mas sim com a temperatura na câmara, que será maior conforme a compressão.
O vectra é gasolina e usa vela 6, o celta vhc também gasolina usa vela 9, e só há diferenço por este ultimo ter taxa mais elevada.

Meu vectra, por exemplo, dá uma griladinha de leve em algumas situações, onde percebi que o sensor de detonação acaba ouvindo e atrasando o ponto. Isso acontecia com a vela grau 6 (original).
Provavelmente, isso se deve ao fato da compressão no cilindro estar alta. Meu carro não é taxado, mas a compressão esta até um pouquinho acima do esperado, e isso causa superaquecimento na câmara em dias quentes, que leva ao "grilo" e a intervenção do sensor de detonação.

Eu experimentei subir apenas um grau na vela (passei para 7) e o grilo se foi, sinal de que eu não estou tendo qualquer superaquecimento da vela, evitando detonar o combustível antes da hora.
Subir o grau da vela pode causar carbonização, pois a vela necessita estar acima de 500º para não grudar aquela fuligem gerada pela combustão. Se a vela dissipar muito calor, o combustível queimado gruda nela, causando falhas.

Para saber se o grau da vela do seu carro esta correto, você tem que analisar o aspecto dela, conforme a ilustração abaixo:
Imagem

Se seu carro não "grila" e a vela não apresenta aspectos de superaquecimento, mantenha o grau que esta.

O que acontece muito é mecânico pegar carro com gasolina batizada com solventes e acabar subindo grau de vela inadvertidamente.
Como se sabe, o álcool não é tão disposto à pré-ignição, mas os solventes utilizados para batizar a gasolina sim!

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 181
Registrado em: 22 Ago 2013, 15:51
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Duvida sobre Um tipo de velas

por bruno241281 » 10 Dez 2013, 14:14

Pedro Josino escreveu:A vantagem que eu vejo nas velas de Iridium além da durabilidade é que percebi o funcionamento do carro mais linear. A queima de combustível mais eficiente (não confunda com queimar mais combustível). Logo, a longo prazo deve ser benéfico ao motor, por isso já está saindo de fábrica em alguns modelos, inclusive os japoneses foram os primeiros a adotar esse tipo de produto.

Escolhi usar os modelos da Denso pois possuem um eletrodo ainda mais fino que o NGK e pelo que andei lendo, tem uma queima um pouco melhor, mas dura um pouco menos. Enquanto uma NGK tem vida útil de 100.000Km, a Denso tem vida útil de 80.000Km (estimativas), além de custar um pouco mais caro e não ser fácil de encontrar. Comprei para o Ka aqui no Brasil na Mr. Centelha e para o Gol e Vectra comprei em loja nos EUA, assim como os filtros K&N, porém não instalei ainda no Vectra e Gol.

Poderia colocar aqui qual o NP para a vela iridiun da Denso???
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Duvida sobre Um tipo de velas

por Alez » 11 Dez 2013, 10:36

Gapski, agora fiquei em dúvida se meu carro parou de grilar por conta da vela original acdelco que adotei ou por conta da troca da V-Power pela Supra. Os cabos não troquei, ainda são NGK.

Aproveito pra perguntar: aqueles cabos amarelos são melhores ou só estética mesmo?

Só sei que fiquei mais satisfeito sem grilar.

Tô usando as ACdelco 041LR6XB - Significa que é grau 6? Tava usando a NGK BPR6EY.

Se eu for adotar as iridium na próxima troca devo colocar no máximo grau 7, correto?

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Duvida sobre Um tipo de velas

por rgapski » 11 Dez 2013, 10:53

Alez escreveu:Gapski, agora fiquei em dúvida se meu carro parou de grilar por conta da vela original acdelco que adotei ou por conta da troca da V-Power pela Supra. Os cabos não troquei, ainda são NGK.

Aproveito pra perguntar: aqueles cabos amarelos são melhores ou só estética mesmo?

Só sei que fiquei mais satisfeito sem grilar.

Tô usando as ACdelco 041LR6XB - Significa que é grau 6?

Se eu for adotar as iridium na próxima troca devo colocar no máximo grau 7, correto?


Alez,

Gasolina dá diferença sim. Se ela for de maior qualidade, as chances de pré ignição são menores.
A supra e v-power é seis e meia-duzia. Dá no mesmo! O que deve haver é que uma gasolina esta mais nova ou não contaminada (batizada) com outro material.
A gasolina envelhece. Quanto mais velha, mas fácil de haver pré-ignição. Ja vi postos que armazenam gasolina por quase um mes. Fuja desses.

A sua vela é grau 6 sim. Grau 6 é adequado ao motor do vectra. Se não esta grilando, coloque a iridium de mesma temperatura.

Uma coisa que costumo fazer é sempre que troco as velas, coloco cabos novos, assim evito qualquer problema no sistema, pois o cabo, depois de colocado e removido algumas vezes, acaba perdendo boa parte do contato com a vela.

Aqueles cabos amarelos, vermelhos, roxos com bolinhas brancas é só aparência, fora o fato deles serem montados, o que acaba criando uma perda de corrente nos cachimbos e ainda causando interferência no sistema de injeção.
Existem cabos melhores que os originais sim, mas o preço não compensa se você não tiver um sistema mega potente de ignição, o que só é necessário em carros com alta pressão na câmara de combustão (caso de turbo com muita pressão, por exemplo).
Prefira um cabo original ou de marca boa como bosch ou ngk.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Duvida sobre Um tipo de velas

por Alez » 11 Dez 2013, 10:57

Valeu pelos esclarecimentos.

Esta seria uma boa compra?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -astra-_JM

Avatar do usuário
weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 411
Registrado em: 08 Mai 2013, 07:44
Nome Completo: Welton José Pereira Dias Junior
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Duvida sobre Um tipo de velas

por weltinhow » 11 Dez 2013, 12:14

rgapski escreveu:weltinhow escreveu:
Pronto vou fazer isso, vou comprar as velas e o filtro, vamos ver no que vai dar, assim que conseguir instalar eu posto aqui o resultado. Acredito que em minha cidade não vou achar, vou dar uma olhada na internet. A calibragem dessas velas é diferente das originais?


As velas acho que são BPR7EIX.
Prefira comprar as BPR7EIX-11, pois já vem com o GAP (abertura) maior, sendo desnecessária qualquer regulagem. As de final EIX apenas possuem 0,7mm de GAP, quando o vectra deve ter por volta de 0,9 ~ 1,2mm.
Comprei as minhas pela net, no site da Ancona.

Abs!



Beleza, já vi o modelo e vou procura-las pra comprar.

Obrigado pela dica Negão, você o Pedro, o Almeidão, o Arquiteto, dentre outros, são os caras por aqui ^^ Manjam muito e só tenho a agradecer, meu carro já evoluiu muito desde que eu comprei, graças a vocês heheh

Abraçoss

Almeidão escreveu:rgapski escreveu:
Eu uso iridium no meu carro.

Vantagens: dura pelo menos o dobro das velas normais e retem menos carbonização, além do fato de permitir trabalhar com GAP mais aberto, o que facilita partidas e o funcionamento do motor antes de estar totalmente aquecido.

Não aumentam potencia e não melhoram o consumo. Se isso existe, é psicológico.
Só valem à pena porque exigem menor manutenção e intervenção (limpeza).

Se quer aumentar o desempenho, só chip de potencia + filtro de ar esportivo, e mesmo assim, o ganho não é expressivo.
Lembro ainda que corre-se o risco do funcionamento do carro ficar irregular em algumas situações, caso o preparador não seja muito experiente.
O que pode melhorar o teu "feeling" com relação ao carro, é um booster para o acelerador eletrônico, que tira um pouco do lag característico desse sistema, mas não dá ganho de potencia/torque.

Não existe milagre. O vectra nem tem como ser um carro rápido originalmente, pois é um sedã relativamente pesado com um motor não tão potente.

Abs!


rgapski, as vezes eu penso que tem coisas que nem vale a pena escrever porque não vão acreditar na gente e cria uma polêmica tremenda. E logo voce escreve algo corretíssimo sobre as velas. Realmente elas não aumentam potencia ou melhora o funcionamento só porque é uma especial. Tudo que escreveste é verdade, as melhoras estão nas durabilidade delas, na partida rápida, uma economia mas constante e na carbonização menor. Ótimo.

Sobre estar lento, bem realmente o Vectra é um carro mais lento pelo peso e pela própria caixa de marcha exemplo da minha F18 que é mais alongada, boa para correr e lento em arrancadas. Isto eu melhorei no meu, mudando os pneus por uns menores, ficou bem ágil, além do normal de qualquer vectra do modelo do meu e tem um poder de subida superior a qualquer um, isto porque sendo pneus 195 x 60 x 14, eu diria que quanhei uns dentes a mais, acredito que seria no minimo 2 nas engrenagens da caixa,. Perdi na velocidade final, mas eu não quero andar em 200 mesmo, então se ele estiver nesta velocidade estarei como 180 e tendo nós as estradas bem sinuosas então 120 já é ótimo e ele chega neste 120 com uma facilidade tremenda.

Para o weltinhow
Se o Vectra estiver com o ponto um dente atrasado e o proprietário deste Vectra nunca andou com um perfeito, não vai notar a diferença e chega a ser gritante mas se ele não conhece vai pensar que ele é lentão mesmo.

Veja ai, se o seu carro ronca ao usar uma marcha mais fraca antes da hora, tipo colocou 1ª e logo segunda e acelerou, se em uma ladeira media para alta ele mal começa subir e ja pede marcha forte, principalmente com o ar ligado e se na lenta o ponteiro fica oxilando muito. Se estiver assim, certamente o ponto está atrasado e não há ninguem que faça ele ser ágil.

Sds


Entendi cara, mas me tira uma duvida, esse ponto atrasado que você fala, é o ponto de atraso na correia dentada né isso?
Realmente quando eu comprei o carro eu troquei a correia dentada. Será que la está um ponto atrasada?

Quanto a esses barulhos eu nunca percebi, esse é meu primeiro vectra, tinha um carro mais fraco, então não tinha parametro pra dizer se meu carro está fraco ou não, porém depois que dirigi o vectra de meu amigo que é do mesmo ano e motor que o meu, percebi uma maior agilidade no dele em marchas mais lentas. Já fiz a atualização do software da injeção logo quando comprei também.
Antes: Corsa Sedan Joy Cinza 2006/07 + Rodas 15 + Xênon Milhas
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

39 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 170 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 24 Abr 2024, 06:21