O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralDuvida sobre sensor do cinto
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

9 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 411
Registrado em: 08 Mai 2013, 07:44
Nome Completo: Welton José Pereira Dias Junior
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Duvida sobre sensor do cinto

por weltinhow » 19 Dez 2013, 21:08

Boa noite

Estes dias limpando meu carro mais carinhosamente, comecei a dar mais atenção aos carpetes etc, eis que prestei atenção em uma especie de modulo localizado abaixo do banco do passageiro;

Pensei,

- Deve de ser o modulo responsável por saber se existe passageiro ou não no banco do carona, indicando a colocar o sinto de segurança.

Pois bem, porém logo em seguida me lembrei que meu carro só avisa pra por o sinto, enquanto o motorista está sem, se o passageiro tiver sem o sinto, tanto faz como tanto fez.

Existe alguma forma de ligar e desligar esse sensor?
Ele pode estar quebrado?
Será que essa peça serve pra outra coisa e eu num sei dizer bem o que é?

:47: :47: :47:

lembrando que é um Elegance NE
Antes: Corsa Sedan Joy Cinza 2006/07 + Rodas 15 + Xênon Milhas
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

abineh
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1177
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:23
Nome Completo: Abhner Vianna Ignachitti
Cidade: Uberaba
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Duvida sobre sensor do sinto

por abineh » 19 Dez 2013, 21:42

Não seria o sensor do air bag que identifica se tem alguém sentado no banco??

Avatar do usuário
weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 411
Registrado em: 08 Mai 2013, 07:44
Nome Completo: Welton José Pereira Dias Junior
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Duvida sobre sensor do sinto

por weltinhow » 19 Dez 2013, 22:27

hummm, sabia disso não, achava que era do sinto. Pra mim, independente de ter passageiros ou não, os airbags frontais abriam os dois em caso de colisão frontal. Lembro bem do punto de um amigo que tinha um mesmo modulozinho desse que eu vi, em baixo do banco do passageiro, e sempre que tinha alguem sentado no banco ele acusava pra colocar o sinto. Uma vez levamos pra lavar os bancos e o cara não ligou um rabixo que tinha por baixo do banco e essa função ficou desabilitada. Os aparelhos eram muito parecidos, mas posso estar enganado, manjo quase nada!
Antes: Corsa Sedan Joy Cinza 2006/07 + Rodas 15 + Xênon Milhas
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

Avatar do usuário
QuackMastter
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jul 2013, 09:39
Nome Completo: Maicon Miglioranza
Cidade: Gramado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Duvida sobre sensor do cinto

por QuackMastter » 20 Dez 2013, 16:04

olha ate onde eu sei, este é um sensor chamado pre-tensionador de cinto para air bag.
função, acionar o air bag rsrs .
abraços

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Duvida sobre sensor do cinto

por Thiago Menezes » 20 Dez 2013, 16:28

Weltinhow

Eu também acredito que seja do air bag, pois no meu carro também só avisa no painel se o motorista estiver sem o cinto, já o passageiro não, a não ser que no meu carro também ta quebrado hahhahahahahah!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Odirlei Montanha
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 15 Dez 2013, 03:20
Nome Completo: Odirlei Montanha
Cidade: Boa Vista
Estado: Roraima
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Duvida sobre sensor do cinto

por Odirlei Montanha » 22 Dez 2013, 02:05

geralmente o sensor do cinto e acionado quando se abre a porta mais em sincronia com esse sensor do banco ne galera , nao sei se estou certo mais oque eu sei vai mais ou menos por ai.

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Duvida sobre sensor do cinto

por Williams » 16 Jan 2014, 19:50

Sim, esse módulo que nem precisava ser tão grande, no meu só passam 2 fios por ele, provavelmente porque nos modelos europeus conectores dos aquecedores de bancos deveriam passar por ali também, enfim.

Posso estar errado, mas é provável que o seu nem tenha nenhum sensor para saber se tem alguém sentado no banco, pode ser, não dou certeza, porque pra ele avisar apenas o motorista deve ser o pelo simples fato de que se você da partida em um carro e ele está sendo conduzido, logo ele tem um motorista, e se tem um motorista ele precisa estar de cinto. KKK

Só digo uma coisa, cuidado para não romper esses fios ou ligar o carro com eles desconectados, se não a luz do Air-bag acende e só passando no computador pra desligá-la. Tem que tomar cuidado com esses lava-rápidos, geralmente eles tiram o banco e arrancam fio, conector e tudo mais e aí já viu.

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Duvida sobre sensor do cinto

por José Leal » 16 Jan 2014, 20:16

Chegando atrasado... essa caixa nada mais é que uma conexão entre a trava do cinto e o sistema de air bag. Provavelmente ao afivelar o cinto, existe um contato que manda sinal para o sistema de air bag para que, em caso de colisão, ative o pré tensionador e se for o caso, o air bag.

Vale lembrar que o air bag não abre com o cinto desafivelado. Seria extremamente perigoso, pois, sem a retenção do cinto, o corpo iria ser projetado para frente e como a abertura do air bag é violenta, poderia causar traumas e até morte.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Duvida sobre sensor do cinto

por Williams » 17 Jan 2014, 00:57

José Leal escreveu:Chegando atrasado... essa caixa nada mais é que uma conexão entre a trava do cinto e o sistema de air bag. Provavelmente ao afivelar o cinto, existe um contato que manda sinal para o sistema de air bag para que, em caso de colisão, ative o pré tensionador e se for o caso, o air bag.

Vale lembrar que o air bag não abre com o cinto desafivelado. Seria extremamente perigoso, pois, sem a retenção do cinto, o corpo iria ser projetado para frente e como a abertura do air bag é violenta, poderia causar traumas e até morte.


Pois é, É um item de extrema segurança e tudo mais. Mas pra que tão incomodativo? Qualquer coisa a luz acende, pelo menos o meu, as vezes se da uma freada violenta, já nem olha pro painel, já muda o trajeto rumo a CC ou uma oficina, e tem que levar pra apagar, porque se deixar em uma colisão não aciona. Essa maldita luz podia muito bem apagar se no próximo check list estivesse tudo ok. Digamos escapou um fio debaixo do banco. Aí eu vou lá, arrumo, viro a chave a luz liga, faz o teste e deu, se tá ok, apaga. Já perdi as contas quantas vezes fui na CC por ela e era só resetar.

Sem falar que se arrebenta a fita que tem dentro do volante... hmmm dói o bolso. E o pior que não é tão raro isso acontecer.

Mas fazer o que, é sempre bom ter o ABS pra salvar de dar merda. E o Air-bag pra salvar a merda...

9 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 169 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 23 Abr 2024, 04:42