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GeralCabeçote Roletado no vectra
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

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Zecapjr
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Cabeçote Roletado no vectra

por Zecapjr » 08 Jan 2014, 11:12

Bom pessoal alguém já coloco ou viu algum vectra 2.2 8v com o cabeçote Roletado completo do astra 140 cv?
pois to querendo por no meu vectra, melhor eu sei q vai ficar, mais quantos cv o vecão vai ganhar a mais?

rgapski
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Re: Cabeçote Roletado no vectra

por rgapski » 08 Jan 2014, 12:34

Zeca,

Potencia depende muito das condições do restante do motor, como taxa de compressão, vazão da admissão e escapamento, bem como do acerto que será feito nos mapas da injeção.
O motor 140cv, alem do cabeçote roletado, snme, tem mais taxa de compressão, injeção eletrônica diferente, etc.

A adaptação, em si, não deve dar muito trabalho.
Acredito que você vai ganhar mais dirigibilidade do que potencia.

Esse cabeçote é uma aperfeiçoamento do antigo, ou seja, alem dos roletes, temos também um comando diferente, ângulos e sedes de válvulas em um formato mais apropriado.
Eu andei um bom tempo com um kadett 2.2 8v aspro. Mesmo não tendo cabeçote roletado, o retrabalho nas válvulas me trouxe mais dirigibilidade, mas em termos de potencia, pouca coisa mudou.

Primeiro, veja se o custo vai compensar, pois já ouvi dizer que estes cabeçotes roletados tem um preço um pouco salgado.
De repente, é melhor você gastar essa grana em um comando mais nervoso, um bom trabalho de fluxo do cabeçote e um remapeamento decente. E ainda assim, é mais certo de ganhar mais pocotós.

Abs!
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Re: Cabeçote Roletado no vectra

por Ricardo Pinto » 08 Jan 2014, 16:38

Outro detalhe, que comando vai usar, qual o LIB dele ( tempo de abertura ) quantos graus tera ( tb de abertura )

qual valvula vai usar ? Vai remapear a injeção ou usar uma Mega ou Fueltech ?

Hj em dia não é so uma mexidinha no comando, com tanta eletrônica no carro, algumas coisas terão que ser feitas...

Particularmente hoje nos carros injetados eu iria de motor original ( claro com os pistões forjados se possivel ) e uma turbina com baixa pressão, vai gastar menos e ter mais diversão :)

Sei la é minha opnião...

Abs

rgapski
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Re: Cabeçote Roletado no vectra

por rgapski » 08 Jan 2014, 16:59

Ricardo Pinto escreveu:
... uma turbina com baixa pressão, vai gastar menos e ter mais diversão :)

Sei la é minha opnião...

Abs


[x2]
CV x R$ é turbo mesmo, não tem milagre! rs
Dependendo da pressão e da utilização do carro, nem precisa mexer no miolo original...

O que eu gastei pra montar meu kadett, teria montado um turbo e ainda sobrava uns trocos... sem contar o fato de que teria mais potencia... rs

Abs!
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Re: Cabeçote Roletado no vectra

por Zecapjr » 09 Jan 2014, 11:50

Valeu rgapski e Ricardo Pinto muitas coisa q vcis sitaram eu ñ tinha nem ideia... vou estudar mais sobre o assunto, na verdade mesmo vou ter q mexer em todo meu motor fazer uma retifica pois meu motor ta batendo saia de pistão de manhã com o motor frio e isso ta me incomodando muito, já to fazendo um orçamento de quanto eu vou gastar, quero fazer uma coisa boa já q tenho q mexer mesmo, o cabeçote eu já comprei de um astra 2010 baixado q foi capotado,comprei o cabeçote completo ñ era minha intenção compra agora pq ñ vou mexer no motor por já, comprei pq achei barato e mecanico amigo meu q foi comigo disse q ta zero o cabeçote q eu ñ podia per a oportunidade. E é isso ai moçada muito obrigado pelas dicas e espero ver mais comentário, qvcis possam me ajudar mais. Abs a todos!!!

mdemarquinho
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Re: Cabeçote Roletado no vectra

por mdemarquinho » 09 Jan 2014, 12:18

Zecapjr escreveu:Valeu rgapski e Ricardo Pinto muitas coisa q vcis sitaram eu ñ tinha nem ideia... vou estudar mais sobre o assunto, na verdade mesmo vou ter q mexer em todo meu motor fazer uma retifica pois meu motor ta batendo saia de pistão de manhã com o motor frio e isso ta me incomodando muito, já to fazendo um orçamento de quanto eu vou gastar, quero fazer uma coisa boa já q tenho q mexer mesmo, o cabeçote eu já comprei de um astra 2010 baixado q foi capotado,comprei o cabeçote completo ñ era minha intenção compra agora pq ñ vou mexer no motor por já, comprei pq achei barato e mecanico amigo meu q foi comigo disse q ta zero o cabeçote q eu ñ podia per a oportunidade. E é isso ai moçada muito obrigado pelas dicas e espero ver mais comentário, qvcis possam me ajudar mais. Abs a todos!!!


Eu aproveitaria e colocaria umas coisas forjadas para ter tranquilidade uma vez que tem que abrir.

Sucesso aí e acompanhando.

rgapski
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Re: Cabeçote Roletado no vectra

por rgapski » 09 Jan 2014, 12:25

Zeca,

Se já tem o cabeçote em mãos, já esta um pouco mais fácil! rs
Como eu disse, esse cabeçote é uma "evolução", e na teoria, só traria melhoras no carro.

Antes de montar o cabeçote roletado, veja também se há compatibilidade desse cabeçote com os coletores de admissão e escape que estão no seu carro.
Pode haver diferenças aqui, e se de fato houver, você precisará adaptar os coletores do astra, o que pode começar a tornar o projeto inviável.

Se forem compatíveis, leve até uma retifica competente e peça para analisarem as vedações e medições.
Por mais que possa parecer novo, é uma peça usada e que pode conter algumas "surpresas".

Se tudo "encaixar", bastar montar e fazer um bom remapeamento do chip de injeção.
Mesmo que não se ganhe potencia, alguma melhora irá surgir, pois o motor vai respeitar um pouco melhor!

Abs!
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Re: Cabeçote Roletado no vectra

por Ricardo Pinto » 09 Jan 2014, 14:03

Bater saia eu nem esquento :)

Andei com um aspirado super por mais de 7 anos, se para-se de bater saia esquentava :)

Bicho era tão chato que para rodar tranquilo misturava oleo dois tempo na gasolina, tipo um meio litro para cada 10 litros de alcool ha ha h ha ha h imagina isto :) para cada 10litros de alcool era 2 de gasosa e 1/2 de oleo dois tempos :)

Aquele motor nunca falou um "Ah" fora do normal... Bons tempos :)

Bater saia é relativo, tem que ver como fica o desgaste do conjunto... se for anormal ai sim tem que tomar providencias...

[ ]´s

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Re: Cabeçote Roletado no vectra

por Last_Warrior » 10 Jan 2014, 12:21

Então... O roletado vai te trazer menos atrito, e alguma melhoria em fluxo, então ele vai mais diminuir as perdas do que melhorar de fato o fluxo, vai melhorar porque ele naturalmente é mais trabalhado nos dutos que um 8v comum.

Sendo assim, terá ganho expressivo de uns 10cv, isso se a injeção for devidamente programada pra isso, lógico. Se não, o ganho pode ser ainda menor.

Na prática, traz metade da potência que um 16v traz, lógico que o 16v é uma coisa bem mais complicada. Porém, o 16v tem melhor fluxo e além de dar 20cv contra 10cv do roletado, o fato de melhorar o fluxo faz também melhorar o consumo, vide os 16v que são muito econômicos principalmente em velocidade constante na rodovia...

Pesquisei muito sobre o assunto, e vou colocar um 16v com injeção programável no meu Omega 2.2, até mesmo para um Turbo o 16v é bem mais vantajoso, o meu projeto é transformar pra 16v e depois turbinar "de leve".
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