Janderson escreveu:Lugier, a culpa do Vectra ter perdido a motorização 2.4 foi pura e simplesmente da maldita imprensa automobilistica "especializada", se tu ver e começar a pesquisar revistas e reportagens da época vai ver quase todo mundo "malhando" esse motor, falando que era gastão, manco, etc... o que não é verdade não !!!
A GM tinha nos Vectra B a motorização 2.0 16V que já era então uma continuação do 2.0 16v do então Vectra GSi da versão A, porém limitado em alguns aspectos de construção e de potência, o GSi tinha 150 cvs e o 2.0 16v do Vectra B tinha 141 cvs, mesmo assim era um excelente motor.
No segundo semestre de 1998 a GM lançou o motor 2.2 16v na real o mesmo 2.0 16v mas com algumas alterações que permitiram aumentar a cilindrada e ganhar mais torque e agilidade, porém houve uma pequena queda na cavalaria , de 141 cvs. para 138 cvs no 2.2, apesar que eu que andei nos dois acho que o 2.2 aparenta ser mais potente que o 2.0 , o ganho de torque no 2.2 deixou o carro mais agradável de conduzir e mais suave também, tá certo que não é um carro assim super rápido, mas o Vectra sempre foi um carro com motor forte e suave, que depois que embala não tem pra ninguém.
Tirando fora o motor do GSi que é ótimo mas tem uma característica voltada à esportividade, eu acho o motor 2.2 16v ótimo e poderia estar em produção até hoje, porém, em 2006 no lançamento da versão C a GMB quis se diferenciar no mercado, e acho que a invenção de colocar o motor 2.4 no Vectra foi mais uma jogada de marketing para se distanciar dos outros carros do mercado brasileiro e se aproximar dos automoveis importados, a GM queria que o Vectra na versão Elite brigasse com carros importados como Passat, Honda Accord, etc...além disso aparecia o Fusion com motor 2.3, nesse aspecto não culpo a GMB, ela queria passar a impressão de sofisticação, força e tornar o Vectra o carro mais top dos nacionais o que em parte na época era mesmo.
Em uma reportagem na época da revista Quatro Rodas o Vectra 2.4 tinha se saído melhor que o Accord com um custo benefício melhor que este, ou seja, o Vectra estava no caminho certo, o motor 2.4 era um diferencial que dava certo, porém o cabeçote 16V foi colocado, montado em cima do bloco 2.4 da S-10, na real o motor do Vectra é de pick-up , rsrsrs...é um motor extremamente robusto no aspecto construtivo e altamente confiável, essa receita gerou 150 cvs no alcool, só que tudo isso teve um preço, e isso até hoje é assim, carro Flex não funciona bem nem com alcool nem com gasolina, e no caso do 2.4 todo mundo queria os chamados 150 cvs, e para ter a potência máxima é claro que o povo usava alcool, e aí o consumo ía para o espaço, cavalo anda cavalo bebe, mas logo essa notícia se espalhou, falavam, ah, o Vectra faz 3 / 4 kms litro de consumo, toda essa fofoca acabou com a reputação do motor 2.4, digo fofoca mesmo, pois quem tem os 2.4 não fala essas asneiras que os carinhas de revistas automotivas falam, passam um dia apenas com um carro e já fazem o seu julgamento imparcial.
Em meio a essa onda negativa de fofocas a GMB deu fim ao motor 2.4 no segundo semestre de 2008, porém antes ainda da nova frente, saíram sim poucos modelos 2009 mas ainda fabricados em 2008 com o motor 2.4, mas são raríssimos de encontrar, pois a GM já havia colocado pra rodar o 2.0 8v no Elite, foi na época que trouxeram o Pierce Brosnan (o agente 007) para fazer a campanha de lançamento do carro na linha 2008, a GM alegava que o motor 2.0 se adequava melhor ao carro e além disso promovia um desconto de 5 mil para quem deixava de comprar o 2.4, e claro, brasileiro se vende por qualquer trocado extra, mesmo que compre algo pior, além disso ganhava um GPS gratis na linha 2008 comprando o Elite 2.0, claro que todo mundo esqueceu o ótimo 2.4, uma pena.
Daí o que apareceu foi a falta de potência que tinha o 2.0 8v com apenas 128 cvs, além disso começou os comentários que o Vectra estava ficando defasado perante a concorrência etc..., a GMB então lançou o Flex 2.0 8v com 140 cvs, porém lançado as pressas , o que gerou nas primeiras unidades vários contratempos como erros da central ocasionados pelo software do módulo que tinha uma programação errada.
Esse novo motor 2.0 8v de 140 cvs teve uma série de mudanças, como dois catalizadores, cabeçote roletado, etc...é um motor que continua robusto, agora com mais potência mas sem ganho em torque, eu acho um motor bom, porém seria melhor se tivesse um cabeçote 16v o que faria o carro respirar e andar mais em estrada e diminuindo o consumo, já que motor 16v em estrada é show.
Não concordo contigo em retrocesso no acabamento dos 2010, pelo contrário, melhorou bastante nos NE, se observares bem o carpete é mais espesso e de melhor qualidade, os bancos contam com um couro de melhor qualidade e sim, são perfurados ainda, o apoio de braço dianteiro passou a ter um porta-trecos e houve mais uma série de mudanças em pequenas coisas, principalmente nos materiais, pode a aparência de tudo ter continuado a mesma, mas os materiais de produção, alguns plásticos por exemplo, ficaram com qualidade superior e melhor fixação, o carro ganhou também mais porta-trecos e o painel mudou o grafismo,além de ganhar novo som com Bluetooth, apenas perdeu os apliques de imitação de madeira ( o que eu particularmente não gosto) , mas que foram trocados por apliques imitando aço escovado que visto de perto e sentindo a textura são muito bonitos.
Tem outros aspectos que poderia falar sobre essas mudanças, mas de forma geral é isso, quem matou o carro foi a fofoca, pois tudo que é bom tem sempre um monte de gente para criticar, o sucesso de uns incomoda demais os incapazes, infelizmente.
Abraços
Janderson
DarkStein escreveu:Eu resumiria todo o texto acima, por duas palavras: "SUCESSOR DO MONZA"
GM tem seu legado baseado nos antigos motores 2.0 8v, simples assim. No brasil mudanças de motor não são bem aceitas, pois brasileiro não quer saber de mecânica! É muito mais bem aceito um painel mais colorido que um motor com mais tecnologia.
Não se meche em time que esta ganhando... GM tentou motor com alta cilindrada e deu tiro no pé!
Last_Warrior escreveu:Também acho o 2.4 16v um ótimo motor, talvez não tenha sido muito bem utilizado no Vectra, já que não é um carro tão pesado e, nesse caso, compensava melhor um motor um pouco mais girador com menos torque e menor cilindrada.
Talvez o maior erro da GM é ter deixado um tanque relativamente pequeno para um sedan flex, com motor 2.4 e câmbio automático, o que previa baixa autonomia usando álcool. Mas isso seria mesmo se fosse um 2.2 ou talvez um 2.0 flex e auto, o que precisava fazer era aumentar bem a capacidade do tanque.
Agora, discordo que os motores flex funcionam mal com ambos combustíveis. Digamos que ele tem um funcionamento otimizado para gasolina, e talvez não possa usufruir melhor do que o etanol pode oferecer, para compensar isso ele trabalha com o ponto bem adiantado no etanol, compensando em parte a taxa conservadora para o etanol.
Na verdade os motores flex só provam que os motores a gasolina poderiam ser mais taxados e mais potentes há muitos anos, porque a nossa gasolina pouco mudou até o aparecimento dos flex taxados. Na época que iniciou a injeção eletrônica no Brasil, já existia o sensor de detonação, e a nossa gasolina já tinha 87 octanas há muito tempo...
DarkStein escreveu:Eu resumiria todo o texto acima, por duas palavras: "SUCESSOR DO MONZA"
GM tem seu legado baseado nos antigos motores 2.0 8v, simples assim. No brasil mudanças de motor não são bem aceitas, pois brasileiro não quer saber de mecânica! É muito mais bem aceito um painel mais colorido que um motor com mais tecnologia.
Não se meche em time que esta ganhando... GM tentou motor com alta cilindrada e deu tiro no pé!
lugier escreveu:Muito interessante e muito triste, como sempre o consumidor brasileiro ferrando tudo, bem se até 2013 ainda tínhamos carros sem ABS e AIRBAG como itens básicos de segurança é porque sempre tem trouxas que compram e aceitam levar gato por lebre, vai ver se a GM fabrica o Celta no EUA, iriam passar o maior vexame lá além de tomarem trocentos processos, me desculpem mas acho que não é o caso de nenhum de nós aqui. Eu sou uma pessoa que me recuso a comprar carro Zero pois acho uma roubada aqui Brasil, pagar 3 vezes mais por algo inferior. Paguei R$29500.00 no meu Elite 2.4, o que eu conseguiria zero? um UNO sem tapete? vai entender...
Mas voltando ao 2.4, a morte desse motor não é ruim para nós que temos o 2.4? como fica para achar as peças depois?
Eu estou satisfeito com o vectra, manutenção barata, bem completo para um nacional, no quesito perfumaria, mata a pau o corolla.
*Única coisa que senti falta seria a possibilidade de rebater os espelhos no controle do alarme
*Falta de apoio para os braços do motorista no centro com um porta trecos (corrigido na versão mais nova)
*Falta de um controle de AR (para poder delisgar) para os passageiros de traz e um porta copos na divisória de encosto central do banco traseiro.
Se a GM tivesse investido em mais tecnologia como um comando variavel no 2.4 ou até mesmo um câmbio de 5 marchas tiptronic acho que teria um desfecho diferente.
lugier escreveu:Comprou bem o seu por esse preço, o meu foi em revenda, e de praxe os carros aqui no sul sempre são um pouco mais caros que aí, é que eu estava procurando um que tivesse procedência. O meu foi tirado zero aqui na CSS de minha cidade, com histório de revisões na CSS até os 90mil, isso agrega um pouco.
mcmoyses escreveu:Eu acabei de pegar meu Vectra, e justamente o motor é o que mais me chamava a atenção. Agora, quem compra carro com esse tipo de motor não pode ficar preocupado com consumo. Tenho uma moto Daytona 955i de usoo diário. A moto faz no máximo 14 km/l...se consumo fosse problema, vendia e comprava uma CG...
Eu prezo pelo conforto e pela potência. O motor do Vectra 2.4 tem muita saúde. Minha mãe também disse, "Filho, compra um carro zero..." e fiz a mesma pergunta que vocês fizeram, "O que eu compro com 30k?" Celta básico?
Bem, essa é a minha visão!!!!
giuliano mo escreveu:Então amigos, estou chegando aqui no forum pois achei esse topico procurando "vectra 2.4" no google.
Enfim, sou fã (mesmo as vezes a GM não merecendo) da chevrolet, atualmente tenho um Meriva 2012 1.4(1.0 bombado hehe), mas já tive corsa 2P e corsa wagon), agora estou afim dum carro mais completão e com câmbio automático e tenho me deparado com usn vectras muito bacanas.
O consumo desse 2.4 afinal como é? na gasolina andando na cidade faz o que, uns 7km/l?
O 2.0 do vectra 2010 por exemplo é tão mais econômico?
Eu pergunto pelo seguinte, meu Meriva 1.4 que não anda nada eu tenho feito média de 7 na cidade e uns 12 na estrada, pra mim isso sim é beberrão pq 1.4 tá mais pra 1.0 do que pra 2.0 não é!!!!
Enfim, os carros que andei vendo são Vectra ELITE 2008 2.4 (esse troco na chave pelo meu Meriva) tá com 80mil km rodado.
Depois os que mais me interessaram, não tanto pelo motor mas pelo estado do carro, foram um Elite 2010 2.0 e um Collection 2011 esse tá de cinema!!!
Sobre os caras que falam que o Vectra é um Monza moderno eu digo ainda bem pq tem muito monza tomando pau na mão de pedreiro e tem tb muito monza relíquia andando por aí agora vai ver se tem muita gente disposta a pegar civic, corola, nissan, dos anos 90 mesmo q seja por R$10mil, ninguém tem coragem, mas bota um monzão reliquia por 15mil pra ver se não vai rapidinho!!!
Fiquei doido pelos vectra 2010/2011 pq na faixa dos R$40mil o cara realmente só compra carro pequenino e eu que procuro cambio automático ainda, na CSS GM dauqi me ofereceram um Onix por R$53mil, ou um SPIN advantage pelo mesmo preço(tá aqui um dos motivos deu ficar de cara com a GM, tirar Meriva e Zafira pra por essa SPIN, piada de mau gosto).
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