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GeralROLAMENTO DA BOMBA D'ÁGUA E ESTICADOR
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

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Almeidão
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ROLAMENTO DA BOMBA D'ÁGUA E ESTICADOR

por Almeidão » 27 Jan 2014, 08:18

Pessoal, tenho lido alguns tópicos e todos comentam sobre o esticador da correia soncronizada, mais conhecida como correia dentada. Este esticador pelo que li, a maioria faz a coisa certa que é trocar a cada troca da correia que é 50.000 km. Este esticador é um rolamento que é girado com as costas da correia ou seja nem sofre tanto, já que ele só mantem ela esticada e girando sem mais nenhum esforço. Caso este rolamento quebrar, sem dúvida que o cabeçote vai para o saco já que neste caso será o mesmo que a correia dentada quebrar e não há erro nenhum em trocar ele junto com a correia.

Bomba d'água, tem uma polia dendada que querendo ou não acompanha o sincronismo da correia e esta polia, tem um eixo que entra na bomba em um rolamento e do outro lado tem um rotor que por sua vez faz a agua girar ou seja suga do radiador por um lado e empurra para dentro do bloco e logo sai para o radiador outra vez. Óbvio que este rolamento desta bomba esta sofrendo uma carga bem maior que o rolamento do esticador, sofrendo com o esforço e sofrendo com a temperatura mais elevada. Assim que este rolamento folga, o retentor da bomba já não retem tudo, a agua começa a passar por ali e muitas vezes sem aditivo e vai ferrando ainda mais este rolamento e o eixo fica dançando e pode quebrar a qualquer momento e fazer um estragado grande e antes disto podem ter problemas de temperatura e o estrago não será menor.

Em um resumo de tudo, o rolamento da bomaba d'água é bem mais inferior e mais sacrificado que o do esticador que é trocado a cada 50 mil km.

Minha perguntá é: PORQUE ESQUECEM A BOMBA D'ÁGUA?
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Re: ROLAMENTO DA BOMBA D'ÁGUA E ESTICADOR

por Thiago Menezes » 27 Jan 2014, 08:48

Eu como sou ainda leigo em muita coisa sobre manutenção, não sabia dessa informação. Na verdade eu troquei a bomba d'agua junto com a correia dentada pelo simples fato das pessoas terem falado comigo. Eu não tive a oportunidade de ver onde fica a bomba, pois quando fui fazer a troca quem levou o carro pra mim foi meu pai.

Estou aprendendo bastante coisa a cada dia que se passa e essa é mais uma informação valiosa :88:

Sobre essa polia Almeidão deixa eu entender melhor: Essa polia compra separado ou vem acoplado na bomba d'agua? Pois se não vem acoplada eu não troquei ela quando realizei a troca da correia e da bomba.
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Re: ROLAMENTO DA BOMBA D'ÁGUA E ESTICADOR

por Almeidão » 27 Jan 2014, 11:39

thiago.onacto escreveu:Eu como sou ainda leigo em muita coisa sobre manutenção, não sabia dessa informação. Na verdade eu troquei a bomba d'agua junto com a correia dentada pelo simples fato das pessoas terem falado comigo. Eu não tive a oportunidade de ver onde fica a bomba, pois quando fui fazer a troca quem levou o carro pra mim foi meu pai.

Estou aprendendo bastante coisa a cada dia que se passa e essa é mais uma informação valiosa :88:

Sobre essa polia Almeidão deixa eu entender melhor: Essa polia compra separado ou vem acoplado na bomba d'agua? Pois se não vem acoplada eu não troquei ela quando realizei a troca da correia e da bomba.


Ela já vem na bomba. Esta bomba é bem simples e usa o motor como acoplamento principal, é uma peça redonda com um rolamento no centro, nem tão centrado assim, de um lado a polida dentada com um eixo de ferro e do outro lado deste eixo que é a parte de dentro, um rotor para puxar e jogar algua. Eu troco a minha sempre com 2 anos de uso e a mesma coisa faço com o esticador da correia, ou seja troco duas correias e uma bomba com um esticador porem troco a correia a cada 30.000 km isto é mais ou menos um ano, logo 60.000 km são 2 anos. Acredito que para muitos, os 50.000 km seja 2 anos e isto não é errado. Errado é mexer lá nela e não a trocar.
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Re: ROLAMENTO DA BOMBA D'ÁGUA E ESTICADOR

por rgapski » 27 Jan 2014, 11:48

Almeidão,

Eu não esqueço... rs
Eu sempre troco a bomba d'água junto com a correia dentada, afinal, custa barato e só pela mão de obra que economiza, já vale a pena trocar.

Abs!
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Re: ROLAMENTO DA BOMBA D'ÁGUA E ESTICADOR

por Thiago Menezes » 27 Jan 2014, 14:35

Almeidão escreveu:
thiago.onacto escreveu:Eu como sou ainda leigo em muita coisa sobre manutenção, não sabia dessa informação. Na verdade eu troquei a bomba d'agua junto com a correia dentada pelo simples fato das pessoas terem falado comigo. Eu não tive a oportunidade de ver onde fica a bomba, pois quando fui fazer a troca quem levou o carro pra mim foi meu pai.

Estou aprendendo bastante coisa a cada dia que se passa e essa é mais uma informação valiosa :88:

Sobre essa polia Almeidão deixa eu entender melhor: Essa polia compra separado ou vem acoplado na bomba d'agua? Pois se não vem acoplada eu não troquei ela quando realizei a troca da correia e da bomba.


Ela já vem na bomba. Esta bomba é bem simples e usa o motor como acoplamento principal, é uma peça redonda com um rolamento no centro, nem tão centrado assim, de um lado a polida dentada com um eixo de ferro e do outro lado deste eixo que é a parte de dentro, um rotor para puxar e jogar algua. Eu troco a minha sempre com 2 anos de uso e a mesma coisa faço com o esticador da correia, ou seja troco duas correias e uma bomba com um esticador porem troco a correia a cada 30.000 km isto é mais ou menos um ano, logo 60.000 km são 2 anos. Acredito que para muitos, os 50.000 km seja 2 anos e isto não é errado. Errado é mexer lá nela e não a trocar.


Então é essa borda redonda menor com vários dentes certo?

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Re: ROLAMENTO DA BOMBA D'ÁGUA E ESTICADOR

por Alcir Andreoni » 27 Jan 2014, 19:14

Almeidão,

Correia dentada e seu tensionador, correia de acessórios e seus tensionadores e bomba d'água tudo junto...

Sei que é exagero, mas a mão de obra é uma só...
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Re: ROLAMENTO DA BOMBA D'ÁGUA E ESTICADOR

por Williams » 28 Jan 2014, 04:42

Quem faz a caquinha de trocar a correia dentada e não trocar a bomba d'água... Como faz? KKK'

Eu não troquei, não por esquecimento, mas sim porque, logo que peguei o Vectra nem sabia da existência de tal bomba, conhecia apenas a importância da correia dentada para manter o sincronismo do motor. E logo que peguei o carro, troquei a mesma. Porém a Bomba d'água ficou. Quanto sai em média pra trocar a criança agora? A Mão de Obra é a mesma pra tocar a correia? Porque se for, quando troquei a correia me cobraram R$ 150 dilmas.

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Re: ROLAMENTO DA BOMBA D'ÁGUA E ESTICADOR

por Alcir Andreoni » 28 Jan 2014, 07:16

Williams escreveu:Quem faz a caquinha de trocar a correia dentada e não trocar a bomba d'água... Como faz? KKK'

Eu não troquei, não por esquecimento, mas sim porque, logo que peguei o Vectra nem sabia da existência de tal bomba, conhecia apenas a importância da correia dentada para manter o sincronismo do motor. E logo que peguei o carro, troquei a mesma. Porém a Bomba d'água ficou. Quanto sai em média pra trocar a criança agora? A Mão de Obra é a mesma pra tocar a correia? Porque se for, quando troquei a correia me cobraram R$ 150 dilmas.

Vais morrer com mais R$ 150,00.

É o mesmo preço para trocar a correia dentada, pois você vai ter de tirá-la...
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Re: ROLAMENTO DA BOMBA D'ÁGUA E ESTICADOR

por Thiago Menezes » 28 Jan 2014, 08:09

Alcir Andreoni escreveu:Almeidão,

Correia dentada e seu tensionador, correia de acessórios e seus tensionadores e bomba d'água tudo junto...

Sei que é exagero, mas a mão de obra é uma só...


Desculpa me intrometer, mas eu faço a mesma coisa que você Alcir :88:
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Re: ROLAMENTO DA BOMBA D'ÁGUA E ESTICADOR

por Alcir Andreoni » 28 Jan 2014, 08:13

thiago.onacto escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Almeidão,

Correia dentada e seu tensionador, correia de acessórios e seus tensionadores e bomba d'água tudo junto...

Sei que é exagero, mas a mão de obra é uma só...


Desculpa me intrometer, mas eu faço a mesma coisa que você Alcir :88:

Mas é para se intrometer... :88:
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Re: ROLAMENTO DA BOMBA D'ÁGUA E ESTICADOR

por Almeidão » 28 Jan 2014, 08:43

Williams escreveu:Quem faz a caquinha de trocar a correia dentada e não trocar a bomba d'água... Como faz? KKK'

Eu não troquei, não por esquecimento, mas sim porque, logo que peguei o Vectra nem sabia da existência de tal bomba, conhecia apenas a importância da correia dentada para manter o sincronismo do motor. E logo que peguei o carro, troquei a mesma. Porém a Bomba d'água ficou. Quanto sai em média pra trocar a criança agora? A Mão de Obra é a mesma pra tocar a correia? Porque se for, quando troquei a correia me cobraram R$ 150 dilmas.


Voce não é o unico, 90% esquecem deste item e muitos outros que fazem partes do sistema de arrefecimento.

Quanto tempo tem que voce trocou a correia?, ou seja. Voce rodou quantos Km depois que voce trocou?
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Re: ROLAMENTO DA BOMBA D'ÁGUA E ESTICADOR

por Williams » 29 Jan 2014, 06:44

Almeidão escreveu:
Williams escreveu:Quem faz a caquinha de trocar a correia dentada e não trocar a bomba d'água... Como faz? KKK'

Eu não troquei, não por esquecimento, mas sim porque, logo que peguei o Vectra nem sabia da existência de tal bomba, conhecia apenas a importância da correia dentada para manter o sincronismo do motor. E logo que peguei o carro, troquei a mesma. Porém a Bomba d'água ficou. Quanto sai em média pra trocar a criança agora? A Mão de Obra é a mesma pra tocar a correia? Porque se for, quando troquei a correia me cobraram R$ 150 dilmas.


Voce não é o unico, 90% esquecem deste item e muitos outros que fazem partes do sistema de arrefecimento.

Quanto tempo tem que voce trocou a correia?, ou seja. Voce rodou quantos Km depois que voce trocou?


Só 7 ~ 8 mil quilômetros (só olhando no manual pra saber ao certo), fazem 5 pra 6 meses. Troquei logo que peguei o carro, mas não tenho nem ideia se tinha sido trocado pelo antigo dono (até acho que não, julgando pelo estado que está o sistema de arrefecimento), o cara da oficina que trocou a correia, disse que antiga já deveria de ter seus 40 mil, que estava bem usada até. Se eu soubesse teria trocado ela junto, chega doer o coração pagar a mesma mão de obra pra tocar algo que se tivesse trocado junto teria saído praticamente o mesmo preço. KKK

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Re: ROLAMENTO DA BOMBA D'ÁGUA E ESTICADOR

por timmVCD » 15 Abr 2014, 18:42

Pessoal tem algum topico sobre como trocar a bomba dagua?? estou pensando seriamente em trocar a minha, já que estou com o carro parado trocando algumas mangueiras q estouraram.

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Re: ROLAMENTO DA BOMBA D'ÁGUA E ESTICADOR

por Alcir Andreoni » 15 Abr 2014, 18:49

timmVCD escreveu:Pessoal tem algum topico sobre como trocar a bomba dagua?? estou pensando seriamente em trocar a minha, já que estou com o carro parado trocando algumas mangueiras q estouraram.


Não precisa de tópico para isso.

Quando fizer a troca da correia dentada e de seu tensionador, é só soltar três parafusos que prendem a bomba e tirá-la do motor.

É muito fácil...
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Re: ROLAMENTO DA BOMBA D'ÁGUA E ESTICADOR

por Demostenes » 16 Abr 2014, 05:11

Esse esticador é um problema..

Estava com o carro meio amarrado em baixa, até troquei uma ideia com o Ameidão.., acabei levando o carro para a oficina para conferir o ponto..
O tencionador perdeu pressão fazendo a correia pular um dente... Sorte que foi só um, senão eu ia sentar na graxa.

Tinha trocado tudo a pouco... Acabei trocando a correia e o tencionador de novo...
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Re: ROLAMENTO DA BOMBA D'ÁGUA E ESTICADOR

por Thiago Menezes » 16 Abr 2014, 07:38

timmVCD escreveu:Pessoal tem algum topico sobre como trocar a bomba dagua?? estou pensando seriamente em trocar a minha, já que estou com o carro parado trocando algumas mangueiras q estouraram.


Você que faz a troca da sua correia dentada? Se não, só trocar a bomba d'água quando for trocar a correia. Agora se faz a troca em casa, segue a dica do Alcir.
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Re: ROLAMENTO DA BOMBA D'ÁGUA E ESTICADOR

por Almeidão » 16 Abr 2014, 07:48

Lembrando que tirar a bomba é muito fácil se é uma bomba que foi trocada regularmente, caso contrário ela só sai na base da marretada, e são várias marretadas. Bem, ao soltar os 3 parafusos álen 8mm e ela não sair, arrume um pedaço de madeira e por cima coloque uma ponda dele na polia da bomba e podem martelar sem dó de cima para baixo até ela se soltar. Não preciso nem informar que sendo tirada assim, ela não vai valer mais nada.

Melhor usar um soquete com chave álen e uma chave catraca, já a regulagem do esticador será uma álen em L, esqueci o numero, mas acho que é a de numero 6.
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Re: ROLAMENTO DA BOMBA D'ÁGUA E ESTICADOR

por maat » 01 Dez 2014, 10:44

Estou com uma bomba dagua da GM com um pouco mais de 1 ano de uso, e o rolamento da mesma ja apresenta folga causando um barulinho que so se apresenta depois de quente.
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Re: ROLAMENTO DA BOMBA D'ÁGUA E ESTICADOR

por Levinthal » 01 Dez 2014, 21:36

Almdeidão.

Algum problema em trocar de correia(s)/rolamento(s) e bomba d' água com 37 mil km?

Quero saber se é muito exagero de minha parte ou não.

Cumprimentos.
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Re: ROLAMENTO DA BOMBA D'ÁGUA E ESTICADOR

por Thiago Menezes » 01 Dez 2014, 21:45

Levinthal me metendo no assunto a troca preventiva fica para uns 50 mil km mas se tiver com grana para trocar não vai ter mal algum

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