O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralVelocimetro!
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

10 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 411
Registrado em: 08 Mai 2013, 07:44
Nome Completo: Welton José Pereira Dias Junior
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Velocimetro!

por weltinhow » 06 Mar 2014, 14:06

Galera

Ultimamente estava achando meu carro meio lijeirinho na estrada, qualquer estalo dando velocidades fora dos padrões, e assim como eu, vocês sabem que o vectra não é lá esse carro rapido pra por velocidade, andador sim e bom de final, mas não carro de corrida hehehe. Comecei a ficar encucado quando de repente trajetos rotineiros começaram a ficar mais compridos do que normalmente. Agora no carnaval fiz uma viagem pra Maceó onde constatei novamente, fomos em dois carros e quando chegamos lá foi constatado que no meu carro havia rodado 630 e tantos km e no carro do meu pai somente 586km cuja a mesma estava condizente com a km prevista pele meu gps. Na viagem de volta resolvi habilitar a função velocimtro do gps e enfim constatei essa diferença, pro exemplo se estou a cerca de 160km/h no velocimetro, no meu gps ta marcando entre 140 a 143km/h, resolvi dar uma esticada pra ver no que dava e não deu outra a 190km/h no velocimetro, o gps está marcando 175 por ai.

Lembro-me que numa moto que eu tive, existia um cabo que servia como uma especie de sensor pra captar a velocidade e transmitir pra o painel de instrumentos, em nossos vectras como funciona essa medição de velocidade?
:47:
Antes: Corsa Sedan Joy Cinza 2006/07 + Rodas 15 + Xênon Milhas
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

dlpm
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 432
Registrado em: 19 Abr 2013, 11:23
Nome Completo: Denilson Levi Pereira Milla
Cidade: guarapuava
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Velocimetro!

por dlpm » 06 Mar 2014, 18:19

OI vizinho. Deve ser a proporção do novo conjunto roda e pneu....
Denilson - CD2000+teto - CD2000 (Highlander) - GT 2010
Imagem[/url]

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Velocimetro!

por Almeidão » 06 Mar 2014, 18:21

Amigo o Vectra tem um sensor na roda esquerda e todos os carros marca um pouquinho menos que o real, não tanto como voce vê no seu carro e isto pode ser pneus. Se voce usa um pneu e passa a usar um menor óbvio seu carro vai andar 1000 metros e no velocimetro estará 1100. Outra coisa, os velocimetros são calibrados com os pneus novos, logo que o pneu estiver meia vida o marcador irá ter uma porcentagem maior de erro.

A matemática é simples, digamos que um pneu novo tenha 1 metro de diametro e para dar uma volta completa ele andaria 1,30mt, logo ele ficará gasto com o tempo de uso e terá 90 cm diametro e uma volta completa será 1.20mt.

Por favor, estas medidas são como exemplo, não quero perder tempo e fazer o cálculo correto.

Detalhe, a velocidade pelo GPS é a real, e a do carro é pelo giro da roda que fica impossivel de ser real já que os pneus sofrem desgastes e sem contar com os proprietário que usam pneus menores. Nada contra, afinal os meus são menores kakkakkak
Imagem

figueiro
GL Member
GL Member
Mensagens: 109
Registrado em: 11 Ago 2013, 10:37
Nome Completo: Deivid Antoni Figueiro
Cidade: Fazenda Rio Grande
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Velocimetro!

por figueiro » 06 Mar 2014, 18:52

Boa Noite Almeidão,

Qual seria o perfil correto para uma velocidade real com rodas 17" uso 40, e quando passo em radares da uma diferença de 4 KM/h :47:

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Velocimetro!

por JoãodoValle » 06 Mar 2014, 18:56

Já me peguei com algumas pulgas atras da orelha nesse caso, embora a diferença seja mínima.

Não só no Vectra, mas no 206, na Doblo e no Astra do meu sócio, sempre que usei o GPS o mesmo marcava 10km/h a menos, sempre que estava em 80 ele marcava 70, 100 ele marcava 90, agora sempre tomo a precaução de estar 10km/h a menos nos radares, pois já quase dancei por isso.

Mas enfim, com isso tudo constatei que "no meu caso" o problema é o GPS, acho que o satélite não me alcança suficientemente :11:

Deve ser alguma coisa do próprio GPS, já até me acostumei, outra vez fiquei encafifado que coloquei a muié a motoca me acompanhado na rodovia com uma câmera no velocímetro dela e ficamos andando juntos por um bom tempo, tudo estava ok, meu velocímetro não estava bêbado :55:

Abraço

Avatar do usuário
weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 411
Registrado em: 08 Mai 2013, 07:44
Nome Completo: Welton José Pereira Dias Junior
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Velocimetro!

por weltinhow » 07 Mar 2014, 08:19

Poxa estou encucado pois minhas rodas eram 16 e eu coloquei 17, peus 205/40/17 e os 16 eram os originais pirelli ainda, mas não me recordo a espessura. Mas acredito eu que essas rodas são maiores que as outras, pois ocupam mais a caixa de rodas, então a velocidade no velocimetro era pra estar pra cima e não pra baixo correto?
Antes: Corsa Sedan Joy Cinza 2006/07 + Rodas 15 + Xênon Milhas
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Velocimetro!

por Almeidão » 07 Mar 2014, 08:52

figueiro escreveu:Boa Noite Almeidão,

Qual seria o perfil correto para uma velocidade real com rodas 17" uso 40, e quando passo em radares da uma diferença de 4 KM/h :47:


É muito difícil ter a velocidade real nos velocimetros atuais, envolve tantas coisas, tantos pequenos detalhes que as vezes passa despercebido e sinceramente não sei lhe responder qual sedria a medida de pneu mais próxima ao real. MÁS PODES TER CERTEZA QUE JÁ MELHOROU MUITO, VEJA ALGUNS EXEMPLOS QUE PASSO POR MINHA INTEIRA RESPONSABILIDADE E CONHECIMENTOS.

Nos carros mais antigos em que o velocimetro não é pela caixa de marcha, ou seja na roda digamos dianteira esquerda tipo fusca e outros mais. Se este carro fizer uma viagem e a maioria das curvas fossem para esquerda, ele vai marcar bem menos que o Kilometro real da estrada isto porque ao curvar para esquerda aquela roda vai girar menos que a outra e em um espaço de 200 km andado ele vai marcar 150km. Bem, isto foi acertado com o tempo e usando a caixa de marcha como sensor, mas mesmo assim devemos ter em conta que é algo com no minimo 10% de tolerança e erros e ele sai de fábrica com pneus em um diâmetro o qual este erro seja para menor e assim evitando possiveis multas em radares. Logo estes pneus vão gastar e a porcentagem de erro aumentará.

Hoje a velocidade correta é pelo satélite ou seja o GPS te dá a velocidade real. Acredito que um dia eles possam usar nos carros um sensor tipo os que os aviões usam, ai sim será velocidade real e distancia real. Aliás para quem já fez várias viagens já devem ter ouvido o comandante falar tipo algumas horas antes de chegar que pousaremos as 8:45, e isto não falha. Eles usam um sensor na parte inferior e é medido metro a metro.

Há também algumas controversias ao medir a velocidade em um radar eletronico. Muitas vezes estamos em 60 e lá está 50 e outras vezes podemos estar em 60 e lá está 58. Isto é muito simples de explicar, se voce vier a 60 acelerando ele vai marcar proximo aos 60, e se voce vir a 60 e soltar o acelerador ele marcará menos, isto porque ao soltar o acelerador e mesmo o ponteiro marcando 60, o carro estará desacelerando e a velocidade será menor.

O MAIOR ABSURDO QUE VI EM UM VELOCÍMETRO FOI QUANDO EU ANDEI em um Fiat Uno e o motorista colocou 180 nele e não conseguiu acompanhar uma carreta carregada que ia na frente, imagina uma carreta Bi trem com dois blocos de granitos, algo de 60 toneladas. Isto com certeza fizerom uma forma para aumentar a impressão de velocidade em um carro mil e por isto que muitas vezes ainda escuto que o mil anda pra caramba kakakka.

No caso do Weltinhow se os pneus forem maiores, a velocidade estará marcando abaixo do real. Pneus maiores também faz o carro ficar bem brocha nas arrancadas e subidas e com certeza ele pode está andando a 100 KM e marcando 90.
Imagem

figueiro
GL Member
GL Member
Mensagens: 109
Registrado em: 11 Ago 2013, 10:37
Nome Completo: Deivid Antoni Figueiro
Cidade: Fazenda Rio Grande
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Velocimetro!

por figueiro » 07 Mar 2014, 16:55

Será que este Uno quando está parado o ponteiro não fica marcando 80Km/h :38: :38:

Valeu pelas explicações Almeidão.

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Velocimetro!

por JoãodoValle » 07 Mar 2014, 18:06

figueiro escreveu:Será que este Uno quando está parado o ponteiro não fica marcando 80Km/h :38: :38:

Valeu pelas explicações Almeidão.


Com certeza................ se tiver com um jogo de Orbitais 18" :11:

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Velocimetro!

por Arquiteto » 07 Mar 2014, 18:18

quem estiver com duvida pode conferir aqui ...

http://www.willtheyfit.com/

lembrando que as medidas originais ... que me lembro são ...

185/70 R14

195/65 R15

205/55 R16

225/45 R17

e como todo mundo ja disse do gps x velocimentro e normal dar diferença de ate 10%

somado a um conjunto roda pneu fora dos padrões a diferença pode chegar a incomodar

:47:

10 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 153 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 16 Abr 2024, 12:43