por Almeidão »
07 Mar 2014, 08:52
figueiro escreveu:Boa Noite Almeidão,
Qual seria o perfil correto para uma velocidade real com rodas 17" uso 40, e quando passo em radares da uma diferença de 4 KM/h
É muito difícil ter a velocidade real nos velocimetros atuais, envolve tantas coisas, tantos pequenos detalhes que as vezes passa despercebido e sinceramente não sei lhe responder qual sedria a medida de pneu mais próxima ao real. MÁS PODES TER CERTEZA QUE JÁ MELHOROU MUITO, VEJA ALGUNS EXEMPLOS QUE PASSO POR MINHA INTEIRA RESPONSABILIDADE E CONHECIMENTOS.
Nos carros mais antigos em que o velocimetro não é pela caixa de marcha, ou seja na roda digamos dianteira esquerda tipo fusca e outros mais. Se este carro fizer uma viagem e a maioria das curvas fossem para esquerda, ele vai marcar bem menos que o Kilometro real da estrada isto porque ao curvar para esquerda aquela roda vai girar menos que a outra e em um espaço de 200 km andado ele vai marcar 150km. Bem, isto foi acertado com o tempo e usando a caixa de marcha como sensor, mas mesmo assim devemos ter em conta que é algo com no minimo 10% de tolerança e erros e ele sai de fábrica com pneus em um diâmetro o qual este erro seja para menor e assim evitando possiveis multas em radares. Logo estes pneus vão gastar e a porcentagem de erro aumentará.
Hoje a velocidade correta é pelo satélite ou seja o GPS te dá a velocidade real. Acredito que um dia eles possam usar nos carros um sensor tipo os que os aviões usam, ai sim será velocidade real e distancia real. Aliás para quem já fez várias viagens já devem ter ouvido o comandante falar tipo algumas horas antes de chegar que pousaremos as 8:45, e isto não falha. Eles usam um sensor na parte inferior e é medido metro a metro.
Há também algumas controversias ao medir a velocidade em um radar eletronico. Muitas vezes estamos em 60 e lá está 50 e outras vezes podemos estar em 60 e lá está 58. Isto é muito simples de explicar, se voce vier a 60 acelerando ele vai marcar proximo aos 60, e se voce vir a 60 e soltar o acelerador ele marcará menos, isto porque ao soltar o acelerador e mesmo o ponteiro marcando 60, o carro estará desacelerando e a velocidade será menor.
O MAIOR ABSURDO QUE VI EM UM VELOCÍMETRO FOI QUANDO EU ANDEI em um Fiat Uno e o motorista colocou 180 nele e não conseguiu acompanhar uma carreta carregada que ia na frente, imagina uma carreta Bi trem com dois blocos de granitos, algo de 60 toneladas. Isto com certeza fizerom uma forma para aumentar a impressão de velocidade em um carro mil e por isto que muitas vezes ainda escuto que o mil anda pra caramba kakakka.
No caso do Weltinhow se os pneus forem maiores, a velocidade estará marcando abaixo do real. Pneus maiores também faz o carro ficar bem brocha nas arrancadas e subidas e com certeza ele pode está andando a 100 KM e marcando 90.