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GeralVectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

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JonatasCl
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Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por JonatasCl » 05 Mai 2014, 11:32

Fala galera, tudo tranquilo?

Não sei se esse tópico está correto, procurei algo assim mas não achei. Não quero falar de mecânica ou manutenção, e sim usabilidade do câmbio.

Atualmente tenho um VCD com câmbio mecânico, só estou vendendo para pegar um VCD B, porém automático. Nunca tive um carro automático, apenas dirigi algumas(poucas) vezes. Queria a ajuda de vocês que tenham um AT para falar sobre vantagens sobre o MT e vice-versa.

Conversando com algumas pessoas, já sei que perderei na potência, gastarei mais combustível, dirigir não terá emoção e que será uma "caixinha de surpresa" o estado físico do câmbio, se o óleo foi trocado e etc.

Se possível gostaria de algumas dicas, macetes, críticas e benefícios que terei em um câmbio MT e terei em um câmbio AT.

Ex: Ah, o manual é melhor de retomada, o automático é melhor no trânsito... :76:

Valeuuu :88:

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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por Almeidão » 05 Mai 2014, 12:39

Eu prefiro o mecanico, mas algo interessante acontece quando eu dirijo por exemplo 15 dias em um Automático e logo pego o meu. Passo primeira, e saio normal e por uns bons metro eu lembro que tenho que passar a segunda e depois, passo segunda, até quinta e vou até o primeiro semáfaro fechado e não lembro que tenho que pisasr na embreagem parfa parar e nem lembro de reduzir. De ai pra frente começo a lembrar que estou novamente em um maunal. Ao contrário, quando pego um automático já tenho em mmente que é automático. Isto ja ocorreu na primeira vez que dirigi um automático e antes disto já tinha mais de 20 anos dirigindo um comum.

Sim, o automático é mais caro afinal tudo que nos facilita é mais caro e assim aconteceu com os controles remotos nas TV que era mais caro que a TV sem controle, hoje já não tem mais TV sem controle e nem sabemos quanto com controle é mais caro.

Sendo automático ele consome mais se voce for mais nervoso para andar, se voce for um motorista calmo ele chega a ser mais económico que o manual. Na minha mão ele consome mais e em qualquer situação o automático consome mais freio.

É um cambio que requer maiores cuidados e não pode deixar de trocar o óleo, afinal é o óleo que faz as trocas. Enquanto o manual voce só coloca óleo se der azar e estourar um retentor do diferencial, caso contrário o óleo serve para sempre.

Outra vantagem do automático, não tem trambulador ou maiores movimentos na alavanca que sem duvida o manual com o tempo precisa ser refeito.

Complemento mais sobre os que eu dirigi e ainda dirijo quando viajo é que nunca consegui usar a opção de cambio tipo borboleta por mais de 15 minutos, ou seja estando eu no automático, com certeza acho esta opção meio chata e prefiro o automático.

Nos Estados Unidos, conheço muitos lá que nem sabe e nem consegue dirigir um cambio manual e alguns amigos meus lá compram sobe pedido carro manual por ser diferente e demora chegar. Não demorará muito e aqui será igual.

Espero que esta historinha possa lhe ajudar, e eu já nem sei se compraria um novo com cambio manual apesar que gosto muito deste cambio meu. Com certeza os automáticos que eu dirigi eu nem lembrei que era automático, mas quando voltei para o meu eu demorei para acordar que ele era manual.
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por Thiago Menezes » 05 Mai 2014, 13:45

Olha, esse lance de consumo é um pouco relativo vejo membros aqui do clube que falam de seus consumos no câmbio manual que ficam exatamente no meu automático e olha que o meu é o 2.4 16v o que mais consome na versão C e pelo fato de ser 4 marchas, acredito firmemente que se fosse 5 seria mais econômico.

Tudo depende da forma que você utiliza o carro como o Almeidão disse acima, você pode ter um manual e andar bem com ele, fazer as trocas das marchas com maiores giros e assim provocar um consumo mais elevado que o normal, no automático meu carro sempre faz as trocas com 2 mil, mas se ele estiver esticando um pouco mais consigo controlar a troca soltando o acelerado levemente assim passando para a próxima marcha, isso vai depender da forma que utiliza e não se engane se o consumo é tão diferente assim de um manual e um automático ambos andando no sapato pois não é.

Esse lance de emoção vai da pessoa, eu particularmente não comprei carro para toda hora que parar no sinal ficar disputando arrancada com alguém, se bem que mesmo meu carro sendo automático to cansado de sair na frente de muito carro por aí :47:

Você perde nas retomadas sim, mas ganha em velocidade final é uma faca de dois gumes não tem qual será superior ao outro, tem o que vai te atender no seu dia a dia.

O meu me atende pois mora em uma cidade que não tem congestionamento, mas as vezes o trânsito agarra outra coisa a sensação de ''liberdade'' pois não fica preocupado que hora deve passar a marcha é o que estou dizendo não tem a ''emoção'' da largada mais tem a ''liberdade'' de dirigir sem preocupação.

Umas das coisas que gosto é que o carro sai lisinho, sem um pulinho se quer as trocas bem suaves enfim, como eu disse vai depender do que você quer pra você no seu dia a dia.

Para manter é mais caro? Sim, pois tem que fazer as trocas de óleo, se quebrar vai gastar muito dinheiro? Sim, mexer em câmbio automático por aqui ainda não é uma mão de obra barata, mas se você cuidar muito bem do seu câmbio amigo terá ele por muitos milhares de quilometro assim como o manual.

Abraços e boa sorte na escolha.
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por rgapski » 05 Mai 2014, 13:47

Vou dar o meu relato.
Eu sempre tive carro MT, embora já tenha dirigido bastantes AT.

Cambio automático é sinônimo de conforto.
Como bem disse o Almeidão, tudo que facilita custa mais caro, e aqui não é diferente.

O cambio AT consome mais combustível, pois o acoplamento da caixa com o motor é viscoso (feito por óleo), o que causa perda de potencia destinada às rodas.

O AT também consome mais freio, pois geralmente o cambio "fica querendo andar" e você tem que contê-lo no freio.
Mesmo com o neutral control dos vectras C (que desengata ao parar), o gasto de freio é maior, pois há menos efeito freio-motor nos carros automáticos.

Como os AT não tem embreagem, a manutenção (preventiva) se resume à troca de óleo, que é feita em geral a cada 40mil km. A troca de óleo não da 1/3 do custo de um jogo de embreagem.

Os AT em geral andam menos, não pelo fato do acoplamento viscoso, mas sim pelo numero menor de marchas. No vectra, por exemplo, são 4 marchas contra 5 nos câmbios manuais.
Carros mais modernos são mais bem resolvidos nesse sentido, inclusive passam a desejada esportividade das trocas manuais.

Os AT não tem pressão no virabrequim como os MT, o que ajuda a reduzir as folgas no eixo, logo, se traduz em menor desgaste da parte inferior do motor.

AT's não saem de giro e não fazem trocas erradas. Rodam em geral na rotação ideal, o que diminui a formação de depósitos/carbonizações.

O problema dos AT não esta no cambio, e sim na falta de preparo dos mecânicos e de conhecimento dos usuários aqui na nossa terra.
Quando o dono roda até onde dá e o mecânico não da manutenção adequada, temos uma tragédia anunciada.
A retifica de um AT é bem mais cara que um MT, por isso esse drama em comprar um AT, principalmente usado.

Concluindo: AT, pra mim, é só vantagem, desde que seja bem cuidado e se tenha mão-de-obra disponível (entenda-se, treinada adequadamente).

Embora eu dê o braço a torcer sobre as vantagens do AT, só não tive um até agora porque o Challenge só vem com MT! :6:

Abs!
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por JonatasCl » 05 Mai 2014, 14:34

Obrigado a todos pelas respostas!

Na verdade eu quero um AT mais por questão de conforto, não ter que toda hora ficar trocando de marcha, confesso que estou ansiosíssimo para pegar um, encho o saco do gapski quase todo dia perguntando de todo tipo de carro, rsrs..

Mas eu quero um Vectra B, já fui ver alguns que não estavam "confiáveis", um já estava muito rodado e o dono disse que nunca trocou o óleo e no outro o cara já tinha feito o câmbio (R$ 5.000,00), até ai tudo bem, mas quando colocava a 1ª, 2ª ou 3ª, ela não entrava, parece que estava com algum problema no cabo. Então larguei de mão, pois quero pegar um para curtir desde o começo com ele, e não ficar indo de mecânico ao funileiro e ao auto elétrico.

Como meu carro está com o cabeçote ruim, creio que não devo sentir muita diferença no consumo não é?

As vezes dirijo uma Tucson automática, eu gosto bastante, falando assim a pouca duração, já não sei como seria ter um.

E outra dúvida, o câmbio do Vectra que tem 1, 2 e 3, ajudam em alguma coisa ou é apenas complemento?

Abss

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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por Renato Bomdam » 05 Mai 2014, 16:41

Acredito que os amigos já expuseram todas as características e os aspectos relacionados a vantagens e desvantagens do câmbio automático.
Particularmente falando, já tive um GLS 94 manual, um GLS 98 maual e agora estou com um Elite 2005 automático e estou 100% satisfeito. O conforto proporcionado pela caixa automática é sem igual, ainda mais eu que tenho o pé leve, e gosto de levar o Vecão sempre na manha.
Eu só acrescentaria um detalhe: Vectra automático é uma moral do car%$&#.

Abraços.
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por Arquiteto » 05 Mai 2014, 18:39

jonatas se vc anda mais na cidade ao comprar o AT vai amar de cara ...

se anda mais em estrada duplicada tambe vai curtir

somente se anda mais em estrada simples e travada e que vai demorar um tempo a

se acostumar e a pegar a manha pra fazer ultrapassagens com total segurança ...

depois e se acostumar vai curtir ate nestas situaçoes ... :88:


por ultimo ... se vc anda + em transito urbano e travado, se prepare pra fazer 5,5 km/l

mas no maior conforto :38:

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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por diego rodrigues » 05 Mai 2014, 20:33

Jonatas, procure um em bem cuidado e seja feliz. o pessoal aí já deu várias dicas e opiniões, minha contribuição será essa:

- no automático não você não tem controle! hahahahahah!!!! esqueça essa frase. aos poucos você vai pegando as manhas e verá que o controle está geralmente no seu pé direito e caso queira mais controle ainda, nada que o botão S ou limitação das trocas em 3 2 1 não resolva.

agora, um videozinho recente que eu fiz no meu Vectra 2.2 16 auto.
http://www.youtube.com/watch?v=FkS30UMKIOw

esse foi conduzindo tranquilamente. depois eu pretendo fazer um simulando uma condução apressada e mostrar como dá pra ter um controle bacana do carro. ;)
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por Almeidão » 06 Mai 2014, 08:08

só um complemento. Isto de ter que passar marcha toda hora por ser manual ou pisar na embreagem toda hora pelo mesmo motivo é indiferente porque nós ficamos automatizado com isto ou seja não mais freamos quando alguem entra na frente e nem freamos quando param na nossa frente, basta ascender a luz de freio da frente e automaticamente o nosso cerebro manda frear ou quando não acende a luz ai sim nós freamos, nem pisamos na embreagem ou seja automaticamente o cerebro comanda isto sem que damos conta que fizemos. Nas reduções é igual, somente no inicio quando começamos a dirigir é que usamos o cambio e embreagem comandado por nós, logo automatiza tudo e voce sai com o carro e já está em quinta sem mesmo perceber que passou a segunda.

Ai vem a pergunta, então qual a vantagem do automático nesta hora? Ele é menos estressante, isto porque mesmo nós os condutores terem sidos tranformados automaticamente, porem o esforço é real sendo ele manual.

Eu dirijo automático quando viajo e realmente não há estress nem com o GPS falando besteira e eu ainda muitas vezes mando ele calar a boca kakkakakakk.
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por Thiago Menezes » 06 Mai 2014, 08:26

Ah mas mesmo o seu cérebro estando acostumado as trocas mesmo assim a diferença para o automático é grande sim pelo menos pra mim, o fato de você só segurar o volante o tempo todo ou um braço na janela e outro no volante apenas é maravilhoso, as vezes até encosto a cabeça no encosto e que alivio que da :30: . Vou parar não preciso meter o mão na marcha, ou na hora da saída aquele coisa que tenho que reduzir ou aumentar chegou tal giro tenho que trocar sei lá sempre tive carro manual e você fica meio automático sim, mas mesmo ficando desse jeito em comparação a não precisar fazer nada é muito boa dá aquela sensação a que eu disse de ''liberdade''.
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por diego rodrigues » 06 Mai 2014, 09:30

eu quando pego carro manual fico com sangue no olho. hauhuahahuau!!! pilotagem mais agressiva, giros mais altos, reduções com punta-tacco. isso estando sozinho no carro. quando tento dirigir tranquilo aparece um gaiato e me sobe o sangue de novo. rsrs!

por isso o CA pra mim está me deixando mais tranquilo e gastando menos petróleo. rsrssrsrs!!!!
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por Thiago Menezes » 06 Mai 2014, 09:58

diego rodrigues escreveu:eu quando pego carro manual fico com sangue no olho. hauhuahahuau!!! pilotagem mais agressiva, giros mais altos, reduções com punta-tacco. isso estando sozinho no carro. quando tento dirigir tranquilo aparece um gaiato e me sobe o sangue de novo. rsrs!

por isso o CA pra mim está me deixando mais tranquilo e gastando menos petróleo. rsrssrsrs!!!!


Quanto a arrancada é difícil mesmo, no meu carro não tenho nada a reclamar mesmo sendo automático ele arranca muito bem e pega velocidade bem rápido, já o fato de trabalhar o motor com giros mais altos só você deixar o botão ''s'' pra sempre ativado daí esse problema se resolve hahahhahahahahahaha :6:
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por diego rodrigues » 06 Mai 2014, 10:13

Thiagão, foi o que eu falei no comentário lá em cima, que existem esses recursos no CA que não te deixam na mão na hora que precisa de um gás extra. eu não sinto falta de pegada no CA também não. quando pisa e ele desce marcha pra mim ele cumpre bem o seu papel.

o que eu quis dizer no último comentário é que com câmbio manual eu fico mais propenso a essa condução mais paranoica. huahauahuha!!!! com CA gosto de andar de boa e exigir só quando realmente necessário. :88:
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por JonatasCl » 06 Mai 2014, 10:14

Pessoal, uma dúvida:

A função do botão S do câmbio, ela faz alguma melhora de injeção ou algo do tipo? Ou apenas aumenta o RPM para efetuar a troca?

Se eu pegar um 2.2 16v AT, ainda assim terei um bom desempenho na estrada, subidas e etc?

Já tenho ciência de que AT é mais lerdo, mas tudo bem, quero mesmo assim. Só que quero subir a imigrantes pela faixa da esquerda sem stress, conseguirei? RSrs

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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por diego rodrigues » 06 Mai 2014, 10:20

o botão S faz 2 coisas: eleva o giro de troca das marchas e reduz marcha sem precisar pisar tanto no acelerador, pra manter o motor sempre cheio, mas de pé leve ele até deixa o giro ficar comportado também.

acho que andará tranquilamente na faixa da esquerda sim.
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por Thiago Menezes » 06 Mai 2014, 10:26

diego rodrigues escreveu:Thiagão, foi o que eu falei no comentário lá em cima, que existem esses recursos no CA que não te deixam na mão na hora que precisa de um gás extra. eu não sinto falta de pegada no CA também não. quando pisa e ele desce marcha pra mim ele cumpre bem o seu papel.

o que eu quis dizer no último comentário é que com câmbio manual eu fico mais propenso a essa condução mais paranoica. huahauahuha!!!! com CA gosto de andar de boa e exigir só quando realmente necessário. :88:


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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por Thiago Menezes » 06 Mai 2014, 10:30

JonatasCl escreveu:Pessoal, uma dúvida:

A função do botão S do câmbio, ela faz alguma melhora de injeção ou algo do tipo? Ou apenas aumenta o RPM para efetuar a troca?

Se eu pegar um 2.2 16v AT, ainda assim terei um bom desempenho na estrada, subidas e etc?

Já tenho ciência de que AT é mais lerdo, mas tudo bem, quero mesmo assim. Só que quero subir a imigrantes pela faixa da esquerda sem stress, conseguirei? RSrs


Eu já respondi esse questionamento seu em algum lugar ou será que escrevi aqui e não enviei :47: hahahahaha

Enfim, aumenta o desempenho sim e faz as trocas com giros mais altos trabalhando ''S'' com Kick Down você não terá problema algum com saída, retomada (ultrapassagens com segurança). :88:
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por Arquiteto » 06 Mai 2014, 19:43

o 2.2 16v e capaz de vencer longos aclives com boa velocidade de cruzeiro (120 a 130)

e so saber lidar com o cambio ...

TheBombBR
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por TheBombBR » 07 Mai 2014, 07:36

Esse é meu 4º carro AT, nada supera o conforto de um cambio AT.

Para os que dizem que perde a esportividade, mesmo em um cambio sem tiptronic é capaz de fazer reduzidas de marcha (3,2,1) e fazer ele trocar em altas rotações com o 'S' ligado.

Mesmo o cambio da GM de 4 marchas sendo pré histórico e lento é INFINITAMENTE melhor que um câmbio manual ou automatizado.

Após estudar ele com o Consumo instantâneo, da pra tirar o melhor proveito, bem próximo de um cambio manual.
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Cidade: sobradinho
Estado: Distrito Federal
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Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por diego rodrigues » 07 Mai 2014, 10:02

dá uma olhada nesse vídeo aí:

viewtopic.php?f=70&t=4242&p=58161#p58161
Imagem
Atual BMW 340i E46 1996 preta
Garagem ex-Vectra: http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 256#p57256

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