por Almeidão »
16 Mai 2014, 11:43
Vamos por 3 tipos de alimentação e com rápidas explicações apesar que mesmo sendo rápida, ainda assim é muito para se ler.
ENTENDAM COMO FUNCIONA UM MOTOR 4 TEMPOS. FUNCIONA SEMPRE UM PISTÃO DE CADA VEZ EM QUALQUER CARRO.
1 - pistão desce puxando o ar e a gasolina que foi injetado ali antes da válvula ou das valvulas se for 16v.
2 - pistão sobe comprimindo o ar com a gasolina.
3 - pistão recebe fogo e explode empurrando para baixo
4 - pistão sobe jogando o gás fora.
Carburador: Tem um deposito de gasolina que armazena uma quantidade que a bomba joga, tem bomba mecanica e não é com tanta pressão. Do reservatório até o Gargalo (difusor) do carburador, tem um giglê que não mais é que uma redução do tubo e lembrando que o Monza tinha um carburador duplo, então são dois gargalos. Tem um bico injetor comandado por uma bombinha mecanica que somente é injetado quando pisamos no acelerador e não é dosado, quando pisamos ele injeta uma quantidade e sem precisar de toda ainda assim ele injeta esta quantidade sempre que pisamos. Esta injetada dá força para os pistões começarem a puxar pelo difusor o ar e a gasolina que se mistura com o ar e são puxados pelo vacquo provocado pelos pistões e aumentando cada vez mais porque ao acelerar vai abrindo a borboleta e aumentando o poder de sucção no gargalo e logo aumenta a rotação do motor. Saibam que os pistões trabalham um de cada vez, porem por serem rápidos parecem que são juntos e neste momento dentro do coletor que é igual uma TBI porem menor fica uma loucura e por isto há disperdicio.
Injeção monoponto é mais ou menos parecido ao carburador, porem ele não tem reservatório de gasolina onde o pistão suga ela com o ar, ele tem mum bico usando uma bomba de alta pressão que injeta dentro do corpo da injeção de acordo com o movimento da borboleta e os pistões puxam tudo para dentro e logo o carro funciona.
Multiponto - Um bico cada pistão, bomba alta pressão e o carro com sensores tipo sensor da borboleta, este sensor ao abrir a borboleta ele comanda a abertura dos bicos e a quantidade de combustivel a ser injetada em cada bico e é injetado antes do pistão, porem bem perto da entrada dele e quase em cima das válvulas de admissão.
REVENDO TUDO.
1 - Carburador, O pistão puxa o ar com gasolina misturada e fica a gasolina exposta para os outros puxarem, isto tudo
ali dentro do coletor depois do carburador.
2 - Monoponto o pistão puxa o ar e é injetado a gasolina para ser misturada naquele pistão que no momento desceu
puxando, é injetado antes do coletor, ficando um espaço grande entre o bico e o pistão, espaço igual ao de um
carburador.
3 - Multiponto - O pistão puxa o ar e no momento que ele está puxando o ar, o bico injeta ali pertinho dele e assim faz
a mistura bem perto da entrada do pistão, diminuindo o espaço que o carburador ou a monoponto deixa.Observem
que não fica nada de gasolina por ali antes dele, ou até fica porque no fim da sucção de qualquer coisa sempre fica
algo e isto não seria diferente com o pistão, mas fica muito pouco ou seja aproveita quase que 100%, enquando o
sistema anterior tinham falhas e sempre sobrava gasolina dentro do coletor. Multiponto é quase perfeito
Vou acrescentar a injeção direta que é sensacional, aumenta a potencia e diminue o cosumo e o aproveitamento do combustivel se pode dizer que é 100% perfeita.
Mudança dela é que ela injeta dentro do pistão, ou seja 100% do combustivel injetado se mistura com com o ar que o pistão puxou. Neste caso fica zero combustivel dentro da TBI.