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GeralDúvida sobre MPFI (Injeção Eletrônica MultiPonto)
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

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Christian Rocha
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Dúvida sobre MPFI (Injeção Eletrônica MultiPonto)

por Christian Rocha » 16 Mai 2014, 09:58

:2: Fala Galera, entrei a pouco tempo no fórum e realmente aprendi bastante coisa que nem me passava pela cabeça. Enfim! Gostaria de saber o principal objetivo do MPFI que é a injeção eletrônica Multiponto, Qual sua função? Melhorar o desempenho? economizar combustível? etc.. etc.. eu olhei um pouco na internet e parece que ele tem o objetivo de gerar melhor queima (Combustão). Ou seja o MPFI aproveita mais o combustível? anda mais..? Enfim, se me responderam ficarei muito grato pessoal. Abraços! :40:

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Alcir Andreoni
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Re: Dúvida sobre MPFI (Injeção Eletrônica MultiPonto)

por Alcir Andreoni » 16 Mai 2014, 10:02

No meu modesto (quase nada!) conhecimento, uma injeção multiponto é mais eficiente que a injeção mono-ponto ou carburador, pois distribui com mais equilíbrio a quantidade de combustível por cilindro, ou seja, queima de forma mais igual o combustível. Isso gera um desempenho melhor ao motor...

Mas como já afirmei, tenho pouco conhecimento sobre o assunto! :88:
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Christian Rocha
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Re: Dúvida sobre MPFI (Injeção Eletrônica MultiPonto)

por Christian Rocha » 16 Mai 2014, 10:24

Alcir Andreoni escreveu:No meu modesto (quase nada!) conhecimento, uma injeção multiponto é mais eficiente que a injeção mono-ponto ou carburador, pois distribui com mais equilíbrio a quantidade de combustível por cilindro, ou seja, queima de forma mais igual o combustível. Isso gera um desempenho melhor ao motor...

Mas como já afirmei, tenho pouco conhecimento sobre o assunto! :88:




Hummmmmmm.. Entendi, para no caso, um pistão não subir mais rápido que um ou outro, vai ficar mais uniforme, e vão trabalhar na mesma frequência entendi. É e talvez pode até gerar uma redução minima do gasto de Gasosa. Mais quem souber mais ae pode falar pessoal, to querendo saber mais (GIMME MORE!)

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Alcir Andreoni
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Re: Dúvida sobre MPFI (Injeção Eletrônica MultiPonto)

por Alcir Andreoni » 16 Mai 2014, 10:27

Christian Rocha escreveu:Hummmmmmm.. Entendi, para no caso, um pistão não subir mais rápido que um ou outro...

Acho que não!

Um pistão não tem como subir mais rápido que o outro... :47:
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Re: Dúvida sobre MPFI (Injeção Eletrônica MultiPonto)

por Thiago Menezes » 16 Mai 2014, 10:30

Alcir Andreoni escreveu:
Christian Rocha escreveu:Hummmmmmm.. Entendi, para no caso, um pistão não subir mais rápido que um ou outro...

Acho que não!

Um pistão não tem como subir mais rápido que o outro... :47:


Também fiquei sem entender o que ele quis dizer com isso hehehehe :47:
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DarkStein

Re: Dúvida sobre MPFI (Injeção Eletrônica MultiPonto)

por DarkStein » 16 Mai 2014, 10:40

Alcir Andreoni escreveu:No meu modesto (quase nada!) conhecimento, uma injeção multiponto é mais eficiente que a injeção mono-ponto ou carburador, pois distribui com mais equilíbrio a quantidade de combustível por cilindro


Certo, é por ai o caminho!

Usando exemplo da GM.
EFI = Monoponto, ou seja, apenas um bico injetor
MPFI(Multi Point Fuel Injection = Multiponto = 4 bicos injetores ou um injetor por cilindro.

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Re: Dúvida sobre MPFI (Injeção Eletrônica MultiPonto)

por CaioMs » 16 Mai 2014, 11:09

Pessoal, mas e a injeção sequencial SFI? Ela é mais eficiente que a MPFI? :9:

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Re: Dúvida sobre MPFI (Injeção Eletrônica MultiPonto)

por Alcir Andreoni » 16 Mai 2014, 11:11

CaioMs escreveu:Pessoal, mas e a injeção sequencial SFI? Ela é mais eficiente que a MPFI? :9:

Sim, sem dúvidas!

Como você já escreveu ela é sequencial, portanto não injeta tudo de uma vez, como na multiponto, é um cilindro por sequência pré-determinada! :88:
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Re: Dúvida sobre MPFI (Injeção Eletrônica MultiPonto)

por Almeidão » 16 Mai 2014, 11:43

Vamos por 3 tipos de alimentação e com rápidas explicações apesar que mesmo sendo rápida, ainda assim é muito para se ler.

ENTENDAM COMO FUNCIONA UM MOTOR 4 TEMPOS. FUNCIONA SEMPRE UM PISTÃO DE CADA VEZ EM QUALQUER CARRO.
1 - pistão desce puxando o ar e a gasolina que foi injetado ali antes da válvula ou das valvulas se for 16v.
2 - pistão sobe comprimindo o ar com a gasolina.
3 - pistão recebe fogo e explode empurrando para baixo
4 - pistão sobe jogando o gás fora.


Carburador: Tem um deposito de gasolina que armazena uma quantidade que a bomba joga, tem bomba mecanica e não é com tanta pressão. Do reservatório até o Gargalo (difusor) do carburador, tem um giglê que não mais é que uma redução do tubo e lembrando que o Monza tinha um carburador duplo, então são dois gargalos. Tem um bico injetor comandado por uma bombinha mecanica que somente é injetado quando pisamos no acelerador e não é dosado, quando pisamos ele injeta uma quantidade e sem precisar de toda ainda assim ele injeta esta quantidade sempre que pisamos. Esta injetada dá força para os pistões começarem a puxar pelo difusor o ar e a gasolina que se mistura com o ar e são puxados pelo vacquo provocado pelos pistões e aumentando cada vez mais porque ao acelerar vai abrindo a borboleta e aumentando o poder de sucção no gargalo e logo aumenta a rotação do motor. Saibam que os pistões trabalham um de cada vez, porem por serem rápidos parecem que são juntos e neste momento dentro do coletor que é igual uma TBI porem menor fica uma loucura e por isto há disperdicio.

Injeção monoponto é mais ou menos parecido ao carburador, porem ele não tem reservatório de gasolina onde o pistão suga ela com o ar, ele tem mum bico usando uma bomba de alta pressão que injeta dentro do corpo da injeção de acordo com o movimento da borboleta e os pistões puxam tudo para dentro e logo o carro funciona.

Multiponto - Um bico cada pistão, bomba alta pressão e o carro com sensores tipo sensor da borboleta, este sensor ao abrir a borboleta ele comanda a abertura dos bicos e a quantidade de combustivel a ser injetada em cada bico e é injetado antes do pistão, porem bem perto da entrada dele e quase em cima das válvulas de admissão.

REVENDO TUDO.
1 - Carburador, O pistão puxa o ar com gasolina misturada e fica a gasolina exposta para os outros puxarem, isto tudo
ali dentro do coletor depois do carburador.
2 - Monoponto o pistão puxa o ar e é injetado a gasolina para ser misturada naquele pistão que no momento desceu
puxando, é injetado antes do coletor, ficando um espaço grande entre o bico e o pistão, espaço igual ao de um
carburador.
3 - Multiponto - O pistão puxa o ar e no momento que ele está puxando o ar, o bico injeta ali pertinho dele e assim faz
a mistura bem perto da entrada do pistão, diminuindo o espaço que o carburador ou a monoponto deixa.Observem
que não fica nada de gasolina por ali antes dele, ou até fica porque no fim da sucção de qualquer coisa sempre fica
algo e isto não seria diferente com o pistão, mas fica muito pouco ou seja aproveita quase que 100%, enquando o
sistema anterior tinham falhas e sempre sobrava gasolina dentro do coletor. Multiponto é quase perfeito

Vou acrescentar a injeção direta que é sensacional, aumenta a potencia e diminue o cosumo e o aproveitamento do combustivel se pode dizer que é 100% perfeita.

Mudança dela é que ela injeta dentro do pistão, ou seja 100% do combustivel injetado se mistura com com o ar que o pistão puxou. Neste caso fica zero combustivel dentro da TBI.
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Re: Dúvida sobre MPFI (Injeção Eletrônica MultiPonto)

por Thiago Menezes » 16 Mai 2014, 13:50

Pronto o Almeidão (outro Jedi dos Vectras) disse tudo, parei e tirei um tempo aqui agora para ler com bastante atenção pois foi uma aula pra mim :88:
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Re: Dúvida sobre MPFI (Injeção Eletrônica MultiPonto)

por Christian Rocha » 23 Mai 2014, 08:28

Muito Grato Almeidão, tirou todas minhas dúvidas. Realmente foi uma aula entanto! Obrigado!

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