O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralMotor Grilando
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

46 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Grilando

por Almeidão » 26 Abr 2018, 07:56

O mecânico trocou peças. Ele abriu algo? tirou cabeçote o tampa da válvula? Parece algo quebrado ali dentro do cabeçote, válvula, pastilha ou algo assim. Bem, é o que eu ouço no vídeo.
Imagem

Tarcísio Ribeiro
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Jan 2020, 08:43
Nome Completo: Tarcísio Henrique Ribeiro
Cidade: Alterosa
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006
Idade: 38

Motor Grilando

por Tarcísio Ribeiro » 06 Jan 2021, 11:51

Oi pessoal o meu Vectra 2006 2.0 8v está grilando TB. Porém observei que é só na gasolina? O Vectra de vcs é assim TB?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Grilando

por Almeidão » 06 Jan 2021, 14:29

O correto é não grilar, mas pode ser problemas em algumas peças. Lembro que os flex são mais propícios a este problema, afinal eles comprimiram ao máximo para o Álcool e mesmo assim faltaria comprimir mais para ser álcool perfeito, mas ai iria ferrar na gasolina que já está comprimido demais para este combustível. O meu que não é álcool quando apareceu este problema nele eu resolvi trocando a Sonda Lambda e o sensor de temperatura da água para central.
Não sei seu nível de captação de ruído, mas tem gente que aparece um grilo no motor tipo um filtro meio frouxo e se associa este ruído com o grilo do motor, mas como você já disse que acontece muito na gasolina, é possível que seja sim algo relacionado a estas duas peças que comentei.
A possibilidade de ter o ponto avançado também pode causar este ruído, mas isto acontece se alguém trocar a correia dentada e colocar ela errada, se você não trocou esta correia e as polias estão todas perfeitas e bem fixadas, pode eliminar este problema também.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Grilando

por chirola » 06 Jan 2021, 16:35

nao deveria grilar o sensor de detonaçao atrasa o ponto se o carro grila , eu daria uma olhada nas velas para conferir desgaste e o modelo delas se é o correto indicado no manual ,

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Grilando

por chirola » 11 Fev 2021, 16:55

oi nao tenho ideia em que topico deveria postar a minha duvida mais vai aqui mesmo .
tenho um probleminha no meu vectra 2.016v e uma duvida que acredito saber a resposta mais sempre e bom a opinhao de alguem .
meu carro esta apresentando um barulho parecendo tuchos mais escutando fica confuso , os tuchos foram trocados mes pasado desmontei e parece que estao carregados , procurando defeito vi que a correia dentada esta meio frouxa , e surgiu a ideia que o barulho pode ser bomba de agua ou esticador batendo pela trepidaçao da correia , o esticador esta no limite dele e mesmo asim fica meio frouxa , foi entao que lembrei dos monza e kadette com esticador automatico .
que cuando nao daba regulagem tinha que esticar a pela bomba de agua ( a bomba do meu carro e nova ) ,
enta a pergunta para eticar deveria, adrouxar os parafusos da bomba e girar sentido horario, com o esticador solto e depois ver se da para acertar no esticador .
mis a duvida cuanto poso girar a bomba ?? obloko tem uma marca e a bomba esta montada em essa marca mais nao da regulagem na correia .
correia 169 dentes , bomba 25 dentes polias e esticadores revisados .
alguem da uma ideia
valeu almeidao agradeço de antemano kakakkakakak

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Grilando

por Almeidão » 12 Fev 2021, 08:45

chirola escreveu:Fuente del Mensaje oi nao tenho ideia em que topico deveria postar a minha duvida mais vai aqui mesmo .
tenho um probleminha no meu vectra 2.016v e uma duvida que acredito saber a resposta mais sempre e bom a opinhao de alguem .
meu carro esta apresentando um barulho parecendo tuchos mais escutando fica confuso , os tuchos foram trocados mes pasado desmontei e parece que estao carregados , procurando defeito vi que a correia dentada esta meio frouxa , e surgiu a ideia que o barulho pode ser bomba de agua ou esticador batendo pela trepidaçao da correia , o esticador esta no limite dele e mesmo asim fica meio frouxa , foi entao que lembrei dos monza e kadette com esticador automatico .
que cuando nao daba regulagem tinha que esticar a pela bomba de agua ( a bomba do meu carro e nova ) ,
enta a pergunta para eticar deveria, adrouxar os parafusos da bomba e girar sentido horario, com o esticador solto e depois ver se da para acertar no esticador .
mis a duvida cuanto poso girar a bomba ?? obloko tem uma marca e a bomba esta montada em essa marca mais nao da regulagem na correia .
correia 169 dentes , bomba 25 dentes polias e esticadores revisados .
alguem da uma ideia
valeu almeidao agradeço de antemano kakakkakakak


Girando ela 20 mm, você já conseguirá uma tensão muito grande na correia. Só lembrando que meu carro tem na capa protetora interna um vão onde entra esta indicação dela, no meu caso para girar la eu teria que cortar esta aba e te digo que isto não é nada difícil e sem duvida pra você aproveitar a correia será uma solução super viável.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Grilando

por chirola » 12 Fev 2021, 12:44

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Girando ela 20 mm, você já conseguirá uma tensão muito grande na correia. Só lembrando que meu carro tem na capa protetora interna um vão onde entra esta indicação dela, no meu caso para girar la eu teria que cortar esta aba e te digo que isto não é nada difícil e sem duvida pra você aproveitar a correia será uma solução super viável.


sim e mais ou menos o que pense , no monza e kadette era normal , a correia e nova da gates nao chega ao mil km , mesmo asim comprei outra para trocar e um o´ring da bomba de agua que troque a bomba a dois meses , alem do aditivomais melhor garantir porque aqui e feriadao de carnaval e esses oring vc ja sabe e uma roleta .
sim a lata protetora que fica atrais da correia tem um vao para a bomba e o bloko tem uma marca de referença , mais eu ja nao sei a medida do cabeçote nem se foi feito algum pase no bloko do motor , comprei ele montado parcial e pode influir na tençao da correia se girar nao seria muito 10mm acredito que de conta , a corria nao fica solta ela fica frouxinha e acredito que a bibraçao dela e que faz o esticador ficar pulando e da a sensaçao de ser tucho ,
mais nao pode ser tucho tirei a tampa com o motor parado de um dia para outro e fui apertando os botadores um por um e todos estabam carregados , com o motor ligado afrouxo e levanto levemente a tampa de oleo e nao aumenta o barulho nem chegando perto prece vir dos tuchos , bate frio e quente ate em marcha lenta , vou arrumar o drama da correia ,
se nao melhorar vou checar a junta do coletor de descarga , o carro esta bem economico nao esquenta os comandos estao com aspecto nrmal de uso , e a bomba de oleo enche bem e sobe oleo no cabeçote e tudos os tuchos .
valeu pelo seu tempo meu amigo

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Grilando

por chirola » 15 Fev 2021, 13:12

bom continuo tentando acertar o que o mecanicuzinho nao acerto.
desmonte as correias mexi a bomba de agua coloque o bira e os comandos nas marcas de sincronismo , o bira coloco pela marca interna e a marca da bomba de oleo , os comandos tem a marca na tampa de valvulas , a tencao da correia melhoro e o esticador estico a careia com pouco mais da metade do seu curso uma veleza .
o drama veio na hora de ligar o carro , ligo o carro e na hora acende a luz de injecao acusando sensor de detonacao (o error fico intermitente) so que ao inves de melhorar o carro fico pior , alem de varulho de parecendo ser valvula(o barulho metalico bem acentuado se for tucho e so um que morreu )so que com a chave de fenda escuto o barulho em valvula de admicao e apareceu uma falha, o carro da peidos na descarga nao e estouro e sim peido mesmo deu desanimo , os 4 cilindros estao queimando bem chequq a cor das velas e queimam tudos igual .
a correia frouxa disfrasaba o problema atrasando o ponto ,
conferi bobina, velas, cabos, etc

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Grilando

por Almeidão » 16 Fev 2021, 12:41

chirola escreveu:Fuente del Mensaje bom continuo tentando acertar o que o mecanicuzinho nao acerto.
desmonte as correias mexi a bomba de agua coloque o bira e os comandos nas marcas de sincronismo , o bira coloco pela marca interna e a marca da bomba de oleo , os comandos tem a marca na tampa de valvulas , a tencao da correia melhoro e o esticador estico a careia com pouco mais da metade do seu curso uma veleza .
o drama veio na hora de ligar o carro , ligo o carro e na hora acende a luz de injecao acusando sensor de detonacao (o error fico intermitente) so que ao inves de melhorar o carro fico pior , alem de varulho de parecendo ser valvula(o barulho metalico bem acentuado se for tucho e so um que morreu )so que com a chave de fenda escuto o barulho em valvula de admicao e apareceu uma falha, o carro da peidos na descarga nao e estouro e sim peido mesmo deu desanimo , os 4 cilindros estao queimando bem chequq a cor das velas e queimam tudos igual .
a correia frouxa disfrasaba o problema atrasando o ponto ,
conferi bobina, velas, cabos, etc


Chirola, será que ele está no ponto correto? A polia interna do Vectra 16 V tem a marca exatamente em cima ou abaixo de um parafuso. Bem, conferir este ponto é fácil, tirando as velas, levantando o pneu direito, colocando uma quinta, colocar uma chave de fendas no primeiro cilindro e girar o pneu sentido horário, quando a chave chegar no alto é porque o primeiro cilindro será ali, mas com atenção quando chegar, porque ele chega, dá uma paradinha e começa a descer. O correto é exatamente quando chega no alto, a parada seria o ponto morto superior e da chegadas até a parada final é um dente de diferença.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Grilando

por chirola » 16 Fev 2021, 15:17

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje A polia interna do Vectra 16 V tem a marca exatamente em cima ou abaixo de um parafuso.


opa , sim tem polias que a marca coincide com o parafuso , no meu carro tem uma polia como a da foto
Imagem
a foto nao e do meu carro mais o modelo da polia é o mesmo, .
ja desmontei umas 3 vez e esa o carro ganho de mim kakakakaka,
esta semana vou mandar ele para a oficina porque tem coisas que nao tenho como facer na calzada decasa e ferramenta que nao tenho .
sera checado precao de oleo com motor quente e frio , botadores para ver se estao carregando , se estever tudo ok vai ter que tirar o cabecote e mandar dar uma checada navedacao das valvulas e limpeza dos dutos de oleo , e esa e a parte que nao tem como eu facer por falta de tempo o unico dia libre e o domingo e so tem o vectra no tem como levar e traser cabecote para retifica e correndo atras , valeu almeidao , cuando resolver posto o resultado aqui

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Grilando

por Almeidão » 17 Fev 2021, 08:40

Chirola, vale a penas fazer o teste com o primeiro cilindro, muitos mecânicos nem sabem fazer isto, te digo porque meu carro 8V usa uma polida desta de 16 V com a marca no furo do parafuso, isto quer dizer que o seu possa está errado. Nada certo, mas pode está, e como já disse tempos atrás várias polias foram lançadas no mercado e poucos notaram este problema que uma seria de um carro e outras de outros porem mudando só a marca.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Grilando

por chirola » 17 Fev 2021, 13:07

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje te digo porque meu carro 8V usa uma polida desta de 16 V com a marca no furo do parafuso


vou dar uma olhada , amanha o carro vai para a oficina e vamos facer alguns test nele mais acredito que as chances de ser alguma valvula e de cuase 90% os tuchos estao carregados e mesmo asim faz barulho no cabeçote como se fose batendo valvula(e so uma que faz barulho , acredito que cuando o antigo motor quebrou dusa vielas do 2" e 3" cilindro atropelo valvulas e foram as duas de admiçao do 3" cilindro pelo que entendo que o segundo estaba en descarga foram trocadas as duas valvulas do 3" cilindro de admiçao mais o barulho esta dando no 2" agora , se o terceiro estaba em admiçao e o segundo em descarga pode ser que tenha entortado valvula tambem o que explicaria o barulho e a falha , escutando com a chave de fenda da para ouvir certinho faz um barulho como se a valvula prendese na guia e ao soltar da o barulho seco ,
vou checar o ponto como vc falo e se nao for ..... la vai um gastinho no carro por sorte aqui os cabeçotes 16v nao sao tao temidos como no brasil e as retificas cobram um prço rasoavel os repostos chevrolet acha em cualquer lugar e nao sao tao caros asim.
valeu pela dica

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Grilando

por chirola » 23 Fev 2021, 16:20

bom atualizando , foi conferido o ponto da correia e esta ok , a preçao da bomba ok , entao foram condenados los tuchos que nao sei a marca deles .
entao vai ser trocado tudos os botadores e conferido os furos de oleo do cabeçote , vou pasar um ar com o compressor para garantir a limpeza e colocar um jogo de tuchos da marca INA que acredito seja a melhor opçao , nao a mais em conta mais e o correto , (um jogo de 16 tuchos INA custa por aqui 850 reais origem brasil ou alemanha dependendo do stok) foram ofrecidos tuchos marca IMET mais fui atrais e achei que sao de origem china (os 16 por 350 reais )nunca vi nem ouvi desa marca mais olhando as fotos do comando do camarada que em pouco tempo sofreu um desgaste ridiculo optei por colocar INA mesmo.
acredito que para o final de semana o carro vai estar rodando , posto o resultado asim tem uma referença em cuanto a tuchos .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Grilando

por Almeidão » 24 Fev 2021, 06:56

chirola escreveu:Fuente del Mensaje bom atualizando , foi conferido o ponto da correia e esta ok , a preçao da bomba ok , entao foram condenados los tuchos que nao sei a marca deles .
entao vai ser trocado tudos os botadores e conferido os furos de oleo do cabeçote , vou pasar um ar com o compressor para garantir a limpeza e colocar um jogo de tuchos da marca INA que acredito seja a melhor opçao , nao a mais em conta mais e o correto , (um jogo de 16 tuchos INA custa por aqui 850 reais origem brasil ou alemanha dependendo do stok) foram ofrecidos tuchos marca IMET mais fui atrais e achei que sao de origem china (os 16 por 350 reais )nunca vi nem ouvi desa marca mais olhando as fotos do comando do camarada que em pouco tempo sofreu um desgaste ridiculo optei por colocar INA mesmo.
acredito que para o final de semana o carro vai estar rodando , posto o resultado asim tem uma referença em cuanto a tuchos .


Aqui conheço uma marca boa que é a Metal Leve, bem, era boa porque com a abertura geral 90% dos produtos são Chineses e com a mesma embalagem. Ina é uma marca muito boa e melhor ainda se a procedência for alemã.
O mais interessante é que esta peça é algo bem simples e quando ruim porque usaram um metal de péssima qualidade e para isto economizaram alguns centavos, sim fazem contas destes centavos e te ferra por isto.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Grilando

por chirola » 24 Fev 2021, 11:58

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Aqui conheço uma marca boa que é a Metal Leve, bem, era boa porque com a abertura geral 90% dos produtos são Chineses e com a mesma embalagem. Ina é uma marca muito boa e melhor ainda se a procedência for alemã.

metal leve e primeira linha , tudo o que é pistao ,aneis e bronzinas e do melhor que tem.
os tuchos sao uma peça simples mais nao tem muita margem de error na fabricaçao, cualquer decimo de milimetro inutiliza eles , o meu carro esta desmontado e foi conferido o estado dos tuchos , cuatro descarregado e um totalmente morto , hoje de tarde entregam os ina e vai ser montado conferido os dutos e pasar um ar nos furos do cabeçote,
valeu

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Grilando

por chirola » 25 Fev 2021, 11:54

bom comento o resultado,ontem chegarom os tuchos INA origem alemanha para minha alegria e comparto o resultado
ao desmontar 5 tuchos descarregados entao foram trocados os 16 , depois da experiencia a minha opinhao é que TUCHOS TEM QUE SER INA , asim como embreagem tem que ser LUK , foi instantaneo trocar e na primeira partida e carrego tudos os tuchos na hora, o motor fico num silencio absurdo ,
agora so resolver a falinha que tem que aparentemente é dos cabos de vela mesmo asim comprei cabos e velas .
cabos so consegui DELPHI aparentemente bom material sao de silicona e o acabamento desente vamos ver na pratica.
agora tem aquele drama de mecanico sabe a junta da tampa de valvulas perde oleo hoje chegando em casa vou ver se da tempo para desmontar e colocar bem asim resolveria, se lembrar vou bater fotos para facer um how to de troca da junta que da muita dor de cabeça na maioria dos donos kakakakakka.

Thiago Andrade
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 06 Jun 2021, 11:41
Nome Completo: Thiago Stanguini de Andrade
Cidade: Tubarão
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2001
Idade: 39

Motor Grilando

por Thiago Andrade » 06 Jun 2021, 23:55

chirola escreveu:Fuente del Mensaje bom comento o resultado,ontem chegarom os tuchos INA origem alemanha para minha alegria e comparto o resultado
ao desmontar 5 tuchos descarregados entao foram trocados os 16 , depois da experiencia a minha opinhao é que TUCHOS TEM QUE SER INA , asim como embreagem tem que ser LUK , foi instantaneo trocar e na primeira partida e carrego tudos os tuchos na hora, o motor fico num silencio absurdo ,
agora so resolver a falinha que tem que aparentemente é dos cabos de vela mesmo asim comprei cabos e velas .
cabos so consegui DELPHI aparentemente bom material sao de silicona e o acabamento desente vamos ver na pratica.
agora tem aquele drama de mecanico sabe a junta da tampa de valvulas perde oleo hoje chegando em casa vou ver se da tempo para desmontar e colocar bem asim resolveria, se lembrar vou bater fotos para facer um how to de troca da junta que da muita dor de cabeça na maioria dos donos kakakakakka.

Por acaso tem algum How to de troca dos tuchos?? E muito complicado??

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Grilando

por chirola » 07 Jun 2021, 02:55

Thiago Andrade escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje bom comento o resultado,ontem chegarom os tuchos INA origem alemanha para minha alegria e comparto o resultado
ao desmontar 5 tuchos descarregados entao foram trocados os 16 , depois da experiencia a minha opinhao é que TUCHOS TEM QUE SER INA , asim como embreagem tem que ser LUK , foi instantaneo trocar e na primeira partida e carrego tudos os tuchos na hora, o motor fico num silencio absurdo ,
agora so resolver a falinha que tem que aparentemente é dos cabos de vela mesmo asim comprei cabos e velas .
cabos so consegui DELPHI aparentemente bom material sao de silicona e o acabamento desente vamos ver na pratica.
agora tem aquele drama de mecanico sabe a junta da tampa de valvulas perde oleo hoje chegando em casa vou ver se da tempo para desmontar e colocar bem asim resolveria, se lembrar vou bater fotos para facer um how to de troca da junta que da muita dor de cabeça na maioria dos donos kakakakakka.

Por acaso tem algum How to de troca dos tuchos?? E muito complicado??

Tem video no YouTube trocar os tuchos e chato , mais não tem mistério,
Tem que desmontar a tampa de válvulas ,com o motor na posição do ponto da correia dentada tira a correia poliv (a do alternador e ar) tira a correia dentada,
Afrouxa os mancais dos comandos e ao tirar marca a posição de cada um deles p montar na mesma posição e ordem que estava não pode trocar um por outro eles estão casados com a posição no cabeçote e comando .
Tira os comandos ,os comandos são os dois iguais mais muda a polia então lembra ou marca cual e admiçao e cual escape ,
Na hora de desmonta confere as marcas de sincronismo para montar na mesma posição asim facilita e não tem risco de ficar fora e atropelar válvulas .
Com os comandos fora os tuchos são fácil de tirar tira com um ímã ou ajuda com uma chave de fenda sem forçar para não marcar o cabeçote tem vez que saem com a mao mesmo.
Coloca os tuchos novos no lugares monta de novo respeitando a posição dos mancais e ponto dos comandos .
O torque dos mancais é de 2,5kilos maximo ou encosta os parafusos na mao e da mais meia volta de aperto.
Coloca as correias verifica o ponto da correia dentada gira o motor na mao umas 4 voltas para garantir que esta no ponto e Itar risco de atropelar valvusa monta a tampoa de válvulas com junta nova , cuidado ao montar o mancal aonde vão os retentores dos comandos verifica que o retentor ESA na posição para não estragar.
Recomendo tuchos marca INA foi os únicos que não deu drama no meu carro e olha que troque mais de uma vez ate colocar os INA são mais caros mais são os originais.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Grilando

por Almeidão » 07 Jun 2021, 07:47

Eu acho bem complicado trocar o tuchos, ou comando do carro, sim, é complicado e fácil para quem conhece de mecânica, quem não tem experiência fica complicado e muito difícil. Tem uma ferramenta própria para trocar um por um e de imediato deve ser colocado os pistões para baixo, neste caso longe do ponto que o Chirola informa, é um modo diferente de fazer o serviço e com muito cuidado porque a ferramenta irá pressionar a mola e sabemos que ao pressionar la as travas da válvula pode soltar e a válvula descer, uma vez isto aconteceu comigo, mas coloquei uma chave de fendas com a ponta dobrada em L no local onde entra a vela e a trouxe de volta para cima. Mara mexer em mecânica é essencial um imã, ferramenta indispensável para mexer no motor aberto, eu uso uma antena com ele na ponta.

A ferramenta é do link abaixo, tem vídeos mostrando como fazer, mas lembre-se que os vídeos são profissionais fazendo e não ensinando.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 6d5cf54e98
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Grilando

por chirola » 07 Jun 2021, 11:42

sim no 8v tem uma ferramenta para nao desmontar a gaiola do comando e trocar com ele no lugar , no 16v tem que desmontar os comandos o 16v nao tem balancim e os tuchoa ficam encostados no comando iposivilitando a troca sem desmontar os comandos .
e uma tarefa bem chata tem que facer com calma , se esta curto de grana pode trocar o dono mesmo se tem ideia de mecanica e chaves (alen 6 , cheve cachimbo estriado 10 , chave combinada 16 e 15 , um L 19 ou catraca , chave de velas , torx 4 acho que era do parabarro e dos comandos se nao meengano era torx 10 .
ja troque no meu carro e tinha colocado tuchos de outra marca que nem lembro fico um batendo teve que desmontar denovo para trocar so um 15 dias depois tranco outro e fico batendo ja tinha desmontado duas ou tres vez entao cansei comprei tuchos ina procure uma oficina que eu conheso que da garantia e mandei o carro pra la asim se daba algum defeito era so deixar o carro la e pegar pronto mais acredito que se eu comprase os ina de primeira nao teria desmontado 3 vez.

no caso do 8v a posiçao dos pistoes para a troca dos tuchos e pistao no meio do curso asim a valvula nao bate no pistao .a ferramenta que fala almeidao e bem legal para nao desmontar tudo nem a correia do 8v tem que tirar o cuidado que tem que ter e ajusta devagar a ferramenta e conferir que a valvula devagar e o conjunto completo prato mola e trava , para nao escaparem as travas do prato .

46 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 132 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 17 Abr 2024, 21:31