O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralAbastecer Vectra fora do País
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

19 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Abastecer Vectra fora do País

por Williams » 16 Jun 2014, 23:34

Pessoal, tenho uma leve duvida, vou me aventurar nos países vizinhos agora no feriadão do dia 19. E ia ir para o Uruguai, mais precisamente Rivera, e quem sabe uma passada na Argentina também. Sei que a gasolina lá é bem mais em conta que aqui no Brasil, portando ia ir com a gasolina quase que certa pra chegar lá e aproveitar o preço, mas já vi muito falar que muitos carros não se acertam com ela por ser 100% pura. E aí tem algum fundo de verdade nisso?

Pelo que muito vi falar o Vectra se acerta com altas misturas de Álcool na Gasolina, que tem uma injeção bem flexível, queria saber se alguém já abasteceu fora do País, se tem problema ou não, fica a mesma coisa e tudo mais.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Abastecer Vectra fora do País

por Almeidão » 17 Jun 2014, 08:24

Acho que não haverá problemas em abastecer o Vectra lá, mas onde voce for se houver uma gasolina mais cara em um mesmo posto, abasteça com a mais cara. Exemplo, nos USA tem uma comum que custa digamos 90 centavos e uma melhor que custa 1 dollar, então use a melhor sempre. Até acredito que usando a pior podem ter problemas e acho que é possivel alguem ter abastecido sem saber a pior ou até mesmo sabendo e pensando que a pior seria neste caso melhor para o nosso carro que usa uma não tão boa por está misturada com alcool. Decisão errada, pois a nossa é pior porque tem alcool, mas o alcool é uma mistura aceitável.

Eu já tirei o alcool de 20 litros de gasolina e o meu 97 funcionou perfeito e não vi diferença e já usei 100% alcool por 30 dias e ele perfeitamente funcionou, então acho que não haverá problemas em abastecer lá usando a melhor gasolina.
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Abastecer Vectra fora do País

por Alcir Andreoni » 17 Jun 2014, 10:11

Muitos dizem que é folclore, mas quando abastecer por lá tenha em mente de rodar pelo menos 20km com o combustível novo!

Isso é para a injeção se adaptar à nova configuração!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Awfvargas
Member
Member
Mensagens: 38
Registrado em: 03 Jun 2014, 18:04
Nome Completo: Adão Wanderlei Ferreira Vargas
Cidade: ALEGRETE
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Abastecer Vectra fora do País

por Awfvargas » 17 Jun 2014, 12:12

Prezados!! Respondo por experiencia propria, não existe problema algum em abastecer tanto no uruguai quanto na argentina, já o fiz em ambos, e oque posso dizer pela experiencia é que: O carro nunca ficou tão contente, reguladinho e funcionando tal qual um relógio, pois os combustíveis lá são mais puros, portanto com um melhor desempenho dos carros com injeção eletrônica, nosso caso!!

Renato Bomdam
Organizador
Organizador
Mensagens: 125
Registrado em: 13 Nov 2013, 16:09
Nome Completo: Renato Bomdam
Cidade: Itajaí
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Abastecer Vectra fora do País

por Renato Bomdam » 17 Jun 2014, 17:33

Compartilho a mesma experiencia: já abasteci meu ex VGLS 98 na Argentina e não houve problema algum.
Passado: Vectra GLS 2.0 1994
Passado: Vectra GLS 2.0 1998
Presente: Vectra Elite 2.2 2005

Avatar do usuário
Mala
GL Member
GL Member
Mensagens: 89
Registrado em: 14 Dez 2013, 09:23
Nome Completo: Marcos Ristow
Cidade: Panambi
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elegance 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Abastecer Vectra fora do País

por Mala » 17 Jun 2014, 21:28

Williams escreveu:Pessoal, tenho uma leve duvida, vou me aventurar nos países vizinhos agora no feriadão do dia 19. E ia ir para o Uruguai, mais precisamente Rivera, e quem sabe uma passada na Argentina também. Sei que a gasolina lá é bem mais em conta que aqui no Brasil, portando ia ir com a gasolina quase que certa pra chegar lá e aproveitar o preço, mas já vi muito falar que muitos carros não se acertam com ela por ser 100% pura. E aí tem algum fundo de verdade nisso?

Pelo que muito vi falar o Vectra se acerta com altas misturas de Álcool na Gasolina, que tem uma injeção bem flexível, queria saber se alguém já abasteceu fora do País, se tem problema ou não, fica a mesma coisa e tudo mais.


Também tinha esta duvida, fiquem mais tranquilo.

Se vir um Vectra 2005 preto por lá pode ser eu, provavelmente eu e minha esposa vamos fazer um passeio para Rivera dia 19 também, ou em julho, mas não vejo a hora de colocar a nave no asfalto. :88:

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Abastecer Vectra fora do País

por Williams » 17 Jun 2014, 23:11

Almeidão escreveu:Acho que não haverá problemas em abastecer o Vectra lá, mas onde voce for se houver uma gasolina mais cara em um mesmo posto, abasteça com a mais cara. Exemplo, nos USA tem uma comum que custa digamos 90 centavos e uma melhor que custa 1 dollar, então use a melhor sempre. Até acredito que usando a pior podem ter problemas e acho que é possivel alguem ter abastecido sem saber a pior ou até mesmo sabendo e pensando que a pior seria neste caso melhor para o nosso carro que usa uma não tão boa por está misturada com alcool. Decisão errada, pois a nossa é pior porque tem alcool, mas o alcool é uma mistura aceitável.

Eu já tirei o alcool de 20 litros de gasolina e o meu 97 funcionou perfeito e não vi diferença e já usei 100% alcool por 30 dias e ele perfeitamente funcionou, então acho que não haverá problemas em abastecer lá usando a melhor gasolina.


O Vectra rodou com 100% álcool? Sem nenhuma adaptação? É isso mesmo? Sempre ouvi falar que nossa injeção é muito flexível quanto a mistura álcool e gasolina, mas não tanto.

Mas é bom saber da experiência de outras pessoas que já fizeram isso.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Abastecer Vectra fora do País

por Almeidão » 18 Jun 2014, 09:37

Williams escreveu:
Almeidão escreveu:Acho que não haverá problemas em abastecer o Vectra lá, mas onde voce for se houver uma gasolina mais cara em um mesmo posto, abasteça com a mais cara. Exemplo, nos USA tem uma comum que custa digamos 90 centavos e uma melhor que custa 1 dollar, então use a melhor sempre. Até acredito que usando a pior podem ter problemas e acho que é possivel alguem ter abastecido sem saber a pior ou até mesmo sabendo e pensando que a pior seria neste caso melhor para o nosso carro que usa uma não tão boa por está misturada com alcool. Decisão errada, pois a nossa é pior porque tem alcool, mas o alcool é uma mistura aceitável.

Eu já tirei o alcool de 20 litros de gasolina e o meu 97 funcionou perfeito e não vi diferença e já usei 100% alcool por 30 dias e ele perfeitamente funcionou, então acho que não haverá problemas em abastecer lá usando a melhor gasolina.


O Vectra rodou com 100% álcool? Sem nenhuma adaptação? É isso mesmo? Sempre ouvi falar que nossa injeção é muito flexível quanto a mistura álcool e gasolina, mas não tanto.

Mas é bom saber da experiência de outras pessoas que já fizeram isso.


Realmente e digo mais, não foi somente o meu não e não foi somente uma vez, forom 30 dias 100% alcool sem qualquer mudança no funcionamneto a não ser o consumo que realmente é mais elevado com o alcool e isto é obvio e neste período fiz várias viagens curtas de 200KM e constatei que este 200 KM eu gastava na época algo perto de 50 reais com gasolina e no alcool eu gastava 60,00 - Banana para o alcool, ficou somente como experiencia e certeza que se acabar a gasolina eu não ficarei a pé.

A história é simples, vi um amigo com um Omega com um cheiro fortíssimo de alccol e eu perguntei se ele tinha convertido o Omega e ele disse que não, e que qualquer carro de injeção funcionava no alcool. Bem, não sou totalmente louco mas quis testar isto, deixei a gasolina quase acabar e até tinha 2 litros no carro caso acabasse para não ficar a pé. E quando percebi que ia acabar mesmo fiz o teste colocando 5 litros de alcool, se desse errado eu iria colocar gasolina de imediato. Que nada funcionou perfeito, ai eu resolvi andar uns dias com ele e forom 30 dias, um pouquinho mais mas falo 30 com certaza e não tive problemas de ligar, mascar ou qualquer outra coisa, na verdade funcionou como funcionava a gasolina, porem com cheiro de alcool

Bem, depois eu descobri que muitos fazem isto, até com outros modelos tipo 1000, só que no caso do 1000 digamos um gol, ele precisa ir colocando alcool aos poucos, tipo misturando 10 litros hoje, 10 na proxima, depois passa para 15 e depois ele estará com alcool puro.

Agora, de 1.6 para cima e sendo multiponto, pode meter alcool sem medo que quem descobriu o totalflex fomos nós ao ir misturando aos poucos, e fomos nós também que demos de graça para o governo que este combustível poderia ser misturado com a gasolina ao começar misturando com nossos fuscas. Logo o Governo cresceu o olho, e nos rouba até hoje misturando a cada dia um pouco mais.

Lembro que não tem vantagem nehuma e eu sou totalmente contra o alcool pelo preço que ele é praticado, mas tem gente que quer ser enganado ou seja colocar 20 reais de alcool e ter uns litros a mais.
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Abastecer Vectra fora do País

por Alez » 18 Jun 2014, 12:02

Almeida, está dizendo que andou com 100% etanol no tanque com seu carro sem ser flex?

Sem fazer nenhuma mudança na ECU, nem nada?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Abastecer Vectra fora do País

por Almeidão » 18 Jun 2014, 14:52

Alez escreveu:Almeida, está dizendo que andou com 100% etanol no tanque com seu carro sem ser flex?

Sem fazer nenhuma mudança na ECU, nem nada?


Sem fazer nada e pode testar qualquer um que fará o mesmo. Eu até acho que aquela caixa eletronica que vendem por ai para ligar no carro para usar o alcool não deve ir para lugar nenhum kakakak. Deve ter uma placa dentro que é cortada, ai voce liga o positivo e negativo e blá, blá, blá e os fios fica suspenso ou seja o negativo não vai para lugar nenhum e positivo igual.

Alez, veja bem uma coisa simples e isto é bem normal com muitos proprietário de interior. Tem muitos ai que tem 10 litros gasolina no tanque, ou seja tem:
8 - Gasolina
2 - Alcool

Ai ele coloca + 10 de Gasolina e 10 Alcool
Ai ele fica
12 - alcool
08 - Gasolina

Soma total 14 alcool e 16 gasolina. ISTO É PRATICAMENTE COMUM em várias cidades de interior com vários carros

Ok, isto não é 100%. Mas tem muita gente que andava por aqui com 100% quando valia apenas, hoje a gasolina aqui e 2.95 e alguns lugares 3,10 e o alcool 2,65.

Quem quiser fazer o teste, deixa a gasolina bem na reserva mesmo, e coloca lá 5 litros de alcool e verão que fuciona perfeito. Como eu disse, não compensa porque o alcool é muito destrutivo e os catalizadores sofrem.

Uma coisa é certa, se voce estiver viajando e não tiver gasolina no local por greve ou qualquer outro motivo, meta alcool e siga a viagem. Vá com Deus
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Abastecer Vectra fora do País

por Alez » 18 Jun 2014, 15:05

Então, posso dizer que o Collection é flex?

Só não no documento.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Abastecer Vectra fora do País

por Alcir Andreoni » 18 Jun 2014, 15:28

Mais ou menos Alez!

Se você colocar uma quantidade excessiva de etanol no seu tanque ele vai funcionar, mas as retomadas ficarão comprometidas, chegando até a falhar.

Para dirigir em trânsito normal ele até vai!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Abastecer Vectra fora do País

por Alez » 18 Jun 2014, 15:34

Agora fiquei curioso com isto.

Se tiver meio tanque e colocar R$ 50,00 de etanol.

Não acontece nada?

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Abastecer Vectra fora do País

por Alcir Andreoni » 18 Jun 2014, 15:41

Acontece sim!

Sua partida vai ficar mais pesada, e quando você acelerar fundo o carro vai negar fogo!

Já fiz esse teste em carro mono-combustível e ele dá falta...

Eu costumava fazer isso para limpar os bicos injetores de carros a gasolina...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Abastecer Vectra fora do País

por Almeidão » 18 Jun 2014, 16:22

No meu não deu isto não Alcir e pegava normal, retomava normal e não i diferença mesmo. Se bem que aqui a temperatura é sempre elevada apesar do teste ter sido no inverno, e com certeza ainda tem muita gente que usa aqui e se ficasse ruim ninguem usava.

Não é difícil testar, deixe o tanque chegar na reserva quase acabando e coloque 5 litros de alcool. Se der errado complete com gasolina.
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Abastecer Vectra fora do País

por Alcir Andreoni » 18 Jun 2014, 16:29

Almeidão escreveu:Não é difícil testar, deixe o tanque chegar na reserva quase acabando e coloque 5 litros de alcool. Se der errado complete com gasolina.

Concordo! :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Mala
GL Member
GL Member
Mensagens: 89
Registrado em: 14 Dez 2013, 09:23
Nome Completo: Marcos Ristow
Cidade: Panambi
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elegance 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Abastecer Vectra fora do País

por Mala » 18 Jun 2014, 17:38

Um fator importantíssimo neste caso é a temperatura, eu também já rodei 100%(meu carro kkkk), porem em dias frios(inverno 10°) fica ruim pra burro de fazer pegar, mas dias quentes(verão 30°+) não senti diferença alguma.
Só o consumo que d´um pulo :11:

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Abastecer Vectra fora do País

por Williams » 19 Jun 2014, 14:16

Vou entrar nessa onda aí e fazer o teste. E vai ser uma boa pra testar a partida a frio. Porque aqui no RS, faz frio de 1 ou 2ºC como fez hoje, por exemplo. Quando chegar a quase terminar eu toco 5 litros de álcool e vamos ver o que rola. Não pretendo continuar rodando com o Etanol porque aqui tá R$ 2,65, enquanto a Gasolina tá R$ 2,99 à 3,10. Ou seja, se o consumo aumenta muito, não compensa nem um pouco. Sem falar que a longo prazo o sistema pode ficar comprometido não?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Abastecer Vectra fora do País

por Almeidão » 20 Jun 2014, 12:46

Williams escreveu:Vou entrar nessa onda aí e fazer o teste. E vai ser uma boa pra testar a partida a frio. Porque aqui no RS, faz frio de 1 ou 2ºC como fez hoje, por exemplo. Quando chegar a quase terminar eu toco 5 litros de álcool e vamos ver o que rola. Não pretendo continuar rodando com o Etanol porque aqui tá R$ 2,65, enquanto a Gasolina tá R$ 2,99 à 3,10. Ou seja, se o consumo aumenta muito, não compensa nem um pouco. Sem falar que a longo prazo o sistema pode ficar comprometido não?


A longo prazo com certeza vai comprometer o catalizador e isto não é só para o seu não é para qualquer um que usa alcool, até o flex. Já o restante, não tem como comprometer, sai do tanque, passa na bomba e a maioria dela é plastico, passa por tubos plasticos, entra na flauta e bico que são preparados para não oxidar com alcool e por ultimo entra na camara para ser queimado. Só vejo preoblema de consumo e um aumento no desgaste da descarga e com certeza um gasto desnecessário já que consome muito. Em qualquer circunstancia, para mim o alcool só seria viável se custase 50% do preço da gasolina e ólha que 50% ainda é um lucro abusivo para o governo. Desta forma compensaria até o pobre do catalizador.

Sobre a temperatura, isto eu não posso dizer porque aqui na minha cidade o inverno é 18 a 20 graus pela manhã.
No seu caso que o inverno é bem forte, não sei o que possa acontecer sendo que se ele estiver em garagem, não acredito que haverá problemas para pegar pela manhã
Imagem

19 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 168 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 19 Abr 2024, 05:32