O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralVendi meu Vectra! E agora 8V ou 16V???
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

22 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
LeonardoSequeira
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Dez 2013, 22:21
Nome Completo: Leonardo Martins Sequeira
Cidade: Balneario Piçarras
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Vendi meu Vectra! E agora 8V ou 16V???

por LeonardoSequeira » 07 Jul 2014, 07:56

Então pessoal, vendi meu brancão. Estava parado no posto abastecendo GNV, chegou um senhor do meu lado e se apaixonou pelo carro, perguntou o preço, eu chutei alto, ele pegou meu telefone e foi embora. No dia seguinte o cara me liga falando que ta com a grana na mão... ai ja viu né! :38:

Minha duvida: Quero muito outro Vectra, porém meu sonho foi sempre um com teto solar, que nesse caso apenas os 16V, o que me assusta um pouco no custo de manutenção. Entendo de todas as vantagens do 16V, em seu uso nas estradas, baixo consumo e etc. Mas dentro da minha realidade e da cidade onde moro, que se voce chega com um 16V na oficina o mecânico torce a cara pergunto: O custo de manutenção mecânica é tão elevado assim? Como ele funcionaria no GNV (infelizmente é uma necessidade minha)? O que devo olhar ao avaliar um 16v?

Agradeço a ajuda pessoal

Julinho Viol
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 291
Registrado em: 01 Fev 2014, 19:34
Nome Completo: Julio Viol
Cidade: Araçatuba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Vendi meu Vectra! E agora 8V ou 16V???

por Julinho Viol » 07 Jul 2014, 08:00

a pergunta que não quer calar, qual será o seu maio tempo de uso, cidade ou estrada? se a maior parte do tempo vc for usar na cidade, vai de 8V, mais torque em baixa, se for estrada, vai de 16V, maior economia em velocidades mais altas.

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Vendi meu Vectra! E agora 8V ou 16V???

por Thiago Menezes » 07 Jul 2014, 09:56

Não entendi bem seu comentário Leonardo, você disse que são tem teto solar no 16v? Eu entendi isso...

A diferença de consumo está no jeito que vai utilizar o carro, como o Julio disse acima, mas só para você ter uma ideia meu Elite é 16v e tem Kit Injetável dessa forma não esquento com o consumo pois 150 km a cada cilindro de 15 metros cúbicos para um carro 2.4 câmbio automático pra a meu ver essa ótimo.

Acho que se a manutenção não é barata por aí, seria melhor pegar um 8v mesmo, não que a manutenção seja absurdamente diferente no 16v, mas não sei como está sendo praticado os preços por aí, aqui pelos menos me surpreendo cada vez mais que vou ao meu mecânico e quando vou atrás de peças para meu carro, pra mim tudo beleza.

Abraços!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
LeonardoSequeira
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Dez 2013, 22:21
Nome Completo: Leonardo Martins Sequeira
Cidade: Balneario Piçarras
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Vendi meu Vectra! E agora 8V ou 16V???

por LeonardoSequeira » 07 Jul 2014, 17:46

Então, exatamente, me referi que teto somente nos 16V (vou pegar um Vectra B). Quanto ao uso é bem misto mesmo, praticamente 50% cidade e 50% estrada, e sou um cara com pé leve pra dirigir, com meu ex 2.0 8v fazia uma média de 12km/m³ GNV.

Minha preocupação com a mão de obra é realmente devido ao fato de aqui onde moro existir um certo "pré-conceito" a respeito de motores 16V, o que me deixa um pouco receoso.

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Vendi meu Vectra! E agora 8V ou 16V???

por Adriano cruz » 07 Jul 2014, 18:40

Sim colega, mas preconceito dos outros aí na sua cidade não vai influenciar na robustez de um 16v. O preconceito vem de quem não entendo do assunto.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Vendi meu Vectra! E agora 8V ou 16V???

por Arquiteto » 07 Jul 2014, 21:49

LeonardoSequeira escreveu:Então, exatamente, me referi que teto somente nos 16V (vou pegar um Vectra B). Quanto ao uso é bem misto mesmo, praticamente 50% cidade e 50% estrada, e sou um cara com pé leve pra dirigir, com meu ex 2.0 8v fazia uma média de 12km/m³ GNV.

Minha preocupação com a mão de obra é realmente devido ao fato de aqui onde moro existir um certo "pré-conceito" a respeito de motores 16V, o que me deixa um pouco receoso.



se vc vai colocar GNV nem tem de preocupar tanto assim com o consumo ...

ja sapeca um 2.2 16v ATM ... :52: e entra pra diretoria ...


o problema do 16v e se vc for retificar um motor ,pra manutenção normal não e bicho de sete cabeças

algumas peças que são um poucos mais chatas de achar e uns 15 a 25 % mais caras,

pelo menos aqui na roça ... :38:

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Vendi meu Vectra! E agora 8V ou 16V???

por Thiago Menezes » 07 Jul 2014, 23:41

LeonardoSequeira escreveu:Então, exatamente, me referi que teto somente nos 16V (vou pegar um Vectra B). Quanto ao uso é bem misto mesmo, praticamente 50% cidade e 50% estrada, e sou um cara com pé leve pra dirigir, com meu ex 2.0 8v fazia uma média de 12km/m³ GNV.

Minha preocupação com a mão de obra é realmente devido ao fato de aqui onde moro existir um certo "pré-conceito" a respeito de motores 16V, o que me deixa um pouco receoso.


Entendi, já que seu trajeto é 50x50 (cidadexrodovia) e tem o pé tranquilo, colocando o GNV vai ser só tranquilidade, agora quanto a mão de obra é complicado mesmo, o bom seria você arrumar um mecânico de confiança por aí daí não teria problemas com isso.

O Arquiteto mencionou bem sobre a manutenção, vai gastar um pouco mais na hora da retifica mesmo, já na manutenção preventiva aqui na minha cidade fica mais abaixo entre 10 a 15% a diferença, muito tranquilo.

Abraços e boa sorte na escolha.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
leandro.anselmo
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 213
Registrado em: 22 Abr 2013, 08:38
Nome Completo: Leandro Anselmo
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Vendi meu Vectra! E agora 8V ou 16V???

por leandro.anselmo » 08 Jul 2014, 07:34

Opa, bom dia.

Já tive um 8v e agora estou com um 16v...

Não vi diferenças gritantes, as manutenções periódicas não são caras quanto ao 8v, talvez o que vá diferenciar seja o fato de ser Automático ou Manual.

Acredito que seja somente a retifica que possa pesar e algumas peças específicas dos modelos.
Imagem
VCD 2.2 16v 2000 - Preto (Falcão Negro)
Ex VGLS 2.0 8v 97 - Prata (Cam.Ré+17´Elite)
:::::>>>>>> Fotos do Veículo <<<<<<:::::

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vendi meu Vectra! E agora 8V ou 16V???

por JoãodoValle » 08 Jul 2014, 12:08

Acho que no geralzão de tudo, o que vai influenciar nisso tudo aí é o estado que vc vai pegar o usado, as vezes vc pode gastar mais com um 8v com surpresas diversas que podem aparecer do que com um 16v bem cuidado.

É uma "faca de dois legumes", o certo mesmo é ter uma boa referência do usado que vai pegar, dê preferência para carros aqui do CLUBE que estão a venda, por mais que esteja (se for o caso) acima da tabela vale a pena pelo bom cuidado que o carro teve.

Abraço

Avatar do usuário
LeonardoSequeira
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Dez 2013, 22:21
Nome Completo: Leonardo Martins Sequeira
Cidade: Balneario Piçarras
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Vendi meu Vectra! E agora 8V ou 16V???

por LeonardoSequeira » 08 Jul 2014, 20:50

Obrigado por todas as dicas rapaziada, são de grande proveito! Hoje fui ver um GSI, que carrinho lindo! Nunca pensei em um Vectra A, mas PQP que carro bonito, de procedência, muito bem cuidado, manual do proprietário, chave reserva, nota fiscal de compra, revisado em concessionária, um espetáculo, fiquei tentado...

A manutenção do motor C20XE difere muito dos 16V encontrado nos Vectra B???

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Vendi meu Vectra! E agora 8V ou 16V???

por Adriano cruz » 09 Jul 2014, 10:04

Em todos os motores tem que prestar atenção no básico : correias, fluidos, filtros, velas, cabos, arrefecimento e chicotes. Então não difere muito não.

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Vendi meu Vectra! E agora 8V ou 16V???

por Last_Warrior » 09 Jul 2014, 17:17

Se for colocar GNV nem pensa 2x e vai de 8v, já que uma possível manutenção por conta de cabeçote e tal vai ser muito mais em conta.

Se vai usar só na gasolina, vai de 16v já que vai ser pelo menos 50% na estrada, vale a pena, na minha opinião.

Mas tem que garimpar, até cansar, e garimpar mais um pouco, olhar, perguntar, analisar, comparar, e procurar um o mais original possível na minha opinião.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
LeonardoSequeira
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Dez 2013, 22:21
Nome Completo: Leonardo Martins Sequeira
Cidade: Balneario Piçarras
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Vendi meu Vectra! E agora 8V ou 16V???

por LeonardoSequeira » 09 Jul 2014, 20:44

Sim, mas realmente estou repensando a ideia do GNV. Sempre tive carros no GNV, mas aqui no Sul ta ficando inviável R$ 2,39 m³ do gnv e R$ 2,76 a gasolina, fora o gasto com vistoria anual e manutenção mais frequente do GNV é de se pensar, e muito... :2:
Uma pena, porque sempre fui defensor desse combustível, obviamente quando a manutenção preventiva é feita corretamente.

Quanto ao GSI to namorando o carro, nunca pensei no Vectra A, mas esse exemplar esta realmente em um estado muito bonito pra um carro com 20 anos. Claro nesse caso o GNV nem passa pela minha cabeça, seria assassinar um carro...

Essa é a criança:

http://carrosjoinville.blogspot.com.br/ ... 150cv.html

Esta um valor bom, carro bem cuidado e ainda me sobra um caixa pra fazer todas as manutenções preventivas necessárias, vamos ver se até semana que vem desenrolo essa novela... :38:

Do mais agradeço mesmo as postagens, é feito um trabalho muito bom no Clube, a ajuda que vocês dão para leigos é de tremenda importância.

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Vendi meu Vectra! E agora 8V ou 16V???

por corsa turbo » 10 Jul 2014, 09:37

Bom dia.
Eu sou mecanico e tenho um 16V.
não só o vectra como todos os 16V em geral não tem manutenção mais cara a não ser em 2 situações: Preços de correia dentada e tensores (falo tensores ´tensor e rolamentos auxiliares) que pode diferenciar um pouco, mas é um serviço que tem um intervalo grande de troca e não acarreta custos ao bolso, ou em retifica do cabeçote , que se for apenas retifica sem peças vai custear R$100 a mais de mao de obra ou custo de algumas valvulas a mais, que pra quem esta fazendo um motor não vai passar de 10% do custo total... O preconceito por parte de mão de obra pode ser uma dificuldade sua, mas não do carro/motor...

E fora isso tem apenas a valvula EGR dos 16V que tem um valor caro, mas nunca precisei mexer em nenhuma...

EU iria do seu gosto de um motor 8V ou 16V independente de custos.
att,
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Vendi meu Vectra! E agora 8V ou 16V???

por Thiago Menezes » 10 Jul 2014, 10:22

corsa turbo escreveu:Bom dia.
Eu sou mecanico e tenho um 16V.
não só o vectra como todos os 16V em geral não tem manutenção mais cara a não ser em 2 situações: Preços de correia dentada e tensores (falo tensores ´tensor e rolamentos auxiliares) que pode diferenciar um pouco, mas é um serviço que tem um intervalo grande de troca e não acarreta custos ao bolso, ou em retifica do cabeçote , que se for apenas retifica sem peças vai custear R$100 a mais de mao de obra ou custo de algumas valvulas a mais, que pra quem esta fazendo um motor não vai passar de 10% do custo total... O preconceito por parte de mão de obra pode ser uma dificuldade sua, mas não do carro/motor...

E fora isso tem apenas a valvula EGR dos 16V que tem um valor caro, mas nunca precisei mexer em nenhuma...

EU iria do seu gosto de um motor 8V ou 16V independente de custos.
att,


Boa :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Vendi meu Vectra! E agora 8V ou 16V???

por Adriano cruz » 10 Jul 2014, 10:46

LeonardoSequeira escreveu:Sim, mas realmente estou repensando a ideia do GNV. Sempre tive carros no GNV, mas aqui no Sul ta ficando inviável R$ 2,39 m³ do gnv e R$ 2,76 a gasolina, fora o gasto com vistoria anual e manutenção mais frequente do GNV é de se pensar, e muito... :2:
Uma pena, porque sempre fui defensor desse combustível, obviamente quando a manutenção preventiva é feita corretamente.

Quanto ao GSI to namorando o carro, nunca pensei no Vectra A, mas esse exemplar esta realmente em um estado muito bonito pra um carro com 20 anos. Claro nesse caso o GNV nem passa pela minha cabeça, seria assassinar um carro...

Essa é a criança:

http://carrosjoinville.blogspot.com.br/ ... 150cv.html

Esta um valor bom, carro bem cuidado e ainda me sobra um caixa pra fazer todas as manutenções preventivas necessárias, vamos ver se até semana que vem desenrolo essa novela... :38:

Do mais agradeço mesmo as postagens, é feito um trabalho muito bom no Clube, a ajuda que vocês dão para leigos é de tremenda importância.


Se você quiser colocar GNV só vai valer a pena se for pra rodar muito. Eu uso só gasolina não rodo muito mas acho que o GNV não tá compensando muito não dependendo da região em que a pessoa mora.

Alexandre Posse
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 31 Jan 2014, 15:06
Nome Completo: Alexandre Souza Posse
Cidade: Nova Odessa SP
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: Vendi meu Vectra! E agora 8V ou 16V???

por Alexandre Posse » 13 Jul 2014, 19:54

Como tenho um vectra CD 2.2 16V a quase 4anos, recomendo, quanto a manutenção é só ficar esperto com gasolina ruim e nas trocas de óleo (a temida borra),quanto aos mecânicos de sua cidade é melhor reverem seus conceitos, Toyota, Honda, Ford, Hiunday e retornando recentemente até a Wolksvagem está voltando aos 16V,com os motores 1.6.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Vendi meu Vectra! E agora 8V ou 16V???

por Arquiteto » 15 Jul 2014, 11:48

LeonardoSequeira

manda uma MP pro Diogo ai de SC barra velha ... tenho quase certeza que ele ja viu este GSi

pessoalmente

Avatar do usuário
LeonardoSequeira
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Dez 2013, 22:21
Nome Completo: Leonardo Martins Sequeira
Cidade: Balneario Piçarras
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Vendi meu Vectra! E agora 8V ou 16V???

por LeonardoSequeira » 17 Jul 2014, 21:06

Então pessoal, fui ver o GSI, dentro dos limites do meu conhecimento técnico o carro aparenta sim estar muito bom e bem cuidado, tem procedência comprovada pelo manual, revisões e chave reserva. Mas eu tenho um grande problema, que se chama 6 cilindros...

Explico: Tenho um amigo de Bertioga/SP que estava vendendo o Omega 4.1 dele, 12 anos com o carro, manual, revisões, nota fiscal de compra e chave reserva. Faróis, lanternas, milhas, vidros, estepe e as placas são originais do carro 0 km!

Ai eu não resisti, é meu terceiro Omega... rsrs, e se tudo der certo logo coloco outro Vectra na garagem. Só tenho a agradecer a todos aqui no forum pela disponibilidade, meu muito obrigado!

Seguem duas fotos do novo brinquedo: :38:

Imagem


Imagem

Forster
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 263
Registrado em: 16 Abr 2013, 16:10
Nome Completo: José Rodrigo Forster
Cidade: Rolândia
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Vendi meu Vectra! E agora 8V ou 16V???

por Forster » 17 Jul 2014, 21:09

Aí não tem problema desistir de pegar o vectra...


Omega 6 canecos e com toda a procedênci...showww
Vectra ELITE 2.4 16V 2006
Histórico -Vectra GLS 2000 2.2 8V prata escuna com ABS e AIR-BAG DUPLO, GOL 89 L 1.6, Chevette 93 L 1.6, Gol BOLA 95 CLi 1.8

22 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 146 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 24 Abr 2024, 11:09