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GeralEtanol Aditivado
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

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Rods
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Etanol Aditivado

por Rods » 09 Jul 2014, 08:51

Bom dia Amigos do Clube do Vectra.

Abro este tópico específico para dar continuidade ao meu tópico "TROCA DE ÓLEO E FILTROS COM PESQUISA AVANÇADA" depois de fazer uma limpeza pesada nos resíduos internos do meu motor e lubrificar os componentes ressecados pelo Etanol com a Fórmula:

1 Frasco de aditivo AC Delco FlexPower com 1 Tanque de Etanol Comum para Limpar Resíduos e Borras Antigas da Câmara de Combustão, Sistema de Válvulas, Pistões e Sistema de Injeção.

1 Tanque de Gasolina Comum para Lubrificar Componentes Ressecados pelo Etanol, como por exemplo os Anéis de Vedação, e Limpar Borras e Resíduos do Tanque de Combustível e também dos Filtros, além de lubrificar a Bomba de Combustível.

1 Frasco de aditivo AC Delco FlexPower com + 1 Tanque de Etanol Comum para Limpar completamente os resíduos remanescentes e os recém gerados pela queima de 1 tanque de Gasolina.

Finalmente cheguei na Etapa de abastecer com o Etanol Aditivado da Shell, e seguem minha conclusões iniciais:

Completei o tanque ontem com 50 litros, e claro, mandei encher também o reservatório de partida a frio com Gasolina Aditivada.

No posto mesmo, ao ligar o motor, sempre deixo ele trabalhar no mínimo 30 segundos antes de colocar o carro em movimento... entendo que o sistema de injeção vai fazer as leituras da nova mistura e reprogramar as proporções de ar-combustível, bem como a abertura necessária para os bicos injetores, em paralelo o óleo do motor que estava descendo com o motor desligado, volta a subir e precisa de alguns segundos para relubrificar novamente todas as galerias do motor e protegê-lo... e já neste momento percebi o motor mais macio, ou seja, o ruído de funcionamento mais sereno, com menos vibrações, acelerei para sentir o mesmo, e percebi ele menos áspero... restava andar para tirar a prova.

A nível de desempenho obviamente não houve alteração nenhuma, mesma potência, mesmo torque... o que percebi foi uma suavidade característica da gasolina na condução, é como se o motor tivésse ficado mais preciso no trabalhar, porém suave. Uma característica incrível que foi totalmente perceptível é o silêncio que o motor passou a trabalhar, no lado externo do carro, escutando o seu funcionamento, pareceu que eu tinha acabado de pegar o carro na concessionária, totalmente silencioso (creio que pela novas formulações e aditivos criados pela Shell para lubrificar corretamente os componentes), sendo que meu motor está chegando aos 90.000 Km. Ele está girando melhor do que quando eu abasteço com Gasolina.

Restava outro teste: consumo. Pois bem, hoje vim com o Vectrão para o trabalho e rodei 46 KM, dos quais uns 15 KM em perímetro urbano, e neste trajeto peguei 5 semáforos fechados, o restante da kilometragem eu rodei em rodovia e pista expressa com velocidade média de 95 Km/h. Consumo médio aproximado apurado na trecho urbano de 7 Km/l e no trecho rodoviário/expresso de 12 Km/l.

CONCLUSÃO: Até aqui eu recomendo o Etanol Aditivado da Shell para os adeptos da rodagem com este combustível que é mais limpo, tanto na queima interna do motor com a geração mínima de resíduos, quanto à mínima emissão de poluentes no meio-ambiente. O fator lubrificidade, grande ponto negativo do Etanol, entendo que foi solucionado mesmo pela Shell e se demonstrou ativo através da suavidade em que o motor está girando. Adorei o silêncio no funcionamento do motor, e o consumo se demonstrou ligeiramente otimizado, apesar claro de não se igualar à gasolina pelo motivos óbvios que já sabemos do ponto de detonação destes combustíveis que trabalham com volumes diferentes na câmara de combustão.

Abraços!

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Re: Etanol Aditivado

por Last_Warrior » 09 Jul 2014, 21:36

Bem, legal o seu depoimento... Vamos discutir um pouco mais a fundo.

Tecnicamente, o etanol tem suas diversas vantagens por carbonizar menos a parte debaixo do motor etc e tal. Mas ele peca num único ponto que é a corrosão das sedes de válvulas do cabeçote.

Aqui que entra o etanol aditivado da shell, reduzir esse tipo de corrosão. Sendo assim, vc teria o "melhor dos mundos" em todos os aspectos.

Acredito que vale a pena sim.
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Almeidão
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Re: Etanol Aditivado

por Almeidão » 10 Jul 2014, 08:15

Estes testes que o Rods faz tem que aplaudir e se vê claramente que ele não se engana psicologicamente falando. Tipo uns que coloca alguma coisa e o carro começa a andar mais rápido indo de 160 para 190 e etc.

Muito legal estes testes e ótima esta informação do Last_Warrior sobre os problemas das seds com o uso excessivo do alcool, muita gente ou quase todas nem sabem o que é sed, mas hoje já ficarão sabendo deste problema que afeta diretamente o desempenho do carro por falta de vedação e pior ainda retorno de gases. Motivo este que eu acho que o alcool é no minimo muito caro kakakka

Sds
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Rods
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Re: Etanol Aditivado

por Rods » 14 Jul 2014, 08:57

Last_Warrior e Almeidão, obrigado pelos comentários! O meu objetivo é fornecer informações à todos os nossos companheiros do Clube do Vectra para manter a conservação e longevidade das nossas máquinas da melhor maneira possível... 8-)

Rods
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Re: Etanol Aditivado

por Rods » 14 Jul 2014, 10:38

Bom dia amigos do Clube do Vectra!

Seguem dados atualizados na utilização do Etanol Aditivado da Shell:

Hoje, encerrei a análise do primeiro tanque... completei ele novamente com mais 43 litros de Etanol Aditivado. Seguem os resultados:

O Motor continua super-silencioso, porém, percebi que gradativamente no consumo deste primeiro tanque o carro foi ficando cada vez mais esperto, creio que pela ação dos aditivos deste combustível e pela ação da FMT (Friction Modification Technology), que pelo que li, possibilita ao motor maior entrega de potência em função da redução do atrito nos componentes. Outro ponto positivo desde o início, são as partidas iniciais do motor super-livres e rápidas, meu Vectrão já pegava bem, mas agora sinto ele girando mais leve na primeira partida. Hoje estava 14º C de manhã, e mesmo o motor sendo 2.0, girou bem livre e pegou rapidamente. Outra coisa que é importante relatar, é que depois de rodar 1.500 KM com o Óleo 100% Sintético Original GM DEXOS1 5w30, não tenho mais ouvido a "batida de metal" na primeira partida, aquela que geralmente acontece durantes alguns segundos até a lubrificação entrar em ação 100%, tenho dado este mérito ao Molibdênio da sua formulação.

Para concluir, o Etanol Aditivado da Shell deixou meu carro silencioso e agora mais esperto, potente, quando exijo potência no acelerador para uma ultrapassagem por exemplo, ele está respondendo justinho! Ah, estava esquecendo, a média de consumo do tanque, já incluindo trânsito pesado e engarrafamentos ficou em 7,4 Km/l, ou seja, antes do novo abastecimento de hoje rodei 320 KM com 43 litros de Etanol Aditivado.

Abraços!

Rods
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Re: Etanol Aditivado

por Rods » 05 Ago 2014, 10:25

Bom dia Amigos:

Segue mais uma atualização para o tópico, conforme prometido.

Estou no 6º tanque de Etanol Aditivado, e realmente ele é muito bom e eficiente, minha opinião não mudou... porém, estou perplexo com o nosso lindo País, Brasil - Um País de Todos... onde Todos são feito de Idiotas, e o pior, nós aceitamos isso!

Pois bem, após consumir o 2º tanque de Etanol Aditivado, abastecido em um posto de confiança no bairro, decidi completar o 3º tanque em um posto Shell aqui perto do trabalho. Qual a minha surpresa?? Paguei por Etanol Aditivado, na Bomba havia a identificação de Etanol Aditivado, mas colocaram no meu carro Etanol Comum!!! Como eu percebi isso?? Simples.. o Etanol Comum tem cheiro típico de cachaça, Alcool mesmo... já o Etanol Aditivado tem um cheiro diferente, semelhante ao da Gasolina quando queima e sai pelo escapamento, porém mais brando, menor irritativo. Outros detalhes, o carro voltou a ficar áspero, com respostas menos precisas e parecia meio amarrado... acho que além de ser Etanol Comum, tinha muito mais água do que o permitido. Enfim, me lasquei com esse 3º tanque e sofri até esvaziá-lo e fiquei chateado de ter que submeter o Vectrão a isso!

Bom, não sei quantos concordam, mas entrei no site da ANP e fiz uma denúncia deste posto.

Para tentar amenizar o sofrimento do Vectrão, fui no MercadoCar e comprei um frasco de Bardhal Flex, passei no posto Shell de confiança perto da minha casa, completei novamente com Etanol Aditivado e pedi para colocar o Bardahl Flex para dar uma limpada em qualquer porcaria que possa ter passado por minha câmara de combustão.

Fiz algumas viagens de em média 10-15 Km e cada vez que voltava passava no posto de confiança e completava o tanque com Etanol Aditivado de novo. O Vectrão voltou a ficar macio e com todos os benefícios do Etanol Aditivado original.

Então, neste final de semana, mudei de residência, fomos para um apartamento e tive que novamente abastecer em outro posto pela primeira vez, fui no Shell perto da nova casa, paguei R$ 2,09 pelo Etanol Aditivado (caríssimo!! no posto de confiança que tem o Etanol Original próximo da minha antiga residência custa R$ 1,95) e qual minha surpresa?? Colocaram Etanol Comum de novo!!! Porém, este é Etanol Comum "de qualidade", pois o motor ficou apenas muito áspero, o que revela a maior característica do Etanol Comum, muitas vibrações na marcha lenta em comparação à Gasolina e Etanol Aditivado.

CONCLUSÃO: Bom, o Etanol Aditivado ORIGINAL da Shell cumpre o que promete, isso eu tenho certeza, só temos um problema... nosso Brasil é o país da sacanagem!! Penso, se fazem isso com o Etanol, imagine o que não fazem com a Gasolina! Devem encher ela desse Águacool para render e ainda pagamos quase 3 reais por litro!

Enfim, entendi que vou ter abastecer neste meu posto de confiança enquanto ele permanecer idôneo (vai saber até quando), na impossibilidade abastecer lá porquê agora ficou longe, ou vou de Etanol Comum com Aditivo Bardahl, pois nesse caso não pagarei mais caro por combustível falso e terei certeza da minha aditivação manual ou então já coloco Gasolina logo, pelo menos o motor vai sofrer menos, a carbonização eu limpo depois.

Um abraço!

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