O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralTópico sobre consumo
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

1188 mensagens
Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Topico sobre consumo

por Ju_Bueno » 16 Mai 2013, 12:41

Rui Carvalho escreveu:Motor 1.6 gasolina de 95 octanas 100 cv - Estrada entre os 100 / 120 km - 6,5 l Cidade com transito médio - 7,3

Uma pergunta Rui: Essa média não é km/l, é? Estou achando que é aquela l/100km. Estou certo?
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Rui Carvalho
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 16 Mai 2013, 07:31
Nome Completo: Rui Carvalho
Cidade: Amadora
Estado: Exterior
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Tópico sobre consumo

por Rui Carvalho » 16 Mai 2013, 12:47

Correto :litros aos 100 km.

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Tópico sobre consumo

por Ricardo Crispim » 16 Mai 2013, 14:55

Rui Carvalho escreveu:Correto :litros aos 100 km.



Muito econômico...
Aqui no Brasil nós até temos a opção de colocar gasolina com 95 octanas, mas o valor cobrado é muito alto, não sei quanto custa a gasolina em Portugal, mas para você ter uma idéia daqui.

Gasolina comum ou aditivada com 87 octanas (a mais vendida) seria o equivalente a 1,13 Euros
Gasolina aditivada e com 95 octanas seria o equivalente 1, 40 Euros..

Então a grande maioria dos carros a gasolina dificilmente utilizam gasolina de 95 octanas...


Forte abraço!!!

Avatar do usuário
leonardocosta1
GL Member
GL Member
Mensagens: 76
Registrado em: 22 Abr 2013, 20:51
Nome Completo: leonardo costa
Cidade: Jacobina
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: Tópico sobre consumo

por leonardocosta1 » 18 Mai 2013, 18:11

e ai pessoal boa noite. hoje coloquei o tubaraão pra andar.
andei 220 km e gastei meio tanque de alcool. sempre 120 a 140 km/hr, ar condicionado direto.
o que vc acham? consumindo muito?

em outubro vou fazer uma viagem pra bahia. 1600 km. to pensando em ir na gasolina, pra nao ta parando toda hora p abastecer...
tinha um gol 1.0 e eu ia com ele p essa viagem. por isso da duvida.

Avatar do usuário
leonardocosta1
GL Member
GL Member
Mensagens: 76
Registrado em: 22 Abr 2013, 20:51
Nome Completo: leonardo costa
Cidade: Jacobina
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: Tópico sobre consumo

por leonardocosta1 » 18 Mai 2013, 18:52

alguem?

Avatar do usuário
Levinthal
GLS member
GLS member
Mensagens: 509
Registrado em: 12 Mai 2013, 12:52
Nome Completo: João Victor Levinthal
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Tópico sobre consumo

por Levinthal » 18 Mai 2013, 19:03

Assim... meio tanque é muito relativo, pois sabemos que a bomba não é tão precisa...

fazendo umas contas rápidas, 50% do tanque corresponde a 29 litros, logo isso daria um consumo de 7,5km/l.

Não é tão ruim mas também não é tão bom... acho que está na média.

Bote gasolina que vai render bem mais...

Abraços.
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

Avatar do usuário
leonardocosta1
GL Member
GL Member
Mensagens: 76
Registrado em: 22 Abr 2013, 20:51
Nome Completo: leonardo costa
Cidade: Jacobina
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: Tópico sobre consumo

por leonardocosta1 » 18 Mai 2013, 19:27

pois é vou fazer a troca.
alcool 2.05R$
gasolina 2.99 R$

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Tópico sobre consumo

por Pedro Josino » 18 Mai 2013, 23:11

leonardocosta1 escreveu:pois é vou fazer a troca.
alcool 2.05R$
gasolina 2.99 R$


Aqui a V Power sai a R$ 2,96, a comum a R$ 2,89 e o etanol a R$ 2,45.

Só tenho usado V Power mas de uns meses pra ca o consumo ta absurdo, tem algo errado com o carro e não sei o que é.

Avatar do usuário
Levinthal
GLS member
GLS member
Mensagens: 509
Registrado em: 12 Mai 2013, 12:52
Nome Completo: João Victor Levinthal
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Tópico sobre consumo

por Levinthal » 18 Mai 2013, 23:17

Pedro Josino escreveu:
leonardocosta1 escreveu:pois é vou fazer a troca.
alcool 2.05R$
gasolina 2.99 R$


Aqui a V Power sai a R$ 2,96, a comum a R$ 2,89 e o etanol a R$ 2,45.

Só tenho usado V Power mas de uns meses pra ca o consumo ta absurdo, tem algo errado com o carro e não sei o que é.


Uai o meu aumentou também (isso sem contar a adição dos 5% de álcool na gasolina). Tou é com medo já... preciso ver o que é também!

Quanto ta fazendo na cidade com a V Power?

Abraços.
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Tópico sobre consumo

por Pedro Josino » 18 Mai 2013, 23:31

Levinthal escreveu:
Pedro Josino escreveu:
leonardocosta1 escreveu:pois é vou fazer a troca.
alcool 2.05R$
gasolina 2.99 R$


Aqui a V Power sai a R$ 2,96, a comum a R$ 2,89 e o etanol a R$ 2,45.

Só tenho usado V Power mas de uns meses pra ca o consumo ta absurdo, tem algo errado com o carro e não sei o que é.


Uai o meu aumentou também (isso sem contar a adição dos 5% de álcool na gasolina). Tou é com medo já... preciso ver o que é também!

Quanto ta fazendo na cidade com a V Power?

Abraços.


Sempre tive médias de 7,5Km/L a 8,0Km/L dentro da cidade com ar ligado. Nosso trajeto inclui muitos sinais e trânsito lento com deslocamentos na maioria das vezes inferior a 5Km. Ultimamente tenho tido médias de 5Km/L nas mesmas condições. Nas mesmas condições e abastecendo no mesmo posto, o Gol G5 1.6 tem médias entre 9Km/L e 10Km/L.

Na estrada é uma maravilha. Rodei poucas vezes mas a pior média registrada foi 11,5Km/L e a melhor foi incríveis 15Km/L. Ambos com ar condicionado, sem trânsito, mudando apenas a velocidade, variando entre 80Km/h e 140Km/h.

Já fiz aquela revisão de velas, cabos de vela, filtro de ar, filtro de combustível, limpeza dos bicos e tbi. Melhorou bastante o rendimento mas o consumo se mantém o mesmo.

Avatar do usuário
Levinthal
GLS member
GLS member
Mensagens: 509
Registrado em: 12 Mai 2013, 12:52
Nome Completo: João Victor Levinthal
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Tópico sobre consumo

por Levinthal » 18 Mai 2013, 23:44

Pedro Josino escreveu:
Sempre tive médias de 7,5Km/L a 8,0Km/L dentro da cidade com ar ligado. Nosso trajeto inclui muitos sinais e trânsito lento com deslocamentos na maioria das vezes inferior a 5Km. Ultimamente tenho tido médias de 5Km/L nas mesmas condições. Nas mesmas condições e abastecendo no mesmo posto, o Gol G5 1.6 tem médias entre 9Km/L e 10Km/L.

Na estrada é uma maravilha. Rodei poucas vezes mas a pior média registrada foi 11,5Km/L e a melhor foi incríveis 15Km/L. Ambos com ar condicionado, sem trânsito, mudando apenas a velocidade, variando entre 80Km/h e 140Km/h.

Já fiz aquela revisão de velas, cabos de vela, filtro de ar, filtro de combustível, limpeza dos bicos e tbi. Melhorou bastante o rendimento mas o consumo se mantém o mesmo.


Pois é, apesar do meu ser automático e ser o elegance, sempre tive médias de 8.5km/l +- (100% cidade + 100% AC), mas de um mês pra cá foi pra 7,5km/l. Fiz a revisão dos 25k agora, vamos ver se muda...
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

MarceloOliveira

Re: Tópico sobre consumo

por MarceloOliveira » 19 Mai 2013, 06:35

Galera, tenho usado só v power aqui e sampa, não tenho tido problema com consumo, porém no meu outro carro, depois de 2 anos o computador de bordo mostra um consumo absurdo.

Acredito que seja uma limpeza de bicos, ou algum outro detalhe. Vou mandar dar uma geral, limpar bicos, tbi e por aí vai, vamos ver se melhora.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Consumo vectra elegance

por Arquiteto » 19 Mai 2013, 06:59

uni o topico com um mais antigo ja existente sobre o mesmo assunto,

no fim acabou que o assunto deixou de ser especifico do vectra elegance

uma vez que estavam sendo postado opinioes de varios modelos como no topico anterior


em tempo ja pedi ao Rohde editar o nome do topico para "topico sobre consumo"

que é o mais antigo ...minhas ferramentas não resolvem este caso
...

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Tópico sobre consumo

por Pedro Josino » 19 Mai 2013, 15:32

Levinthal escreveu:
Pedro Josino escreveu:
Sempre tive médias de 7,5Km/L a 8,0Km/L dentro da cidade com ar ligado. Nosso trajeto inclui muitos sinais e trânsito lento com deslocamentos na maioria das vezes inferior a 5Km. Ultimamente tenho tido médias de 5Km/L nas mesmas condições. Nas mesmas condições e abastecendo no mesmo posto, o Gol G5 1.6 tem médias entre 9Km/L e 10Km/L.

Na estrada é uma maravilha. Rodei poucas vezes mas a pior média registrada foi 11,5Km/L e a melhor foi incríveis 15Km/L. Ambos com ar condicionado, sem trânsito, mudando apenas a velocidade, variando entre 80Km/h e 140Km/h.

Já fiz aquela revisão de velas, cabos de vela, filtro de ar, filtro de combustível, limpeza dos bicos e tbi. Melhorou bastante o rendimento mas o consumo se mantém o mesmo.


Pois é, apesar do meu ser automático e ser o elegance, sempre tive médias de 8.5km/l +- (100% cidade + 100% AC), mas de um mês pra cá foi pra 7,5km/l. Fiz a revisão dos 25k agora, vamos ver se muda...


O meu é o motor anterior ao seu, 121cv na gasolina e 128cv no etanol, porém não cinto esses 7cv a mais quando abastecido no etanol. Já o consumo piora ainda mais.

Cheguei a imaginar que o motor estivesse em modo de emergência e entendendo que o carro estava no etanol, mas quando foi passado o scanner na concessionária eles não identificaram nada de errado.

O que eu acho estranho é que o carro passou de razoaveis 8.0Km/L para 5.0Km/L e não acusa erro em nenhum sensor ou atuador, não teve nenhuma peça trocada, o combustível é sempre do mesmo posto (cheguei a abastecer em outros dois postos para testar e em um deles o consumo foi ainda pior) e eu não sei o que fazer.

A única anomalia que tenho notado no funcionamento do carro é a temperatura do motor que o marcador do painel não funciona, apesar de no scanner marcar correto. Tenho receio de que o sensor esteja informando errado ao módulo, também há essa possibilidade.

Já fui em umas dez oficinas diferentes e ninguém disse absolutamente nada, todos disseram que esse carro bebe mesmo e que a temperatura está correta. Argumento que o carro é meu desde zero quilometro e sempre eu levo para fazer as manutenções e antes eu tinha um consumo beeeem melhor e a temperatura marcava normal.

Vou substituir no início do mês a válvula termostática, o sensor de temperatura e pretendo fazer a limpeza do sistema de arrefecimento. Se não resolver vou pedir para reforçar os pontos de aterramento originais. Se não resolver vou juntar dinheiro e mandar pra High Torque, pelo menos lá eles resolvem.

Avatar do usuário
leonardocosta1
GL Member
GL Member
Mensagens: 76
Registrado em: 22 Abr 2013, 20:51
Nome Completo: leonardo costa
Cidade: Jacobina
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: Consumo vectra elegance

por leonardocosta1 » 19 Mai 2013, 19:43

fez hoje a media novamente na cidade, 100% ac ligado.usando alcool. alternando entre 4.4km/l e 5.8 km/l.

o meu problema é que eu nao consigo andar no vectra de boa, de 100 ou 120 km/hr. parece q o carro nem anda, rotação lá em baixo hehe.

Avatar do usuário
Levinthal
GLS member
GLS member
Mensagens: 509
Registrado em: 12 Mai 2013, 12:52
Nome Completo: João Victor Levinthal
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Tópico sobre consumo

por Levinthal » 19 Mai 2013, 20:14

Pedro Josino escreveu:O meu é o motor anterior ao seu, 121cv na gasolina e 128cv no etanol, porém não cinto esses 7cv a mais quando abastecido no etanol. Já o consumo piora ainda mais.

Cheguei a imaginar que o motor estivesse em modo de emergência e entendendo que o carro estava no etanol, mas quando foi passado o scanner na concessionária eles não identificaram nada de errado.

O que eu acho estranho é que o carro passou de razoaveis 8.0Km/L para 5.0Km/L e não acusa erro em nenhum sensor ou atuador, não teve nenhuma peça trocada, o combustível é sempre do mesmo posto (cheguei a abastecer em outros dois postos para testar e em um deles o consumo foi ainda pior) e eu não sei o que fazer.

A única anomalia que tenho notado no funcionamento do carro é a temperatura do motor que o marcador do painel não funciona, apesar de no scanner marcar correto. Tenho receio de que o sensor esteja informando errado ao módulo, também há essa possibilidade.

Já fui em umas dez oficinas diferentes e ninguém disse absolutamente nada, todos disseram que esse carro bebe mesmo e que a temperatura está correta. Argumento que o carro é meu desde zero quilometro e sempre eu levo para fazer as manutenções e antes eu tinha um consumo beeeem melhor e a temperatura marcava normal.

Vou substituir no início do mês a válvula termostática, o sensor de temperatura e pretendo fazer a limpeza do sistema de arrefecimento. Se não resolver vou pedir para reforçar os pontos de aterramento originais. Se não resolver vou juntar dinheiro e mandar pra High Torque, pelo menos lá eles resolvem.


Não sei se o assunto foge do tópico, mas se fugir por favor advertam. :wink:

Pedro, eu vi no nosso fórum antigo uma forma "caseira" de resetar a "memória" do carro acerca de qual combustível está sendo utilizado.

Não lembro direito, vou pesquisar, mas pelo o que o pessoal comentou, parece que funciona mesmo! Se achar posto aqui, abraços!

PS: aqui eu sinto bastante diferença na potência/torque quando mudo de 100% gasolina pra 100% álcool.

Abraços.
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Tópico sobre consumo

por Pedro Josino » 19 Mai 2013, 21:50

Levinthal escreveu:Não sei se o assunto foge do tópico, mas se fugir por favor advertam. :wink:

Pedro, eu vi no nosso fórum antigo uma forma "caseira" de resetar a "memória" do carro acerca de qual combustível está sendo utilizado.

Não lembro direito, vou pesquisar, mas pelo o que o pessoal comentou, parece que funciona mesmo! Se achar posto aqui, abraços!

PS: aqui eu sinto bastante diferença na potência/torque quando mudo de 100% gasolina pra 100% álcool.

Abraços.


Uma vez li um camarada recomendando encostar o polo positivo da bateria com o negativo mas esse eu não tenho coragem.

Prefiro em vez de arriscar a minha central, comprar um scanner rsrs

Abraço

MTulioG
GL Member
GL Member
Mensagens: 114
Registrado em: 04 Mai 2013, 00:25
Nome Completo: Marco Túlio Gomes
Cidade: Florestal
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Tópico sobre consumo

por MTulioG » 20 Mai 2013, 13:52

Pessoal tenho um Milenium 2001 2.2 8V e não consigo mais que 11km/l na estrada sem ar e não passando de 110km/l.
Mais ou menos to conseguindo fazer uns 470km com 1 tanque até chegar a ultima marca branca, acho que 10l.
Não sei se estou fazendo a média certa...
Se passar abastecer com Shel V-Power tem perigo do carro dar problemas? Não tenho o costume de utilizar aditivada, na verdade utilizei somente umas 3 vezes em 4 anos mais ou menos;.
Vectra 2.2 8v Milenium 2001 Prata
Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Tópico sobre consumo

por Pedro Josino » 20 Mai 2013, 15:36

MTulioG escreveu:Pessoal tenho um Milenium 2001 2.2 8V e não consigo mais que 11km/l na estrada sem ar e não passando de 110km/l.
Mais ou menos to conseguindo fazer uns 470km com 1 tanque até chegar a ultima marca branca, acho que 10l.
Não sei se estou fazendo a média certa...
Se passar abastecer com Shel V-Power tem perigo do carro dar problemas? Não tenho o costume de utilizar aditivada, na verdade utilizei somente umas 3 vezes em 4 anos mais ou menos;.


Nunca aconteceu comigo pois só utilizo aditivada mas dizem que quem só utiliza comum e passa a usar aditivada pode ter problemas de entupimento de bico injetor e filtro de combustível pois os aditivos de limpeza que existe na gasolina aditivada vão limpar o sistema de injeção e soltar as sujeiras que possam estar contidas no sistema, causando assim esse entupimento.

Se realmente é dessa forma eu não posso te dizer com certeza.

Alguns recomendam ir migrando aos poucos, adicionando a aditivada junto a comum e ir aumentando a proporção até ficar totalmente aditivado.

Só não sei se o consumo realmente melhoraria. No Vectra daqui quando deixei de usar a Supra da BR e passei a usar a V Power da Shell melhorou coisa de 20Km em um tanque.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Tópico sobre consumo

por Arquiteto » 20 Mai 2013, 15:43

MTulioG escreveu:Pessoal tenho um Milenium 2001 2.2 8V e não consigo mais que 11km/l na estrada sem ar e não passando de 110km/l.
Mais ou menos to conseguindo fazer uns 470km com 1 tanque até chegar a ultima marca branca, acho que 10l.
Não sei se estou fazendo a média certa...
Se passar abastecer com Shel V-Power tem perigo do carro dar problemas? Não tenho o costume de utilizar aditivada, na verdade utilizei somente umas 3 vezes em 4 anos mais ou menos;.



tulio pra vc fazer a media proceda assim

encha o tanque do carro anote a km, de preferencia no mesmo horario, posto e bomba ...

mande parar no 1º desarme e não complete mais ...


rode com o carro ate a ultima marca que vc citou ...

abasteça da mesma maneira que a 1ª vez (horario, posto e bomba)

divida a diferença de km obtida pelo nº de litros da bomba ...esta e a sua media

1188 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 177 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 24 Abr 2024, 09:40