O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralTópico sobre consumo
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

1188 mensagens
danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Tópico sobre consumo

por danrmp » 11 Dez 2020, 09:08

O problema do GNV + AT é o cálculo da carga do motor. Como a ECU fica alheia ao que está acontecendo com o motor durante a operação com GNV, ela acaba informando erroneamente para o câmbio e este pode usar uma pressão menor de trabalho.

Isso com o tempo vai gerando patinação interna no cêmbio.

Não sei se isso ocorre em motor baseado em MAP, mas nos que são MAF (ex. Omega 4.1) isso é certeiro.

Sergin_jrr
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 08 Set 2020, 18:45
Nome Completo: sergio mauricio bento junior
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Tópico sobre consumo

por Sergin_jrr » 12 Dez 2020, 16:30

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje O problema do GNV + AT é o cálculo da carga do motor. Como a ECU fica alheia ao que está acontecendo com o motor durante a operação com GNV, ela acaba informando erroneamente para o câmbio e este pode usar uma pressão menor de trabalho.

Isso com o tempo vai gerando patinação interna no cêmbio.

Não sei se isso ocorre em motor baseado em MAP, mas nos que são MAF (ex. Omega 4.1) isso é certeiro.

Entendi ...alguém sabe responder a respeito ?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tópico sobre consumo

por chirola » 12 Dez 2020, 20:24

O problema do GNV + AT é o cálculo da carga do motor. Como a ECU fica alheia ao que está acontecendo com o motor durante a operação com GNV, ela acaba informando erroneamente para o câmbio e este pode usar uma pressão menor de trabalho.

iso foi solucionado com os equipos de quinta geracao o gnv trabalha em conjunto com a ecu do carro .
a leitura dos sensores originais nao e alterada .

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Tópico sobre consumo

por danrmp » 13 Dez 2020, 23:01

Pelo que li, GNV de 5ª geração possui ECU própria e continua emulando a presença dos bicos de combustível líquido para a ECU original. Portanto ao meu ver continua sendo um sistema inadequado... Mas tem gente que acha que vale a pena o risco..

Renan Perez
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 09 Nov 2020, 21:52
Nome Completo: Renan Augusto Perez
Cidade: Várzea Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tópico sobre consumo

por Renan Perez » 13 Ago 2021, 21:49

Boa noite pessoal o meu vectra 2.0 8V 97 faz entre 7km/ e 7,5km/l na cidade sem AC. E na rodovia com AC fica entre 9,5km/l e 10,3km/l. O que voces acham são numeros bons??? Outra dúvida meu carro tem esse tal cut off?

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Tópico sobre consumo

por Júnior Borges » 14 Ago 2021, 09:55

Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje
Geral ⇒ Tópico sobre consumo

Cut off é quando você está na pista e tira o pé do acelerador mantendo ele engrenado, assim fecha a passagem de combustível, economizando. Quanto a média, creio que esteja dentro sim, mas meu 2.2 16v faz uma média de 11, em trecho misto e na pista livre média de 13 a 13.5 km/l. E u acho que um 8v devia fazer pelo menos uns 9,5 na cidade e uns 12 a 13 na pista.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tópico sobre consumo

por Almeidão » 14 Ago 2021, 21:02

Na cidade é muito, pelo menos na minha fica entre 7 a 8. Em rodovias depende de que tipo de rodovia, aqui média de 11 a 11,5 pista de duplo sentido e litoral sem subidas fortes, além da rodovia tem ainda o condutor, e quando se conhece a rodovia melhor ainda e estou falando em média de 100 a 110 por hora. Um exemplo de longe se vê que naquela próxima curva chegarei junto com um caminhão, vou frear, vou arrancar etc, mas eu sei que se eu esperar lodo depois da curva eu contarei este caminhão com facilidade, neste caso doso pé e com certeza irei economizar um pouco mais sem perder o tempo e sem correr risco, lembro também que ao pisar fundo, frear antes da curva, arrancar outra vez só vou gastar freio e pneus ao frear, e vou gastar gasolina e dois pneus ao arrancar. Resumo, a economia depende muito do motorista também.

Agora tem outra coisa muito importante, se não colocar um tanque fora do carro com uma quantidade de gasolina para fazer o teste, jamais saberemos 100% sobre o consumo, sem contar que muitas vezes alguns carros param com 1/4 de gasolina no mostrador e no outro dia está abaixo disto e tem ao contrário também. Na época do carburador eu fazia fácil estes testes, mas com a injeção dá um trabalhão danado.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Tópico sobre consumo

por Ju_Bueno » 16 Ago 2021, 07:40

Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal o meu vectra 2.0 8V 97 faz entre 7km/ e 7,5km/l na cidade sem AC. E na rodovia com AC fica entre 9,5km/l e 10,3km/l. O que voces acham são numeros bons???

Dependendo do tipo da topografia onde vc anda, a média urbana pode estar normal - embora não sejam raros relatos de médias de 8 - 8,5 km/l. Já a de rodovia está bem baixa. Creio que numa tocada civilizada, um 2.0 8v deveria fazer pelo menos uns 13 km/l. Pergunta: é na gasolina, né?
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tópico sobre consumo

por Almeidão » 16 Ago 2021, 12:03

Tem alguns donos de Vectra que vão morrer de rir quando ler isto do Ju_Bueno. Mas eu estou de acordo com ele, e lembro que tocada civilizada em rodovias não muda muito sendo, com ou não ar lidado e lógico muda muito na cidade. Eu mesmo vinha lutando há uns 60 dias com um problema que com certeza 90% iria achar normal e por fim acertei quando cheguei no bico injetor e já escrevi sobre isto ai pra trás, mas é isto que quero dizer dos caras que riem do assunto economia em um Vectra, mas quando se fala em um sensor de rotação, sonda lambda, velas, cabos de velas, limpeza TB, etc. A resposta é: Graças a Deus, nunca precissei trocar estas peças kakakakakakakaka
Imagem

Renan Perez
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 09 Nov 2020, 21:52
Nome Completo: Renan Augusto Perez
Cidade: Várzea Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tópico sobre consumo

por Renan Perez » 17 Ago 2021, 21:27

Ju_Bueno não vou mentir não sempre abasteço 70 pratas de gasolina aditivada e completo com alcool aditivado que tem no posto sheel, percebo que o carro puxa mais quando piso mais forte. Talvez o consumo alto em rodovia seja por isso.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Tópico sobre consumo

por Ju_Bueno » 18 Ago 2021, 07:50

Ah sim!!! Então acho que nem precisa esperar médias melhores.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tópico sobre consumo

por Almeidão » 18 Ago 2021, 09:54

Realmente com alcool ele vai beber um pouco mais, e só lembrando que quando se coloca gasolina ali já tem 25% de alcool. Outra coisa, o álcool misturado na gasolina é o anídro, quase zero de agua e os vendidos nos postos é um pouco diferente ele é hidratado com até 5% algua, se esta quantidade estiver elevada devido a um posto picareta, ao misturar a gasolina esta agua pode ir para o fundo e atrapalhar um pouco o funcionamento. Mas se tudo estiver bem, não haverá problemas a não ser um consumo um pouco mais elevado.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tópico sobre consumo

por chirola » 18 Ago 2021, 13:01

o consumo é normal abastece com alchool consome o mesmo que um carro a alchool nao vejo que este fora da realidade de consumo de um carro a alchool dos anos 90 , alias esta bom a santana ou do monza a alchool 2.0 tinha consumo muito similar ,
so para ser chato se vai rodar no alchool coloca velas indicadas para o etanol e é so curtir .

Denilson Leite
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Ago 2021, 15:42
Nome Completo: Denilson Leite
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Tópico sobre consumo

por Denilson Leite » 19 Ago 2021, 15:55

Aqui na cidade de São Paulo meu Vectra 2.0 2011 automático faz 6 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol, sem ar condicionado ligado. Mesmo consumo de um Fox 2013 1.0 que eu tinha antes do Vectra.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tópico sobre consumo

por Almeidão » 19 Ago 2021, 18:56

chirola escreveu:Fuente del Mensaje o consumo é normal abastece com alchool consome o mesmo que um carro a alchool nao vejo que este fora da realidade de consumo de um carro a alchool dos anos 90 , alias esta bom a santana ou do monza a alchool 2.0 tinha consumo muito similar ,
so para ser chato se vai rodar no alchool coloca velas indicadas para o etanol e é so curtir .


Não é não Chirola, a taxa de compressão de um carro a álcool é maior que um a gasolina, por este motivo para suprir a quantidade de ar aspirado, a injeção injeta mais combustível. Um exemplo se você pegar um carro genuíno a álcool e colocar gasolina nele, ele superaquece e queima a junta e se fizer o inverso em um carro a gasolina do passado desta mesma época e colocar álcool, ele ficará bem ruim principalmente quando frio. Com o passar do tempo, a injeção faz isto pra gente, quando no álcool ela manda abrir os bicos, e respeitando a taxa de compressão do carro a gasolina com certeza precisará mais álcool. Eu testei meu carro com álcool por 90 dias e considerando o preço do álcool aqui, ficou inviável um exemplo se eu gastasse 100 reais na época para andar 300 km com gasolina, eu teria que gastar 120 reais com o álcool no mesmo percurso. Resumo geral um carro a gasolina se pode colocar álcool, mas em um carro a álcool não se pode colocar gasolina sem sofrer umas consequências desagradável.
Detalhe não estamos comentando de Carro Flex.

E tem uns loucos comentando em misturar óleo diesel, kakakkak
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tópico sobre consumo

por chirola » 20 Ago 2021, 13:16

nao sei a taxa de compreçao dos 8v , no caso dos 16v e mais alta mesmo sendo gasolina no 2.0 16v a taxa original é de 10,8:1 no caoso de carros mais velhos que ja tem alguma pleina no cabeçote fica pelos 11:1 que era a mesma taxa de compreçao utilizada no motor VW flex .
mesmo asim eu nao colocaria achool.

RobertColeman
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Ago 2021, 07:00
Nome Completo: Robert Coleman
Cidade: Jataí
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003
Idade: 31

Tópico sobre consumo

por RobertColeman » 21 Ago 2021, 07:03

Obrigado pela informação. A economia nas condições modernas às vezes é muito cruel com as pessoas comuns. A injustiça econômica e o desemprego estão aumentando. Você pode ler mais detalhes no site https://carnavalderedacao.com.br/tema/pobreza/ Parece-me que o desemprego é um problema muito importante que precisamos conversar e, principalmente, resolver.
Editado pela última vez por RobertColeman em 30 Ago 2021, 07:22, em um total de 1 vez.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tópico sobre consumo

por Almeidão » 21 Ago 2021, 18:00

Nem eu usaria. Veja Chirola a taxa de compressão do Monza 2.0 - 9,2:1 (gas)/12,0:1 (álc). É muita coisa quando álcool, era colocar gasolina e não andava 10 km e já tinha junta queimada. Com certeza neste caso com uma injeção multipont acho que eu me atreveria ter um carro a álcool, mas carburado não dá apesar que tive um Monza álcool carburado e era muito bom, mas onde moro o dia muito frio não passa de 18 graus e isto em uma raridade de uma semana por ano. Para vender o danado tive que colocar um motor a gasolina que tinha um consumo em valores na época maior que do álcool mesmo sendo carburado. Mas usar álcool no Vectra 2.0 gasolina é jogar dinheiro fora por todos os lados.
Imagem

Silviolima
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 25 Ago 2018, 20:30
Nome Completo: Silvio lucas de lima
Cidade: Maracai
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001
Idade: 31

Vectra B consumo alto

por Silviolima » 12 Set 2021, 17:21

Olá amigos vectreiros, meu vectra esta fazendo por volta de 5,5 a 6 km/l na cidade, revisei muita coisa é uma delas que notei alteração é a valvula do canister, com motor funcionando nao ouço ela pulsando, fiz teste nela fora do motor e esta ok. Existe um rele ou fusivel pra ela acionar? Para que eu possa testar, ou ela só aciona em alta rotaçao.
Abrçss.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra B consumo alto

por Almeidão » 13 Set 2021, 00:37

Ela é acionada esporadicamente e dificilmente se nota isto. Mas te digo que se não alterou marcha lenta, ela dificilmente será a culpada do alto consumo.
Imagem

1188 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 140 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 28 Mar 2024, 06:06