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GeralVectra C - Diferenças na troca de 2.0 para Elite 2.4
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

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Joelson
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Vectra C - Diferenças na troca de 2.0 para Elite 2.4

por Joelson » 11 Ago 2014, 23:08

Pessoal, Acabei de vender meu Vectra expression. 2.0 Aut 2011 com 65.000 Km e agora adquiri um Elite 2.4 16V 2006 88.000 Km.
Aqui vão algumas diferenças que tenho percebido para colaborar em futuras escolhas:

a - Motor: 2.4 é show, Nada se compara a andar a 160 km/hora sobrando motor, tendo que segurara o pé :6:
Consumo: Em viajem o Elite Fez média melhor com Gasolina, surpreendeu: Rodo 1900 Km ida e volta de SC e geralmente o 2.0 fazia 11,7 com ar e pé no fundo. O Elite fez 11,5 e com velocidade média superior rsrs. Indo para Campinas fez 13,5 andando de boa :38: Nem acreditei mas repeti 13,3. Álcool não testei em viagem.
Cidade:(Marginal e Osasco horário de pico) GAsolina: Expression 7,5 a 8. Elite 6,0
Álcool: Expression 5,5 a 6,5 Elite 5,0
Custo benefício do 2.4 está superior, uma vez que diferença de motor é gritante.
b - Conforto: Nem se fala, Bancos em couro (de verdade), contole de som volante, disqueteira 6 CDs, toca fita (rsrsr), sensor de chuva, vidros escamoteáveis, ABS+EBD,controle altura farol ....o meu Elite tem aro 16 original, rodar muito macio. A suspensão do Elite é diferente? Parece ser mais macia.
c - Chave Seta: ambos com mesmo problema de as vezes não voltar
d - Ruído Interno: Percebi que o som do motor entra mais na cabine do Elite, o isolamento deve ser diferente. Além disso o motor 16V é mais barulhento, ouve-se o barulho acho que das válvulas.
e - Direção: Igual, apenas o Elite fazendo uns ruídos na barra de direção ao esterçar parado??
f - Freio: ABS fazia falta no Vectra expression, arrastava facilmente os pneus. No Elite nem querendo não consegue com o EBD.
g - Câmbio: No Expression 2011 mal sentia engatar e desengatar neutral control. Neste Elite da um tranco ao sair do semáforo e o carro volta um pouco em ladeiras, além de demorar mais para soltar quando para-se no farol. Acredito ser programação diferente entre os anos, pois troquei o óleo e nada de mudar e com 88.000 não deve ser problema no câmbio pois as trocas estão macias. Costuma dar tranco nos 2.4 16V?
Já no Elite não sinto o bloqueio do conversor de torque que ficava evidente no Expression.
h - Preço: Paguei 37.000 no expression em 2012 e agora paguei 22.000 no Elite (a vista e claro que tinha coisa para fazer: rodas riscadas e amassadas, MID com falhas, para-choque desalinhado e com encostadinha, vazamento de óleo (qual Vectra nunca teve) e agua, barra axial, ponteira e falha na marcha lenta, facilmente corrigidos, menos o marcador de combustível que marca errado e agora parou e que vou verificar) mas com certeza o Elite C 2.4 16V é o melhor custo-benefício do mercado.
Gerais: ambos trocado miolo da chave (garantia), ambos trocado ponteira de direção, ambos com falha na seta, falta amortecedor capô no Elite, câmbio casa melhor com motor 2.4 16V...
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Thiago Menezes
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Re: Vectra C - Diferenças na troca de 2.0 para Elite 2.4

por Thiago Menezes » 11 Ago 2014, 23:28

Joelson

Primeiramente parabéns pela aquisição do Elite 2.4 16v, pagou um valor bem abaixo de mercado!

Tem fotos da nave? Você pode está criando uma garagem na sessão ''Carros dos membros'' lá relatar o dia a dia do seu carro com atualizações com ups e etc para que o pessoal possa acompanhar de perto a evolução do Vecão.

Sobre o carro sou suspeito a falar, mas sinceramente esse consumo seu está bem fora do normal não vi até hoje nenhum Elite 2.4 16v fazendo essa média, no meu caso com a mecânica em dia com velocidades entre 100 e 120 a minha média ficou em 11,5 a 12 km/l.

Sobre seu questionamento dos ''trancos'' o meu Elite não ocorre isso, as trocas são suaves (claro a primeira é perceptível a troca), na saída do semáforo se não esperar o carro engatar vai dar tranco mesmo, digo isso também para ladeiras.

Para ladeiras eu adoto um esqueminha (coisa minha) mas que ajuda muitas vezes: Se você for chegando ao ponto de parada da ladeira bem devagar quase parando o carro controlando o freio sem para-lo bruscamente vai chegar o momento que ele vai parar engatado, você pode tirar o pé do freio e do acelerador que ele fica paradinho, daí na hora de sair pode pisar legal que ele sai rapidamente, na verdade ele fica engatado como se você controlasse a embreagem e o acelerador na ladeira entende? Mas é normal ele voltar mesmo, qualquer carro automático vai voltar, pois quando você para o carro vai para o neutro, dai tirando o pé do freio ele vai demorar um pouquinho para engatar mesmo, deixe-o voltar nada de pisar se não vai sentir um tranco muito forte e isso é prejudicial ao câmbio.

Faça a dica que eu disse acima ou deixe ele descer para sair.

Abraços.
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Re: Vectra C - Diferenças na troca de 2.0 para Elite 2.4

por abineh » 12 Ago 2014, 08:33

Pra nao ter problema de descer na ladeira eu fazia uma jogadinha...
Qdo parava em ladeira eu segurava o Elite no freio e jogava pro neutro. Na hora de sair, jogava pro D e esperava sentir o carro engatando... dai era so soltar o freio e ir embora sem voltar 1mm pra tras.

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Re: Vectra C - Diferenças na troca de 2.0 para Elite 2.4

por Thiago Menezes » 12 Ago 2014, 09:10

abineh escreveu:Pra nao ter problema de descer na ladeira eu fazia uma jogadinha...
Qdo parava em ladeira eu segurava o Elite no freio e jogava pro neutro. Na hora de sair, jogava pro D e esperava sentir o carro engatando... dai era so soltar o freio e ir embora sem voltar 1mm pra tras.


Boa também Abineh :88:
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Re: Vectra C - Diferenças na troca de 2.0 para Elite 2.4

por Joelson » 12 Ago 2014, 20:27

abineh escreveu:Pra nao ter problema de descer na ladeira eu fazia uma jogadinha...
Qdo parava em ladeira eu segurava o Elite no freio e jogava pro neutro. Na hora de sair, jogava pro D e esperava sentir o carro engatando... dai era so soltar o freio e ir embora sem voltar 1mm pra tras.



Vou adotar esta estratégia..
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Re: Vectra C - Diferenças na troca de 2.0 para Elite 2.4

por Joelson » 12 Ago 2014, 20:49

Boa Thiago, vou criar uma garagem.

Esta média também me surpreendeu, inclusive repeti conforme citei, mas só porque o trecho é praticamente só reta. Para Curitiba faz média 11,5 mas não deixo de pisar muito.

Quanto aos trancos na saída, foi amenizado com limpeza de bico, pois ficava falhando no neutro :102: Mas me parece que o consumo está aumentando :47:
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Re: Vectra C - Diferenças na troca de 2.0 para Elite 2.4

por Joelson » 14 Ago 2014, 22:02

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Re: Vectra C - Diferenças na troca de 2.0 para Elite 2.4

por Last_Warrior » 16 Ago 2014, 10:38

Show essa comparação, é o que sempre digo...

Motor 16v pra quem anda mais na rodovia, ou tem o pé pesado. Mas não é a melhor opção pra quem anda muito em cidade com trânsito travado e baixa velocidade, nessa situação o 16v acaba gastando bem mais... Em compensação na rodovia, o 16v tem o consumo melhor, se não ficar com pé no fundo o tempo todo, lógico.

Já o 8v automático pra quem não se importa tanto com o desempenho mas quer pagar menos nas manutenções.

Sobre o consumo, vai muito do estilo de dirigir, as vezes vc pode dirigir rápido sem gastar muita gasolina...

Sobre a suspensão, pensei que fosse exatamente igual, vou pesquisar sobre o assunto. Meu padrasto teve um 2.0 automático 2007 com rodas 16pol e a única reclamação dele era a suspensão meio dura.
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Re: Vectra C - Diferenças na troca de 2.0 para Elite 2.4

por Rods » 20 Ago 2014, 08:18

Joelson: Primeiramente parabéns pela nova máquina... gostaria de saber, onde e como você fez as manutenções que citou... principalmente o MID falhando, barras axiais e ponteiras (você quis dizer os terminais de direção?) e também como corrigiu a marcha lenta. Tenho um Elegance 2007 2.0 8v que a oscilação da marcha-lenta tá enchendo o saco... quando estou parado no farol por exemplo, não fica aquela coisa macia.

Abraços!

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Re: Vectra C - Diferenças na troca de 2.0 para Elite 2.4

por Alcir Andreoni » 20 Ago 2014, 08:22

Rods escreveu:Joelson: Primeiramente parabéns pela nova máquina... gostaria de saber, onde e como você fez as manutenções que citou... principalmente o MID falhando, barras axiais e ponteiras (você quis dizer os terminais de direção?) e também como corrigiu a marcha lenta. Tenho um Elegance 2007 2.0 8v que a oscilação da marcha-lenta tá enchendo o saco... quando estou parado no farol por exemplo, não fica aquela coisa macia.

Abraços!

Rods, não sei se te perguntei, mas vou perguntar de novo! :38:

Você verificou se as velas do seu carro são as corretas?

No meu Elegance aconteceu o mesmo e eram as velas!
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Re: Vectra C - Diferenças na troca de 2.0 para Elite 2.4

por Rods » 21 Ago 2014, 10:47

Boa Tarde Alcirzão.

Então rapaiz, troquei as velas exatamente no dia 31/05/14, ou seja, a quase 3 meses... no momento da instalação vi que o mecânico colocou as BPR6EY-D, e na ocasião até perguntei o porquê da sigla -D, já que o manual do meu Vectrão especifica BPR6EY... ele disse que a sigla D era para os automóveis Bi-combustível, na hora falei beleza. Para me certificar consultei o manual da NGK em http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo ... 2-2013.pdf e vi que para o Vectra a sigla BPR6EY-D procede na vela NGK Green para veículos Bi-Combustível e como tem uma barra que separa um código do outro, entendi que a BPR6EY somente é mais indicada para veículos com GNV.

Conclusão: Eu acho que tá certo, considerando que meu Vectrão é um Elegance 2006/2007 2.0 8V com 128cv.

Qual vela você usava no seu? Será que se eu trocar as velas melhora?

Abraço!

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Re: Vectra C - Diferenças na troca de 2.0 para Elite 2.4

por Alcir Andreoni » 21 Ago 2014, 13:50

Rods escreveu:Boa Tarde Alcirzão.

Então rapaiz, troquei as velas exatamente no dia 31/05/14, ou seja, a quase 3 meses... no momento da instalação vi que o mecânico colocou as BPR6EY-D, e na ocasião até perguntei o porquê da sigla -D, já que o manual do meu Vectrão especifica BPR6EY... ele disse que a sigla D era para os automóveis Bi-combustível, na hora falei beleza. Para me certificar consultei o manual da NGK em http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo ... 2-2013.pdf e vi que para o Vectra a sigla BPR6EY-D procede na vela NGK Green para veículos Bi-Combustível e como tem uma barra que separa um código do outro, entendi que a BPR6EY somente é mais indicada para veículos com GNV.

Conclusão: Eu acho que tá certo, considerando que meu Vectrão é um Elegance 2006/2007 2.0 8V com 128cv.

Qual vela você usava no seu? Será que se eu trocar as velas melhora?

Abraço!

Na verdade o mecânico colocou as velas do seu carro no meu (140cv). Até que funciona, mas a lenta fica irregular.

Você chegou a tirar as velas para ver se são realmente as certas?

Verificou a abertura do eletrodo?
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Re: Vectra C - Diferenças na troca de 2.0 para Elite 2.4

por Last_Warrior » 21 Ago 2014, 16:44

Nos motores 2.0 de 127cv a vela é essa mesma, a NGK BPR6EY. No de 140cv acredito que não deva mudar, já que a taxa do motor é a mesma...

O pessoal tava reclamando do material ruim das velas NGK e, de fato, elas estavam enferrujando ou oxidando muito principalmente com uso de álcool, isso falando de velas originais mesmo, sem ser falsificadas, já tiveram alguns casos até da vela travada na rosca.

Aí o pessoal da NGK começou a ficar esperto, começaram a usar materiais de melhor qualidade no corpo metálico, ainda mais depois que a Bosch andou subindo o padrão de qualidade das velas pra sujar a má fama de algum tempo atrás...

Essa com "D" no final tem o material metálico de melhor qualidade.
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Re: Vectra C - Diferenças na troca de 2.0 para Elite 2.4

por Alcir Andreoni » 21 Ago 2014, 16:57

Last_Warrior escreveu:Nos motores 2.0 de 127cv a vela é essa mesma, a NGK BPR6EY. No de 140cv acredito que não deva mudar, já que a taxa do motor é a mesma...

Sinto em discordar! :38: :38:

Motores 140cv's é BPR7E-D e só tem a Green.

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Re: Vectra C - Diferenças na troca de 2.0 para Elite 2.4

por TheBombBR » 22 Ago 2014, 07:19

Parabéns pela aquisição, o carro é show!

Ia abrir um tópico pra perguntar sobre gasolina x alcool no 2.4, mas vc ja respondeu

Álcool: Expression 5,5 a 6,5 Elite 5,0

Então no alcool o carro está mais economico, vou passar a abastecer no mesmo ja que a a proporção aqui em bh está 70-72%
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Re: Vectra C - Diferenças na troca de 2.0 para Elite 2.4

por Thiago Menezes » 22 Ago 2014, 08:26

TheBombBR escreveu:Parabéns pela aquisição, o carro é show!

Ia abrir um tópico pra perguntar sobre gasolina x alcool no 2.4, mas vc ja respondeu

Álcool: Expression 5,5 a 6,5 Elite 5,0

Então no alcool o carro está mais economico, vou passar a abastecer no mesmo ja que a a proporção aqui em bh está 70-72%


Dá uma olhada nesse tópico aqui e deixe seu comentário com as médias do seu carro:

viewtopic.php?f=17&t=5598

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Re: Vectra C - Diferenças na troca de 2.0 para Elite 2.4

por Rods » 22 Ago 2014, 09:16

Alcirzão:

Eu acompanhei a instalação das Velas, e são as recomendadas pela NGK mesmo, Tipo Green... agora sobre a abertura do Eletrodo, ele manteve padrão... será que pode ter instalado errado? Me pareceu certo, ele até usou as filipetas de calibração.

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Re: Vectra C - Diferenças na troca de 2.0 para Elite 2.4

por Alcir Andreoni » 22 Ago 2014, 10:44

Rods escreveu:Alcirzão:

Eu acompanhei a instalação das Velas, e são as recomendadas pela NGK mesmo, Tipo Green... agora sobre a abertura do Eletrodo, ele manteve padrão... será que pode ter instalado errado? Me pareceu certo, ele até usou as filipetas de calibração.

Então está tudo certo!

Agora você terá de ir para o próximo passo!

Seu regulador de pressão está como? Novo, velho, original, paralelo? :47:
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Vectra C - Diferenças na troca de 2.0 para Elite 2.4

por Leandrolucasgtx08 » 29 Fev 2024, 13:00

Olá boa tarde! Gostaria de saber c com Vectra c da galera acontece mesmo q o meu (gtx 2008) pois estou achando estranho o mid dele pois ele não me dá a informação de consumo instantâneo ( normal pelo q pesquisei devo ir a consecionaria para liberar) mas achei outro caso estranho e e referente a velocidade média que no carro ele não altera muito ou praticamente não c altera( eu zero todos os parâmetros antes de uma viagem rodovia e percebo q outras informações batem porém a velocidade média não ele apresenta no máximo uma média de 46km/h por mais q seja média eu já rodei ao extremo tipo por muitas km a 140 160 até 180km/L e de mínima com certeza em alguns caso a 60km/h mas está média nunca passa de 50km/h em rodovia quem dirá na cidade aí ela fica na média de 30 35 km/h por mais q seja uma média ela tá dando muito fora mais alguém tem este problema?

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chirola
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por chirola » 29 Fev 2024, 16:03

Leandrolucasgtx08 escreveu:Fuente del Mensaje já rodei ao extremo tipo por muitas km a 140 160 até 180km/L e de mínima com certeza em alguns caso a 60km/h mas está média nunca passa de 50km/h em rodovia quem dirá na cidade aí ela fica na média de 30 35 km/h por mais q seja uma média ela tá dando muito fora mais alguém tem este problema?

não sei se é um problema , a velocidade media vai depender de muitas coisas , nunca fique reparando na media de velocidade mais vc pode baixar alguma aplicação no telefone para comparar ? muitas apps contam o tempo que o carro esta parado y colocam na conta de velocidade media acredito que o cb tambe faz isso .
e o mesmo com o consumo instantaneo o cb mostra numeros ridiculos mais nunca é a realidade , ja teste o consumoinstantaneo com o consumo medio e sinceramente o consumo instantaneo mostra algo fora da realidade

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