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Geral16v sera que vale apena?
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

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felipefogaça
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16v sera que vale apena?

por felipefogaça » 24 Out 2014, 12:08

boa tarde amigos !
como alguns me conhecem aqui , sabem que estou a procura de um Vectra, porem muitos me diz para embarcar no CD ,eis o meu medo pois motores 8v da gm conheço bem são fáceis de trabalhar peças em conta e etc.
como ouço falar da tampa de válvulas que vaza óleo e do coletor que empena nos 16v queria saber com que tipo de frequência ocorre isso? pois ate os 8v com o tempo a tampa de válvulas começa a vazar porem trocou acabou problema, na nos 16v li relatos que teve gente que trocou ela a cada 3 meses, será que é verdade ? e sobre o coletor ? este tbm da problemas ou são casos raros para acontecer? sei que o ano que procuro raramente não escaparei dos mexanicos por ai, porem queria saber se o motor é bom como alguns dizem ou se é ruim pelos fatos que ocorrem com o mesmo ! como nenhum parente ou amigo meu teve um 16v linha gm não posso afirmar nada, porem muitos mecânicos dizem para eu ir atrás de um 8v e confesso que já rodamos muitos com esses motores 8v sem precisar se quer fazer uma retifica ex: meu tio taxista 415 mil km com um corsa ,nossa firma tem uma s10 2.2 com 213 mil desde okm no gnv nenhum carro deu dor de cabeça ate agora ! espero estar equivocado com relação aos 16v gm serem problemáticos (pois já tive palio 16v uma bomba de quatro rodas).
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Almeidão
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Re: 16v sera que vale apena?

por Almeidão » 24 Out 2014, 12:57

Existem muitas coisas ruins comentada por alguns não confiáveis e ao mesmo tempo coisas boas também por outros que nem sei se podemos confiar. Acho que devo até pegar uns comentários do tópico O QUE EU NÃO GOSTO DO VÉCTRA e fazer um tipo o que fazem ou falam errado do Vectra.

Eu em particular não compraria um 16V, mas não tem nada a ver com vazamentos, preço de peças ou qualquer outras coisas a não ser talvez dificuldades de encontrar peças. Com certeza o de 8V é bem mais fácil para isto porque forom fabricados uma quantidade bem maior e mesmo assim temos ainda outros motores que com pouca mexidas temos como adaptar uma peça que não mudará nada.

Sobre a tampa da válvula ela é igual qualquer peça acoplada em um motor que ao tirar fora e não tomar os devidos cuidados com certeza ela irá empenar. Igualmente a junta e por ser de borracha e muito cara em um de 16 V, tenho a nítida certeza que muitos mexem alí e quer reaproveitar a antiga, logo ela não vai vedar mesmo porque não pode ser reutilizada e para tentar solucionar isto vão metendo mais aperto dias depois e assim estragando o que estava bom que era a tampa. Isto acontece com o de 8v também, e muitos porque tiram esta tampa com ele ainda quente e isto não se deve fazer nunca, não só por estragar a tampa mas também por correr o risco de um ou mais parafuso sairem já com a rosca do antimonio junto com ele e sem contar que muitos acham também esta junta que vale não mais que 30 reais como cara.

Igualmente acontece com o coletor que dificilmente sai um sem está empenado pelo calôr que ali recebe e precisaria dar uma plainada para se ajustar por igual ao ser recolocado ou recolocar sem um aperto excessivo que muitos mecanicos fazem.

Outros problemas nos usados é alguem ter mexido e nunca montam igual. Como exemplo o meu que quando eu comprei observei que atrás da descarga tem uma chapa para prender ela atrás do motor e assim evitar que ao movimentar o motor ela forçasse tanto o coletor. Esta chapa estava lá, só que solta e é algo fácil prender ela por trás.

Minha opinião é esta, tem gente que fala, fala, e fala. Ou até pergunta, mas são poucos que pegam realmente para fazer e colocar ele de acordo como deveria ser e logo reclamam de algo que não é o correto. Até perdi a data de quando coloquei uma tampa nova e até agora está seca, tem mais de 2 anos e acho que assim que ela molhar nem perderei tempo de limpar, troco por outra nova que já é lucro. Bem, isto poque o meu é 8v e custa bem mais barato que uma de 16v.

Lembro ainda que 90% dos carros novos quando muda de dono e nem sei o motivo, na primeira mexida que dão no motor e volta com agua pura onde era aditivo.

Conseguiu mais ou menos entender minha opinão? Acho que é isto, muitos falam sem ter feito o correto.

Sds
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rgapski
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Re: 16v sera que vale apena?

por rgapski » 24 Out 2014, 14:21

Felipe,

Seja 8v ou 16v, o que importa é como foi cuidado.
Um carro com mais de 10 anos de uso, independente do modelo, ou motor, o que importa é o cuidado que se tem.
Se você pegar um 8v surrado, vai gastar bem mais do que alguém que pegou um 16v em ordem.

Sobre esse lance de 16v dar problema, babar óleo, empenar coletor, isso tudo é LENDA. Não entre mais na oficina de quem te disse isso.
Essas coisas acontecem? Claro! Mas só não mão de gente relaxada. E isso não é exclusividade do 16v, pois já vi muito 8v assoprando pelo coletor de escape, babando óleo, etc!

O meu é ano 2001, tem mais de 100mil km rodados e não tem, nem nunca teve, nada dessas coisas que "o povo comenta".
Carro bem cuidado não dá problema, seja 8v ou 16v.
O importante é você conhecer o carro e fazer uma "revisão" de ouvido cada vez que sai com ele. Qualquer anormalidade, você já para e arruma, e normalmente é uma boberinha que custa 5 conto.

Esse lance do coletor mesmo... Só acontece com quem ta vendo o escape arrastando no chão e não faz nada... O escape solto torce o coletor e arranca o prisioneiro...
Por causa de um coxim de 5 reais que foi negligenciado, o cara precisa gastar 600 no cabeçote...
Aí me responde: O carro que não presta, ou o dono que não vale nada?

Tenho dois vizinhos, um tem um GLS 2.0 97 e outro tem um Vectra Elegance 2010, ambos 8v, e o chão da garagem onde eles estacionam tá encharcada de óleo... Com certeza quem comprar aqueles carros um dia vai ter uma enorme dor de cabeça.
O 97 só de ouvir a partida me dá agonia... O carro bate tucho e sopra pelo coletor...
O 2010 ta indo pro mesmo caminho... Vi o cara completar a agua do radiador com agua mineral...
Logo menos eles vão ficar p*to da vida pq o carro vai deixar na mão, vão falar mal de vectra e vão vender pro primeiro que aparecer... E assim vai seguindo... O importante é não ser o próximo!

As peças do 8v para o 16v pouco mudam. Na parte de baixo do motor, são idênticos.
O que mais "pega" são coisas específicas, como tampas, correias, sensores, arvore de balanceamento...
O restante, é praticamente tudo igual, ou com preço semelhante.

Dá pra enumerar as peças que são mais caras no 16v...

A peça mais "chata" do 16v é a tampa de válvulas. A tampa nova custa mais de 700 reais (já vem com junta). Só a junta original custa R$ 70,00.
A peça não é ruim. Os "mexânicos" que não sabem colocá-la no lugar.
Eu já tive que trocar a minha, pois a tampa de óleo foi mal colocada e acabou quebrando a rosca de encaixe, me obrigando a trocar tudo! Alguém andou mexendo ali e eu não vi.
Mas essa é uma peça que não dá problema se não ficar fuçando, afinal, o vectra não necessita de remoção dessa peça pra manutenção preventiva, e se bem instalada, ela não vaza óleo.

Outra coisa que é mais cara no 16v é o kit da correia dentada, nem pelo preço da peça em si, já que as correias custam praticamente a mesma coisa.
No 16v você tem dois rolamentos de apoio e um esticador, somando 3 peças rolamentadas, enquanto no 8v só tem o esticador.
Trocar o kit da correia dentada custa 120 reais à mais que a troca do 8v, ou seja, nada demais por aqui.
Observa-se também que são raros os casos de correia arrebentada, diferente do que acontecia nos gol 1.0 16v.

O que o 16v perde na manutenção, ele ganha em desempenho e consumo.
Na estrada então, sem comparação. O 16v anda mais (e mais gostoso)e gasta menos.
Eu já tive carro 8v e 16v. Depois dos 16v, nunca mais quero carro 8v.

Minha opinião: a manutenção pouco mais cara do 16v compensa pelo menor consumo e maior desempenho.
Não é raro eu fazer 10km/l na cidade com o meu 16v, coisa que eu nem sonhava na época que andava de kadett 2.0 8v (mesmo motor do vectra)...

Como se trata de carro usado, recomendo você focar no estado de conservação do carro, e não se é 8v ou 16v.
Se você pegar um bem cuidado, pode ter qualquer motor, que é alegria garantida.
Mas olhe muito bem, porque já perdi as contas do tanto de gente que compra vectra detonado e depois vem chorar as pitangas aqui...

E não se apegue a valor de tabela, ano/modelo, quilometragem...
Vectra B é um carro que tem entre 17 e 9 anos de uso, portanto, já foram bem usados, e pela sua natureza estradeira, costumam rodar muitos km, portanto, o que se rodou não importa, e sim COMO RODOU.
E vectra bom custa caro. Se pagar barato, vai gastar a diferença pra levantar, e pode ser que nunca fique 100%.
Já vi muita gente contando vantagem que pagou "7 conto" num vectra, mas depois chora com 10 mil na oficina...
Prefira um mais antigo e bem cuidado que um mais novo mais surrado.

Fique de olho nos classificados do clube, pois aqui sempre aparece muito carro bom, e os bons, a gente conhece e recomenda.

Cuidado com anúncios do ML, Webmotors... Eu já vi cada bagaço sendo vendido como relíquia...
O maior exemplo que já vi, na época que estava procurando o meu, foi um Challenge 2002 anunciado como único dono, com 23mil km rodados.
Quando fui ver o carro, constatei que já tinha sido batido em TODOS os lados, a km do painel certamente tinha sido alterada, pois as pedaleiras eram novas e o couro do volante/bancos já não estava no padrão original. Ou seja, deram um "tapa" pra passar para um desinformado.
O carro era bonito de se ver, mas certamente uma bomba relógio.

No mais, paciência e cautela demais não faz mal a ninguém.
E antes de fechar o negócio, não exite em pagar para alguém experiente avaliar o carro para você.

Abs!
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Re: 16v sera que vale apena?

por corsa turbo » 24 Out 2014, 15:52

BOa tarde a todos..
Ja teve outros topicos sobre isso e vou dar uma opnião de forma rapida..
Eu mexo a uns 15 anos com carro, ja fui pra concessionarias, pra antigos, pra importados..
tirando peças com deficiencias na engenharia (cabeçote 16v volks), não há o que temer dos famosos 16V.
multivalvulas por cilindro traz N beneficios (alguns ja citados acima).
No caso do motor GM, a diferença de peças realmente é minima....
basicamente 2 rolamentos a mais na correia dentada (a cada aproximadamente 50.000km voce irá gastar R$150 a mais para se trocar a correia dentada), se um dia tiver que mexer no cabeçote irá gastar R$200 a mais na retifica e se precisar de valvulas irá gastar 8 a mais.... (estimando que um motor rodará 150.000km em média o gasto é minimo)
Fora isso não há muito o que temer, como dizem, a manutenção é que conta...
abs.
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Re: 16v sera que vale apena?

por Reginaldo Oliveira » 24 Out 2014, 18:17

Eu tenho um 2.2 8v e não tenho que reclamar em nada ,nem vazamento o meu tem , agora eu não compraria pelo motivo que aqui na minha região o 16v é muito ruim de comercio ,nem os garagistas gostam de pegar ele ,o meu por ser 8v anda bem ,não bate tucho ao dar a partida ,super economico na gasolina 9,5 na cidade e 13,8 na estrada (com ar ligado).Agora é questão de gosto .
Obs; Não estou falando mal do 16v :13:
Como arroz e ovo frito só pra ter o vectra bonito
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Re: 16v sera que vale apena?

por Arquiteto » 24 Out 2014, 18:45

objetivamente

tive 8v por 7 anos , gastos maiores foram embreagem e junta do cabeçote

atualmente tenho 2 16v e um 8v , os gastos não exorbitaram nos 16v, mas são sim um pouco maiores

principalmente dependendo da sua região ...

sinceramente o que e caro no vectra e suspensão e escapamento , mas isto e igual pros dois

motores ...

hoje estou curtindo mais os 16v que o 8v, pois ando mais na estrada

em velocidade de cruzeiro o 16v e uma seda so perde nas arrancadas e retomadas

dependendo do giro, ai o 8v e mais bruto ...

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Re: 16v sera que vale apena?

por dlpm » 24 Out 2014, 18:52

Arquiteto escreveu:objetivamente

tive 8v por 7 anos , gastos maiores foram embreagem e junta do cabeçote

atualmente tenho 2 16v e um 8v , os gastos não exorbitaram nos 16v, mas são sim um pouco maiores

principalmente dependendo da sua região ...

sinceramente o que e caro no vectra e suspensão e escapamento , mas isto e igual pros dois

motores ...

hoje estou curtindo mais os 16v que o 8v, pois ando mais na estrada

em velocidade de cruzeiro o 16v e uma seda so perde nas arrancadas e retomadas

dependendo do giro, ai o 8v e mais bruto ...


concordo em número, gênero e grau.:80: :80: :80:
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Re: 16v sera que vale apena?

por felipefogaça » 24 Out 2014, 19:50

bacana amigos ! deu para sanar minhas duvidas mesmo com mimos do cd não estou disposto a viver no mecânico com manutenção caras ! vlw desde já agradeço
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Re: 16v sera que vale apena?

por abineh » 24 Out 2014, 20:36

Arquiteto escreveu:atualmente tenho 2 16v e um 8v...


Kkkkkkkk.
Que sonho...

Isso q eh ostentação. .. kkkkk

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Re: 16v sera que vale apena?

por Arquiteto » 24 Out 2014, 20:47

sonho é comprar o albino do janderson

:47:

mas depois que falei nisto ele ate sumiu do forum ...

:13:

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Re: 16v sera que vale apena?

por abineh » 24 Out 2014, 21:47

Arquiteto escreveu:sonho é comprar o albino do janderson

:47:

mas depois que falei nisto ele ate sumiu do forum ...

:13:

Reparei nisso mesmo...
Deve ser pq ele sabe q se anunciar fica sem kkkkkk...

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Re: 16v sera que vale apena?

por felipefogaça » 25 Out 2014, 13:15

rgapski escreveu:Felipe,

Seja 8v ou 16v, o que importa é como foi cuidado.
Um carro com mais de 10 anos de uso, independente do modelo, ou motor, o que importa é o cuidado que se tem.
Se você pegar um 8v surrado, vai gastar bem mais do que alguém que pegou um 16v em ordem.

Sobre esse lance de 16v dar problema, babar óleo, empenar coletor, isso tudo é LENDA. Não entre mais na oficina de quem te disse isso.
Essas coisas acontecem? Claro! Mas só não mão de gente relaxada. E isso não é exclusividade do 16v, pois já vi muito 8v assoprando pelo coletor de escape, babando óleo, etc!

O meu é ano 2001, tem mais de 100mil km rodados e não tem, nem nunca teve, nada dessas coisas que "o povo comenta".
Carro bem cuidado não dá problema, seja 8v ou 16v.
O importante é você conhecer o carro e fazer uma "revisão" de ouvido cada vez que sai com ele. Qualquer anormalidade, você já para e arruma, e normalmente é uma boberinha que custa 5 conto.

Esse lance do coletor mesmo... Só acontece com quem ta vendo o escape arrastando no chão e não faz nada... O escape solto torce o coletor e arranca o prisioneiro...
Por causa de um coxim de 5 reais que foi negligenciado, o cara precisa gastar 600 no cabeçote...
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Tenho dois vizinhos, um tem um GLS 2.0 97 e outro tem um Vectra Elegance 2010, ambos 8v, e o chão da garagem onde eles estacionam tá encharcada de óleo... Com certeza quem comprar aqueles carros um dia vai ter uma enorme dor de cabeça.
O 97 só de ouvir a partida me dá agonia... O carro bate tucho e sopra pelo coletor...
O 2010 ta indo pro mesmo caminho... Vi o cara completar a agua do radiador com agua mineral...
Logo menos eles vão ficar p*to da vida pq o carro vai deixar na mão, vão falar mal de vectra e vão vender pro primeiro que aparecer... E assim vai seguindo... O importante é não ser o próximo!

As peças do 8v para o 16v pouco mudam. Na parte de baixo do motor, são idênticos.
O que mais "pega" são coisas específicas, como tampas, correias, sensores, arvore de balanceamento...
O restante, é praticamente tudo igual, ou com preço semelhante.

Dá pra enumerar as peças que são mais caras no 16v...

A peça mais "chata" do 16v é a tampa de válvulas. A tampa nova custa mais de 700 reais (já vem com junta). Só a junta original custa R$ 70,00.
A peça não é ruim. Os "mexânicos" que não sabem colocá-la no lugar.
Eu já tive que trocar a minha, pois a tampa de óleo foi mal colocada e acabou quebrando a rosca de encaixe, me obrigando a trocar tudo! Alguém andou mexendo ali e eu não vi.
Mas essa é uma peça que não dá problema se não ficar fuçando, afinal, o vectra não necessita de remoção dessa peça pra manutenção preventiva, e se bem instalada, ela não vaza óleo.

Outra coisa que é mais cara no 16v é o kit da correia dentada, nem pelo preço da peça em si, já que as correias custam praticamente a mesma coisa.
No 16v você tem dois rolamentos de apoio e um esticador, somando 3 peças rolamentadas, enquanto no 8v só tem o esticador.
Trocar o kit da correia dentada custa 120 reais à mais que a troca do 8v, ou seja, nada demais por aqui.
Observa-se também que são raros os casos de correia arrebentada, diferente do que acontecia nos gol 1.0 16v.

O que o 16v perde na manutenção, ele ganha em desempenho e consumo.
Na estrada então, sem comparação. O 16v anda mais (e mais gostoso)e gasta menos.
Eu já tive carro 8v e 16v. Depois dos 16v, nunca mais quero carro 8v.

Minha opinião: a manutenção pouco mais cara do 16v compensa pelo menor consumo e maior desempenho.
Não é raro eu fazer 10km/l na cidade com o meu 16v, coisa que eu nem sonhava na época que andava de kadett 2.0 8v (mesmo motor do vectra)...

Como se trata de carro usado, recomendo você focar no estado de conservação do carro, e não se é 8v ou 16v.
Se você pegar um bem cuidado, pode ter qualquer motor, que é alegria garantida.
Mas olhe muito bem, porque já perdi as contas do tanto de gente que compra vectra detonado e depois vem chorar as pitangas aqui...

E não se apegue a valor de tabela, ano/modelo, quilometragem...
Vectra B é um carro que tem entre 17 e 9 anos de uso, portanto, já foram bem usados, e pela sua natureza estradeira, costumam rodar muitos km, portanto, o que se rodou não importa, e sim COMO RODOU.
E vectra bom custa caro. Se pagar barato, vai gastar a diferença pra levantar, e pode ser que nunca fique 100%.
Já vi muita gente contando vantagem que pagou "7 conto" num vectra, mas depois chora com 10 mil na oficina...
Prefira um mais antigo e bem cuidado que um mais novo mais surrado.

Fique de olho nos classificados do clube, pois aqui sempre aparece muito carro bom, e os bons, a gente conhece e recomenda.

Cuidado com anúncios do ML, Webmotors... Eu já vi cada bagaço sendo vendido como relíquia...
O maior exemplo que já vi, na época que estava procurando o meu, foi um Challenge 2002 anunciado como único dono, com 23mil km rodados.
Quando fui ver o carro, constatei que já tinha sido batido em TODOS os lados, a km do painel certamente tinha sido alterada, pois as pedaleiras eram novas e o couro do volante/bancos já não estava no padrão original. Ou seja, deram um "tapa" pra passar para um desinformado.
O carro era bonito de se ver, mas certamente uma bomba relógio.

No mais, paciência e cautela demais não faz mal a ninguém.
E antes de fechar o negócio, não exite em pagar para alguém experiente avaliar o carro para você.

Abs!


gostei da dica ! como não tenho presa para comprar ate pq já tenho carro,e o que estou fazendo é comprar só para rodar em estradas mesmo esse é meu objetivo, eu tenho um mecânico de confiança (eu mesmo ) não trabalho com isso mais tem pratica em algumas coisa, levo comigo isso se o carro causou boa impressão logo de cara é pq o carro é bom ,sempre tive carros inteiros e modelos difíceis de achar e para revender pelo fato de estarem inteiros vendi rapidinho eles , concordo que o ano implica no carro mais já vi Vectras bem inteiros por ai tbm a única duvida mesmo é se esse motor é problemático realmente eu prefiro o CD pelo acabamento porem como o carro sera usado só em estradas muitos me dizem para ir nos 16v quannnnnnnnnnnnndo eu for comprar postarei fotos para darem uma avaliada comigo , pois estou naquela deixei de comprar um civic pelo tamanho e motor porem um carro muito bom e cambio gostoso sendo automático nem sente as trocas e todos já conhecem mecânica japonesa ne porem ele perto do Vectra parece bangue-ló de opcionais ! !
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Re: 16v sera que vale apena?

por Álvaro Calegari » 29 Out 2014, 08:53

felipefogaça escreveu:boa tarde amigos !
como alguns me conhecem aqui , sabem que estou a procura de um Vectra, porem muitos me diz para embarcar no CD ,eis o meu medo pois motores 8v da gm conheço bem são fáceis de trabalhar peças em conta e etc.
como ouço falar da tampa de válvulas que vaza óleo e do coletor que empena nos 16v queria saber com que tipo de frequência ocorre isso? pois ate os 8v com o tempo a tampa de válvulas começa a vazar porem trocou acabou problema, na nos 16v li relatos que teve gente que trocou ela a cada 3 meses, será que é verdade ? e sobre o coletor ? este tbm da problemas ou são casos raros para acontecer? sei que o ano que procuro raramente não escaparei dos mexanicos por ai, porem queria saber se o motor é bom como alguns dizem ou se é ruim pelos fatos que ocorrem com o mesmo ! como nenhum parente ou amigo meu teve um 16v linha gm não posso afirmar nada, porem muitos mecânicos dizem para eu ir atrás de um 8v e confesso que já rodamos muitos com esses motores 8v sem precisar se quer fazer uma retifica ex: meu tio taxista 415 mil km com um corsa ,nossa firma tem uma s10 2.2 com 213 mil desde okm no gnv nenhum carro deu dor de cabeça ate agora ! espero estar equivocado com relação aos 16v gm serem problemáticos (pois já tive palio 16v uma bomba de quatro rodas).


Vou dar meu humilde relato de quem possui um Vectra 1997 2.0 16v automático comprado há 9 anos atrás. O carro é excelente, motor muito forte, câmbio indestrutível, um avião na estrada. O consumo na cidade é 8,5 km/l e na estrada em torno de 14 km/l. Agora vou ser sincero com você, não adianta querer se iludir, a manutenção dele é mais cara, troca de correia e tensionadores é no mínimo 550 reais, se precisar trocar um radiador sim é caro, eu gastei 800 reais num radiador novo, mão de obra de mecânico bom pelo menos na minha região ( Valinhos/Campinas ) é bem mais cara que um 8v sim, mas é o preço que se paga para ter uma manutenção decente e com quem entende. Esse treco do coletor eu pelo menos nunca tive problema, o carro tem 260 mil km então não posso falar até o momento, agora tampa de válvula, a menos que tu seja a exceção que sempre existe, ela vai vazar, quando comprei com 60 mil km quando começou a vazar comprei junta original e mandei colocar com a sequência de aperto e bla bla bla, 1 ano mais ou menos vazou novamente... então te digo que vai ter de gastar num conjunto de tampa nova e junta e pagar por volta de 800 reais. E também tudo depende de quanto tempo você fica com o carro, se for ficar com ele por muito tempo como eu, provavelmente irá passar por quase tudo, conserto de peças que geralmente quem fica menos tempo com o carro não teria, por exemplo eu tive de trocar a bobina de ignição dele isso com 230 mil km ( original 430 reais ), vou ter de consertar o MID dele isso é quase certeza que dá problema nos mais antigos desde muito cedo e provavelmente vou gastar uns 300 reais. Tem um vídeo no youtube do '' por dentro da oficina'' que o cara fala bastante a respeito de um vectra 16v que eles pegaram pra fazer manutenção do motor, talvez seja até de alguém daqui do fórum, então você pode amadurecer melhor as ideias a partir do vídeo dele. Desculpe pelo texto longo, até falei mais do que deveria, mas em resumo sim o motor é muito bom e durável, porém a manutenção é mais cara, as peças são mais caras e esse problema que você disse da tampa existe sim e vai gasta uma graninha pra arruma. E quanto a mecânicos, tem que toma um p¨%¨¨¨cuidado para não levar em qualquer um, pois picareta torce mesmo o nariz pra esse motor, tem que levar em quem entende e quem manja mesmo dependendo da região vai te cobrar mais por isso.

felipefogaça
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Re: 16v sera que vale apena?

por felipefogaça » 30 Out 2014, 11:11

Vou dar meu humilde relato de quem possui um Vectra 1997 2.0 16v automático comprado há 9 anos atrás. O carro é excelente, motor muito forte, câmbio indestrutível, um avião na estrada. O consumo na cidade é 8,5 km/l e na estrada em torno de 14 km/l. Agora vou ser sincero com você, não adianta querer se iludir, a manutenção dele é mais cara, troca de correia e tensionadores é no mínimo 550 reais, se precisar trocar um radiador sim é caro, eu gastei 800 reais num radiador novo, mão de obra de mecânico bom pelo menos na minha região ( Valinhos/Campinas ) é bem mais cara que um 8v sim, mas é o preço que se paga para ter uma manutenção decente e com quem entende. Esse treco do coletor eu pelo menos nunca tive problema, o carro tem 260 mil km então não posso falar até o momento, agora tampa de válvula, a menos que tu seja a exceção que sempre existe, ela vai vazar, quando comprei com 60 mil km quando começou a vazar comprei junta original e mandei colocar com a sequência de aperto e bla bla bla, 1 ano mais ou menos vazou novamente... então te digo que vai ter de gastar num conjunto de tampa nova e junta e pagar por volta de 800 reais. E também tudo depende de quanto tempo você fica com o carro, se for ficar com ele por muito tempo como eu, provavelmente irá passar por quase tudo, conserto de peças que geralmente quem fica menos tempo com o carro não teria, por exemplo eu tive de trocar a bobina de ignição dele isso com 230 mil km ( original 430 reais ), vou ter de consertar o MID dele isso é quase certeza que dá problema nos mais antigos desde muito cedo e provavelmente vou gastar uns 300 reais. Tem um vídeo no youtube do '' por dentro da oficina'' que o cara fala bastante a respeito de um vectra 16v que eles pegaram pra fazer manutenção do motor, talvez seja até de alguém daqui do fórum, então você pode amadurecer melhor as ideias a partir do vídeo dele. Desculpe pelo texto longo, até falei mais do que deveria, mas em resumo sim o motor é muito bom e durável, porém a manutenção é mais cara, as peças são mais caras e esse problema que você disse da tampa existe sim e vai gasta uma graninha pra arruma. E quanto a mecânicos, tem que toma um p¨%¨¨¨cuidado para não levar em qualquer um, pois picareta torce mesmo o nariz pra esse motor, tem que levar em quem entende e quem manja mesmo dependendo da região vai te cobrar mais por isso.[/quote]


gostei do relato ! se rodou mais de 200 mil só contigo e nunca deu problema ainda mais no cambio isso é uma boa pois tenho medo de pegar e ficar gastando fortunas e o carro nunca ficar bom , no meu caso é só para viagens pois tenho uma montana para uso semanal a questão do Vectra a gente fica igual corda em cabo de guerra uma hora é puxado pelos 8v outra é pelos 16v sei que se eu querer um impecável terei que desembolsar mais e ainda mais no meu caso que procuro um com menos de 130 mil km sei que é difícil mais com certeza ei de achar não ligo pro ano e sim pelo estado em que se encontra achei um 98 completo com tudo teto e com 123mil km por 15 mil na zona leste de sp porem tenho a leve impressão que na parte traseira já foi batida em quanto isso agradeço os comentários pois estão me ajudando muito como no meu caso é uma compra para usar ate o fim do carro pretendo comprar o Vectra e nunca mais vende-lo pois será um hobby para finais de semana e estradas dia de semana e transido absurdo de sp deixo pra minha monstrana ! :88: estou naquela se aparecer um com preço com seja 8v ou 16v eu pego !
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Re: 16v sera que vale apena?

por Ju_Bueno » 30 Out 2014, 12:23

felipefogaça escreveu:...no meu caso que procuro um com menos de 130 mil km sei que é difícil mais com certeza ei de achar não ligo pro ano e sim pelo estado em que se encontra...

Sei que não está muito próximo de vc, mas, será que te atende?

http://carrojau.com.br/veiculos/1881024 ... -1998.html
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Re: 16v sera que vale apena?

por Arquiteto » 30 Out 2014, 17:18

legal este Bueno ...

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Re: 16v sera que vale apena?

por felipefogaça » 30 Out 2014, 21:01

Ju_Bueno escreveu:
felipefogaça escreveu:...no meu caso que procuro um com menos de 130 mil km sei que é difícil mais com certeza ei de achar não ligo pro ano e sim pelo estado em que se encontra...

Sei que não está muito próximo de vc, mas, será que te atende?

http://carrojau.com.br/veiculos/1881024 ... -1998.html


agradeço amigo mais procuro um 99 ou 00 ambos 2.2 vlw :88:
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Re: 16v sera que vale apena?

por Ju_Bueno » 31 Out 2014, 07:33

Não que eu esteja querendo empurrar este pra vc - afinal nem sei de quem é, apenas está na minha região - mas este é 2.2 e do 98 pro 99 acho que não existe diferença, a menos que vc queira um com mais opcionais - este não tem air bag, teto solar, ar digital...
Abs!
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Re: 16v sera que vale apena?

por felipefogaça » 31 Out 2014, 16:29

Ju_Bueno escreveu:Não que eu esteja querendo empurrar este pra vc - afinal nem sei de quem é, apenas está na minha região - mas este é 2.2 e do 98 pro 99 acho que não existe diferença, a menos que vc queira um com mais opcionais - este não tem air bag, teto solar, ar digital...
Abs!



kkk eu juro que pensei que era o da foto (o seu carro ) por isso falei que procuro um 99 ou 00
gostei deste ai mais sera que é verdade mesmo ? 54 mil km olha, raridade ! :88:
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Re: 16v sera que vale apena?

por Ju_Bueno » 31 Out 2014, 16:44

felipefogaça escreveu:gostei deste ai mais sera que é verdade mesmo ? 54 mil km olha, raridade ! :88:

Vc viu a foto do manual com carimbo da concessionária? Acho que é algo confiável. Até o Arquiteto parece que gostou!!! :52:
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