O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralMilitec 1 no Ar Condicionado
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

9 mensagens   •   Página 1 de 1
lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Militec 1 no Ar Condicionado

por lugier » 29 Nov 2014, 03:23

Segue mais um vídeo de teste de aplicação de militec 1 no sistema de Ar Condicionado, sem cortes, realizado pelo ADG da High Torque no dia 28/11/2014.

A queda de temperatura foi de 1,5ºC

Ele mostra a partir dos 7:10s

https://www.youtube.com/watch?v=v6nB5KR ... gXlOfd5eDQ
Editado pela última vez por lugier em 29 Nov 2014, 17:11, em um total de 1 vez.
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Militec no Ar Condicionado

por Ives » 29 Nov 2014, 14:29

Olha.....não sei ate onde o militec eh indicado no AC.....o óleo de equipamentos de ar condicionado e refrigeração tem q ser misciveis com o fluido refrigerante....ou seja, o R134a do ar permite se misturar ao óleo, e isso garante a lubrificação do sistema..... Óleos inadequados podem criar acidez ou outros problemas.....enfim, sem uma aprovacao desse militec para uso em refrigeração, não aconselharia fazer....o militec condiciona o metal, então ele não deve mudar nada em termos de capacidade, quem refrigera eh o fluido, não o óleo :P.... Acelerar o carro, trabalhar mais tempo ligado, enfim, vários fatores podem ter criado essa diferença de temperatura....

Se o militec não causar reação negativa com o fluido e óleo, vale a pena pois o militec eh ótimo em partes moveis.....mas melhor q isso, eh usar óleo POLIOLESTER....mitos usam óleos minerais (alquilbenzeno) ou outros sintéticos q não tem o melhor desempenho....fiz a troca do óleo do meu q roncava bastante, e botei o PZ160 da Danfoss, e agora o bichinho ronrona q nem um gatinho....com certza aumenta a vida útil, mas não altera o desempenho.... Essa variação repentina de temperatura de evaporação eh resultado da válvula de expansao, q segura o rendimento, de repente libera e logo volta a freiar....ela mede a temperatura q o fluido sai do evaporador, e dosa o gás p garantir q não saia liquido, apenas vapor.....vapor pode ser comprimido pelo compressor, e liquido não...se retorna liquido quebra pistão....o militec não teve papel significativo, só deve ter reduzido o atrito do pistão, naos sua compressão ou capacidade de troca de calor em condensador e evaporador...
Imagem

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Militec no Ar Condicionado

por lugier » 29 Nov 2014, 16:58

Ives escreveu:Olha.....não sei ate onde o militec eh indicado no AC.....o óleo de equipamentos de ar condicionado e refrigeração tem q ser misciveis com o fluido refrigerante....ou seja, o R134a do ar permite se misturar ao óleo, e isso garante a lubrificação do sistema..... Óleos inadequados podem criar acidez ou outros problemas.....enfim, sem uma aprovacao desse militec para uso em refrigeração, não aconselharia fazer....o militec condiciona o metal, então ele não deve mudar nada em termos de capacidade, quem refrigera eh o fluido, não o óleo :P.... Acelerar o carro, trabalhar mais tempo ligado, enfim, vários fatores podem ter criado essa diferença de temperatura....

Se o militec não causar reação negativa com o fluido e óleo, vale a pena pois o militec eh ótimo em partes moveis.....mas melhor q isso, eh usar óleo POLIOLESTER....mitos usam óleos minerais (alquilbenzeno) ou outros sintéticos q não tem o melhor desempenho....fiz a troca do óleo do meu q roncava bastante, e botei o PZ160 da Danfoss, e agora o bichinho ronrona q nem um gatinho....com certza aumenta a vida útil, mas não altera o desempenho.... Essa variação repentina de temperatura de evaporação eh resultado da válvula de expansao, q segura o rendimento, de repente libera e logo volta a freiar....ela mede a temperatura q o fluido sai do evaporador, e dosa o gás p garantir q não saia liquido, apenas vapor.....vapor pode ser comprimido pelo compressor, e liquido não...se retorna liquido quebra pistão....o militec não teve papel significativo, só deve ter reduzido o atrito do pistão, naos sua compressão ou capacidade de troca de calor em condensador e evaporador...


Então, eu uso militec no meu A/C e notei redução do ruído de trabalho do compressor. Este é meu relato :23:

No vídeo, ele já havia deixado um tempo o carro em funcionamento com o A/C ligado, depois ele filmou aplicando o militec e continuou filmando. Em nenhum momento ele acelerou o carro.
Como também foi mencionado no vídeo, ele irá fazer mais testes, e mais longos.

O militec gruda no metal, então ele não fica no óleo do A/C.

Eu usei o militec no A/C visando prolongar a vida útil do compressor, se o fato de aumentar a eficiência for também uma consequência, maravilha, mas não era para ser a finalidade.
Só estou surpreso com estes resultados. :47:

Aqui segue mais um teste realizado um dia anterior:

https://www.youtube.com/watch?v=pntX98N ... gXlOfd5eDQ
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Militec 1 no Ar Condicionado

por Ives » 29 Nov 2014, 18:46

Sim, na questão de redução de atrito ele sempre cumprira essa função....porem fazer gelar mais eh mito....eh comum haver aquelas queda de temperatura conforme retira calor do habitáculo....isso eh trabalho da válvula de expansão..... Óleo não vai fazer gelar mais, se ele tivesse deixado ali parado sem fazer nada, ele iria continuar baixando....um ar sai na medida 4 graus ali ou menos, ou seja, ele ainda não tinha chego no minimo...meu ar eu fiz a recarga pois trabalho com refrigeração, e consigo fazer sair ar a -2.4 graus ali, e te garanto q não eh por óleo, e sim carga de gás adequada....

Mas novamente digo, melhor colocar óleo adequado, recomendado por fabricantes q cumprem todas as funcoes de lubrificação sem agredir componentes, do q misturar um aditivo q provavelmente não foi aprovado para esse tipo de uso, e pode vir a criar acidez ou outro tipo de mudança das características de lubrificação....mas se a própria militec ou outros fabricantes tenham feito testes e certificado, seria excelente e ate colocaria no meu ar.....

No ramo de refrigeração existem mitos mitos criados por gente c pouca bagagem, regulagens mau feitas q jogam p rendimento lá em cima as custas da quebra do compressor....e sempre vão se vangloriar no momento q a coisa funcionou super bem, mas qdo da merda um mês depois não voltam p dizer o q aconteceu de errado em um curto prazo.... Ate creio q pelo militec ser um condicionador de metais acabe não agredindo mto na questão fluido e óleo, mas não pagaria p descobrir ate ter testes e ensaios q afirmem sua compatibilidade....
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Militec 1 no Ar Condicionado

por Ives » 29 Nov 2014, 18:57

olhei por curiosidade o site da militec, e encontrei um produto especifico para AC http://www.militecusa.com/ac.html

se for esse produto deve ser adequado, pq nao deve ser o mesmo militec usado em motores.....nao conhecia essa linha, essa deve ser adequada e compativel com o fluido e oleo lubrificante......vou ate me informar se acho aqui na regiao :) mas a parte de gelar mais não deve ser nada significativo, a ponto de ser ate desconsideravel e apenas uma arma de marketing, o q ocorre eh q a carcaça do compressor trabalhara mais fria, mas não a evaporacao, q esse eh trabalho do fluido refrigerante....
Imagem

Avatar do usuário
Levinthal
GLS member
GLS member
Mensagens: 509
Registrado em: 12 Mai 2013, 12:52
Nome Completo: João Victor Levinthal
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Militec 1 no Ar Condicionado

por Levinthal » 03 Dez 2014, 11:17

Comprei o Militec.

Vou aplicar no motor e no câmbio automático. Não sei se tenho coragem de colocar no ar condicionado.

Cumprimentos.
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Militec 1 no Ar Condicionado

por Thiago Menezes » 03 Dez 2014, 11:26

Levinthal escreveu:Comprei o Militec.

Vou aplicar no motor e no câmbio automático. Não sei se tenho coragem de colocar no ar condicionado.

Cumprimentos.

O rapaz no câmbio não ta doido?

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Militec 1 no Ar Condicionado

por lugier » 09 Dez 2014, 17:38

Eu apliquei no câmbio, O fabricante recomenda 30ml por litro.
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Militec 1 no Ar Condicionado

por Thiago Menezes » 10 Dez 2014, 08:17

lugier escreveu:Eu apliquei no câmbio, O fabricante recomenda 30ml por litro.


É muita coragem :52:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

9 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 315 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 26 Abr 2024, 09:20