O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralHora de trocar o Vectra
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

44 mensagens
Ricardor
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 22 Set 2014, 10:45
Nome Completo: Ricardo
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Hora de trocar o Vectra

por Ricardor » 30 Nov 2014, 20:08

Pessoal,

Preciso de uma ajuda. Tenho um Vectra 1997 2.0 8V há 11 anos. Isso mesmo, há 11 anos eu dirijo o mesmo carro. Tal fato me economizou bastante em IPVA, seguro e desvalorização. Mas agora a coisa está apertando um pouco mais.

O vectrão está com 230.000 km rodados, nunca retificou o motor. Também nunca cuidei muito do carro, tanto que considero um carro muito, mas muito robusto. Entretanto, alguns problemas elétricos estão ficando mais frequentes, óleo está vazando mais frequentemente e o motor está muito fraco (principalmente com o ar ligado).

Ganho bem, não teria problema em comprar um carro zero bom (algo como um cruze LTZ), porém sempre prezei pelo meu dinheiro. Ainda hoje acho o Vectra B um dos carros mais bonitos, tanto por dentro quanto por fora. Até então, minha intenção era encontrar um CD-ELITE com baixa km e câmbio automático. Depois de mais de 1 ano procurando a mosca branca de olhos azuis, percebi que será muito difícil encontrar (vendeu-se muito pouco de 2002 a 2005). Outro ponto é a reclamação constante de falta de peças de reposição.

Assim sendo, acredito que pretendo abandonar a família Vectra. Não gosto, de maneira alguma, do Vectra C. O acabamento interno e consumo deixam muito, mas muito a desejar.

Pensei primeiramente em um Corolla Seg 2003 - 2008, principalmente pelos relatos de robustez e consumo (10 km/l na cidade - apesar de duvidar bastante desse número).

Algum outra recomendação? Devo insistir em encontrar um Vectra B?

Obrigado pela ajuda!

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Hora de trocar o Vectra

por Alez » 30 Nov 2014, 21:33

No lugar do corolla indico você testar um sentra cvt antes...

Com 30mil já compra um bom sentra cvt 09/10.

Um carro que não é bonito mas, se não preza pela estética e testar um, vai gostar muito.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Hora de trocar o Vectra

por Arquiteto » 30 Nov 2014, 22:00

se vc gosta do vectra pra que mudar ...

:47:

eu acho o B o melhor custo x beneficio x manutenção que qualquer outro carro da sua época


o engraçado e que alguns bons vectras ja estiveram a venda aqui no clube mas

mas não apareceu quem ficasse com eles, ... so eu me lembro uns 4 ou 5 ...

o Challenge do rgapski, um elite 05 do amigo do tenorio, Meu CD 02 (comprei de outro membro),

um outro CD 02 de um membro do interior de SP, recentemente o CD 03 do Everton,

um CD 04 com 53 mil km (este eu tambem comprei rsrs) ... ate o Janderson chegou

cogitar vender o albino ...por uns dias rs


acho que o problema não e bem aparecer o vectra ...


mas ter decisão de compra na hora certa ... :52:

e logico valorizar os vectras diferenciados

:76:

Avatar do usuário
Levinthal
GLS member
GLS member
Mensagens: 509
Registrado em: 12 Mai 2013, 12:52
Nome Completo: João Victor Levinthal
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Hora de trocar o Vectra

por Levinthal » 30 Nov 2014, 22:12

Não foram poucos os Vectra's iguais ao que tu queres que já foram anunciado aqui, conforme o Arquiteto já falou.

Nem de longe é uma mosca branca de olhos azuis. :)

Se fosses tu, continuaria na procura de um B.

Cumprimentos.
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

Ricardor
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 22 Set 2014, 10:45
Nome Completo: Ricardo
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Hora de trocar o Vectra

por Ricardor » 30 Nov 2014, 22:55

Caro amigo Arquiteto,

Tens muitos Vectras na garagem! Se desfaça de um e ajude a eliminar a angústia de um companheiro!

:D

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Hora de trocar o Vectra

por Alez » 01 Dez 2014, 07:58

Kkk

Pessoal surta quando fala em trocar o Vectra no Corolla.

Kkk

Meu Pai mesmo fez isto. Porém depois que eu testei um Sentra CVT (insisto nesse ponto de ser o CVT porque o Sentra manual muitos dizem que é ruim - e após ter conhecido os dois carros Sentra CVT e Corolla AT4 velocidades) não se justifica a compra do Corolla AT 4 velocidades, na minha opinião. Eu elogiava o Corolla até testar o Sentra.

Agora se o amigo quiser ficar na linha Vectra, tem muito Vectra bom anunciado aqui mesmo no fórum.

Ricardor
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 22 Set 2014, 10:45
Nome Completo: Ricardo
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Hora de trocar o Vectra

por Ricardor » 01 Dez 2014, 20:45

Ok.

Até estou convencido a permanecer na família.

Contudo, comprando um vectra B 2003 - 2005, minha intenção é de ficar no mínimo 5 anos com o carro.

Se hoje já há relatos de dificuldades com peças, como será daqui um tempo?

Da última vez, o mecânico demorou quase uma semana para achar uma mangueira de combustível que rachou.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Hora de trocar o Vectra

por Arquiteto » 01 Dez 2014, 21:06

pois então ricardo ...

ai esta um questão a ser pensada ... temos de começar a enxergar o vectra A e B como

carros em processo de ser tonarem colecionáveis...

ou seja usar em ocasiões especiais viagens e fins de semana ...


carro pra bater dia a dia e rodar 20 ...30 mil km por ano e melhor ter outro para este fim

se bem que tem muito carro semi novo e em plena produção sem peça no mercado ...

isto é Brasil ...

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Hora de trocar o Vectra

por rgapski » 01 Dez 2014, 22:04

Ricador,

Realmente, um carro com 230mil km, bem usado, começa a ser uma fonte de dor de cabeça...
Sei bem o que é isso. Tivemos um ford fiesta que vendemos com 360 mil km rodados (e bem rodados)... É manutenção em cima de manutenção...
Se você quer um carro pra rodar por ai, e não quer dor de cabeça para "restaurar" o seu vectra, a troca é uma boa opção.

Não acredite nessas médias de consumo maravilhosas que o pessoal fala sobre civic e corlla.
Meu irmão tem um Corolla SEG 2005, e bebe bem, tanto quanto um vectra. Não tem milagre.
O carro despeja torque cedo (VVTi) e tem boa potencia, e isso exige boa dose de combustível, por óbvio.
O do meu irmão faz 7km/l na cidade, e nada mais, por mais que ande no "sapatinho", com ar desligado, etc...

Como o pessoal bem lembro, tem muito vectra bom à venda.
O meu é 2001, e nunca tive problema com peças. Todo carro tem aquela pecinha que é chata de achar.
Meu irmão mesmo, com o corolla dele esta caçando buchas pra suspensão, pois só acha a bandeja completa pra vender, ao preço de quase 500 reais cada lado! Do meu vectra, em compensação, paguei menos de 100 reais no jogo de bucha original e mais 60 reais pra trocar...

Pega um vectra mais novo ou restaura o seu.. As vezes sai mais barato que trocar num carro "novo"...

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Hora de trocar o Vectra

por Alez » 01 Dez 2014, 22:11

Outra coisa que já caiu por terra é a fama de inquebráveis que ganharam corolla e civic.

Sempre que vou ao mecânico ou vejo um corolla 2003-2005 ou um civic 2003-2005 parado para manutenção. Raras vezes mais novo, isto é fato mas quando o collection tinha 3 a 5 anos de uso quase não visitava o mecânico também.

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Hora de trocar o Vectra

por Mantenedor » 04 Dez 2014, 19:32

Uma opinião tenho o vectra CD a exatamente 14 aninhos troquei por um GTI que eu tinha comprado na CSS zero em 99 . Quando meu Filho + velho nasceu demos de presente para a família este Vectra estava com exatos 2500 km originais um achado e carro de executivo , fiquei maravilhado com o carro .
Como precisava de um carro com espaço por causa da cadeirinha do Lucas e das malas etc..
A esposa disse chega de ser boy , agora você é pai e precisa dar conforto e segurança para sua familia.
Eu disse a ela brincou mamãe , assim o papai chora, kkkk
Foi a melhor aquisição que fiz
Em termos de carro. E não me arrependo de nada que fiz e vou fazer ainda com ele , temos uma história juntos me ajudou nas horas mais necessitadas da vida de minha familia. Acho que deveria repensar em seus valores , o que tem de novo no mercado é pura ilusão. Minha opinião...

Olha meu brinquedo , boa sorte na procura!!!

Imagem



Mantenedor\VectraCd\2.0\16VT\ 215Cv.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Loudemar
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 30 Nov 2014, 16:41
Nome Completo: Loudemar Padilha Souza
Cidade: Lajeado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Hora de trocar o Vectra

por Loudemar » 04 Dez 2014, 22:41

Quanto vale uma máquina dessa? Isso é pra ninguém botar defeito. ...

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Mensagens: 856
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:59
Nome Completo: Marco Souza
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Re: Hora de trocar o Vectra

por mdemarquinho » 05 Dez 2014, 07:57

Ricardor escreveu:Pessoal,

Preciso de uma ajuda. Tenho um Vectra 1997 2.0 8V há 11 anos. Isso mesmo, há 11 anos eu dirijo o mesmo carro. Tal fato me economizou bastante em IPVA, seguro e desvalorização. Mas agora a coisa está apertando um pouco mais.

O vectrão está com 230.000 km rodados, nunca retificou o motor. Também nunca cuidei muito do carro, tanto que considero um carro muito, mas muito robusto. Entretanto, alguns problemas elétricos estão ficando mais frequentes, óleo está vazando mais frequentemente e o motor está muito fraco (principalmente com o ar ligado).

Ganho bem, não teria problema em comprar um carro zero bom (algo como um cruze LTZ), porém sempre prezei pelo meu dinheiro. Ainda hoje acho o Vectra B um dos carros mais bonitos, tanto por dentro quanto por fora. Até então, minha intenção era encontrar um CD-ELITE com baixa km e câmbio automático. Depois de mais de 1 ano procurando a mosca branca de olhos azuis, percebi que será muito difícil encontrar (vendeu-se muito pouco de 2002 a 2005). Outro ponto é a reclamação constante de falta de peças de reposição.

Assim sendo, acredito que pretendo abandonar a família Vectra. Não gosto, de maneira alguma, do Vectra C. O acabamento interno e consumo deixam muito, mas muito a desejar.

Pensei primeiramente em um Corolla Seg 2003 - 2008, principalmente pelos relatos de robustez e consumo (10 km/l na cidade - apesar de duvidar bastante desse número).

Algum outra recomendação? Devo insistir em encontrar um Vectra B?

Obrigado pela ajuda!


Você não gostar o modelo C é uma coisa, agora falar de consumo é complicado, carro do porte do vectra (peso x potencia) não acha um que gaste menos. Mas quanto ao modelo em si, aí cada um é cada um.

Acho que, se você gosta tanto do B, dá mais uma procurada, tem muito carro bom no mercado completo e bem cuidado, irá pagar um preço justo em um carro completo,

Pra você ver como é gosto, eu particularmente odiei o Cruze sedan, jamais teria um, pouco carro, cheio de plastico, iria para a concorrencia, já o Hath eu até teria por achar bonito apenas, mas continua um carro pobre pelo valor.

Dê mais uma procurada e encontrará um Elite B inteiro.

Ricardor
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 22 Set 2014, 10:45
Nome Completo: Ricardo
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Hora de trocar o Vectra

por Ricardor » 06 Dez 2014, 15:24

" agora falar de consumo é complicado, carro do porte do vectra (peso x potencia) não acha um que gaste menos"

Você está afirmando que o consumo do Vectra é igual dos concorrentes? Veja abaixo os testes do INMETRO:

Vectra ELEGANCE 2011 (cambio manual)
Cidade (A/G): 5,9/8,2
Estrada (A/G): 7,8/11,3

Corolla XLI 2011 (automático)
Cidade (A/G): 7,1/10,5
Estrada (A/G): 9,1/13,3

Civic LXS 2011 (manual)
Cidade (A/G): 7,2/10,2
Estrada (A/G): 9,7/14,1

Há uma diference de, no mínimo, 30%. Sem contar que os japoneses andam muito mais.

Como dizem do Vectra C: Desempenho de 1.6 e consumo de V6. Só não vão falar que o INMETRO prejudicou o Vectra, ok?

Avatar do usuário
Levinthal
GLS member
GLS member
Mensagens: 509
Registrado em: 12 Mai 2013, 12:52
Nome Completo: João Victor Levinthal
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Hora de trocar o Vectra

por Levinthal » 06 Dez 2014, 17:11

Compre um japonês e seja feliz, uai.

Cada um tem o que pode/quer pagar.

Sobre o consumo, comparaste dois carros 1.8 com um 2.0. Dois automáticos, um manual. Não sei se por ignorância ou se só tinham esses modelos para comparar.

Tenho colega no trabalho com um Civic 2.0 LXR 2013 que tem o consumo de 8.5km/l e o meu 8.0 km/l.

Mas tudo é relativo.

Compra o que te agrada e seja tão feliz quanto dizes que foste com seu Vectra.

Cumprimentos.
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

Ricardor
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 22 Set 2014, 10:45
Nome Completo: Ricardo
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Hora de trocar o Vectra

por Ricardor » 06 Dez 2014, 17:18

Essa foi a minha resposta para o comentário do mdemarquinho "não acha um que gaste menos". Eu achei dois. Se procurar mais, 3, 4, 5...

Parece que as pessoas aqui defendem o Vectra C (ou melhor, ASTRA), sem qualquer vínculo com a verdade.

Se eu comparasse o Vectra automático, seria mais vergonhoso ainda.

E eu não entendi porque tenho que comparar 2.0 com 2.0, se o 1.8 da concorrência dá show no desempenho e consome menos.

Estou comparando carros da mesma categoria e mesmo preço. Está descontente ou duvidando do resultado? A quatro rodas tem resultados semelhantes.

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/ ... 4699.shtml

Devo então confiar nos dados do seu "colega de trabalho" e desconsiderar os dados do INMETRO ou da QUATRO RODAS? Acho que a ignorância não é minha.

Saudações.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Hora de trocar o Vectra

por Arquiteto » 06 Dez 2014, 17:32

pois eh ...cada um escolhe o que acha melhor pra si ...

se foi por este ou aquele motivo ... tanto faz ... e "melhor" e ponto final ...

por favor ... sem polêmicas por aqui ...

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Hora de trocar o Vectra

por Edcezar » 06 Dez 2014, 17:44

Bom, não sei se as pessoas aqui faltam com a verdade quando expoem o consumo real dos seus carros.

Há que se observar varias coisas ao se analisar um carro em razão do seu consumo: manutenção, forma de dirigir, localização, transito estrada, enfim...

Agora, acredito que todos os carros tem defeitos e qualidades.

Acho que será mais facil encontrar pessoas contentes com seu carro por aqui, assim como em outros foruns pessoas felizes com seus carros.
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Avatar do usuário
Levinthal
GLS member
GLS member
Mensagens: 509
Registrado em: 12 Mai 2013, 12:52
Nome Completo: João Victor Levinthal
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Hora de trocar o Vectra

por Levinthal » 06 Dez 2014, 18:27

Eu prefiro confiar no que acontece no dia a dia.

Você prefere a teoria ou a prática? Na prática a teoria é diferente.

Por que confiaria mais em um teste do que o que acontece ao meu lado? Não vejo muita lógica.

Boa sorte na sua escolha.

Cumprimentos.
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Hora de trocar o Vectra

por Alez » 06 Dez 2014, 19:23

Ricardor escreveu:E eu não entendi porque tenho que comparar 2.0 com 2.0, se o 1.8 da concorrência dá show no desempenho e consome menos.

Saudações.


Pior é que levei taca mesmo de um civic 1.8 16v na estrada de final, mas duvido muito que tenha bebido menos que meu carro do jeito que o camarada acelerou.

Entretanto, em minha defesa tenho o seguinte: Meu carro é 2005 e com motor 110cv's e menos plástico do que o new civic que levei taca e com 138cv's, bem mais novo (devia ser 2010), leve e tecnológico (algo que vejo como obrigação, já que foi lançado depois - já se acelerar com um vectra c mesmo ano e motorização semelhante acho que a coisa muda) isso que o pessoal esquece quando compara. Nesse caso até sendo automático eu não teria chance com 28cv's a menos.

Agora taca feia mesmo eu levei pra um Focus sedan daqueles novos antes do último lançado, 145cv 16v, um carro na minha opinião, muito show e pouco lembrado e considerado para compra.

Porém, se comparar outras coisas acho que o Vectra continua levando vantagem.

Tenho colegas de New Civic que reclamam muito de ser duro. Coisa que o vectra nunca foi e nunca será. Tô pra ver suspensão mais macia e embreagem mais agradável que do vectra.

Sobre o Corolla, depois que andei num Sentra, penso de outra forma a respeito dele e seu AT4 jurássico que outrora achei show de bola.

44 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 199 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 19 Abr 2024, 00:10