O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralDúvida - Marcha Lenta
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

15 mensagens   •   Página 1 de 1
Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Dúvida - Marcha Lenta

por Alez » 15 Dez 2014, 23:08

Senhores, surgiu uma dúvida, quando dou a partida percebo que o giro da lenta fica acima dos 2000 rpm um tempo e depois demora estabilizar abaixo dos 1000 rpm , ficando nos 840 rpm conforme leitura comprovada no scanner.

A dúvida veio depois que vi um vídeo do Adg passando o scanner num civic acelerador eletrônico e na hora o giro voltou lá pra baixo dos 1000 rpm.

O vectra sem acelerador eletrônico é normal esse comportamento ou tenho algum problema?

Avatar do usuário
DionVieira
Organizador
Organizador
Mensagens: 208
Registrado em: 01 Ago 2014, 15:12
Nome Completo: Dioncleis Fermino Vieira
Cidade: Apucarana
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: Dúvida - Marcha Lenta

por DionVieira » 16 Dez 2014, 08:21

Depende Alez, partida com motor frio aumenta a rotação mesmo, o atuador de marcha lenta abre pro motor não morrer e a rotação fica na casa dos 2000 rpm, agora com motor quente isso não deve acontecer ele deve acelerar um pouco até uns 1500 giros e em seguida baixar pra rotação lenta normal. Lenta não tem nada a ver com acelerador eletrônico, o Civic que você viu possivelmente estava com motor quente.
Imagem
VECTRA EXPRESSION 2.0 8V MAN. 128 CV 2007

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Dúvida - Marcha Lenta

por Thiago Menezes » 16 Dez 2014, 09:39

Subir demais é um caso a pensar a da uma olhada no atuador da marcha lenta.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Dúvida - Marcha Lenta

por Alez » 16 Dez 2014, 09:54

DionVieira escreveu:Depende Alez, partida com motor frio aumenta a rotação mesmo, o atuador de marcha lenta abre pro motor não morrer e a rotação fica na casa dos 2000 rpm, agora com motor quente isso não deve acontecer ele deve acelerar um pouco até uns 1500 giros e em seguida baixar pra rotação lenta normal. Lenta não tem nada a ver com acelerador eletrônico, o Civic que você viu possivelmente estava com motor quente.


Tanto com motor frio, como quente tá acontecendo isso o estranho é que depois de um tempo andando nele volta ao normal e fica lá abaixo dos 1000rpm parado no sinal por exemplo.

Avatar do usuário
DionVieira
Organizador
Organizador
Mensagens: 208
Registrado em: 01 Ago 2014, 15:12
Nome Completo: Dioncleis Fermino Vieira
Cidade: Apucarana
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: Dúvida - Marcha Lenta

por DionVieira » 16 Dez 2014, 10:05

Então ta estranho, pode ser atuador de marcha lenta no fim da vida ou ainda sensores, acredito que MAF, MAP e sonda lambda podem provocar isso também, me corrijam se estiver errado. Eu tive um corsa que ressecou a mangueira do MAP e abriu, com isso ele perdia o vácuo no sensor e ficou desregulado, é algo que acontece com certa facilidade.
Imagem
VECTRA EXPRESSION 2.0 8V MAN. 128 CV 2007

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Dúvida - Marcha Lenta

por Alez » 16 Dez 2014, 12:05

E tá consumindo mais também, agora.

Será que tem alguma relação?

Pergunto porquê frequentemente visito o mecânico e ele já nem me cobra mais para passar o scanner e a única coisa que acusou foi um erro passado no sensor de rotação. Nada mais.

Avatar do usuário
DionVieira
Organizador
Organizador
Mensagens: 208
Registrado em: 01 Ago 2014, 15:12
Nome Completo: Dioncleis Fermino Vieira
Cidade: Apucarana
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: Dúvida - Marcha Lenta

por DionVieira » 16 Dez 2014, 13:07

Eu ia te perguntar isso, possivelmente é sensor então, porque o MAF mede volume de ar que entra, o MAP mede o vácuo na TBI e a sonda lambda mede quanto oxigênio sobrou na queima, isso é tudo pra regular a mistura em tempo real, quando se perde um desses parâmetros o carro começa a errar na dosagem e deixar a mistura muito rica ou muito pobre, ai gasta mais mesmo e pode gerar esses sintomas, é bom levar pra passar no scanner porque a mistura enriquecida pode prejudicar outros componentes alem de contaminar o óleo.
Imagem
VECTRA EXPRESSION 2.0 8V MAN. 128 CV 2007

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Dúvida - Marcha Lenta

por Alez » 16 Dez 2014, 13:12

DionVieira escreveu:Eu ia te perguntar isso, possivelmente é sensor então, porque o MAF mede volume de ar que entra, o MAP mede o vácuo na TBI e a sonda lambda mede quanto oxigênio sobrou na queima, isso é tudo pra regular a mistura em tempo real, quando se perde um desses parâmetros o carro começa a errar na dosagem e deixar a mistura muito rica ou muito pobre, ai gasta mais mesmo e pode gerar esses sintomas, é bom levar pra passar no scanner porque a mistura enriquecida pode prejudicar outros componentes alem de contaminar o óleo.


Dion, passa o scanner e não acusa nada e aqueles parâmetros gráficos que ele mostra... Tudo normal, por exemplo o giro na lenta fica em 840rpm quando estabiliza e a temperatura fica em 92º completamente quente.

Mas, quando ando no carro percebo que tem algo errado, entende?

Avatar do usuário
DionVieira
Organizador
Organizador
Mensagens: 208
Registrado em: 01 Ago 2014, 15:12
Nome Completo: Dioncleis Fermino Vieira
Cidade: Apucarana
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: Dúvida - Marcha Lenta

por DionVieira » 16 Dez 2014, 13:34

Bem estranho, os sintomas que você diz são típicos de mistura rica, do que eu conheço apenas os sensores relacionados a mistura provocariam isso, existe também a possibilidade de combustível adulterado. Eu acho que podem haver falhas que não aparecem no scanner ou podem ser mal interpretadas, talvez alguém do fórum manje mais disso e possa te dar uma dica mais consistente.
Imagem
VECTRA EXPRESSION 2.0 8V MAN. 128 CV 2007

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Dúvida - Marcha Lenta

por Alcir Andreoni » 16 Dez 2014, 13:39

Isso está com jeitão se sonda... :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
DionVieira
Organizador
Organizador
Mensagens: 208
Registrado em: 01 Ago 2014, 15:12
Nome Completo: Dioncleis Fermino Vieira
Cidade: Apucarana
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: Dúvida - Marcha Lenta

por DionVieira » 16 Dez 2014, 13:47

tem que tomar cuidado pois uma falha pode estar "mascarada" na leitura, por exemplo, a sonda pode ler mistura pobre e forçar a entrada de combustível e então ela consegue ler "normal" mas pra isso teve que enriquecer a mistura e então a falha não aparece no scanner, ela diz que esta normal mas esta rico.
Imagem
VECTRA EXPRESSION 2.0 8V MAN. 128 CV 2007

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Dúvida - Marcha Lenta

por Alez » 17 Dez 2014, 23:16

O carro fica tipo pesadão depois de alguns kms rodando com ele...

Não acende luz de injeção no painel, nada de anormal. Por isso nem desconfio da sonda, mas como sei que tem alguns problemas que são complicados de diagnosticar estou concluindo que preciso encontrar uma oficina com scanner mais atualizado para passar o carro mas os senhores não sabem o quanto é difícil isto aqui em Brasília.

Depois vou subir uns vídeos que fiz ilustrando o comportamento do carro.

Avatar do usuário
DionVieira
Organizador
Organizador
Mensagens: 208
Registrado em: 01 Ago 2014, 15:12
Nome Completo: Dioncleis Fermino Vieira
Cidade: Apucarana
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: Dúvida - Marcha Lenta

por DionVieira » 18 Dez 2014, 07:28

Isso, manda vídeo que já ajuda mais, o problema não é simplesmente passar scanner, tem que achar um mecânico que tenha as manhãs de lidar com injeção eletrônica, não é porque um sensor traz uma informação correta no scanner que ele não tem problemas, como o exemplo que citei na sonda, o difícil é achar quem manja mesmo, eu moro no interior e sei como é complicado, mas carro é assim mesmo, tem hora que você quebra a cabeça, mas o bom é que depois isso traz conhecimento e experiencia, todos os defeitos que tive em meus carros me ajudaram a conhecer um pouco mais deles.
Imagem
VECTRA EXPRESSION 2.0 8V MAN. 128 CV 2007

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Dúvida - Marcha Lenta

por leoborgesl » 08 Mai 2016, 14:46

O meu oscila um pouco, cerca de 50rpm, para baixo do nomal na lenta, depois que esquenta. Limpei tbi e valvula pcv com Car80, limpei todos os contatos que tem no motor com Limpa Contato e nada mudou. No scaner os parâmetros estão todos normais. Alguma dica?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

jbnenem
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 28 Out 2015, 19:15
Nome Completo: João Batista Rosa
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Dúvida - Marcha Lenta

por jbnenem » 14 Dez 2016, 23:33

comprei um vectra 97/98 o cara falou que tinha feito motor, só que não andou porque o atuador de embreagem estava estragado, troquei e comecei andar,fumaçando e acelerado, o montador sumiu era vizinho dele, comecei a mexe no motor e vi que ele não teve o cuidado de lavar as peças, direito, suspiro sujo redentor das polias vazando, quando a abri ele o eixo que ele disse ser std, tava 1.00 , resolvi compra outro, comprei de um um kadet 98 que estava batido na policia rodoviária, a vários anos com 25 mil só novinho, mas o problema de aceleração continua,usei os sensores do próprio motor, e não baixa de 1.100 rpm fica oscilando. alguém, já passou por isso?

15 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 209 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 23 Abr 2024, 16:35