O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralVectra CD AUTO é tão manco como dizem?
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

53 mensagens
Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Vectra CD AUTO é tão manco como dizem?

por Last_Warrior » 07 Jan 2015, 23:48

Já tive o 2.0 8v automático (2007) e vou te contar, o 8v sofre muito com o câmbio automático. Já o 16v vai super tranquilo com câmbio automático.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

GabrielUberti
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 04 Fev 2015, 23:17
Nome Completo: Gabriel Uberti
Cidade: Lajeado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Vectra CD AUTO é tão manco como dizem?

por GabrielUberti » 04 Fev 2015, 23:36

Cara, vou te falar a experiência própria: me desculpem aqueles que gostam, mas o automático é muito ruim! Gasta mais e anda menos! O 16v em si é bom, anda mais e gasta menos que o 8v, mas as relações loooooooooongas tanto no manual como no auto matam seu desempenho. A cada troca de marcha a rotação cai laaaaaaaaaa em baixo. Aí não tem torque que aguente. Tenho para o dia-a-dia uma picape Corsa 1.6 8v, e o que percebo é que ela anda muito mais que o Vectra, tanto na estrada como na cidade. O 16v só acorda aos 3000 RPM, e para não esguelar o motor a cada retomada isso só acontece aos 120KM/H, mas como as velocidades são muito limitadas no Brasil, da impressão de ser manco. A GM devia ter usado o câmbio curto dos 8v no 16v, por ser melhor em alta, e o looooooooongo dos 16v nos 8v, por serem melhor em baixa. Acredito que se tivessem feito isso, tanto consumo quanto desempenho seriam melhores nos dois motores. Gosta do CD? Pega um manual. Não tenha medo do motor, ele é ótimo em manutenção e durabilidade.

GabrielUberti
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 04 Fev 2015, 23:17
Nome Completo: Gabriel Uberti
Cidade: Lajeado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Vectra CD AUTO é tão manco como dizem?

por GabrielUberti » 04 Fev 2015, 23:45

felipefogaça escreveu:
Thiago Menezes escreveu:Não entendi uma coisa, como que o mecanico diz a besteira que o 8v anda mais que o 16v? Então no conceito dele quanto mais válvulas mais manco? Acho que você deveria buscar informação loja desses mecânicos que te diseram isso!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2



não sei como posso te explicar !
porem em arrancadas (ao sair com o carro rápido ) dizem que os 16v são mais mancos ! já dirigi os 2.4 8v da gm e te digo na hora de acelerar é uma explosão porem morre logo ao passar dos 4 mil rpm no caso da s10 !
não posso falar dos 16v do Vectra pois nunca dirigi um , mais não só mecânicos e na própria internet achei comentários de donos reclamando que só na hora de arrancar com o Vectra 16v automático ele é meio manco e depois acorda não sei dizer se o pessoal tem razão! :47:
o problema que quero saber se realmente os 16v automático só vale pro modelos B são realmente mancos quando se equipado com cambio automático a minha duvida é essa ,não quero comparar com o modelo C pois não é o modelo que almejo comprar ! :88:


OS motores GM F2 são perfeitos, o que é ruim neles é o escalonamento escolhido para cada tipo de motor. Os 16v deviam usar o câmbio curto, arrancariam mais rápido, manteriam a velocidade com extrema facilidade, gastariam menos na cidade e mais ou menos a mesma na estrada, porém com fôlego completamente diferente, pois ELES GOSTAM DO GIRO ALTO!
Os 8v deveriam usar o câmbio longo, possuem MUITA força em baixa, mas em alta, passando dos 4000 RPM, terminam com aquela "vontade toda". Com a caixa longa, teriam mais margem de KM/H para aproveitar seu torque.
Resumindo, os câmbios estão ao contrário.

kevyn_braga
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Nov 2014, 10:41
Nome Completo: Kevyn Braga
Cidade: Americana
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Vectra CD AUTO é tão manco como dizem?

por kevyn_braga » 15 Jun 2015, 10:21

Realmente por ser muito longas as marchas perde um pouco pra arrancar, porém o cambio automático que equipa o vectra é muito parrudo, ele é usado inclusive em alguns carros v6.

https://youtu.be/DqfMWd8rkAM - Videozinho do meu CD 2.2 16v 0-100

GabrielUberti
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 04 Fev 2015, 23:17
Nome Completo: Gabriel Uberti
Cidade: Lajeado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Vectra CD AUTO é tão manco como dizem?

por GabrielUberti » 31 Out 2015, 23:47

kevyn_braga escreveu:Realmente por ser muito longas as marchas perde um pouco pra arrancar, porém o cambio automático que equipa o vectra é muito parrudo, ele é usado inclusive em alguns carros v6.

https://youtu.be/DqfMWd8rkAM - Videozinho do meu CD 2.2 16v 0-100



Sim, o câmbio é muito forte, esse não quebra.

GabrielUberti
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 04 Fev 2015, 23:17
Nome Completo: Gabriel Uberti
Cidade: Lajeado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Vectra CD AUTO é tão manco como dizem?

por GabrielUberti » 31 Out 2015, 23:54

felipefogaça escreveu:boa noite pessoal !
gostaria de saber se realmente o Vectra CD ou modelos B que usam cambio automático são realmente mancos como dizem os mecânicos? sempre que falo que vou comprar ou estou a procura de um já dizem pegue o 8v é mais esperto os 16v não anda pior se for automático ! isso procede? nunca andei em um 16v linha gm sempre em 8 como estou procurando um Vectra queria que fosse completo de tudo e ate acho porem para ser completo ele vem equipado com cambio automático , só gostaria de saber se realmente ele é manco como dizem e se ele usa acelerador eletrônico pois existe um aparelho no mercado para deixar o acelerador e a borboleta mais esperto com um simples toque no botão mudando para sport .
desde já agradeço a ajuda !



Já fiz uma citação sobre sua pergunta, mas farei outra mesmo assim. A questão se ser manco é variável. O que é bom pra mim pode não ser pra ti. Mas, uma coisa que considero errado é avaliar o desempenho de carros de rua pelo 0 a 100 e pelo final. O Civic SI 2.0 tem números melhores que todos os Vectras tanto no 0 a 100 como de final. Mas pergunte para alguém que ja andou nos dois qual é mais "forte" no dia-a-dia. No 0 a 100 é pé embaixo e giro em cima. Claro que aquele com mais CV vai andar mais. Mas e com meio pé ou menos? Qual rende mais pisando menos no acelerador? Não sei vocês, mas não ando com pé embaixo o tempo todo, por isso defendo os 8v e desconsidero opinião da mídia. Únicos 16v que ja dirigi com torque generoso em baixa foram os Corolla 2.0 e os Volkswagen Turbinados (Jetta, Passat).

Avatar do usuário
cht_power
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 08 Fev 2014, 09:26
Nome Completo: Marco Antonio
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Vectra CD AUTO é tão manco como dizem?

por cht_power » 01 Nov 2015, 17:30

Arquiteto escreveu:a diferença de 0 a 100 entre o manual e o automatico e insignificante ...

reflitam sobre isto

:76:


Po arquiteto, sério mesmo que voce pensa dessa forma?
Não vejo melhor forma de comparar desempenho do que ir aos números.
Então, vamos aos números de tempo de aceleração de 0 a 100 km/h. Sempre falando de Vectra B:
No 2.2 8V (sempre manual) temos 0-100 em 11,2s
No 2.2 16V manual temos 0-100 em 9,8s
No 2.2 16V automático temos 0-100 em 12,7s

Apenas a título de comparação, no Astrão G3 (desculpem-me, mas me recuso a chamá-lo de "Vectra C", apesar de ser um bom carro) 2.4 16V temos 0-100 em 10,0s.
E fazendo uma comparação fora de padrão, um Vectra B equipado com motor 2.4 16V e câmbio automático faz 0-100 em 9,0s. Como sei disso? Aqui na garagem tem um. :6:

Então, diante destes resultados, eu considero os 2.2 16V automáticos MUITO LENTOS. Tenho alguns, e para uso rodoviário até que dá para engolir (para ser bem bonzinho). Mas para uso urbano considero intragável.
O Astrão G3 2.4 16V automático tem um bom desempenho em qualquer situação. Por larga margem é o melhor motor que a GMB já fez. Uma pena que ela não nos ofereceu com câmbio manual, caso contrário, faria carros como Calibra e Vectra GSI passarem vergonha.

Bom, os números acima não são de revistas, são de medições que fiz em carros meus e em carros de amigos meus. E não foram poucos carros (pode chutar aí 30 carros pelo menos).

Enfim, eu acho muito triste a arrancada e agilidade do Vectra B automático. Eu os tenho porque comprei já com intuito de efetuar melhorias no motor para compensar parte da ineficiência do câmbio (que, por ter apenas 4 marchas, é ultra wide ratio). Felizmente o aumento de cilindrada surtiu um efeito acima do que eu previa, tornando o carro bem agradável de dirigir (com o 0-100 em 9,0s).

Just my 2 cents.

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Vectra CD AUTO é tão manco como dizem?

por Tiagomos1 » 02 Nov 2015, 09:59

Nunca vi um comparativo que o automático não levasse desvantagem em relação ao manual.
Segue um comparativo da quatro rodas, feito no lançamento do vectra c. Compararam um elegance com um elite, 2.0 8v manual e 2.4 16v automático, respectivamente.

O resultado foi que o elegance levou a melhor no 0 a 100. 0.4s mais rápido (isto é uma boa diferença).
Câmbio automático melhora o conforto, se vc quer desempenho vai de manual.

Link da matéria:

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/ ... l?fullsite

Trecho da matéria:
"Uma surpresa veio nos testes de desempenho. Seria normal esperar que o Vectra Elite, equipado com o motor 2.4 16V, superasse o Elegance e seu 2.0 com cabeçote convencional. São 150 cavalos de potência e 23,7 mkgf de torque contra 127,6 cavalos e 19,6 mkgf (números para álcool). Ainda que pese 110 quilos a mais, o Elite tem vantagem na relação peso/potência e peso/torque (veja na pág. 71). O que decidiu a favor do Elegance foi a caixa manual, que além de ter cinco marchas, uma a mais que a automática, permitiu trocas mais rápidas. Rodando com álcool, o Vectra Elite acelerou de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos, enquanto o Elegance fez o mesmo em 11,5 segundos."

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

ediomar
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 179
Registrado em: 06 Jan 2014, 19:58
Nome Completo: ediomar diego souza
Cidade: ituporanga
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: Vectra CD AUTO é tão manco como dizem?

por ediomar » 02 Nov 2015, 10:23

Agora estou receoso,estava pensando em trocar meu atual 2.0 8v por um CD 2.2 16v 2004 e depois de tantas opiniões contra e a favor fiquei na duvida,troco ou não por uma versão mais completa e considerada top de linha entre os Vectra B ?,quem realmente possui um 2.2 auto me responda se vale a pena ou não?

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Vectra CD AUTO é tão manco como dizem?

por Tiagomos1 » 02 Nov 2015, 10:41

ediomar escreveu:Agora estou receoso,estava pensando em trocar meu atual 2.0 8v por um CD 2.2 16v 2004 e depois de tantas opiniões contra e a favor fiquei na duvida,troco ou não por uma versão mais completa e considerada top de linha entre os Vectra B ?,quem realmente possui um 2.2 auto me responda se vale a pena ou não?

Como disse acima, se quer desempenho... Vai de manual, caso contrário o automático.

A diferença entre manual e automático, em arrancada e agilidade, é sentida para quem dirige"com o pai na forca". No dia a dia o automático não fica devendo, ao contrário, ele te dá mais conforto.

Eu prefiro o manual, pois gosto da sensação de ter o carro mais a mão. Já tive automático, você fica muito mais confortável no trânsito (não tem que ficar no passa passa de marchas).

Como dissem: depois que você tem um automático, dificilmente você volta para um manual.

Por isso que você vê opiniões divergentes aqui. Quem tem automático adora e não sente o carro manco, por que? Porque ele não comprou o carro para ficar "disputando arrancadas no sinal".

Já as opiniões que falam que ele é manco, foram feitas em cima de testes de desempenho, onde realmente você sente a diferença. Eu dei a minha opinião em cima de desempenho, por isso que disse que automático leva desvantagem. Isso é fato, por isso que esportivos usam câmbio automatizado e não automático, quando não são totalmente manuais rsrsrs.

Agora, para uso diário... Não vejo desvantagem em ter um automático, no quesito desempenho.

Falar em carro manco, é um pouco de exagero. Como visto no comparativo que coloquei, são 0.4s de diferença entre os dois carros. 0.4s é muita coisa na área de desempenho para competição ou corrida. Mas na rua, é a mesma coisa, como o Arquiteto disse.

Mais uma vez, não deixe de pegar um carro top por este motivo. A diferença você não vai sentir.

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Vectra CD AUTO é tão manco como dizem?

por Arquiteto » 02 Nov 2015, 11:17

então pessoal ratificando ...

eu acho insignificante as diferenças entre o manual e ATM

dirigindo civilizadamente ... como é o meu uso ... atualmente estou fã do modo geriatric

com esta gasosa cara

:52:

se for pra pista de corrida com o objetivo de

de levar ao limite o conjunto motor cambio logico que o manual vai sobre sair ...

e acho o ATM para o transito urbano muito pratico ... o 2.2 16v manual de 1ª e 2ª da a sensação

de carro frouxo mesmo ... no ATM não sinto isto nesta condições

:76:

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Vectra CD AUTO é tão manco como dizem?

por Tiagomos1 » 02 Nov 2015, 17:06

Arquiteto escreveu:então pessoal ratificando ...

eu acho insignificante as diferenças entre o manual e ATM

dirigindo civilizadamente ... como é o meu uso ... atualmente estou fã do modo geriatric

com esta gasosa cara

:52:

se for pra pista de corrida com o objetivo de

de levar ao limite o conjunto motor cambio logico que o manual vai sobre sair ...

e acho o ATM para o transito urbano muito pratico ... o 2.2 16v manual de 1ª e 2ª da a sensação

de carro frouxo mesmo ... no ATM não sinto isto nesta condições

:76:

Isso aí, no uso normal é a mesma coisa em questão de desempenho. Por isso eu disse ao Ediomar para comprar o VCD sem dúvida.

Sobre o modo geriatric, além de economizar combustível, o motor agradece kkkk também curto mais esse modo de direção.

Na estrada não tem jeito, ele pede pra acelerar! Mais na cidade é só no modo geriatric mesmo. Senão vai embreagem e freio embora, toda hora arranca e para. Fazendo bruscamente, não há conjunto de embreagem e freio que suporte. Fora o desgaste do motor de ficar subindo e descendo giro rapidamente (condição que gera mais atrito das partes móveis do motor e por fim desgaste destas partes).

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Stuwarts
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Jul 2019, 23:09
Nome Completo: Serafim
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000
Idade: 37

Vectra CD AUTO é tão manco como dizem?

por Stuwarts » 30 Out 2019, 19:27

Amigo o meu é um vcd 2.2 16v automatico ano 2000, Admito q ele é morto com força nas retomadas e nas saidas, de final é outra coisa.... consegui em reta segurar nos xxx (editado pela moderação), muito dificil ocorrer isso em outros carros, a n ser pegando uma ladeira q ai ajuda bastante.... estou na luta a um tempo para tentar sanar esse problema q tanto me incomoda ao viajar, se alguem tiver sugestões publiquem aqui no forum

53 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 228 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 19 Abr 2024, 06:09