O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralRosca feita no cabeçote sem precisar retirar o cabeçote.
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

8 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
welington2014
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 161
Registrado em: 27 Mar 2014, 17:46
Nome Completo: Adriano Ns
Cidade: Nova serrana
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Rosca feita no cabeçote sem precisar retirar o cabeçote.

por welington2014 » 28 Dez 2014, 13:10

Olá pessoal tudo bem com vcs? feliz natal e ano novo p/ todos :38: Bom, como sou curioso! fui em uma oficina aqui na minha cidade para fazer a troca de pastilhas de freio chegando lá de cara já vi um vectra b cor prata. segundo o mecânico!
o dono disse que não aguentava mais fica trocando a junta do coletor devido aquele belo barulho que todos aqui sabe muito bem como e rsrsr principalmente de manhã com o carro frio, pois bem! o dono do vectra achava que o problema estava no coletor ou seja, empenado. porem o mecânico constatou que não era o coletor empenado, e sim os prisioneiros que tinham perdido as roscas no cabeçote, a maioria dos mecânicos nesse caso, iria desmontar o cabeçote para fazer o serviço. ai o próprio mecânico deu uma dica! chamar um torneiro e fazer uma rosca no cabeçote sem precisar desmontar o mesmo. o torneiro chegou e disse que só precisava de retirar a primeira ventoinha do radiador para dar espaço p/ ele trabalhar. eu fui atrevido e tirei uma foto rápida rsrsrs o procedimento usado que vi! foi o seguinte. o torneiro usou uma broca 12mm e criou uma rosca reduzida p/ 8mm que e a rosca original do prisioneiro. resultado final! ficou melhor que o original. parece que o torneiro não usou a tal famosa rosca de helicoil, ele criou sua própria rosca. e isso ai galera espero que sirva p/ aquele que venha a passar por esse problema e não deixe o mecânico de meter a facada :38:

Imagem
Editado pela última vez por welington2014 em 28 Dez 2014, 16:56, em um total de 1 vez.
[Vectra cd 2.2 16v Auto 2001 138cv]

Imagem

Avatar do usuário
Walber Rocha
GL Member
GL Member
Mensagens: 113
Registrado em: 22 Nov 2013, 11:13
Nome Completo: Walber Rocha Ferreira Borges
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Rosca feita no cabeçote sem precisar retirar o cabeçote.

por Walber Rocha » 28 Dez 2014, 13:49

Caraca!! Bacana Welington!!
Serviço simples e de qualidade. Lembrei do dia que fui trocar a junta do meu coletor a uns meses atrás e o mecânico não se atentou pro torque correto de um dos parafusos e acabou quebrando o bendito no meio com a rosca toda dentro do bloco. Serviçozinho foi complicado pois o próprio mecânico improvisou uma solda de uma chave allen no parafuso pra tirar o mesmo mas deu certo.
Um homem sem sonho é como um carro sem motor, só anda se empurrado!

ImagemImagem
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Rosca feita no cabeçote sem precisar retirar o cabeçote.

por Alcir Andreoni » 28 Dez 2014, 14:10

Eu fiz muito melhor no meu VCD 01 encamizando as roscas. Fica muito melhor.

E nois no Tapatalk...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Rosca feita no cabeçote sem precisar retirar o cabeçote.

por Arquiteto » 28 Dez 2014, 14:17

devo ser de sorte ... nunca tive problema com este coletor/junta

Avatar do usuário
welington2014
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 161
Registrado em: 27 Mar 2014, 17:46
Nome Completo: Adriano Ns
Cidade: Nova serrana
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Rosca feita no cabeçote sem precisar retirar o cabeçote.

por welington2014 » 28 Dez 2014, 16:55

E porque o coletor empena em casos raros, nesse caso ai! foi mais surpreendente rsrsrsr porque era a rosca no cabeçote que não fixava direito o coletor. dando a impressão que o coletor estava empenado etc.. :52:
[Vectra cd 2.2 16v Auto 2001 138cv]

Imagem

F_Camargo
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Jul 2014, 18:43
Nome Completo: Fábio Henrique de Paula Souza Camargo
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Rosca feita no cabeçote sem precisar retirar o cabeçote.

por F_Camargo » 02 Jan 2015, 17:02

Esse é um procedimento bem simples, é o processo de rosqueamento manual, no caso, o mais difícil de fazer a furação no lugar, é garantir o alinhamento dos furos, em relação a superfície de contato do cabeçote, onde vai o coletor, pois o furo será feito com uma furadeira manual. Depois, é só fazer a rosca, usando uma ferramenta chamada macho! Eu não sei a rosca do prisioneiro, mas, se for 8mm mesmo, fura com uma broca de 6,8 mm ( sempre a broca será a medida nominal da rosca - o passo dela. Por ex. Uma rosca M10 passo 1,5 fura-se com uma broca de 8,5mm

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Rosca feita no cabeçote sem precisar retirar o cabeçote.

por Mantenedor » 04 Jan 2015, 18:59

Olá , como foi o seguintes: Prisioneiro ferve em carros turbos, acabaram quebrando 3 destes , procedimento sem danificar a rosca do cabeçote.
1° Com o prisioneiro quebrado no cabeçote , faz se um furo de 5 ou 6 mm x 10 mm de profundidade aproximadamente , procure manter a furadeira ( a broca ) o mais alinhada na vertical e horizontal em relação a face do cabeçote a fim de evitar que o furo saia torto.
2° Compre em cada de ferragem um jogo de “Extrator de parafusos
Sacador de prisioneiros .
3° Coloque o extrator no furo rosqueando ele para esquerda e logo e sem esforço vai retirar o pedaço do parafuso do cabeçote.

http://www.kelkoo.com.br/slp/ss-extrator-parafusos.html




Mantenedor/vectra CD/2.0/16Vt./215Cv.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8377
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Rosca feita no cabeçote sem precisar retirar o cabeçote.

por Almeidão » 05 Jan 2015, 08:15

Pra ser sincero eu tenho uma certa preocupação com o meu que já quebrou um e eu mesmo fiz o serviço com uma furadeira e depois usando um prisioneiro de um lado 10mm e 8 do outro. Minha preocupação é que eu quis tirar todos para trocar e tem uns 2 que não sai nem a pau e se quebrar um destes 2 estou nágua kakkakakka.,

Bem, eu fiz isto porque estava na minha garage, se faço na retífica eu colocaria um Helicóil que fica 50 x melhor que isto. Afinal, qualquer rosca no alumínio com o tempo ele encrosta no parafuso pelo excesso de calor e se sair, sai arrebentando tudo.
Imagem

8 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 322 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 19 Abr 2024, 22:49